You are on page 1of 7

As 10 tcnicas do kit semitico de manipulao das multides

Chamado de sculo das multides, o sculo XX nos deixou como legado um verdadeiro kit semitico completo de ferramentas de gesto do comportamento de grupos e multides. sse kit composto por !" ferramentas aplicado na sua totalidade ou em fragmentos por pol#ticos, ag$ncias governamentais, l#deres de seitas, %ornalistas e pu&licit'rios. (esde as manifesta)es de rua anti*glo&ali+a)o de ,eattle em !---, o&serva*se uma crescente import.ncia na manipula)o das multides. / se0u$ncia atual de manifesta)es em diversos pa#ses como 1rasil, gito e 2ur0uia nos faria 0uestionar se estariam sendo aplicados nestes eventos ferramentas desse kit. 3or isso, vamos entender cada uma dessas de+ ferramentas para 0ue possamos reconhec$*las nas ruas ou nas m#dias. O poder das multides para determinar mudanas polticas um dos temas mais significativos da Histria. Mas certamente as manifestaes anti-globalizao em eattle em !""" e em #ondres em $%%! foram o ponto de viragem na maneira como os poderes estabelecidos viam os protestos. Os manifestantes utilizaram novas tecnologias de comunicao como laptops& 'nternet e mensagens em M por dispositivos mveis. ( partir de ento as ag)ncias governamentais responderam com suas prprias tecnologia invasivas* redes de monitoramento atravs de c+meras e sistemas de gesto das multides. ,uando vemos a se-u)ncias de manifestaes como na .ur-uia& /gito e 0rasil& passamos a discutir sobre a espontaneidade ou no desses eventos& principalmente -uando nos deparamos com o livro 4illing 5ope6 7.,. 8ilitar9 and C:/ :ntervention ,ince ;orld ;ar :: de 1illiam 0lum 2e3-funcion4rio do 5epartamento de /stado dos /6(7 onde faz um relato das intervenes norte-americanas em diversos pases atravs de aes de ag)ncias governamentais por meio de O89s como 8ational /ndo:ment for 5emocrac; 28/57 ou <reedom House. egundo 0lum 2mais um da =4 longa lista de dissidentes como no:den& o e3-agente >?ilip (gee e o soldado 0radle; Manning7& ?4 uma verdadeira estratgia @cavalo de troiaA ao no s financiar instituies civis com fundos&

computadores& carros& mas manipulao de multides.

tambm

treinamentos

para

passar

Bno:-?o:

de

O ob=etivo claro* garantir a presena de governos fiis aos interesses econCmicos de 1as?ington por meio do apoio de massas -ue veem nas livres manifestaes a evid)ncia de um =ogo democr4tico. 0lum em entrevista afirma -ue ainda no ?4 evid)ncia de -ue o 8/5 este=a ativo no 0rasil por tr4s das manifestaes& mas alerta* @<i-uem de ol?o no din?eiro. ,uem est4 pagando as contasDA E cli-ue a-ui e leia a entrevista.

Origens do Kit Semitico: Freud e Le Bon >or isso& necess4rio estarmos atentos F presena de alguns fenCmenos de induo de comportamentos de multides -ue fazem parte de um verdadeiro Bit semitico& con?ecido desde o sculo G'G -uando se iniciou a discusso sobre a e3ist)ncia de uma psicologia de massas na Histria.

,. <reud e =ustave >e 1on

0asicamente& as teorias -ue envolvem essa discusso baseiam-se em dois nomes* 9ustave #e 0on e igmund <reud. ( proposio principal do cientista social franc)s #e 0on 2!HI!-!"J!7 -ue os fenCmenos grupais se originam em uma espcie de mente coletiva -ue faria o indivduo pensar& sentir e agir de forma diferente -uando tomado individualmente. 8essa mentalidade coletiva o indivduo estaria facilmente aberto aos fenCmenos de sugesto& ?ipnose& mecanismos de fascinao e sede de poder. (o contr4rio& <reud 2!HKL-!"J"7 via no funcionamento ps-uico das massas elementos como identificao& regresso& idealizao e investimento libidinal. /m outras palavras& <reud via por tr4s adeso do indivduo ao grupo ou ao lder o medo da solido* pior -ue a morte& o -ue o indivduo mais teme a solido ou saber -ue pode no mais ser dese=ado pelo outro. (derir F maioria seria uma forma de atrair o amor e a aprovao dos outros para si. 5urante o sculo das multides -ue foi o sculo GG descobriu-se -ue no ?4 nada mais e3citante do -ue concentraes ?umanas -ue vo das maiores como finais de futebol& concertos de rocB& raves& manifestaes de ruas a concentraes mais restritas como semin4rios motivacionais& encontros religiosos e grupos de autoa=uda. (ssociando a psicologia e psican4lise Fs tcnica lingusticas e discursivas& um dos mais importantes

legados do sculo passado foi a elaborao de um verdadeiro Bit semitico de ferramentas de manipulo de comportamentos grupais& ?o=e aplicados para as mais diversas finalidades& se=am polticas& empresariais ou religiosas. <i-ue atento ao se deparar com a suspeita da aplicao das seguintes ferramentas*

! E @/feito <orerA O psiclogo 0.M. <orer descobriu -ue em geral as pessoas aceitam descries de personalidade vagas e genricas como fossem aplic4veis unicamente a si prprias& sem perceber -ue poderiam ser encai3adas em -ual-uer um. (firmaes genricas como @voc) gosta -ue outras pessoas admirem voc)A& @voc) muito crtico consigo mesmoA& @voc) tem muitas dNvidasA& @voc) tem um potencial ine3ploradoA ou @voc) -uer mudanasA so usadas de astrlogos a semin4rios motivacionais. Midiaticamente& descries genricas sobre pessoas suspeitas por algum crime acabam tornando-se evid)ncias de culpa. >or e3emplo& no atual caso do adolescente Marcelo >esseg?ini suspeito de ter matado toda a sua famlia* depoimentos afirmam -ue gostava de games de computador e andava com um capuz na cabea para ficar parecido com o protagonista de um determinado game violento... assim como centenas de adolescentes. O o discurso lacunar do @talvezA& @possivelmenteA& @podeA ou do @poder4A.

$ E Pomandos embutidos 5iscursos -ue trazem sugestes -ue carregam uma forte )nfase -ue afetam o ouvinte e provocam uma resposta emocional* @Qoc) no est4 cansado de carregar esse fardoDA& @.udo isso est4 me dei3ando loucoRA& ou @/stou indignado com tudo -ue est4 aRA so afirmaes -ue pressupem uma resposta positiva. 5os lderes de autoa=uda -ue induzem o ouvinte F insatisfao consigo mesmo F propaganda midi4tica de protestos como o @PanseiRA ou todas as mobilizaes em redes sociais como o @>rotestos0rasilA ou o @'mpostCmetroA contra a carga tribut4ria.

J E ( @bomba do amorA Priao de atmosferas de intensa positividade e amor por curtos perodos para criar estados de e3citao e boa vontade. Muito usado por lderes religiosos e gurus -ue estimulam o amor entre os participantes para tornar o grupo atraente ao pNblico e3terno. .4tica -ue vai de encontro F tend)ncia descrita por <reud do indivduo se ade-uar ao grupo pelo medo da solido.

I E ( t4tica do @ imRA ,uando o emissor elenca uma srie de -uestes -ue necessariamente resultaro em resposta positiva& terminando com uma concluso falsa* Qoc) ama seu >asD imR Qoc) ama sua famliaD imR /nto vote em fulano de tal para presidenteR ( t4tica do @ imRA possui algumas variaes aplicadas& por e3emplo& a grandes eventos como concertos de rocB -ue para criar uma imagem de posicionamento scio-poltico& abordam temas -ue impossvel no dizer @ imRA O -ue dizer de eventos como o MocB in Mio cu=o slogan de uma das suas edies era @>or um Mundo Mel?orAD O slogan era de f4cil adeso* -uem pode ser contra esta idiaD O MocB in Mio fez pe-uenas tentativas de esclarecer Fs pessoas -ue compraram os ingressos o ob=etivo do evento. @>or um mundo mel?orA tornou-se mais um slogan& uma imagem de f4cil adeso. Mas como atingir um mundo mel?orD ( resposta a esta pergunta =amais foi ouvida& por suscitar pol)mica& discusses ideolgicas e polticas.

Marketing Global: slogans com temas sociais despolitizados que conseguem fcil adeso dos consumidores
6m id)ntico efeito pode ser criado usando a t4tica do @8oRA.

K E ( manipulao do @Prente QerdadeiroA /m um grupo ou multido uma significativa porcentagem costuma ser mais susceptvel F sugesto. .ais pessoas agem assim por medo ou sentimento de culpa. /las so as primeiras a c?orar& gritar ou concordar com as afirmaes ou instrues do emissor. eu comportamento pode ser o gatil?o -ue dispara o efeito de resson+ncia no restante do grupo ou multides. ( conferir se o efeito 0lacB 0locB nas manifestaes de rua no se en-uadraria nessa estratgia de induo das multides.

L E 'nduo ao /stado (lfa MNsica& pr4ticas meditativas como mantras& cantigas etc. induzem a um bem con?ecido ritmo cerebral c?amado estado alfa. /sse estado reduz o pensamento crtico e torna o comportamento aberto a sugestes.

S E Mitmo vibrato e /.#.<. 2/3tra #o: <re-uenc;7 Ondas sonoras de diversas fre-u)ncias podem afetar o crebro e a psicologia ?umana& produzindo aes involunt4rias. /.#.<. foram verificados ao produzir sentimentos de depresso ou euforia& dependendo da velocidade das ondas. (lguns solistas de pera t)m con?ecimento disso e obt)m inusitados efeitos psicolgicos ao cantar certas notas. 5entro do -ue se c?ama na atualidade de @neuromarBetingA empresas procurar aplicar comercialmente essas tcnicas. >or e3emplo& a MuzaB& uma subsidi4ria da Mood Media& uma empresa norte-americana especializada em produzir @ar-uiteturas de 4udioA* mNsicas especialmente compostas para elevadores& lo=as de departamentos& s?opping malls e esperas telefCnicas para criar estados emocionais -ue possam ser colocados F servio dos negcios* aumento das vendas& acelerar a velocidade da mastigao em lanc?onetes para aumentar a rotatividade de clientes etc.

H E /spiral do

il)ncio

/sse dispositivo nos faz seguir a multido& a-uilo -ue supostamente a maioria pensa e faz. Ou& pelo menos& o -ue a gente pensa -ue a maioria pensa e faz. O tema a-ui @todos esto fazendo issoA. Pomo ningum -uer ser dei3ado para tr4s por temer a solido& e3cluso ou es-uecimento& -ueremos seguir a tend)ncia ma=orit4ria. Ponceito criado pela pes-uisadora alem /lizabet? 8oelle-8eumann onde a criao de um @clima de opinioA pode isolar grupos discordantes at a e3tino pela sua autopercepo do isolamento. @Havaianas* todo mundo usaRA. >oderamos responder& @todo mundo -uem& cara p4lidaRA O slogan -uer criar o clima de opinio onde pessoas isoladas& temendo ficarem de fora da @ondaA& embar-uem em uma mera percepo psicolgica sem fundamento real.

" E /stratgia de @Qoice MollA Muitos discursos so dotados de um ritmo vocal sugerindo a e3ist)ncia de uma batida rtmica imagin4ria. 'sso criaria um fascinante efeito ?ipntico& abrindo o receptor F sugesto. Muito usado por religiosos e lderes polticos& teria suas primeiras aplicaes verificadas nos gigantescos encontros nazis do >artido 8acional ocialista na (leman?a Fs vsperas da egunda 9uerra Mundial* os discursos das lideranas do partido eram acompan?as pelas batidas ?ipnticas de tambores. 9randes encontros festivos atuais como as raves seriam a atualizao desse dispositivo onde o beat da mNsica 2com no subg)nero trance da mNsica tec?no7 acompan?a o ritmo do batimento cardaco dos participantes.

!% E .cnica da @Qidraa ,uebradaA Multides seriam guiadas por sentimentos contraditrios como medo e esperana. >or isso& apresente fatos supostamente consumados e as massas aceitaro -ual-uer coisa em nome da esperana da soluo. @(certe uma pedra na vidraa e ento bata na porta vendendo alarme contra ladresA ou @se -uer vender a bomba deve vender em primeiro lugar o medoA. /m nome da esperana de segurana ou paz as multides seriam capazes de renunciar a seus prprios direitos. >or e3emplo& o medo da criminalidade e terror tornaria aceit4vel todas as formas de controle& vigil+ncia e renNncia F privacidade. O o subte3to por tr4s de celulares entregues pelos pais a adolescentes ou dispositivos de vigil+ncia em ban?eiros escolares com a anu)ncia paterna.

You might also like