You are on page 1of 15

Mtodos de Pesquisa

MDULO I Introduo

I Introduo 2013

Plano de Ensino
CURSO: Engenharia de Produo Mecnica SRIE: 9 / 10 semestres DISCIPLINA: Mtodos de Pesquisa CARGA HORRIA SEMANAL: 02 Horas-aula CARGA HORRIA SEMESTRAL : 44 Horas-aula I - EMENTA Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerado na busca do conhecimento por meio da aplicao da metodologia cientfica. Capacitar o aluno a utilizar os instrumentos necessrios busca de informao, mostrar os tipos de pesquisa cientfica, apresentar os instrumentos para coleta de dados e propiciar as bases necessrias para a compreenso dos fundamentos da metodologia cientfica. II OBJETIVOS Desenvolver as habilidades para escrever um projeto de pesquisa. Possibilitar o conhecimento das diferentes fases de uma pesquisa, desde a pesquisa bibliogrfica at redao de um trabalho.

Plano de Ensino

III CONTEDO PROGRAMTICO A pesquisa como produo de conhecimento Noes gerais, conceito e etapas do projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa: estudos de caso, bibliogrficas, descritivas, observacionais, correlacionais. Estudos prospectivos e retrospectivos, experimentais, de grupo, de sujeito nico. Tcnicas de pesquisa. O projeto de pesquisa. Estrutura do trabalho de pesquisa; escolha e delimitaes do assunto de pesquisa; Coleta e apresentao dos dados. Anlise dos dados, tratamento estatstico. Interpretao dos dados. O relatrio da pesquisa. Sees do relatrio da pesquisa. A divulgao da pesquisa. Comunicao cientfica oral e escrita. Normas de citaes e referncias bibliogrficas.

Plano de Ensino
IV ESTRATGIA DE TRABALHO Aulas tericas expositivas, destinadas a ministrar o programa da disciplina. V AVALIAO Provas de acordo com o regimento da universidade. VI BIBLIOGRAFIA Bsica LAKATOS, E. Maria &MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1994-2010. MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. Petrpolis: Vozes, 2000-2009. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 1994-2009.

Plano de Ensino
VI BIBLIOGRAFIA (cont.)

Complementar ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico; elaborao de trabalhos na graduao. 6 edio. So Paulo: Atlas, 1994-2010. ALVES, Rubem. Filosofia da cincia. So Paulo: Ars Potica, 2002-2008. CHIZZOTI, A. A pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Ed. Cortez, 1991-2006. GIL, A. C. Projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 1996-2009. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia cientfica. SP: Prentice Hall, 1996-2007.

Gesto e Empreendedorismo

Introduo

Mtodos de Pesquisa

O que cincia? A cincia um modo de compreender e analisar o mundo emprico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento cientfico atravs do uso da conscincia crtica que levar o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do Introduo secundrio (Cervo & Bervian 2007)

Conhecimento popular X Conhecimento cientfico

Mtodos de Pesquisa

Conhecimento popular (senso comum)


transmitido de gerao para gerao; por meio da educao informal; baseado em imitao Introduo e experincia pessoal; emprico e desprovido de conhecimento.

Conhecimento cientfico
transmitido por intermdio de treinamento apropriado; conhecimento obtido de modo racional; conduzido por meio de procedimentos cientficos; visa explicar "por que" e "como" os fenmenos ocorrem; tentativa de evidenciar os fatos que esto correlacionados.
LAKATOS & MARCONI, 2010

Mtodos de Pesquisa

O conhecimento popular, s vezes denominado senso comum, no se distingue do conhecimento cientfico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia a forma, o modo ou o mtodo e os instrumentos do "conhecer".

Introduo
Saber que determinada planta necessita de uma quantidade "X" de gua e que, se no a receber de forma "natural", deve ser irrigada pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovvel, mas, nem por isso, cientfico. Para que isso ocorra, necessrio ir mais alm: conhecer a natureza dos vegetais, sua composio, seu ciclo de desenvolvimento e as particularidades que distinguem uma espcie de outra.

LAKATOS & MARCONI, 2010

Mtodos de Pesquisa

Tipos de Conhecimento

Popular
Valorativo Reflexivo Assistemtico Verificvel Falvel Inexato

Introduo Real (factual)


Contingente Sistemtico Verificvel Falvel Aproximad. exato

Cientfico

Filosfico

Religioso
Valorativo Inspiracional Sistemtico No verificvel Infalvel Exato

Valorativo Racional Sistemtico No verificvel Infalvel Exato

LAKATOS & MARCONI, 2010

Mtodos de Pesquisa

Conhecimento popular: valorativo pois se fundamenta numa seleo operada com base em estados de nimo e emoes. reflexivo, mas, estando limitado pela familiaridade com o objeto, no pode ser reduzido a uma formulao geral. A caracterstica de assistemtico baseia-se na "organizao" particular Introduo das experincias prprias do sujeito cognoscente, e no em uma sistematizao das idias, na procura de uma formulao geral que explique os fenmenos observados, aspecto que dificulta a transmisso, de pessoa a pessoa, desse modo de conhecer. verificvel, visto que est limitado ao mbito da vida diria e diz respeito quilo que se pode perceber no dia-a-dia. falvel e inexato, pois se conforma com a aparncia e com o que se ouviu dizer a respeito do objeto. Em outras palavras, no permite a formulao de hipteses sobre a existncia de fenmenos situados alm das percepes objetivas.
LAKATOS & MARCONI, 2010

Mtodos de Pesquisa

Conhecimento cientfico: real (factual) porque lida com ocorrncias ou fatos, isto , com toda "forma de existncia que se manifesta de algum modo . Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposies ou hipteses tm sua veracidade ou falsidade conhecida atravs da Introduo experincia e no apenas pela razo, como ocorre no conhecimento filosfico. sistemtico, j que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idias (teoria) e no conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a caracterstica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmaes (hipteses) que no podem ser comprovadas no pertencem ao mbito da cincia. Constitui-se em conhecimento falvel, em virtude de no ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, aproximadamente exato: novas proposies e o desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente. LAKATOS & MARCONI, 2010

Mtodos de Pesquisa

Conhecimento filosfico: valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipteses, que no podero ser submetidas observao. No verificvel, j que os enunciados das hipteses filosficas, ao contrrio do que ocorre no campo da cincia. racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados Introduo logicamente correlacionados. Tem a caracterstica de sistemtico, pois suas hipteses e enunciados visam a uma representao coerente da realidade estudada, numa tentativa de aprend-Ia em sua totalidade. infalvel e exato, j que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definio do instrumento capaz de aprender a realidade, seus postulados, assim como suas hipteses, no so submetidos ao decisivo teste da observao (experimentao).

LAKATOS & MARCONI, 2010

Mtodos de Pesquisa

Conhecimento religioso: apia-se em doutrinas que contm proposies sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades so consideradas infalveis e indiscutveis (exatas). um conhecimento sistemtico do mundo (origem, significado, Introduo finalidade e destino) como obra de um criador divino. Suas evidncias no so verificadas: est sempre implcita uma atitude de f perante um conhecimento revelado. Assim, o conhecimento religioso ou teolgico parte do princpio de que as "verdades" tratadas so infalveis e indiscutveis, por consistirem em "revelaes" da divindade (sobrenatural).

LAKATOS & MARCONI, 2010

Referncias Bibliogrficas
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia cientfica. SP: Prentice Hall, 1996-2007.

LAKATOS, E. Maria &MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientfica. So Paulo: Atlas, 1994-2010.

You might also like