You are on page 1of 23

UNIVERSIDAD FEDERAL DE VIOSA CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS DEPARTAMENTO DE INGENIERIA AGRCOLA Tel. (031)3899-2729 Fax (031)3899-2735 e-mail: dea@ufv.

br 36571-000 VIOSA-MGBRASIL

MEDIO DE VAZO DE AR (Notas de Aula)

Adilio Flauzino de Lacerda Filho Evandro de Castro Melo

Viosa, MG 2008.

Medio de vazo de ar

NDICE 1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10 2.11 3 4 4.1 Introduo

CONTEDO Medio de vazo de ar Alguns conceitos fundamentais Viscosidade Massa especfica Peso especfico Ar padro Presso relativa Presso esttica Presso esttica do ventilador presso esttica de vazo nula Presso de velocidade ou presso dinmica Presso dinmica de descarga livre Presso total Equao da conservao de energia Determinao das curvas caractersticas Leis de semelhana dos ventiladores Importncia Aplicao Utilizao

PGINA 3 3 4 4 5 5 5 6 6 7 7 7 9 9 10 16 17 17 17 17 17 18 19 20

4.2 4.3 4.4 4.5

Equaes aplicadas s leis de semelhana dos ventiladores Mudana de rotao do ventilador Mudana no tamanho do ventilador Mudana na densidade do ar

Medio de vazo de ar

MEDIO DE VAZO DE AR Prof. Adilio F. de Lacerda Filho1 Evandro de Castro Melo2 1. INTRODUO Ventiladores so mquinas que incrementam a presso total em fluxos gasosos por meio de duas ou mais ps fixadas em um eixo. O aumento da presso total devido alterao do momento do fluido causado pela converso da energia mecnica aplicada aos seus eixos (Boletim tcnico n 1, OTAM). Segundo a Sociedade Americana de Engenheiros Mecnicos (ASME), ventiladores so mquinas que aumentam a densidade de um fluido gasoso em, no mximo 7%, medida em que o mesmo deslocado do trajeto de aspirao at descarga. Este incremento corresponde, para o ar padro, a aproximadamente 7,62 kPa (762 mmca). Para presses superiores, a mquina denominada compressor. Os ventiladores utilizados para aquecimento, ventilao e ar condicionado esto includos entre os sistemas que operam em alta velocidade ou em alta presso, raramente atingindo valores que extrapolam a faixa de 2,5 a 3,0 kPa (250 a 300 mmca).
1

Professor Associado II do Departamento de Engenharia Agrcola da Universidade Federal de Viosa. Telefones: (31)3899-1872 e (31)3899-2729. E-mail: alacerda@ufv.br. 2 Professor Associado II do Departamento de Engenharia Agrcola da Universidade Federal de Viosa. Telefones: (31)3899-1873 e (31)3899-2729. E-mail: evandro@ufv.br.

Medio de vazo de ar

No Brasil no existe uma definio, dentre tantas, que possam orientar a padronizao de variveis tcnicas que permitam caracterizar as mquinas denominadas ventiladores. Os componentes bsicos dos ventiladores so os rotores, sistemas de acionamento e a voluta ou carcaa. Os principais tipos de ventiladores utilizados nas operaes unitrias de pscolheita so os centrfugos e os axiais. Quando as operaes exigem que o equipamento fornea energia ao ar para vencer grandes presses, devido s suas caractersticas tcnicas, so utilizados os ventiladores centrfugos, os quais so mais caros. Entretanto, se a necessidade for o fornecimento de grandes volumes de ar com exigncias de menor presso, como nos secadores de torre, por exemplo, so utilizados os ventiladores axiais. Portanto, ao adquirir um equipamento ou ao elaborar um projeto, de fundamental importncia que se tenham conhecimentos prvios das caractersticas dos sistemas de ventilao a serem utilizados. 2. ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS O estudo dos ventiladores exige o conhecimento de alguns conceitos, cujos principais pode-se relacionar: 2.1) Viscosidade A viscosidade um parmetro importante nos trabalhos com corpos fluidos, e acontecem em funo dos esforos de cisalhamento que ocorrem internamente no fluido, devido aos esforos tangenciais externos a que so submetidos. Estes esforos internos de cisalhamento () esto relacionados com o gradiente de velocidade, na direo ortogonal linha de fluxo (em eixos cartesianos dv/dy), para fluidos newtonianos, como so considerados a gua, o ar e outros gases, em problemas de engenharia. A Equao 1 exprime a variao da teno de cisalhamento.

=k
em que:

dv dy

(1)

= esforo interno de cisalhamento; k = constante de proporcionalidade; 4

Medio de vazo de ar

dv = variao de velocidade do fluido; e dy = eixo ortogonal direo da velocidade Os esforos de cisalhamento entre camadas e, portanto, a viscosidade funo de dois fenmenos: (1) foras de adeso intermoleculares; e (2) transferncia de momento entre camadas adjacentes devido ao movimento molecular perpendicular direo do movimento. importante observar que, ao contrrio dos lquidos, a viscosidade dos fluidos gasosos aumenta com o aumento da temperatura, uma vez que diretamente proporcional tenso interna de cisalhamento (Equao 2).

=
em que:

dv dy

(2)

= viscosidade.
Pode ser expressa em centipoasi, poasi, slug/ft.s, lb.s/ft2. 2.2) Massa especfica relao entre a massa e o volume do fluido ocupado por esta massa. Decresce com o aumento de temperatura e aumenta com o aumento da presso (Equao 3).

=
em que:

m V

(3)

= massa especfica, kg m-3;


m = massa do fluido, kg; e V = volume ocupado pelo fluido, m3. 2.3) Peso especfico a relao entre o peso e o volume ocupado pelo fluido (Equao 4).
Pe = P = g V

(4)

em que: Pe = peso especfico, N m-3;

Medio de vazo de ar

P = peso do fluido, N; V = volume do fluido, m3; e g = acelerao da gravidade, m s-2. Pode ser expresso em kgf/m3, lbf/ft3, N/m3 entre outras. 2.4) Ar padro o ar seco, temperatura de 20 C e presso de 101,325 kPa, cuja densidade, nessas condies 1,204 kg m-3. 2.5) Presso relativa a presso medida acima da presso atmosfrica, tomando-se como referncia o nvel do mar cujo valor 10.340 mmca (1 atm = 101,3 kPa). A referncia de presso relativa pode ser entendida por meio da Figura 1.

Figura 1. Presso de referncia, em relao presso atmosfrica, ao nvel do mar. 2.6) Presso esttica Uma massa de gs determinada temperatura ocupar um volume o qual ser funo do esforo a que est submetido. Quanto maior a compresso menor ser o volume ocupado (Figura 2).

Figura 2: Cilindro contendo um determinado volume (V) de gs, de massa m.

Medio de vazo de ar

Em funo da grande mobilidade das molculas o gs tende a ocupar todo o volume do cilindro fazendo com que suas paredes apliquem massa gasosa um esforo de compresso. Portanto, estando o corpo gasoso submetido, continuamente, a este tipo de esforo ele exercer sobre todos os outros corpos que estiverem em contato com ele, e em todas as direes, uma fora de reao a esta compresso. Esta fora de reao denominada de presso esttica. Assim, podese conceituar presso esttica como sendo a fora por unidade de rea exercida por um gs sobre um corpo qualquer em contato com este gs. a medida da energia potencial disponvel em um fluxo de ar direcionado, correspondente diferena entre a presso absoluta medida em um determinado ponto qualquer em uma linha de fluxo de ar e a presso absoluta da atmosfera ambiente. Atua em todas as direes, independentemente da velocidade do ar. As unidades de medida de presso mais utilizadas so: kgf.m-2, gf.cm-2, lbf.ft-2, mmca, mmHg e kPa. 2.7) Presso esttica do ventilador uma varivel utilizada para avaliar o desempenho do ventilador. calculada pela diferena entre a presso total e a dinmica, considerando-se a velocidade mdia de sada na descarga do ventilador. No medida diretamente (Figura 3). Figura 3. Medida da presso esttica do ventilador. 2.8) Presso esttica de vazo nula observada quando a sada de ar ventilador totalmente obstruda. Neste caso a presso dinmica tem valor zero e a presso esttica se iguala dinmica (Figura 4).

Medio de vazo de ar

Figura 4. Condio de presso esttica mxima, quando se observa o valor nulo para a vazo. 2.9) Presso de velocidade ou presso dinmica Uma massa fluida movimentando-se a uma determinada velocidade possuir, alm da energia potencial proveniente da sua energia esttica, outra quantidade oriunda da energia cintica. Um corpo em oposio a este movimento estar sujeito ao de foras provenientes da presso esttica e, tambm, da energia cintica que o fluido tinha quando em movimento e o perdeu ao entrar em contato com a face do corpo. Esta energia cintica por unidade de massa pode ser expressa pela Equao 9.

Ec =
em que:

m v2 2g

(9)

Ec = energia cintica do fluido; m = massa do corpo fluido, kg; v = velocidade mdia do fluido, m s-1; e g = acelerao da gravidade, m s-2. Ao entrar em contato com o corpo, toda a energia cintica do fluido transferida ao mesmo sob a ao de fora. Esta fora denominada de presso cintica ou presso de velocidade e representada pelas Equaes 10 e 11. Corresponde ao incremento de energia cintica aplicada a uma corrente de ar utilizada para moviment-lo de uma velocidade zero para outra velocidade qualquer, tendo sempre valor positivo e medida na direo do fluxo. Para o ar padro pode ser calculada com o uso das equaes 10 e 11.
V Pd = 1,3
2

(10) (11)

Pd =
em que:

V 2 2 g

Pd = presso dinmica, Pa (ar padro) e mmca (ar natural); V = velocidade do ar, m s-1; = massa especfica do ar, kg m-3; 8

Medio de vazo de ar

g = acelerao da gravidade, (9,81 m s-2). 2.10) Presso dinmica de descarga livre Corresponde condio em que a sada de ar do ventilador totalmente desobstruda, condicionando presso de velocidade a um valor mximo (Figura 5).

Figura 5. Presso dinmica de descarga livre em que se observa o valor mximo de vazo, quando a presso esttica aproxima-se do valor zero. 2.11) Presso total Corresponde quantidade total de energia observada na corrente de ar. calculada por meio da soma entre a presso esttica e a dinmica, conforme a equao 12. (12)

PT = Pe + Pd
em que: PT = presso total, Pa ou mmca; Pe = presso esttica, Pa ou mmca; Pd = presso dinmica, Pa ou mmca.

2.9) Presso total do ventilador Corresponde ao incremento de energia mecnica do ar, fornecido pelo ventilador. calculada pela diferena algbrica entre as presses totais mdias observadas na sada e na entrada de ar do ventilador. 2.10) Vazo de ar a quantidade de ar movimentado em um intervalo de temo. Pode ser expressa em massa ou volume. No sistema internacional (SI), quando expressa em volume, a unidade utilizada m3 s-1; enquanto que, para os trabalhos

Medio de vazo de ar

prticos, a sua expresso em m3 h-1 muito utilizada, para os clculos de engenharia. 2.11) Velocidade perifrica calculada em funo do comprimento do crculo correspondente ao rotor e a rotao do mesmo, conforme a equao 13.
Vp =
DN 60

(13)

em que: Vp = velocidade perifrica, m s-1; D = dimetro do rotor, m; N = rotao de rotor, rpm; = 3,1416 3. EQUAO DA CONSERVAO DE ENERGIA

& dt = 0 , ento o Da conservao de massa temos a informao que se dm


fluxo de massa constante. Mas sabemos que o fluxo de massa do fluido pode ser calculado por meio da equao 14. (14)

& = Q = Av m

onde:
& = fluxo de massa, kg s-1; m

= massa especfica do fluido, kg m-1;


A = rea transversal ao deslocamento do fluido, m2; e v = velocidade mdia do fluido, m s-1. Considerando a Figura 6, em que no existe qualquer mquina capaz de fornecer energia ao fluido entre as sees "1" e "2", torna-se bvio que no haver ganho de energia e, considerando, ainda, um fluido ideal, no haveria perdas. Nestas condies, a soma das energias potencial e cintica em "1" e "2" seriam as mesmas. A energia potencial ser dada em duas parcelas, quela referente presso esttica e a outra referente energia de posio.

10

Medio de vazo de ar

Figura 6: Escoamento de um fluido entre duas sees. A equao de Bernoulli (Equao 15 conservao de energia) utilizada para estimar a velocidade mdia, a partir das variaes de presses exercidas pelo fluido em condutos fechados, considerando os sistemas de medio utilizando-se um tubo de Pitot, conforme ilustrado na Figura 07.

Figura 07: Esquema de medies de presso utilizando o tubo de Pitot.

2 p1 v12 p2 v2 z1 + + = z2 + + = con tan te Pe 2 g Pe 2 g

(15)

em que: z1 = cota da posio "1" ou pt na Figura 06; p1 = medida pa presso total pt; v1 = velocidade media do fluido na posio "1"; Pe = peso especfico do fluido; e

11

Medio de vazo de ar

g = acelerao da gravidade. Estando muito prximos os pontos 1 e 2 do tubo de Pitot, referentes s medidas de presso total e esttica, respectivamente, pode-se considerar que z1 e z2 so iguais. Isto faz com que a equao 15 tome a forma da equao 16.

p1 v12 p v2 + = 2 + 2 = cons tan te Pe 2 g Pe 2 g

(16)

A velocidade do fluido no ponto "1" (Pitot) ser nula, a partir do primeiro instante de funcionamento do sistema considerando que o fluxo do fluido para o interior do Pitot ser interrompido pela ao da coluna de gua utilizada na medio de presso do manmetro. Portanto teremos que (Equao 17).

v12 =0 2g

(17)

Sendo Pe em "1" igual a Pe em "2", considerando a condio da Equao 17 e sabendo-se que Pe = g , passa-se a ter a seguinte condio para a Equao 16, resultando na Equao 18:

v 2 p1 p2 pt pe pd = = = 2

(18)

Sabe-se que a presso em uma massa fluida pode ser calculada pela equao 19.
p = g h

(19)

em que: p = presso do fluido;

= massa especfica do fluido; e


h a altura da coluna de fluido (equivalente ao diferencial manomtrico). Substituindo na Equao 19, tem-se a equao 20.
v2 = 2 ar g h

(20)

ar
e, conseqentemente a equao 22. (21)

v = 2 g h

Considerando que o fluido utilizado para a medida da altura da coluna manomtrica a gua, torna-se necessrio ainda, o estabelecimento que: g = 9,8 da m/s2; relao: ar g har = gua g hgua . Admitindo-se,

12

Medio de vazo de ar

gua = 1000 kg m 3 e ar = 1,2 kg m 3 e substituindo na Equao 22, tem-se a


Equao 22.

v = 4,04 pd
em que: pd = presso dinmica do ar em mmca.

(22)

O conhecimento da vazo especfica de ar utilizada nos sistemas de secagem e aerao tem importncia fundamental, no s para o dimensionamento dos sistemas mas, tambm, para a sua utilizao racional, principalmente com vistas racionalizao de energia durante os processos. Na maioria das medies de fluxo de ar, considerando os problemas de engenharia, utiliza-se de mtodos indiretos, buscando a ao de algum efeito fsico inerente ao movimento do fluido. Comumente so aplicados: (1) variaes de presso associada ao movimento, (2) efeitos mecnicos a partir da induo de rotao em sistemas de fluxos canalizados ou de direo definida; e (3) variaes trmicas, a partir de aquecimento eltrico de fio resistente, inseridos no fluxo de ar. Destes, o primeiro mtodo tem sido o mais utilizado, apesar do mercado dispor de anemmetros de fio quente, com boa preciso e preo acessvel. As curvas caractersticas de ventiladores so possveis de serem obtidas somente a partir de ensaios experimentais, onde so determinados os valores de vazo do fluido, presso esttica, potncia demandada para uma determinada vazo e eficincia. Para tanto os equipamentos devem ser montados em bancas de testes apropriadas e operados sob determinadas condies ambientes especfica tomadas como referncia. So consideradas como padro as condies de 20 C e 50 % de umidade relativa, o que corresponde, para o ar puro presso atmosfrica ao nvel do mar, a um peso especfico de 1,202 kgf.m-3. No caso dos ensaios serem executados em condies adversas das especificadas acima, os resultados devem ser corrigidos conforme as orientaes contidas em Compressores, de nio Cruz da Costa, 1978. Os principais mtodos utilizados para determinar experimentalmente as caractersticas dos ventiladores so:

13

Medio de vazo de ar

(1) o mtodo americano estabelecido pela AMCA Air Moving and Conditions Association; (2) o mtodo do caixo retangular de grandes propores, adotado na Europa; e (3) o mtodo do caixo reduzido, caracterizado pela norma francesa NF-X100-200 de 1967. Nesta prtica ser utilizado o mtodo adotado pela AMCA. O dispositivo constitudo por um conduto reto, de seo circular, cuja rea dever ser igual de sada do ventilador, admitindo-se uma tolerncia entre (+) 12,5 % e (-) 7 %, em relao a rea da abertura de sada de ar do ventilador em teste (Figura 8). O homogeneizador dever ser construdo em alvolos de seo quadrada, cujos lados iguais podem variar entre 0,075 a 0,15 do dimetro do condutor de ar. A espessura do homogeneizador deve corresponder a trs vezes a dimenso de um lado dos alvolos. A uma distncia correspondente a cinco vezes o dimetro, contados a partir da abertura de sada de ar do ventilador, deve-se estabelecer os pontos para tomada de leitura do Pitot. Devem ser efetuadas vinte leituras, tomadas nas duas diagonais do condutor de ar, posicionadas ortogonalmente entre si. Em cada seo correspondente ao raio do condutor, faz-se cinco leituras, em cuja zona estabelecida admite-se a mesma influncia em relao ao comportamento do ar. O comprimento mnimo da tubulao pode atingir a 10 D. Entretanto, na Figura 8 este comprimento corresponde a 8,5 D. Com o objetivo de homogeneizar o fluxo de ar, a uma distncia correspondente a 3,5 D antes do ponto de medio, contados a partir da abertura de sada de ar do ventilador, instalado um homogeneizador de fluxo (Figura 9). Outro medidor de velocidade de ar muito utilizado na prtica so os anemmetros de ps radiais, em que um sistema de palhetas gira impulsionado pela passagem do fluido. A velocidade do rotor transmitida a um sistema medidor atravs de sistemas analgicos. Alguns modelos fabricados mais recentemente so digitais (Figura 10).

14

Medio de vazo de ar

Figura 8: Relao entre o comprimento e o dimetro do duto, para o posicionamento do Pitot e o perfil definindo os pontos de medio de presso.

15

Medio de vazo de ar

Figura 9: Dimenses do homogeneizador de fluxo de ar.

Figura 10: Anemmetro de ps rotatrias. 4. DETERMINAO DAS CURVAS CRACTERSTIVAS A curva de operao dever relacionar a potncia, a vazo, a eficincia e a presso esttica. Entretanto, nesta prtica, por questes instrumentais e operacionais sero determinadas as velocidades pontuais e mdias. A partir das

16

Medio de vazo de ar

velocidades mdias e da rea da seo transversal do duto, sero obtidas as vazes. Dever ser plotado em um grfico a curva estabelecida entre vazo, presso esttica e o rendimento. 4.1 LEIS DE SEMELHANA DOS VENTILADORES Importncia - As leis dos ventiladores so utilizadas para avaliar, com boa preciso, o desempenho dos ventiladores operando em condies de velocidades e densidades do ar, diferentes daquelas caracterizadas na construo da mquina. Aplicao As leis de ventiladores so aplicadas apenas para um determinado ponto na curva de operao do ventilador. No so utilizadas para prever outros pontos na mesma curva, considerando o mesmo rendimento. Utilizao - So utilizadas para os clculos de mudanas de vazo, potncia e presso de um ventilador, quando o seu tamanho, velocidade ou densidade do gs forem alterados. 4.2 Equaes aplicadas s leis de semelhana dos ventiladores Em funo das variaes observadas no ar ambiente e por no ser uma tarefa prtica a execuo de curvas caractersticas todas as vezes que se verificam mudanas nos tamanhos dos ventiladores, a aplicao das leis de semelhana dos ventiladores constitui um instrumento de grande utilidade, possibilitando avaliar o desempenho de um ventilador operando em outras velocidades, com boa preciso. Ressalta-se que esse recurso aplica-se a outros pontos na mesma curva caracterstica, ou seja, s possvel prever algumas alteraes considerando-se a mesma curva de rendimento. So bastante utilizadas para estimar variaes de vazes, presses e potncias de um ventilador em funo de mudanas no seu tamanho, na sua velocidade ou, ainda, quando se observam variaes na massa especfica do ar. Com a aplicao das leis de semelhana possvel conseguir resultados exatos se os ventiladores tiverem a mesma proporcionalidade geomtrica. Um melhor

17

Medio de vazo de ar

desempenho poder ser observado se as leis forem aplicadas para ventiladores de maior tamanho (Equaes 23, 24 e 25).
N2 Q2 = Q1 N 1 D2 D1
3

(23)

N2 P2 = P1 N 1

D2 d 2 D1 d 1

(24)

N2 W2 = W1 N 1

D2 d 2 D d 1 1

(25)

em que: Q = vazo, m3 s-1; P = presso, (esttica, total, ou dinmica), Pa N = rotao do ventilador, rpm; D = dimetro do rotor, m; W = potncia, W d = densidade do fluido, kg m3. 4.3 Mudana de rotao do ventilador Consideram-se as leis aplicadas a uma mudana apenas na rotao (sistema constante) em determinado ventilador, em determinada densidade do ar, o rendimento no alterado (Equaes 26, 27 e 28).

N2 Q2 = Qq N 1
N2 P2 = P1 N 1
2

(26)

(27)
3

N2 W2 = W1 N 1

(28)

18

Medio de vazo de ar

Figura 11. Configurao de variaes na rotao, para a curva de rendimento de um ventilador. 4.4 Mudana no tamanho do ventilador Quando a mudana ocorrer no tamanho do ventilador, avalia-se o desempenho com base em uma velocidade perifrica constante, com a rotao, a massa especfica do ar e as propores do ventilador constantes, e em um ponto fixo de operao. Por meio das Equaes 29, 30, 31 e 32 possvel estimar as variaes citadas e por meio da Figura 12 ilustra-se tal comportamento.

Q2 = Q1

W2 W1
2

(29)

D2 Q2 = Q1 D 1

(30) (31)

P2 = P1 N 2 = N1 D1 D2

(32)

19

Medio de vazo de ar

Figura 12. Mudana no dimetro do rotor para velocidade perifrica constante. 4.5 Mudana na densidade do ar A vazo do ventilador independe da densidade do ar por ser uma mquina de volume constante. Para a anlise de mudana de densidade do ar sobre o rendimento do ventilador, leva-se em considerao a aplicao de trs das leis de semelhana, j mencionadas, em que so considerados constantes o sistema, o tamanho e a rotao, desconsiderando-se as condies que caracterizam o ar padro. Na Figura 13, considera-se o efeito da variao da densidade, mantendo-se a vazo constante. Esta variao pode ser expressa por meio das Equaes 33, 34 e 35.

Figura 13. Efeito da variao da densidade do ar, com vazo constante.

20

Medio de vazo de ar

W2 P2 = P1 W 1 d2 P2 = P1 d 1 Q2 = Q1

(33)

(34) (35)

O efeito da variao da densidade quando so mantidos constantes o sistema, a presso e o tamanho do ventilador, com rotao varivel, pode ser observado na Figura 14. As Equaes 36, 37, 38 e 39 podem ser utilizadas para estimar as vazes e a potncia.

Figura 14. Variao na densidade do ar quando mantida a presso esttica constante.

N2 Q2 = Q1 N 1 W2 Q2 = Q1 W 1 d1 Q2 = Q1 d 2 P2 = P1

(36)

(37)

(38) (39)

21

Medio de vazo de ar

A aplicao das leis de semelhanas quando so mantidas constantes a vazo, o sistema e o tamanho do ventilador, para rotao varivel, pode ser analisada por meio da Figura 15 e Equaes 40, 41, 42 e 43.

Figura 15. Variao na densidade do ar, com vazo constante.


N Q2 = Q1 2 N

(40)

P2 Q2 = Q1 P 1 d1 Q2 = Q1 d 2

(41)

(42)

d1 W2 = W1 d 2

(43)

22

Medio de vazo de ar

6. LITERATURA CONSULTADA BRAN, R; SOUZA, Z. Mquinas de fluxo: turbinas bombas e ventiladores. 2 Ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico. 262p. 1980. CHERKASSKI, V.M. Bombas, ventiladores, compressors. Moscou: Editora Mir Moscu. 372p. 1984. (Traduzido para o espanhol em 1986). COSTA, E. C. da. Compressores. So Paulo: Edgard Blucher. 172p. 1978. DELME, G. J. Manual de medio de vazo. So Paulo: Edgard Blucher. 476p. 1982. GEMA. Ventiladores industriais: aspectos gerais e emisso de rudo. So Paulo: GEMA. (s.d.) 48p. HELLICKSON, M. A.; WALKER, J. N. Ventilation of agricultural structures. St. Joseph: ASAE. 372p. 1983. MACINTYRE, A. J. Ventilao Industrial e controle da poluio. 2 Ed. Rio de Janeiro: LTC. 403p. 1990. OTAM. Manual Tcnico. Porto Alegre: OTAM Ventiladores Industriais Ltda. (www.otam.com.br). (Boletins tcnicos n 1 a 16), (s.d.). 44p. SOUZA, Z. de. Dimensionamento de mquinas de fluxo: turbinas, bombas e ventiladores. So Paulo: Edgard Blucher. 266p. 1991.

23

You might also like