You are on page 1of 2

1.

Num texto coeso e coerente, com cerca de 300 palavras, desenvolva um dos seguintes tpicos: - Comunicao oral para um pblico vasto e heterogneo; 2. Comente desenvolvidamente a seguinte afirmao: O plano de um texto uma indicao de caminho, comparvel ao projecto de uma viagem; um conjunto de etapas a percorrer ou de balizas a ter em conta na progresso, para que nem o autor nem o leitor se percam.
Rei, Jos Esteves (1994): Curso de Redaco II: O Texto. Porto: Porto Editora, p. 15.

3. Contextualize as expresses das alneas abaixo. Em sete destas alneas, sua escolha, explique (pormenorizadamente) as diferenas entre as unidades apresentadas. a) estuda-se / estudasse b) estuda-lo / estud-lo c) porque / por que d) pra / para e) havia / haviam f) oferecemos / oferece-mos g) compramos / comprmos h) influncia / influencia i) saia / saa j) ratificar / rectificar

4. Assinale a opo que apresenta erro de pontuao a) Parece bastante bvio que vrios fatores tm forado as empresas a assumirem responsabilidades sociais, at recentemente tidas como de exclusiva competncia do Estado, para com um modelo de desenvolvimento sustentvel, o que vai muito alm do desempenho econmico-financeiro do negcio. b) Didaticamente, poderamos organizar esses fatores em trs grandes variveis. Primeiro, a crise social aumenta a presso por solues para os problemas do crescente contingente de empobrecidos em todo o mundo. c) Brotam, em todos os lugares, mobilizaes sociais: algumas localizadas sob a forma de aes comunitrias; outras de dimenses globais, como movimentos em defesa dos recursos naturais e movimentos em defesa da igualdade econmica e social. d) Segundo, a incapacidade do Estado de atender s crescentes demandas de contingentes sociais crescentemente numerosos. Parece que o avano do contingente populacional, impe demandas desproporcionalmente superiores capacidade do Estado em atend-las. e) Terceiro, o excesso de oferta generalizada e a crescente concentrao dos meios de produo em todos os segmentos de negcios, que colocam em cheque a criatividade e os modelos de gesto empresarial. A todo momento, a sobrevivncia das empresas desafiada. A reduo de custos tem exaurido e destrudo organizaes inteiras, sem distino de tamanho e de reas de atividade. (Itens adaptados de Carlos Eugnio Friedrich Barreto http:/www2.uerj.br/~labore/cquestoesc/sociedade_2main.htm)

. Explica as diferenas de sintcticas e semnticas existentes entre as frases seguintes a) O professor que novo est com problemas de adaptao . b) O professor, que novo, est com problemas de adaptao.

Todas as frases abaixo esto grafadas correctamente, EXCEPTO: A) No houve festa porque choveu. B) Eles no vieram reunio por qu? C) Pense nos ideais por que trabalhamos. D) No sei porque faltaram, mas sei o porqu da minha raiva.

You might also like