You are on page 1of 6

FACULDADE LEO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ENFERMAGEM CURSO DE ESPECIALIZAO EM URGNCIA EMERGNCIA

Edineide Montes

A ATUAO DA ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR: CONHECIMENTOS E HABILIDADES

Fortaleza / Cear 2013

1. INTRODUO

A Enfermagem uma rea especfica que tem por base os cuidados da sade da populao embasados em conhecimentos tericos e prticos relacionados com a cincia e, a arte de cuidar, como forma norteadora e coerente desta ao. Nesse contexto, percebe-se, no que se refere aos acidentes e outros tantos problemas de sade que necessitam de uma assistncia pr-hospitalar que, estes ocorrem em sua maioria fora do ambiente hospitalar. Tais situaes exige que os profissionais da enfermagem estejam munidos dos recursos que deem a eles a criao de condies para o atendimento ao individuo em um tempo mnimo razovel e, que este atendimento seja feito no prprio local da ocorrncia ou no local onde se encontra a pessoa com a sade agravada. Entende-se, portanto, que com uma precocidade no atendimento, pode-se ento minimizar os riscos de sequelas e injurias que por ventura e, em decorrncia do acidente estas venham a surgir. Para tanto o presente estudo que tem como tema a atuao da enfermagem no atendimento pr-hospitalar (APH) busca atravs de um estudo caso fazer uma anlise sobre o reconhecimento da efetividade da assistncia precoce s pessoas em situao de urgncia e emergncia que se encontram fora do ambiente hospitalar. Visto que segundo palavras de Ramos (2005) para o Ministrio da Sade, o atendimento pr-hospitalar pode ser definido como a assistncia prestada em um primeiro nvel de ateno aos portadores de quadros agudos, de natureza clnica, traumtica ou psiquitrica, quando ocorrem fora do ambiente hospitalar, podendo acarretar sequelas ou at mesmo a morte.

2. OBJETIVOS

2.1 Geral

Analisar a atuao do profissional de enfermagem socorrista no atendimento pr-hospitalar (APH) atravs de um estudo de caso.

2.2 Especficos Conhecer a historicidade do atendimento pr hospitalar Analisar a legislao brasileira que regulamenta o atendimento pr-hospitalar e as funes do enfermeiro nesse servio. Verificar os conhecimentos e habilidades que o profissional enfermeiro deve ter para atuar em APH

3. METODOLOGIA

3.1 Tipo de estudo

A presente investigao trata-se de um estudo transversal de natureza quantitativa. Ser usado um questionrio annimo estruturado que ser respondido pelos sujeitos que aceitarem participar da pesquisa. Por sua vez, o estudo transversal envolve, essencialmente, as seguintes etapas: definio de uma populao de interesse; estudo da populao por meio da realizao de censo ou amostragem de parte dela; e determinao da presena ou ausncia do desfecho e da exposio para cada um dos indivduos estudados (BARROS, 2000).

3.2 Local de estudo O estudo se realizar nas dependncias do Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (SAMU) junto a enfermeiros socorristas.

3.3 Instrumento de coleta de dados:

Ser utilizado um questionrio annimo de auto preenchimento, a aplicao ser sem a presena da pesquisadora. Antes da aplicao ser oferecida uma explicao clara e detalhada a todos os participantes sobre os objetivos da pesquisa, garantindo-lhes o carter annimo e sigiloso do questionrio.

3.4 Analise de dados:

Os dados sero analisados utilizando os programas SPSS, verso 8.1 Epi info. Os dados sero apresentados em tabelas e grficos.

3.5 Preceitos ticos:

A pesquisa respalda-se conforme os princpios ticos legais de acordo com a resoluo do conselho nacional de sade n 196/96, onde sero respeitados os princpios bioticos como a autonomia, no malefencia, beneficncia e justia (Brasil-MS,2006), garantindo ao entrevistado o anonimato e assegurando o direito de desistir da pesquisa a qualquer momento, se assim desejar

REFERNCIAS

RAMOS VO, Sanna MC. A insero da enfermeira no atendimento pr-hospitalar: histrico e perspectivas atuais. Rev Bras Enferm. 2005.

BARROS, A. J. S. e LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciao Cientfica. 2 Ed. So Paulo: Makron Books, 2000

You might also like