You are on page 1of 12

Nuno Camarneiro

NO MEU PEITO NO CABEM PSSAROS

Romance

Ttulo: No Meu Peito No Cabem Pssaros 2011, Nuno Camarneiro e Publicaes Dom Quixote Edio: Maria do Rosrio Pedreira Este livro foi composto em Rongel, fonte tipogrca desenhada por Mrio Feliciano Capa: Joana Tordo Fotograa da capa: Lisboa 1956, de Grard Castello-Lopes Fotograa do autor: Ricardo Lima Paginao: Joaquim Santos Impresso e acabamento: Eigal, Indstrias Grcas S.A. 1.a edio: Junho de 2011 Depsito legal n.o 327 149/11 ISBN: 978-972-20-4625-1 Reservados todos os direitos Publicaes Dom Quixote Uma editora do Grupo Leya Rua Cidade de Crdova, n.o 2 2610-038 Alfragide Portugal www.dquixote.pt www.leya.com

Exrdio

Nova Iorque

So quatro segundos, caro amigo, quatro segundos de aio que no do para um pai-nosso. O amigo experimente, pai nosso que estais no cu, santicado seja o vosso nome, venha a ns o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no PAM!, quatro segundos e o corpo despedaado contra o cimento. Se quiser continuar a trabalhar aqui, invente uma orao, pense bem no que h-de pedir ao altssimo, mas que seja em menos de quatro segundos. Dois homens pendurados por arneses a oitenta metros de altura. Os que trabalham dentro chamam-lhes pardais com uma ironia desnecessria. Quarenta e oito horas semanais de equilibrismo pagas a quatro dlares, um bom emprego para quem acaba de chegar cidade. A fome mata-se muitas vezes com nmeros de circo, ser equilibrista ou palhao s uma questo de oportunidade. Quando o mundo foi feito, os homens foram postos na terra de ps assentes e medo das alturas. Os homens no so do alto, como os pssaros e os anjos, a vertigem foi-nos dada pela natureza para que no o esquecssemos. Os homens que sobem demasiado alto so puxados para baixo pelo diabo, para baixo de tudo, para o inferno que procuram. A fora da terra fora do diabo a chamar gente.

13

Karl tenta no ouvir o colega, concentra-se na janela e no rodo que faz deslizar com preciso. Este o primeiro dia de trabalho e ensaia um desvelo que no lhe comum. Por entre os movimentos do brao e o chiar da borracha contra o vidro, h palavras que lhe chegam e cam s voltas na cabea. Cu, cimento, diabo, inferno. Karl nunca esteve to longe do cho em toda a vida, pouca gente esteve. As montanhas do seu pas so uma coisa diferente, altas, sim, mas vo subindo devagar. Esta parede demasiado vertical, como o degrau innito de uma escada absurda, um degrau que fcil descer. Eu no hei-de cair enquanto o mundo no se virar. No h diabo que chegue ao santssimo. H quase um ano que trabalho nisto e deus nunca me deixou cair, um homem deve precaver-se e foi o que z. O pastor deu-me na mo uma pena de anjo, uma pena s cores de um anjo que o foi ver, e eu trago-a cosida ao peito. Esta pena de puxar para deus. Cose-a ao peito e nada te pode deitar abaixo, o corao h-de puxar-te sempre para cima enquanto a trouxeres contigo. Foi o que me disse o pastor antes que eu aceitasse este trabalho. Uma parte do ordenado vai para a igreja, e mais que fosse, o favor de deus no tem preo e at os pardais podem cair sem penas de puxar para cima. Tremem as pernas a Karl de frio ou medo, a esta altitude no h diferena. O vento anda com eles de manh noite, como um co vadio que no tem para onde ir e se mete pelas pernas de quem trabalha. Karl d por si a inventar oraes, um exerccio difcil, reduzir a algumas frases tudo o que se quer pedir ao criador. Por m decide-se e repete para si mesmo Perdoa-me senhor, perdoa-me senhor, perdoa-me senhor..., a frmula simples e tem a vantagem de poder ser usada tambm em quedas pequenas.

14

Sueson Birea

Um bairro popular, uma rua como outras e ao fundo uma casa com jardim. So dois andares de casa velha com divises espaosas e tectos altos. Cinco quartos, uma sala de jantar, uma cozinha, duas varandas e uma sala com livros. O jardim quadrado, delimitado por um muro baixo e sebes bem tratadas. No meio do jardim, descado sobre a esquerda da casa, est um pequeno moinho vermelho que chia quando quer. A tarde fria e cinzenta, como muitas tardes de Julho em Sueson Birea. O pequeno Jorge no pensa no frio, est deitado sobre a erva e olha para as formigas. Ningum se atreveria a adivinhar o que pensa. Norah, a irm, corre pelo jardim atrs de um animal que ele inventou. Jorge gosta de inventar animais, Norah de correr atrs deles. Um co de trs pernas com bigodes de gato e rabo de burro, quando est longe sopra como o vento, de perto no h quem o saiba ouvir. Norah admira o irmo e, por mais que tente, no v o que ele v. talvez dos culos que ele usa, tem mais olhos do que ela e v coisas que mais ningum consegue ver. De uma janela do primeiro andar, a av Fanny observa o jardim e os netos. Uma estranha sensao percorre-lhe o corpo, como um arrepio ao contrrio, um conforto descontrolado. uma av viva, cheia de histrias que os netos gostam de ouvir. Os netos

15

ocupam-lhe vazios deixados pelo marido, um homem que morreu numa guerra oblqua, uma guerra sem ideais ou talvez com demasiados; uma guerra de homens que querem contra homens que tambm querem, como so sempre as guerras. Em breve soaro as quatro horas e a av Fanny descer as escadas para anunciar o ch que tomaro juntos mesa da cozinha. Jorge vai olhando as formigas e faz traos num caderno. Sempre que aprende algo novo, Jorge faz traos no caderno. A av chama-os e o co de trs patas foge para longe. Norah ca triste por alguns segundos, mas depois pensa no lanche e esquece-se. Corre com o irmo para dentro e sentam-se mesa. Enquanto comem, a av Fanny pe-se ao lume e canta baixinho uma cano de guerra e de homens perdidos. Do outro lado da rua, Roberto saiu de casa para no ouvir uma discusso. Tem vestido um casaco mal remendado e encolhe-se a cada rajada de vento. Senta-se no passeio e olha em frente, xando o moinho vermelho da casa de Jorge. Segue Norah com os olhos sem perceber a que brinca e depois v a av Fanny abrir a porta e chamar os netos. Roberto sente o peito apertado e os ombros que tremem. Frio por dentro e frio por fora. De sua casa chegam gritos com o vento, gritos que no o deixam pensar em nada, nem sequer no que sente, muito menos nisso. O bairro popular, a rua banal e h uma nica casa com jardim.

16

Oceano Atlntico

Este azul cor de stio nenhum. Um lugar que foge aos sentidos por medo e nitude. Olha-se como no vendo, porque tanto que no cabe em gente. Chamar-lhe mar ou chamar-lhe cu, chamar nomes s coisas que riem de ns e de deus. O mar inventou-nos a ns e depois a deus. No mar vai um barco e no barco vai um homem por ser, um rapaz que deixa um lugar por outro. Na cabea do rapaz h muitas ideias misturadas, tambm contradies e medos e o tempo innito de tudo o que se desconhece. O barco uma cidade lenta de gente incgnita. Pelo convs e pelos corredores, cruzam-se olhos desamparados que se fazem maus porque esto ss e longe. No meio dessa gente vai Fernando virado para dentro e nada o surpreende, nada o pode assustar mais do que j est. um rapaz que v a vida mudar de rota, como o barco ou outra coisa grande. Fernando acabou de jantar e fechou-se no camarote, dentro h uma cama pequena, um ba com o que seu e uma secretria roda onde se pode escrever. Fernando escreve. Da ltima vez estavas igual, tinhas j essa cor de ir e vir dentro de ti. Lembro-me, tu sabes que me lembro. Agora eu sou maior e tu continuas como sempre. Ganho eu. Tens vantagens claras, claro que tens, ns estamos de passagem, agarrados ao que cou e incertos no que ser, tu no.

17

Se eu fechar a escotilha cas todo l fora, sozinho contigo, sem deuses que te aturem, s demasiado grande para chegares a mim, no tens dedos que me agarrem nem olhos de ver ao perto. As tuas ondas poderiam ser rugas se eu quisesse, sabes que o posso fazer? s um bruto desajeitado que esmaga os brinquedos e faz birras a ngir dio. Entretanto ns passamos, baixamos os olhos e rezamos baixinho para que tu vejas e tenhas pena, mas eu rio por entre as rezas e tu no me vs. Gosto de te ter por perto, assim como ests agora, ao alcance de te querer. Se eu quisesse juntava-me a ti e seria mar tambm. Mas no quero, ainda no. Tenho os meus deuses para inventar e acredito ainda em cores que no so tuas. Um dia, um dia o tempo de tudo o que haveramos de ter sido, e eu ainda tenho dias para mundos maiores do que tu. Se eu quisesse, tu eras um segundo pequeno de uma vida por fazer, sabes que o posso querer? Agora durmo, agora s noite e tens a cor de tudo o resto (o mar no dorme, pois no?). No sonhas, mas s sonhado e no h nada que possas fazer. O tempo das ondas parece-nos curto porque as vidas pequenas que vivemos nos deixam ainda ver tantas. Para o vento as ondas so montanhas azuis. Homens que viajam so o vento de quem espera e de quem ca. Tempo que vai e volta e se esquece no passar. Os homens eternos chamam deuses aos ventos e riem sozinhos ao acordar. As palavras escritas cam ali sobre a secretria a baloiar com o barco nas ondas. Fernando deita-se e ca espera do sono ou de chorar. Um corpo deitado no espera muito e entrega-se ao que vem. O barco uma mquina de mudar vidas, um movimento certo como o tempo. Dentro vo as vidas de gente que chora e dorme e fornica. Um corpo que viaja a velocidade constante perde a noo do movimento mas no esquece que um corpo, faz o que tem a fazer e depois dorme e j outro dia e outro lugar.

18

Nova Iorque

Hoje Karl trabalha sozinho, o colega no aparece h dois dias e os homens que vieram para o substituir acobardaram-se ltima. Diz o chefe que comum, so precisos oito homens para encontrar um empregado. Karl est agora a limpar a quarta janela. L dentro um senhor de fato mostra a uma pequena plateia desenhos e esquemas intrincados. A voz no passa a janela mas, pela expresso, parece estar a vender alguma coisa. Em cima de uma mesa est uma caixa fechada para onde o senhor de fato aponta quando se entusiasma. Os seus gestos so exagerados, quase ridculos, mas ecientes a despertar curiosidades. Um dos membros da plateia levanta-se com ar grave e faz perguntas a toda a sala, h dvida nos olhos dos compradores. O senhor de fato olha para a janela procura de inspirao e, assim que v Karl, os olhos brilham-lhe. Desculpa-se perante a plateia, dirige-se janela e abre-a. Quer ganhar um dlar? Ofereo-lhe um dlar por quinze minutos do seu tempo, s tem de entrar, sentar-se na cadeira e fazer como lhe digo, do resto trato eu. Karl hesita, mas um dlar um dlar, dias de trabalho, muitas janelas. Acena com a cabea, apoia um p do lado de dentro e solta o arns. A sala est em silncio e a plateia apreensiva. O senhor

19

de fato pede-lhe que se sente e desabotoe a camisa, Karl condescende. A caixa em cima da mesa aberta e dela saem correias ligadas a os e a um cubo cinzento com botes. As correias so apertadas volta dos pulsos, dos tornozelos e da cabea de Karl. O senhor de fato d-lhe algumas instrues em voz baixa e deixa-lhe um olhar de conana. Karl sente receio mas tem passado muitos dias por cima do abismo, anal que lhe pode acontecer, despentear-se? O senhor de fato resume o procedimento e enaltece as qualidades da sua inveno, chama-lhe a mquina de dar energias. pergunta sobre como se sente, Karl responde com cansao, explica na sua pronncia estrangeira como difcil o seu trabalho e quantas vezes se sente demasiado esgotado para continuar. A resposta sincera e a plateia acredita nas palavras partidas de Karl. Ento, o senhor de fato faz uma meia-lua teatral e chega-se ao cubo metlico, dirige um ltimo olhar sala e comea a premir botes. De incio Karl no sente nada, apenas o zumbido da mquina e o corao a bater depressa. Mas, aps alguns segundos, vem-lhe um formigar veloz que percorre todo o corpo, como se tivesse adormecido em cima de si mesmo. A intensidade do formigueiro aumenta e transforma-se em tremor, agora Karl no consegue pensar em nada, apetece-lhe gritar mas a boca no lhe obedece, todas as partes tremem sozinhas, como o rabo cortado de uma sardanisca. O tempo torna-se innito e Karl s quer que aquilo pare, quer o corpo de volta, mesmo que sobre o abismo. A plateia est assustada com ele e, por entre as plpebras velozes, Karl v os rostos tensos que lhe amplicam o medo. De repente tudo cessa, no se ouve j o zumbido da mquina e a frequncia dos tremores vai diminuindo. O corpo amaina e Karl sente-se feliz por ter ainda a sua vida, inspira fundo e repara que tem as calas molhadas, ca confuso e demora alguns segundos a perceber o que aconteceu. O senhor de fato chega-se a ele

20

You might also like