You are on page 1of 35

Histrico da Engenharia

Pr-histria
Uma caracterstica muito interessante que se observa ao longo dos tempos na histria da Engenharia a capacidade do ser humano em dar forma a elementos da natureza e empregando-o para diversos fins. Imagine uma popula o pr-humana tendo sido capaz de criar ferramentas! "eriam capazes# "im! $% foram encontradas ferramentas na &anz'nia que datam de apro(imadamente ).*+,.,,, anos. "empre na inten o de obter algo de uma forma mais eficiente- o ser humano vem- ao longo de toda a sua e(ist.ncia- aprimorando seus meios de obten o. Isto desenvolver tecnologia. E este o porqu. de se fazer tecnologia!
2

Pr-histria
&ais conquistas /% neste perodo- o paleolticotiveram seus marcos histricos0
1 alavanca0 o homem descobrindo ser capaz de erguer atravs deste recurso ob/etos cu/o peso estavam alm de suas foras2 3 domnio do fogo0 possivelmente por observa o de ramas secas em atrito criando fagulhas e- atravs deste fato- tendo a idia de friccionar pedras obtendo o fogo para calor- prote o dos animais e preparo de alimentos2 3 polimento das pedras0 obtendo armas e ob/etos cortantes para os diversos fins.
3

O Perodo Paleoltico

Mesopotmia
4 a regi o compreendida entre os rios &igre e Eufratesonde atualmente o Iraque. 4 de onde se tem o primeiro registro de esteira movimentada sobre troncos. 3 povo "umrio /% nesta poca construiu casas- templos e muralhas limtrofes para as suas cidades. 5egistros de 6,,, a.7. d o conta da utiliza o do astrol%bio- um aparato de astronomia que basicamente consistia em uma haste deslizante e um crculo graduado em 8, segmentos- base do sistema numrico por eles utilizado. Este sistema serviu de base para o nosso sistema atual de 98, graus.
5

Mesopotmia

astrol%bio

Mesopotmia
Um dos valiosos registros da :esopot'mia - sem d;vida o cdigo de <amurabi- um dos reis da =abil>nia- que entre outras leis- especificava a respeito das constru?es as seguintes leis0
O construtor que erguer uma casa e que tal casa sofra desabamento causando a morte de seu dono, ser tambm penalizado com a morte2 Se o desabamento causar a morte do filho do dono da casa, o filho do construtor ser penalizado com a morte 2 Caso a casa desabe sem perdas humanas, o construtor dever reerguer a casa s suas pr prias e!pensas2

3s construtores da :esopot'mia tambm construram canais de irriga o cu/os traos permanecem ainda ho/e. <% registros de canais como um de apro(imadamente )6, m por 98, @m!
7

Os Egpcios
1 import'ncia do construtor no Egito antigo era tal que era dispensado o ttulo de Achefe dos trabalhosB- assegurandolhe inclusive um smbolo nas escritas hieroglficas.

Os Egpcios
3 povo egpcio tambm dominava as tcnicas de irriga o e agricultura. Eles tambm construram diques- alm de dominarem o transporte atravs dos rios- uma vez que n o conheciam cavalosveculos com rodas e a roda propriamente dita at apro(imadamente )*C+ a.7. Doi o povo que construiu as maiores e mais resistentes estruturas at ho/e- sendo as pir'mides as mais famosas.

Os Egpcios
3 povo egpcio acreditava em vida aps a morte. E como tal- os t;mulos dos governantes deviam desta forma acompanhar a sua import'ncia. 7om isto- as pir'mides foram evoluindo- comeando pelas :astabas e chegando a alturas de )E, m. Umas das principais pir'mides construdas foram "a@araFuops- Fufren e :iquerinos. Uma pir'mide podia chegar a ter 6 milh?es de blocos- cada um com 6-+ toneladas. <erdoto relatou em uma visita feita ao Egito que foram necess%rios ),,.,,, homens trabalhando durante 6, anos em um regime de revezamento de tr.s meses para que conseguissem construir uma pir'mide.
10

Os Egpcios

1 pir'mide de "a@ara.

11

Os Egpcios

1 Evolu o das pir'mides.

12

Os Gregos
Gor volta de 8,, a.7.- foi um povo muito mais lembrado pela sua capacidade de abstra o terica com sua arteliteratura e filosofia- encobrindo de certa forma suas conquistas na engenharia. Doram os primeiros grandes construtores de portosnecessidade decorrente da posi o geogr%fica em que a Hrcia se encontrava. 7onstruram tambm um t;nel em "amos de quase um quil>metro em uma montanha de 6*, m. Gricles foi quem governou a Hrcia no perodo em que 1ntenas foi construda e as runas da 1crpole ainda ho/e podem ser vistas.
13

O Primeiro Registro do Vapor


<% )9, a.7. h% o primeiro registro de e(peri.ncia com vapor- a Eolpia- criada por <ron de 1le(andria- por divers o e curiosidade.

14

1s pir'mides de Fuops- Fufren e :iquerinos e a Eolpia

15

Os Romanos
7onstruram aquedutos- arenas- templos- torrespiscinas p;blicas- entre diversas outras obras. 3bras da poca do imprio romano podem ainda ho/e ser encontradas na Espanha- Drana e norte da Ifrica. 3s romanos baseavam-se mais na e(peri.ncia pr%tica do que na teoria. Utilizavam a hidr%ulica e o cimento. Entre os diversos registros- podem ser aqui citadas a Gonte de 1lc'ntara- a Gont du Hardentre outras.
16

Os Romanos

1 Gonte de 1lc'ntara feita em JC e ainda em uso.

17

Os Romanos

1 AGont du HardB.

18

Idade Mdia
7onstru?es bizantinas foram um fato marcante. 7hina inventa a plvora- cria o papel e desenvolve tcnicas t.(teis. 7astelos e fortifica?es tiveram seu %pice de engenharia- porm por volta de )+,,com o advento dos canh?es- tiveram sua utiliza o desfavorecida. "urge o moinho de vento.
19

Os A an!os da "i#ncia
Hutenberg- por volta de )E+,- adaptando uma idia chinesa para funcionar mecanicamente e permitindo que os tipos de impress o fossem mveis- cria a primeira m%quina para imprimir em srie.

20

Marcos Histricos Importantes

1 Grensa de Hutenberg

21

O $%rgimento da Engenharia Moderna


Ko sculo LMIII com o desenvolvimento da :atem%tica e da compreens o dos desenvolvimentos dos fen>menos da Dsica lanada a pedra fundamental da Engenharia moderna.

22

O $%rgimento da Engenharia Moderna


Este fato divide a histria da Engenharia em0
Engenharia 1ntiga0 baseada no empirismo- nos recursos naturais e na e(peri.ncia pr%tica acumulada principalmente nos seus mestres. 7onstruram desta forma pontes- armamento- fortifica?es- estradascanais- entre outros2 Engenharia :oderna0 baseada na aplica o generalizada dos conhecimentos cientficos N solu o dos problemas. Gode vir a construir at as mesmas obras da Engenharia 1ntiga- porm pautados na ci.ncia e em conhecimentos como estrutura da matriafen>menos eletromagnticos- leis da mec'nicamodelagens matem%ticas e modelos fsicos.
23

Marcos Histricos Importantes


Oeonardo da Minci em )+),- entre diversos outros engenhos criados- inventou uma roda horizontal que aproveitava uma queda dP%gua cu/o princpio de funcionamento foi utilizado para a constru o da turbina hidr%ulica2 Halileu Halilei em )+J,- tambm entre diversos outros feitos- faz e(perimenta o com queda livre de corpos de massas diferentes- criando o e(perimentalismo cientfico- que entra no lugar das at ent o longas argumenta?es de lgicas dialticas a respeito de determinado problema. 7ria tambm o mtodo de desdobrar um grande problema em v%rios pequenos problemas. Halileu tambm calculou e determinou em )89C o valor da resist.ncia N fle( o que uma que uma viga poderia suportar estando esta viga engastada a uma parede de um lado e submetida a um peso do outro.
24

Marcos Histricos Importantes

5oda dP%gua de Oeonardo da Minci

25

Marcos Histricos Importantes

E(perimento de Halileu com a Fueda Oivre

26

Marcos Histricos Importantes

1n%lise da Miga Engastada

27

Marcos Histricos Importantes


KeQton R)8E6-)*6*S- formula suas tr.s leis e mais a Oei da Hravita o Universal- inventa o c%lculo- descobre os segredos da luz e das cores. &homas KeQcomen R)889-)*6JS cria as primeiras m%quinas a vapor. 1 m%quina a vapor na tecelagem em )*C6 e 7artQright ter inventado em )*C+ o tear mec'nico s o um dos grandes respons%veis pela A5evolu o IndustrialB. Gi(ii em )C96 com o primeiro gerador eltrico e Hramme definitivamente em )C*) d% a partida nos motores eltricos como fontes de energia.

28

Marcos Histricos Importantes


&odas estas conquistas s foram sucesso N primeira tentativa# K o! K o s n o foram- assim como diversas outras n o obtiveram sucesso- como0
Oeibniz tentando utilizar %guas provenientes de bombas em moinhos de vento para serem usadas em minas2 <uTghens tentando criar um motor a e(plos o baseado em plvora2 &r.s matem%ticos de renome n o conseguindo encontrar as causas dos sinais de colapso que haviam no domo da baslica de " o Gedro por ordem do Gapa.
29

As Primeiras Escolas de Engenharia


Em )*E*- atendendo N demanda de conhecimentos para resolver as crescentes conquistas como e(tra o de minrios- siderurgia- metalurgia- constru o de pontesestradas e canais- surge a primeira escola- a 4cole des Gonts et 7hausses2 Em )**E surge a 4cole GolTtechnique- na Drana- apoiada em estudiosos como Goisson- Kavier- Goncelet e outrospara ensinar aplica?es matem%ticas para problemas de Engenharia- surgindo ainda outras escolas pela Drana2 Ko sculo LIL- surgem as primeiras escolas fora da Drana- no caso na 1lemanha e nos Estados Unidos R:I& U )C8+- Vest Goint U )*JEW)C,6 e outrasS2

30

As Primeiras Escolas de Engenharia


3 que merece destaque entre estas primeiras escolas de Engenharia e as atuais que0
Kas primeiras tinha-se como meta adestrar-se o aluno para tcnicas e processos2 enquanto que Kas atuais a meta formar e educarproporcionando ao aluno subsdios para poder resistir N constante obsolesc.ncia das tcnicas e- em segundo plano- treinar.
31

&atos Marcantes da "i#ncia e da 'ecnologia


Xecartes publica o primeiro tratado da geometria )89*analtica e formula as leis da refra o2 Gascal lana a primeira m%quina de calcular2 )8E6Oei de <oo@e para resist.ncia dos materiais2 )88,7%lculo infinitesimal por KeQton e Oeibniz2 )8*Evon Yleist inventa o capacitor2 )*E+Dran@lin inventa o p%ra-raios2 )*+6:onge inventa a Heometria Xescritiva2 )*8COei da 7onserva o das :assas por Oavoiser2 )*CJGrimeira bateria eltrica por 1lessandro Molta2 )C,,HaT Oussac formula a Oei de Xilata o dos Hases2 )C,6-

32

&atos Marcantes da "i#ncia e da 'ecnologia


)C,+Dourier cria as suas sries2 )C9)DaradaT descobre a indu o eletromagntica2 )C9E=abbage inventa a m%quina analticaancestral do computador2 )C9*:orse inventa o telgrafo2 )C*C&omas Edison inventa a l'mpada eltrica2 )CJ)1 primeira linha de transmiss o de energia alternada construda
33

Incio da Engenharia no (rasil


3bra de Engenharia- como /% era entendida na poca do descobrimento foi de fato iniciada com a chegada dos oficiais Engenheiros destacados para construrem edifica?es civis e religiosas. 1 Engenharia no =rasil n o contou com grandes avanos no comeo- pois a economia era baseada na escravid ofato que n o propiciava a cria o de ind;strias. 3 prov%vel primeiro registro de ensino de Engenharia data de )8EC- quando foi contratado :iguel &imermans- um holand.s- para transmitir seus conhecimentos.

34

Incio da Engenharia no (rasil


1 primeira escola criada foi a 5eal 1cademia de 1rtilharia- Dortifica?es e Xesenho- em )*J6- que daquela poca em diante foi recebendo diversos nomes- modificando seu enfoque- at que por fimem )C+C- tornou-se a Escola Golitcnica do 5io de $aneiro. "urgiram aps isto- fora do 5io de $aneiro- outras escolas- como a Golitcnica de " o Gaulo em )CJ9- entre outras.

35

You might also like