You are on page 1of 2

Amrica

o segundo maior continente do mundo. Com uma rea de 42.189.120 km e uma populao de mais de 750 milhes de habitantes, corresponde a 8,3% da superfcie total do planeta e a 14% da populao humana. Localizada entre o oceano Pacfico e o Atlntico, a Amrica inclui o Mar do Caribe e a Groenlndia, mas no a Islndia, por razes histricas e culturais. Formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma faixa estreita, dividese em trs partes: do Norte, Central (englobando as naes do mar do Caribe) e do Sul. O continente rene pases marcados por grande diferenas econmicas. Estados Unidos (EUA) e Canad possuem PIB entre os mais altos do mundo, enquanto a maior parte dos 35 pases do continente permanece com imensas dificuldades. Tambm conhecida pelo plural Amricas e pela expresso Novo Mundo (em oposio Europa, considerada o Velho Mundo). Alguns no consideram a Amrica como um continente nico, preferindo defini-la como um conjunto de terras composto pelos continentes da Amrica do Norte (que inclui a chamada Amrica Central e o Caribe) e da Amrica do Sul. De qualquer forma, a Amrica compe-se, de fato, de duas massas de dimenses continentais - as Amricas do Norte e do Sul -, ligadas por um istmo (o istmo do Panam) que cortado por um canal (o canal do Panam). Pases e Territrios A seguir apresentada a lista dos 35 pases independentes da Amrica e suas respectivas capitais, alm dos territrios que so dependncias de outros pases.
Pases independentes

Antgua e Barbuda (St. John's) Argentina (Buenos Aires) Bahamas (Nassau) Barbados (Bridgetown) Belize (Belmopan) Bolvia (La Paz) Brasil (Braslia) Canad (Ottawa) Chile (Santiago) Colmbia (Bogot) Costa Rica (San Jos) Cuba (Havana) Dominica (Roseau) Equador (Quito) El Salvador (San Salvador) Estados Unidos (Washington) Granada (St. George's) Guatemala (Cidade da Guatemala) Guiana (Georgetown) Haiti (Porto Prncipe) Honduras (Tegucigalpa)

Peru (Lima) Repblica Dominicana (Santo Domingo) So Cristvo e Nvis (Basse-Terre) Santa Lcia (Castries) So Vicente e Granadinas (Kingstown) Suriname (Paramaribo) Trindade e Tobago (Port of Spain) Uruguai (Montevidu) Venezuela (Caracas)
Territrios dependentes

Groenlndia [dep. Dinamarca] Porto Rico [dep. Estados Unidos] Ilhas Virgens Americanas [dep. Estados Unidos] Guadalupe [dep. Frana] Guiana Francesa [dep. Frana] Martinica [dep. Frana] So Pedro e Miquelo [dep. Frana] Aruba [dep. Holanda] Antilhas Holandesas [dep. Holanda]

Jamaica (Kingston) Mxico (Cidade do Mxico) Nicargua (Mangua) Panam (Cidade do Panam) Paraguai (Assuno)

Anguilla [dep. Reino Unido] Bermudas [dep. Reino Unido] Ilhas Virgens Britnicas [dep. Reino Unido] Ilhas Caymans [dep. Reino Unido] Ilhas Falkland [dep. Reino Unido] Montserrat [dep. Reino Unido] Turks e Caicos [dep. Reino Unido]

You might also like