You are on page 1of 2

A GUERRA DE TRIA O historia comea com o casamento de Tethis, a deusa dos mares, com Peleus, ao qual Eris, a deusa

da discrdia, no houvera sido convidada. Assim, ao se sentir rejeitada, Eris resolve ir de surpresa ao casamento e lanar um desafio para os que estivessem na festa, de modo que ofereceu uma ma de ouro divindade que mais lhe demonstrasse senso de justia.

O prncipe troiano Paris (um dos filhos do rei Pramo de Tria ) foi o humano convocado para servir de juiz, onde iria escolher entre as divindades, qual seria merecedora do prmio. Atena, Hera e Afrodite foram as deusas que aceitaram o desafio, e cada uma delas tentou comprar o resultado de Paris, oferecendo-lhe poder infinito, mais longevidade e amor da mais bela mulher do mundo, respectivamente.

Paris ento escolheu a proposta de Afrodite, de ter a mulher mais bela do mundo ao seu lado. Sendo assim, rumou juntamente com Afrodite para a cidade de Esparta onde se encontrava a tal mulher, a rainha Helena, que era casada com o rei Menelau. Paris foi recebido com cortejo pelo monarca que no fazia ideia de sua obsesso por sua esposa. Durante a estadia de Paris em Esparta, o rei Menelau precisou se ausentar para fazer uma viagem, ento, Paris se aproveitou da oportunidade e no s raptou Helena como saqueou a cidade e assim, voltou para sua cidade, Atenas. Ao chegar a sua terra natal, Paris tratou logo de cuidar dos preparativos para seu casamento com Helena. Enquanto isso, Menelau volta e descobre tudo. Furioso, pediu a seu irmo, o rei Agamenon para levar os prncipes e guerreiros da Grcia contra Tria para resgatar Helena e punir os troianos. Ao longo da convocao da tropa houveram muitas recusas devido a uma profecia que dizia que quem invadisse a cidade de Troia ficaria preso nela por mais de vinte anos. Em meio isso tambm houveram reconsideraes e ao final diversos heris gregos se juntaram nessa empreitada. Assim partiram rumo travessia do mar Egeu que dava destino Troia. No decorrer da organizao de ataque aos troianos ocorreram vrias dificuldades e os conflitos se estenderam durante cerca de dez anos, boa parte disso, devido ao fato de a cidade de Troia ser fortemente cercada por muralhas, A Ilada retoma a histria exatamente quando Agamenon insulta Aquiles, seu bravo guerreiro. Furioso com Agamenon, Aquiles se retirou do conflito e amaldioou seus camaradas gregos. Enquanto isso, Heitor, outro filho de Pramo e lder dos guerreiros troianos, liderou uma fora para fora da cidade sitiada para atacar os gregos. Ele matou Ptroclo, que havia pego emprestado a armadura de seu amigo Aquiles. Cheio de dor e raiva, Aquiles retornou ao confronto e numa luta matou a Heitor. Em seguida, ele arrastou o corpo de Heitor atrs de seu carro, privando os troianos de realizarem um funeral apropriado. Este ato desonroso irritou os deuses, que convenceram Aquiles a devolver o corpo para a famlia de Heitor. Paris matou Aquiles com uma flecha certeira em seu calcanhar, apenas para ser morto, por sua vez, por um arqueiro grego. Aps a morte de Aquiles, os gregos reconheceram Odisseu como o seu melhor guerreiro. O valente Ajax, irritado por ter sido passado, tentou matar os outros lderes gregos e, finalmente, cometeu suicdio. Enquanto isso, o inteligente Odisseu veio com um plano para derrotar Tria com malandragem ao invs da fora direta. Ele instruiu os gregos a construrem um enorme cavalo de madeira e oco sobre rodas.

Assim que o cavalo ficou pronto, as foras martimas se retiraram e os melhores guerreiros foram recrutados para se abrigar no interior do cavalo, que foi deixado na porta da cidade de Troia. Ao pensarem que os espartanos haviam desistido e dado a vitria a eles, os troianos, que avistaram aquele enorme cavalo, acreditaram ser um presente de grego vindo dos deuses, logo o colocaram para dentro. No final da noite, quando os troianos se encontravam bbados e sonolentos devido comemorao que fizeram, os espartanos se retiraram de dentro do cavalo que foi aberto por Smon nico guerreiro grego que ficou fora da engenhoca, assim os soldados gregos desceram do cavalo e abriram os portes da cidade para que mais gregos entrassem. Ento eles incendiaram Tria, e mataram Pramo e sua famlia. e conquistaram a guerra. Menelau que estava disposto a matar Helena, no resistiu a seu encanto e logo voltou atrs, recuperando sua esposa.

You might also like