You are on page 1of 12

1 ORIGEM E EVOLUO DA ADITORIA A auditoria surgiu como consequncia da necessidade da confirmao dosregistros contbeis.

. O primeiro pas conhecido por utilizar tcnicas de auditoria para atestar a veracidade dos registros contbeis foi a Inglaterra, primeira a possuir grandes companhias de comrcio e a primeira a instituir o Imposto de Renda, baseado nos lucros das empresas.para referir-se ao conjunto de procedimentos tcnicos aplicados na realizao da reviso na escriturao e evidenciao dos registros contbeis. De acordo com S (2002, p.23), [...] o termo auditoria, de origem latina (vem de audire), foi utilizado pelos ingleses para rotular a tecnologia contbil da reviso (auditing auditar, revisar), mas hoje tem sentido mais abrangente. A auditoria vem sendo cada vez mais, uma das tcnicas mais utilizada em uma organizao, e tem o propsito de revisar os balanos patrimoniais analisar, e por fim podendo criticar e dar sua opinio sobre as variaes patrimoniais que ocorreu. A denominao auditor muito antiga, mas no se temcerteza de sua origem nem a data certa em que ela se consagrou, admitindo-se que pudesse ter sido adotada por volta do sculo XIII, na Inglaterra, no reinado de Eduardo I. (S, 2002, p. 21.) A Auditoria Contbil segundo Attie (1998) est voltada a testar a eficincia e a eficcia do Controle Patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinio sobre determinado dado, ele no pode estabelecer barreiras para se obter seus fins, assim como tambm deve inteirar-se com o conhecimento necessrio. Percebe-se que para alguns autores quea auditoria muita antiga e que algumas coisas no mudou, e que de alguma forma tem muito a ver com a nossa auditoria da atualidade, pois se trata de uma mesma forma debuscar dados de informaes e documentais das entidades.

A evoluo da auditoria veio por consequncia do crescimento das empresas, do aumento da necessidade e de interessedas empresas sobre a sua prpria economia e assim sucessivamente. A evoluo das tcnicas contbeis tornou-se imprescindvel e de extrema importncia s administraesdas empresas, as tcnicas de auditoria desenvolveram-se de forma notvel, a

tem como a principal objetivo de prever os fatos, dar orientao, e interpretao e dos fatos, tornando-se dinmica e constante evoluo. 1.2 Conceito da Auditoria A Auditoria uma tecnologia das Cincias Contbeis compreende em vrios tipos, como por exemplo: auditoria contbil, auditoria governamental, auditoriade gesto, auditoria operacional, auditoria especial, auditoria de programas, auditoria operacional, auditoria de sistema, dentre outras. comumente tratada sob duas grandes lentes: a Auditoria Interna e a Auditoria Externa ou Independente.A auditoria uma das rea de atuao da contabilidade, trata-se de uma tcnica que, atravs de procedimentos de pesquisas, ela busca demonstrar aos usurios internos da contabilidade uma maior grau confiabilidade das informaes contidas nas demonstraes contbeis. A auditoria pode ser compreendida como a tcnica contbil que faz todo um levantamento,de estudo e avaliao dos procedimentos, operaes, rotinas e

demonstraesadministrativas e financeiras de uma entidade, com a finalidade de demostrar umaopinio sobre a situao do patrimonial analisada. O conceito de auditoria interpretadaem diversas palavras, variando de autorpara autor, mas a sua essncia do contexto possui o mesmo significado. Assim, em Franco & Marra (2000, p. 26),
A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspees e obteno de informaes e confirmaes, internas e externas, relacionados com o controle do patrimnio, objetivando mensurar a exatido desses registros e das demonstraes contbeis deles decorrentes. Os exames so efetuados de acordo com as normas de auditoria usualmente aceitas e incluem os procedimentos que os auditores julgarem necessrios, em cada circunstncia, para obter elementos de convico, com o objetivo de comprovar se os registros contbeis foram executados de acordo com princpios fundamentais e normas de contabilidade e se as demonstraes contbeis deles decorrentes refletem adequadamente a situao econmicofinanceira do patrimnio, os resultados do perodo administrativo examinado e outras situaes nelas demonstradas.

A auditoria tem como finalidade de fazer o controle das reas da empresa a fim de evitar situaes de fraudes, desfalques e subornos, por meio de testes regulares nos controles internos especficos de cada entidade.Especificamente a Auditoria Contbil compreende a analisar o procedimento da rotina contbil; especificar as peas que devem ser auditadas;

demonstrar como esta ferramenta contbil til na orientao ao combate a erros, fraudes e desvios dentro das organizaes. O artigo 15 do Decreto 3.148/80 considera que a Auditoria Contbil, deve avaliar as demonstraes contbeis, financeiras, registros e procedimentos contbeis, em observncia aos Princpios Contbeis. Ento se deve verificar toda a documentao, verificar a exatido dos lanamentos contbeis; verificar balancetes, balanos, demonstrativos e relatrios, todas as finanas e a situao patrimonial. Tipos de auditoria A Auditoria se divide em dois grandes tipos: a Auditoria Interna e a Auditoria Externa ou Independente. 1.2.1 Auditoria externa Como medida de segurana contra a possibilidade de adulterao nas demonstraes contbeis das empresas, investidores passaram exigir que estas fossem examinadas por um profissional independente da empresa e de grande conhecimento tcnico. Esse profissional o auditor externo ou auditor independente. Completando essas afirmaes, Attie (2011) enfatiza o aparecimento do auditor externo:
A veracidade das informaes, o correto cumprimento das metas, a aplicao do capital investido de forma lcita e o retorno do investimento foram algumas das preocupaes que exigiram a opinio de algum no ligado aos negcios e que confirmasse, de forma independente, a qualidade e preciso das informaes prestadas. (ATTIE, William, 2011, p.7).

De acordo com Gramling, Rittenberg e Johnstone (2012, p.5) os auditores externos no criam as demonstraes financeiras ou outros dados bsicos e esto proibidos de montar os sistemas de controle interno para uma companhia que esteja auditando. Devem emitir os pareceres sobre as demonstraes financeiras a partir de anlises de amostragem e auditoria. No existindo vnculo empregatcio com a empresa auditada e nem subordinao da administrao, as opinies do autor externo conseguem maior grau de confiabilidade junto aos acionistas e a terceiros. O auditor externo, pela relevncia de seu trabalho perante o pblico, dada a credibilidade que oferece no mercado, constitui-se numa figura mpar que presta inestimveis servios ao

acionista, banqueiros, rgos governamentais e ao pblico em geral. (CREPALDI, 201, p.42). Ciente de sua responsabilidade e conscincia profissional, segundo Crepaldi (2011, p.38) o auditor externo mantm uma atitude mental tambm independente, exerce seu trabalho com competncia profissional e mantm seu grau de independncia junto a empresa, objeto de exame, livre de qualquer interesse ou vantagens. Normalmente os servios de auditoria so solicitados pela administrao da empresa, pelo conselho de administrao, pela diretoria executiva ou pelo conselho fiscal, no havendo compulsoriamente a obrigao de todas as empresas serem auditadas, exceto aquelas que por determinao legal, estatutria ou por fora de contratos ou de emprstimos sejam compelidos a faz-lo. (ATTIE, 2011, p.17). As entidades que esto obrigatoriamente sujeitas a auditoria externa so:

Bancos Comerciais; Bancos de Investimento; Fundos de Investimento em Condomnio; Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios; Todas as Demais entidades financeiras sujeitas a fiscalizao do Banco Central do Brasil; Bolsas de Valores; Companhias Abertas e as que emitirem ttulos negociveis no Mercado de Capitais, includas suas demonstraes contbeis consolidadas; Sociedades Seguradoras; Empresas beneficirias de Incentivos Fiscais; Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil. Empresas que operem com recursos do Sistema Financeiro da Habitao; Entidades Previdncia Privada (Abertas e Fechadas); Operadoras de consrcio; Operadoras de Planos de Assistncia Sade. (FRANCO; MARRA, 2001, p.53-54).

1.2.2 Auditoria interna

Com a necessidade de exames peridicos e mais profundos no s das demonstraes financeiras, mas tambm de outras reas no relacionadas contabilidade levou para dentro das empresas a auditoria interna. Pode-se definir auditoria interna como uma atividade de avaliao independente existente dentro de uma organizao, destinada reviso das operaes e os segmentos. organizacionais que tenham impactos e gerem informao de mbito contbil, financeiro, fiscal, etc. (ATTIE, 2009, p.53). Complementando Mello dispe que auditoria interna :
Uma atividade de avaliao independente e de assessoramento da administrao, voltada para o exame e avaliao da adequao, eficincia e eficcia dos sistemas de controle interno, bem como da qualidade do desempenho das reas, em relao s atribuies e aos planos, s metas, aos objetivos e s polticas definidos para as mesmas. (MELLO, 2011, p.78).

A auditoria interna compreende:


Os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados pra a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. (ATTIE, 2009, p.34).

Para aplicao da auditoria interna podem ser designados os prprios funcionrios da empresa, desde que possuem conhecimento, capacidade e instruo essenciais sobre as tcnicas de auditoria. Os resultados de seu trabalho visam prestar assessoria administrao atravs de verificaes e avaliaes a efetividade dos demais controles, sempre em linha de dependncia da direo empresarial. O auditor interno por ser empregado da empresa perde sua independncia profissional. Apesar de ser muito zeloso e cumprir com a tica sua submisso aos administradores da empresa evidente, por isso no se presta para informaes. Contudo, o auditor interno deve sentir-se a vontade para revisar e avaliar as diretrizes, planos, procedimentos e registros da empresa alm de ter livre a acesso a tudo que possa vir a ter importncia para o assunto em exame. De acordo com Crepaldi (2011, p.31) seu objetivo auxiliar todos os membros da administrao no desempenho efetivo de suas funes e responsabilidades, fornecendo-lhes

anlises, apreciaes, recomendaes e comentrios pertinentes s atividades examinadas, principalmente no que tange a:

aplicabilidade e adequao de controles internos, financeiros e operacionais; revisando e avaliando a correo, adequando e aplicando os controles contbeis, financeiros e outros de natureza operacional, propiciando controles eficazes a um custo razovel;

extenso do cumprimento das diretrizes, planos e procedimentos; determinando grau de atendimento; salvaguarda dos ativos quanto escriturao, guarda e perdas de todas as espcies; determinando o grau de controle dos ativos da empresa quanto proteo contra perdas de qualquer tipo;

avaliao da qualidade e desempenho na execuo das responsabilidades delegadas determinando a fidelidade dos dados administrativos originados na empresa; recomendao de melhorias operacionais. (CREPALDI, 2011, p.32). De modo geral, o Quadro N 1 relata as principais diferenas entre a auditoria interna e

auditoria externa. Elementos Sujeito Auditoria Externa Profissional independente Auditoria Interna Auditor interno (funcionrio da empresa)

Ao e objetivo

Exame das demonstraes financeiras

Exame dos controles operacionais Promover melhorias nos controles operacionais Recomendaes de controle interno e eficincia administrativa

Finalidade

Opinar sobre as demonstraes financeiras

Relatrio principal

Parecer

Grau de independncia

Mais amplo

Menos amplo

Interessados no trabalho

A empresa e o pblico em geral

A empresa

Responsabilidade

Profissional, civil e criminal

Trabalhista

Nmero de reas cobertas pelo exame durante um perodo Intensidade dos trabalhos em cada rea Continuidade do trabalho

Maior

Menor

Menor

Maior

Peridico

Continuo Fonte:

QUADRO 1 DIFERENAS ENTRE AUDITORIA EXTERNA E AUDITORIA INTERNA

Crepaldi (2004, p. 50). Contudo com suas diferenas citadas, mesmo assim pode haver uma integrao entre as duas formas de auditoria, conforme cita Franco e Marra (2009, p. 220):
perfeitamente possvel, tambm, que os auditores interno e externo trabalhem em colaborao, programando em conjunto os servios, de forma que ao auditor interno caibam todos os servios analticos, tais como levantamentos, verificao de contas, conciliaes e at mesmo a reviso integral dos registros contbeis, ao passo que ao auditor externo caberia conferir esses servios, por amostragem e ao acaso, segundo seu prprio juzo. Neste caso o trabalho do auditor externo inicia onde termina o do auditor interno.

Para a empresa , de extrema valia, pois, os auditores alm de suas diferenas, eles podem trabalhar juntos, enquanto o auditor interno verifica e revisa as contas, o auditor externo confere esses servios. Isso muito bom para empresa, pois reduz custos e tempo. 1.3 Objetivo da auditoria O objetivo da auditoria segundo Attie :
Expressar uma opinio sobre as demonstraes contbeis, e assegurar que elas representem em seu conjunto adequadamente a posio patrimonial e financeira, o resultado de suas operaes, as mutaes do seu patrimnio lquido e os demais demonstrativos correspondentes aos perodos em exame, de acordo com as prticas contbeis no Brasil. (ATTIE, 2011, p. 12).

Complementando essas informaes Franco e Marra (2001, p.26) descrevem que o objetivo da auditoria verificar se as demonstraes contbeis representam adequadamente a situao nelas demonstradas, de acordo com princpios fundamentais e normas de contabilidade, aplicadas de maneira uniforme. Alcanado tal objetivo uma srie de vantagens pode ser listada conforme disposto por Crepaldi. Vantagens para administrao da empresa:

Fiscaliza a eficincia dos controles internos; Assegura maior correo dos registros contbeis; Opina sobre adequao das demonstraes contbeis; Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas; Possibilita apurao de omisses no registro das receitas, na realizao oportuna de crditos ou na liquidao oportuna de dbitos; Contribui para obteno de melhores informaes sobre a real situao econmica, patrimonial e financeira das empresas; Aponta falhas na organizao administrativa da empresa e nos controles internos. (CREPALDI, 2011, p.10-11).

Vantagens para os investidores:


Contribui para maior exatido das demonstraes contbeis; Possibilita melhores informaes sobre a real situao econmica, patrimonial e financeira das empresas; Assegura maior exatido dos resultados apurados. (CREPALDI, 2011, p.11).

Vantagens para o fisco:


Permite maior exatido das demonstraes contbeis; Assegura maior exatido dos resultados apurados; Contribui para maior observncia das leis fiscais. (CREPALDI, 2011, p.11).

1.4 tica profissional


A tica profissional no permite que o auditor procure obter clientes atravs de propaganda comercial, de auto-elogios, de oferecimento de baixos honorrios, de pagamento de comisso por agenciamento de servios ou de

qualquer outra forma de exercer influencia sobre o cliente .(FRANCO E MARRA, 2001 p.185).

A auditoria deve executar o seu trabalho com toda credibilidade possvel, ou seja, no deve existir nenhuma sombra de dvida quanto honestidade e aos padres morais do auditor. de grande relevncia que a pessoa do auditor obedea aos princpios ticos profissionais que fundamentalmente se apoiam em:

Independncia o auditor deve ser absolutamente independente e imparcial na interpretao de tudo que lhe for apresentado, atestando a cada dado um pronunciamento conclusivo. A independncia necessita orientar o trabalho do auditor no sentido de verdade, evitando interesses, conflitos, vantagens, sendo factual em suas afirmaes;

Integridade o auditor independente deve ser ntegro em todos os seus compromissos que envolvam: a) a empresa auditada quanto a suas exposies e opinies, exerccio de seu trabalho e os servios e honorrios profissionais; b) o pblico em geral e pessoas interessadas na opinio emitida pelo auditor independente, transmitindo validade e certificado a veracidade das informaes contidas nas demonstraes contbeis ou de exposies quando no refletidas a realidade em tais demonstraes; c) a entidade de classe a qual pertena, sendo leal quanto concorrncia dos servios junto a terceiros, no concesso de benefcios financeiros ou avaliando honorrios, colocando em risco os objetivos do trabalho.;

Eficincia o auditor s deve emitir sua opinio ou dar informaes quando o exame assim o permitir e houver condies para faz-lo. Seu parecer precisa ser redigido com objetividade e clareza, em qualquer circunstncia, seja em condies favorveis ou no, e apresentar as razes que motivaram o auditor a tal concluso;

Confidencialidade o trabalho da auditoria permite que a pessoa do auditor e os assistentes designados para o trabalho tenham livre e irrestrito acesso a informaes estratgicas importantes, assim como a caractersticas de produo, distribuio etc. Estes so elementos de significativa importncia, uma vez que tambm permitem conhecer os elementos patrimoniais e o resultado, no s das operaes em curso, mas tambm da estratgica montada pela organizao, que pode redundar em variaes patrimoniais significativas presentes ou futura. Em virtude disso, a confidencialidade torna-se elementar na atividade da auditoria e as informaes obtidas, somente podem

ser usadas na execuo do servio para o qual o auditor foi contratado, no devendo ele, em nenhuma hiptese, divulgar fatos que conhea e/ou utilizar-se dessas informaes em seu prprio benefcio ou de terceiros. (ATTIE, 2011, p.14,15). 1.5 rgos relacionados com os auditores Os rgos relacionados auditoria so: CVM - Conselho Regional de Contabilidade que de acordo com Mello :
Uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, criada pela Lei n 6.385, de 07 de setembro de 1976, com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios, entendendo-se como tal aquele em que so negociados ttulos emitidos pelas empresas para captar, junto ao pblico, recursos destinados ao financiamento de suas atividades. (MELLO, 2011, p.31).

IBRACON Instituto dos Auditores Independentes no Brasil que de acordo com Mello (2011, p. 35) congrega profissionais de diferentes atividades, com interesse no estudo tcnico da contabilidade, na edio de normas tcnicas de contabilidade e auditoria e no aprimoramento da profisso no Brasil. CFC Conselho Federal de Contabilidade e CRC Conselhos Regionais de Contabilidade, criados pelo Decreto-Lei 9.295/46 representam a classe dos contadores cujo objetivo normatizar, orientar, registrar e fiscalizar o exerccio da profisso. CPC Comit de Pronunciamentos Contbeis criado pela Resoluo CFC n 1.055/05, tem como objetivo segundo Mello:
O estudo, o preparo e a emisso de Pronunciamentos Tcnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgao de informaes dessa natureza, para permitir a emisso de normas pela entidade reguladora brasileira, visando centralizao e uniformizao do seu processo de produo, levando sempre em conta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais. (MELLO, 2011, p.38).

1.6 Mtodos de auditoria De acordo com Crepaldi a auditoria examina fatos j ocorridos, e faz sempre de modo analtico e minuciosamente. Os mtodos aplicados pela tcnica de auditoria so:

Retrospeco verificam-se os fatos passados j vividos, em fatos patrimoniais j sucedidos. um carter distintivo entre a escriturao ou registro contbil e a tcnica de auditoria;

Anlise fator predominante, o que realmente caracteriza o mtodo ou conduta de trabalho na tcnica de auditoria. Orienta a execuo do trabalho, dando-lhe, aproximadamente o levantamento de condies de rotina administrativa financeira e contbil, planejamento da auditoria, orientao das provas, relatrio de auditoria e certificados. (CREPALDI, 2011, p.11-12).

REFERNCIAS

ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e aplicaes. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2011. ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicaes; 3 ed. So Paulo: Atlas, 1998. ATTIE, William.Auditoria Interna.So Paulo:Atlas,2007. S, Antnio Lopes de. Curso de Auditoria. 10 Edio. Editora Atlas. So Paulo. 2002. CREPALDI, S. A. Auditoria Contbil: teoria e prtica. 2. ed. So Paulo. Atlas 2002. Fonte: Crepaldi (2004, p. 50). CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contbil: teoria e prtica. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2011. DIAS, Sergio Vidal dos Santos. Manual de controles internos: desenvolvimento e implantao, exemplos e processos organizacionais. So Paulo: Atlas, 2010 FRANCO, Hilrio; MARRA, Ernesto. Auditoria contbil. So Paulo: Atlas. 2000. FRANCO, Hilrio; MARRA, Ernesto. Auditoria Contbil: 4 ed. atual. So Paulo: Atlas, 2009 . MELLO, Othon. Auditoria. 2011.

You might also like