You are on page 1of 17

EFICI NCIA ENER GTICA d as EDIFIC AES

maio 2002

NDICE
NDICE __________________________________________________________________ 2 INTRODUO ____________________________________________________________ 3 GERAL ___________________________________________________________________ 3 GERAO DISTRIBUDA __________________________________________________ 5 BARREIRAS EFICINCIA ENERGTICA NAS EDIFICAES ________________ 5 OPORTUNIDADES ________________________________________________________ 6 A QUEM INTERESSA ______________________________________________________ 7 ORGANIZAO PROPOSTA ________________________________________________ 8 QUESTO FINANCEIRA___________________________________________________ 8 CLASSIFICAO das QUESTES / PROVOCAES ___________________________ 9 SOBRE o INEE ____________________________________________________________ 9 AUTORES ________________________________________________________________ 9 ANEXO A - Legislao_____________________________________________________ 10
LEI N 10.295, DE 17 DE OUTUBRO DE 2001 __________________________________ 10 DECRETO N 4.059, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001. ___________________________ 11

ANEXO B - PROPOSTA DE ESTRUTURA____________________________________ 14

PG. 2

INTRODUO
Sugere-se a criao de uma organizao para promover a eficincia energtica nas edificaes a partir de uma ao articulada de entidades, especialistas e pessoas interessadas no tema, atravs de mecanismos de mobilizao, debate, conscientizao e disseminao dos princpios, caractersticas e parmetros dessa relevante questo. O objetivo organizar o grande nmero de interessados em aspectos especficos do tema em torno de proposta(s) de regulamentao da Lei n 10.295, de 17 de outubro de 2001 e Decreto n 4.059, de 10 de dezembro de 2001 (Anexo A), que dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia. Visa-se notadamente o art. 4, que estabelece que o Poder Executivo desenvolver mecanismos que promovam a eficincia energtica nas edificaes construdas no pas. A forma de trabalho aqui sugerida considera o art. 5 da referida Lei que prev a participao das entidades interessadas em implementar a legislao. O detalhamento e aplicao da lei iro depender de iniciativas dos governo. A atuao deste, no entanto, pode ser consideravelmente facilitada se os segmentos da sociedade mais diretamente afetados estiver mobilizada e tiver propostas concretas a oferecer.

GERAL
A grande maioria das edificaes desperdia relevantes oportunidades de poupar energia e custos pela no considerao efetiva, desde o projeto arquitetnico, passando pela construo at a utilizao final, de importantes desenvolvimentos nas reas de novos conceitos arquitetnicos, materiais, equipamentos e tecnologias construtivas vinculados eficincia energtica, dentro do entendimento menor de que seus custos so mais elevados, o que raramente verdadeiro. Na realidade, novos conceitos de projetos sustentveis indicam hoje que h numerosas oportunidades para a integrao de elementos naturais com materiais e tcnicas construtivas, com eficincia energtica e menor custo. Quando se concebe um projeto integrado da edificao, ganhos significativos em sustentabilidade podem ser atingidos, tornando extremamente favorvel a relao benefcio/custo. Da mesma forma, tcnicas de restaurao de edificaes ("retrofits") permitem aumentar substancialmente a eficincia energtica de prdios existentes. O uso de energia nas edificaes , de um modo geral, muito ineficiente, tendo como conseqncia:

PG. 3

No projeto
Solues convencionais, padronizadas, sem efetiva considerao dos ganhos decorrentes de tratamento adequado das especificidades do stio, da forma, do envelope e dos espaos internos da edificao, tendo em conta os conceitos de eficincia energtica; No utilizao sistemtica de modelos de simulao energtica das edificaes para estudo de prdios novos e ps-ocupados. Cdigos de obras que muitas vezes definem a orientao do prdio independente de uma racionalidade bio-climtica. Orientao inadequada do prdio para garantir uma insolao otimizada, proteo/aproveitamento dos ventos etc. Em muitos casos, isto decorre da existncia de cdigos de obras e edificaes inadequados. Escolha de materiais que no cumprem o papel de reter ou dispersar a energia no interior da edificao; Emprego de materiais energo-intensivos para cumprir a mesma funo que materiais com menor insumo energtico poderiam atender; Escolha inadequada de equipamentos e de sistemas de superviso e controle para os servios oferecidos pela edificao (transporte, iluminao, refrigerao, bombeamento, etc); Informaes no sistematizadas sobre dados climticos, inadequadas elaborao de projetos mais exigentes .

Na construo
Desconhecimento de novas tcnicas construtivas e de equipamentos que podem reduzir o consumo de energia durante o perodo de construo, com aumento da segurana e reduo do prazo.

No uso
Uso de aparelhos ineficientes para converter a energia comercial (eletricidade, gs, leo, derivados do petrleo) em servios de energia (luz, movimento, calor/frio) ; Utilizao inadequada ou insuficiente de sistemas de superviso e controle; Operao inadequada dos equipamentos existentes; No aproveitamento integral da energia renovvel (originria do sol sob a forma de calor, luz e vento) disponibilizada pela natureza no local. Comportamento inconsciente ou desinformado dos usurios. Este complexo de atuaes causa ineficincias em srie, tendo como resultado perdas que se multiplicam, que tornando efeitos pequenos em perdas totais que podem ser expressivas 1.

O efeito combinado de um prdio mal orientado (aumento de 20% na carga trmica) associado a um projeto do envoltria inadequada (reteno do frio reduzida em 30%) e do sistema de condicionamento ambiental ineficiente (mais 20% de consumo de energia), pode dobrar o consumo eltrico ( 1,2 x 1,3 x 1,2 1,9).
1

PG. 4

GERAO DISTRIBUDA
Como resultado do progresso, as edificaes esto cada vez mais abrigando equipamentos como computadores e sistemas de controles que tm necessidades de energia mais confivel2 que as oferecidas pelas concessionrias. Isto indica uma tendncia crescente para que as edificaes (de servios e de prdios comerciais sobretudo) tenham gerao prpria. Evolues tecnolgicas em curso 3, a disponibilidade crescente de gs natural distribudo e a nova legislao energtica indicam a possibilidade de haver instalaes prediais cada vez mais auto-suficientes na produo de energia eltrica, frio e/ou calor, o que pode tornar certas edificaes no apenas auto-suficientes em matria de energia eltrica como potenciais exportadoras de energia para o sistema.

BARREIRAS EFICINCIA ENERGTICA NAS EDIFICAES


No h como evitar algum grau de desperdcio, que ocorre sempre que se utiliza qualquer forma de energia. Para reduzir perdas h, normalmente, custos associados e ganhos tambm mensurveis. A busca de maior eficincia energtica possvel nas edificaes tcnica e economicamente conveniente para o construtor, para o usurio e, mais do que isso, beneficia a sociedade como um todo. Mas para que ocorra, necessrio construir elos de responsabilidade entre esses diversos atores. Numa economia aberta, a atratividade econmica para quem constri e/ou utiliza um imvel seria a condio necessria e suficiente para evitar os desperdcios. Na prtica, no entanto, h fatores que dificultam ou mesmo impedem os agentes de atuarem racionalmente: Difcil avaliao dos resultados econmicos. O uso otimizado da energia pressupe um comportamento "racional" do ponto de vista econmico. Vale dizer: supe-se que os atores consigam comparar entre um investimento inicial maior com equipamentos eficientes e a reduo das despesas com energia. Na prtica, h inmeros entraves para que isto acontea, seja pela dificuldade de calcular os ganhos (pouco trivial para no especialistas), seja pela desinformao do consumidor e as dificuldades de avaliar o realismo dos benefcios prometidos. Separao entre quem decide sobre a tecnologia de utilizao de energia e o usurio final. Mesmo quando existe uma percepo dos resultados econmicos, em muitas situaes o usurio no tem como reverter algumas formas de desperdcio geradas pelos projetistas das tecnologias de utilizao, cujo objetivo pode ser o de minimizar o preo ou de outra natureza. Por exemplo em ambiente competitivo no regulado um construtor tende a reduzir os custos de construo no isolando termicamente o boiler e a tubulao de gua quente pois quem pagar a conta de energia ser o futuro inquilino.

2 3

Sobretudo para sistemas de computadores e de controles cada vez mais sofisticados e em algumas instalaes prediais especficas como Hospitais e Shoppings. Painis Solares e co-gerao com clulas combustveis e micro-turbinas a gs

PG. 5

Distores nos preos regulamentados dos energticos. A reforma diminuiu porm no eliminou as distores tarifrias. Exemplos no setor eltrico so o preo exagerado da ponta e a grande disparidade dos preos entre as tenses, fatores destacados pelas comisses montadas pela Cmara de Gesto da Crise como problemas a serem sanados. Gs x Eletricidade . A possibilidade de usar o gs natural distribudo em competio direta com a eletricidade nas instalaes prediais (sobretudo em ciclos de co-gerao), amplia ainda mais a lista de dificuldades no momento de definir as fontes de energia de uma edificao.

Algumas imperfeies podem ser contornadas com mecanismos de mercado atravs de empresas ESCO Empresas de Servios de Conservao de Energia4. Outras imperfeies podero ser mitigadas atravs de treinamento e divulgao de informaes como se observou por ocasio da recente crise. A maioria dos problemas, no entanto, s ser resolvida com normas que inibam desperdcios para os quais no so possveis sinalizaes de mercado. Considerando a complexidade das aes envolvidas ser importante a existncia de uma organizao que identifique e hierarquize os principais problemas e proponha as solues especficas, evitando uma ao inadequada de rgos de governo, muito especialmente neste momento, tendo em conta o disposto na legislao em vigor.

OPORTUNIDADES
O objetivo do FRUM ser o de identificar estas imperfeies e trabalhar para que sejam removidas, criando-se oportunidades reais de ganhos para todos. A busca da eficincia no segmento de edificaes no nova e vem sendo feita pelo governo federal (notadamente atravs do PROCEL), com a participao de vrias entidades. J existe um diagnstico razovel dos principais problemas, aes necessrias e centros de excelncia com conhecimento especializado em diversos temas especficos.
Mecanismos de combate ineficincia Mercado tarifa mdia; estrutura das tarifas ESCOs; livre acesso ao mercado preos relativos bem sinalizados automao & controles etiquetagem No Mercado impostos normas treinamento premiaes

Os resultados prticos at o presente, no entanto, foram relativamente modestos: na verdade, o governo federal, em matria de energia, tem sido assessorado quase que exclusivamente por especialistas com a viso tradicional do lado do suprimento, que entendem que as necessidades bsicas de energia seriam construindo novas unidades centrais 5.
4

exclusivamente supridas

o caso das ESCOs, empresas que tomam o risco de investir para que terceiros reduzam o consumo e se remuneram em funo da performance com que conseguem fazer essa economia.

PG. 6

A estratgia inicial do PROCEL (que liderado pela ELETROBRS) foi realizada considerando a responsabilidade social das concessionrias de distribuio eltrica, da poca que se encontravam sob controle do governo. Aps a privatizao das concessionrias, sem desprezar o papel dessas empresas, preciso uma articulao mais ampla buscando novos parceiros que surgem com a estabilizao da moeda e cujos interesses esto alinhados com o objetivo da eficincia. A curto prazo alguns fatores favorecem a retomada do tema com redobrado vigor: Crise de energia: um dos lados positivos da crise de energia do incio de 2001 foi que em poucas semanas o tema da eficincia energtica foi discutido diuturnamente, levando uma importante parcela da sociedade a se informar sobre o assunto e a praticar algumas aes concretas. Os aspectos positivos desta mobilizao precisam ser aproveitados e capitalizados antes que a memria deles se perca. Risco de apages: o sistema eltrico brasileiro baseado em centrais eltricas instaladas longe dos centros de carga e de uma elevada complexidade, aumentando a probabilidade para que fatos pouco provveis derrubem o sistema. Lei 10.295, que teve uma longa tramitao no Congresso, foi finalmente sancionada em 17 de outubro de 2001, estabelecendo, dentre outras medidas, em seu Art. 4o: O Poder Executivo desenvolver mecanismos que promovam a eficincia energtica nas edificaes construdas no Pas. (citado na introduo) A presena forte e crescente do GN canalizado e distribudo: a possibilidade de equipar prdios e conjuntos de prdios com solues de cogerao e frio distribudo O ajuste das estruturas tarifrias : A presena crescente das centrais trmicas no pas levar inexoravelmente a um novo patamar de tarifas de energia eltrica e estruturas mais racionais, o que tornar o consumidor mais atento a este insumo.

A QUEM INTERESSA
Pela abrangncia do tema, os regulamentos podem afetar as atividades profissionais de um grande nmero de setores da economia. Acompanhar as aes do F3E vai ajud-los a melhor se situarem no mercado vis--vis as novidades que certamente surgiro.
5

Arquitetos e suas entidades representativas ou associativas Engenheiros e suas entidades representativas ou associativas Agremiaes de Construtores Agremiaes de Instaladores eltricos e de gs Associaes de Consumidores Concessionrias de Distribuio

emblemtico que a Lei n 10.295 agora sancionada foi apresentada pelo ento Senador Fernando Henrique Cardoso, e o Executivo s se interessou em acelerar sua aprovao depois de instaurada a crise de energia.

PG. 7

Eltrica Gs natural Agremiaes de Construo Civil Entidades de Pesquisa e Ensino Fabricantes de Geradores Fabricantes de equipamentos solares: painis fto-volticos, coletores passivos, etc. Fabricantes de materiais e insumos para a indstria de construo Planejadores urbanos Projetistas de Climatizao Projetistas de Iluminao Projetistas de Instalaes Eltricas Setores Financeiros

ORGANIZAO PROPOSTA
Considerando a experincia do INEE no FRUM de COGERAO e GERAO DISTRIBUDA, o F3E seria organizado como um projeto do INEE com as seguintes caractersticas: O F3E seria aberto a todos os interessados que contribuiriam para seus trabalhos com os recursos financeiros necessrios, alm do apoio intelectual ao desenvolvimento de tarefas especficas; Os participantes do F3E seriam automaticamente membros do INEE, com direito a participar de sua estrutura de deciso; O F3E manteria uma estrutura autnoma de gesto com um conselho diretor e gerentes; Os trabalhos do F3E seriam realizados atravs de Foras-Tarefa especialmente constitudas para tratar de temas especficos; O INEE, alm de coordenar os trabalhos, se encarregaria de sua divulgao.

Visando um estudo inicial, foi includo no Anexo B um minuta de regulamento do F3E, baseada na estrutura existente do Frum de Cogerao e Gerao Distribuda.

QUESTO FINANCEIRA
O INEE poder apoiar a organizao do evento at a realizao da jornada (terceiro evento), admitindo que esta ltima seja paga para cobrir os custos de realizao. Um dos temas a ser discutido na jornada seria a forma de manuteno de uma estrutura em bases permanentes.

PG. 8

CLASSIFICAO das QUESTES / PROVOCAES


O desdobramento dos problemas e questes relacionados com a eficincia energtica nas edificaes to abrangente e complexa que ser importante estabelecer uma classificao geral para identificar os interessados nas aes especficas e as articulaes entre as mesmas. Com este objetivo foram preparados os seguintes "documentos provocativos" que seguem os temas a serem tratados pelo GT3E (Art.15 do Decreto, pargrafos I a III): Anexo C Anexo D Anexo E Anexo F - Eficincia Energtica das Edificaes - conceitos - Normas e Regulamentos - Certificao de Conformidade - Procedimentos Projetuais

O objetivo destes documentos o de gerar a discusso que ajude a materializar as aes, hierarquiz-las e dividir tarefas entre os interessados.

SOBRE o INEE
O Instituto Nacional de Eficincia Energtica INEE, uma organizao nogovernamental sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro, fundada em 1992 para incentivar a adoo de prticas mais eficientes na transformao e no uso final de todas as formas de energia. O INEE busca conscientizar pessoas sobre a necessidade de reduzir perdas de energia, difundindo conhecimentos sobre tcnicas que produzam vantagens econmicas e ambientais para a sociedade como um todo. Partindo do entendimento de que as tarefas que visam a contribuir para a eficincia energtica das edificaes no esto exclusivamente em alguma rea do conhecimento tcnico-cientfico, o INEE decidiu aprofundar seus trabalhos sobre o tema.

AUTORES
O presente trabalho est sendo desenvolvido sob a coordenao do INEE e com as seguintes participaes : Almir Fernandes Fernando Milanez Jayme Buarque de Hollanda Louise Land Lomardo Osrio Britto Mrcia Sena Souza Jos Luiz Pitanga Maia Marcos Jos Marques Elisa Owen

PG. 9

ANEXO A - Legislao LEI N 10.295, DE 17 DE OUTUBRO DE 2001


Dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia e d outras providncias. O PRESIDENTEDAREPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1A Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia visa a alocao eficiente de recursos energticos e a preservao do meio ambiente. Art. 2 O Poder Executivo estabelecer nveis mximos de consumo especfico de energia, ou mnimos de eficincia energtica, de mquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no Pas, com base em indicadores tcnicos pertinentes. 1 Os nveis a que se refere o caput sero estabelecidos com base em valores tcnica e economicamente viveis, considerando a vida til das mquinas e aparelhos consumidores de energia. 2 Em at 1 (um) ano a partir da publicao destes nveis, ser estabelecido um Programa de Metas para sua progressiva evoluo. Art. 3 Os fabricantes e os importadores de mquinas e aparelhos consumidores de energia so obrigados a adotar as medidas necessrias para que sejam obedecidos os nveis mximos de consumo de energia e mnimos de eficincia energtica, constantes da regulamentao especfica estabelecida para cada tipo de mquina e aparelho. 1 Os importadores devem comprovar o atendimento aos nveis mximos de consumo especfico de energia, ou mnimos de eficincia energtica, durante o processo de importao. 2 As mquinas e aparelhos consumidores de energia encontrados no mercado sem as especificaes legais, quando da vigncia da regulamentao especfica, devero ser recolhidos, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, pelos respectivos fabricantes e importadores. 3 Findo o prazo fixado no 2, os fabricantes e importadores estaro sujeitos s multas por unidade, a serem estabelecidas em regulamento, de at 100% (cem por cento) do preo de venda por eles praticados. Art. 4 O Poder Executivo desenvolver mecanismos que promovam a eficincia energtica nas edificaes construdas no Pas. Art. 5 Previamente ao estabelecimento dos indicadores de consumo especfico de energia, ou de eficincia energtica, de que trata esta Lei, devero ser ouvidas em audincia pblica, com divulgao antecipada das propostas, entidades representativas de fabricantes e importadores de mquinas e aparelhos consumidores de energia, projetistas e construtores de edificaes, consumidores, instituies de ensino e pesquisa e demais entidades interessadas. Art. 6 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 17 de outubro de 2001; 180 da Independncia e 113 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Jos Jorge Pedro Parente Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 18/10/2001 - Seo I-E PG. 10

DECRETO N 4.059, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001.


Presidncia da Repblica Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurdicos
Regulamenta a Lei n 10.295, de 17 de outubro de 2001, que dispe sobre a Poltica Nacional de Conservao e Uso Racional de Energia, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, alnea "a", da Constituio, DECRETA: Art. 1 Os nveis mximos de consumo de energia, ou mnimos de eficincia energtica, de mquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no Pas, bem como as edificaes construdas, sero estabelecidos com base em indicadores tcnicos e regulamentao especfica a ser fixada nos termos deste Decreto, sob a coordenao do Ministrio de Minas e Energia. o Art. 2 Fica institudo Comit Gestor de Indicadores e Nveis de Eficincia Energtica - CGIEE, composto por representantes dos seguintes rgos e entidades: I - Ministrio de Minas e Energia, que o presidir; II - Ministrio da Cincia e Tecnologia; III - Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; IV - Agncia Nacional de Energia Eltrica; V - Agncia Nacional do Petrleo; e VI - um representante de universidade brasileira e um cidado brasileiro, ambos especialistas em matria de energia, a serem designados pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, para mandatos de dois anos, podendo ser renovados por mais um perodo. Pargrafo nico. Os membros do CGIEE referidos nos incisos I, II, III, IV e V sero indicados pelos titulares dos respectivos rgos e designados pelo Ministro de Estado de Minas e Energia. o Art. 3 Compete ao CGIEE: o I - elaborar plano de trabalho e cronograma, visando implementar a aplicao da Lei n 10.295, de 17 de outubro de 2001; II - elaborar regulamentao especfica para cada tipo de aparelho e mquina consumidora de energia; III - estabelecer Programa de Metas com indicao da evoluo dos nveis a serem alcanados para cada equipamento regulamentado; IV - constituir Comits Tcnicos para analisar e opinar sobre matrias especficas sob apreciao do CGIEE, inclusive com a participao de representantes da sociedade civil; V - acompanhar e avaliar sistematicamente o processo de regulamentao e propor plano de fiscalizao; e VI - deliberar sobre as proposies do Grupo Tcnico para Eficientizao de Energia em Edificaes. Pargrafo nico. A Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL, a Agncia Nacional do Petrleo ANP, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - INMETRO e as Secretarias Executivas do Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica - PROCEL e do Programa Nacional de Racionalizao do Uso de Derivados de Petrleo e do Gs Natural - CONPET, fornecero apoio tcnico ao CGIEE e aos Comits Tcnicos que vierem a ser constitudos. o Art. 4 So atribuies do Presidente do CGIEE: I - convocar e presidir as reunies do Comit Gestor; II - manifestar voto prprio e de qualidade, em caso de empate, nas deliberaes do Comit Gestor; III - organizar e presidir audincias pblicas, divulgando antecipadamente as propostas; e IV - encaminhar periodicamente ao Conselho Nacional de Poltica Energtica - CNPE relatrios de acompanhamento. o Art. 5 A regulamentao especfica para adoo dos nveis mximo de consumo de energia ou mnimos de eficincia energtica de cada tipo de aparelho e mquina consumidora de energia,
o o

PG. 11

elaborada pelo respectivo Comit Tcnico, ser aprovada pelo Comit Gestor aps processo de audincia pblica. o 1 A audincia pblica dever ser convocada com antecedncia mnima de trinta dias, com divulgao antecipada das propostas por meio eletrnico, imprensa escrita de circulao nacional e facultativamente comunicada aos rgos representativos dos consumidores, fabricantes e importadores de mquinas e aparelhos consumidores de energia, projetistas e construtores de edificaes, instituies de ensino e pesquisa e demais entidades interessadas. o 2 O edital de convocao da audincia pblica dever conter o objetivo, a data, a hora, o local, prazos para recebimento das contribuies e regras para as manifestaes verbais e escritas. o Art. 6 A regulamentao de que trata o artigo anterior, dever conter, no mnimo, as seguintes especificaes: I - normas com procedimentos e indicadores utilizados nos ensaios para comprovao do atendimento dos nveis mximos de consumo de energia, ou mnimos de eficincia energtica; II - indicao dos laboratrios responsveis pelos ensaios mencionados no inciso anterior; III - o mecanismo de avaliao da conformidade a ser implantado; IV - os procedimentos para comprovao dos nveis mximos de consumo de energia ou mnimos de eficincia energtica a serem observados durante o processo de importao; e V - o prazo para entrada em vigor. o Art. 7 Devero ser credenciados pelo INMETRO os laboratrios responsveis pelos ensaios que comprovaro o atendimento dos nveis mximos de consumo especfico de energia, ou mnimos de eficincia energtica, de mquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados ou comercializados no Pas. o 1 No caso de mquinas e aparelhos consumidores de energia fabricados no exterior e comercializados no Pas, os ensaios e procedimentos definidos na regulamentao especfica, podero ser realizados por laboratrios internacionais, desde que reconhecidos pelo INMETRO, por meio de acordos de reconhecimento mtuo. o 2 Caso os laboratrios no possam atender s solicitaes, o Comit Gestor, ouvido o INMETRO, poder indicar outros laboratrios, previamente auditados, para realizar os ensaios pertinentes. o Art. 8 Durante o processo de importao, os importadores de mquinas e aparelhos consumidores de energia devero comprovar o atendimento dos nveis mximos de consumo de energia ou mnimos de eficincia energtica estabelecidos em regulamentao especfica. Pargrafo nico. Para a concesso da Licena de Importao, dever ser obtida a anuncia do INMETRO, previamente ao embarque no exterior. o Art. 9 O INMETRO ser responsvel pela fiscalizao e pelo acompanhamento dos programas de avaliao da conformidade das mquinas e aparelhos consumidores de energia a serem regulamentados. Art. 10. As despesas relativas ao funcionamento do CGIEE, inclusive de seus comits tcnicos, correro conta de dotaes oramentrias dos rgos envolvidos. Art. 11. A participao no CGIEE e nos Comits Tcnicos, ser considerada prestao de servio pblico relevante e no ser remunerada. Art. 12. Os recursos financeiros necessrios fiscalizao, pelo INMETRO, correro conta de dotaes oramentrias dos Ministrios de Minas e Energia e do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Pargrafo nico. Cabe ao Ministrio da Cincia e Tecnologia a disponibilizao de recursos financeiros para a capacitao dos laboratrios, quando recomendado pelo CGIEE. Art. 13. O CGIEE dever constituir, no prazo de at trinta dias, contado da designao de seus integrantes, Grupo Tcnico para Eficientizao de Energia nas Edificaes no Pas. Art. 14. O Grupo Tcnico ser composto por um representante dos seguintes rgos e entidades: I - Ministrio de Minas e Energia, que o coordenar; II - Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto; III - Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior; IV - Ministrio da Integrao Nacional; V - Ministrio da Cincia e Tecnologia; VI - Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica - PROCEL; VII - Programa Nacional de Racionalizao do Uso de Derivados de Petrleo e do Gs Natural CONPET; Pargrafo nico. Integram, ainda, o Grupo Tcnico um representante de universidade brasileira especialista em matria de edificao e energia; um representante do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA; um representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB; e um representante da Cmara Brasileira da Indstria da Construo.

PG. 12

Art. 15. Compete ao Grupo Tcnico propor ao CGIEE: I - a adoo procedimentos para avaliao da eficincia energtica das edificaes; II - indicadores tcnicos referenciais do consumo de energia das edificaes para certificao de sua conformidade em relao eficincia energtica; e III - requisitos tcnicos para que os projetos de edificaes a serem construdas no pas atendam os indicadores mencionados no item anterior. Art. 16. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. o o Braslia, 19 de dezembro de 2001; 180 da Independncia e 113 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Srgio Silva do Amaral Jos Jorge Ronaldo Mota Sardenberg

Este texto no substitui o publicado no D.O.U. 20.12.2001

PG. 13

ANEXO B - PROPOSTA DE ESTRUTURA


FRUM DE EFICINCIA ENERGTICA NAS EDIFICAES

A proposta a seguir foi preparada com base na estrutura do FRUM de GERAO DISTRIBUDA e CO-GERAO e trata o F3E como se fosse um projeto do INEE, o que facilita sua implantao e desativao.

FRUM DE EFICINCIA ENERGTICA NAS EDIFICAES, doravante denominado de F3E, uma atividade do INEE com a colaborao de interessados tendo as diretrizes a seguir como base para o trabalho. 1. DO OBJETIVO 1.1. mobilizar, atravs de aes coordenadas e informaes sistematizadas, as lideranas, instituies e empresas - pblicas e privadas - na promoo e efetivao em edificaes tanto novas quanto existentes; 2. DEFINIES 2.1. INEE : sigla do Instituto Nacional de Eficincia Energtica, instituio no governamental, sem fins lucrativos, com caracterizao especfica definida em estatuto prprio; 2.2. Assemblia do F3E : rgo de deciso e direo superior do projeto, formado por todos os representantes dos patrocinadores; 2.3. Comit Tcnico : rgo de apoio Assemblia do F3E, constitudo por trs membros por ela indicados; 2.4. Secretaria Geral do F3E : rgo executivo e gestor do F3E; 2.5. Participante : pessoa fsica ou jurdica que contribuir para o funcionamento do F3E; 2.6. Foras-tarefas do F3E : grupos formados por especialistas indicados por participantes ou pela Secretaria Executiva para realizar tarefas especficas de interesse do F3E; 2.7. Informao de Acesso Exclusivo : informaes sistematizadas pelo F3E e disponibilizadas exclusivamente para os participantes . 3. PARTICIPANTES 3.1. podero participar do F3E fabricantes de equipamentos, empresas de energia, grandes consumidores de energia, empresas de projetos, engenharia e construo, ESCOs, PIEs, associaes de classe, entidades de crdito, instituies de fomento nacionais ou internacionais e pessoas fsicas interessadas nos objetivos do F3E; 3.2. para tanto, esto previstas duas categorias de participantes : empresarial e individual;

PG. 14

3.3. os participantes sero automaticamente desligados do F3E se deixarem de efetuar o repasse, previsto no item 09, de duas parcelas consecutivas da contribuio. 4. ORGANIZAO 4.1. a formulao, a aprovao, o desenvolvimento e o acompanhamento dos trabalhos do F3E sero efetuados atravs de uma Assemblia de Participantes (Assemblia ), um Comit Tcnico (Comit), uma Secretaria Executiva (Secretaria ), e foras-tarefas (FT), como abaixo caracterizados. 5. ASSEMBLIA DO F3E 5.1. formada por representantes dos participantes para estabelecer as diretrizes e as estratgias do projeto, aprovar o plano de trabalho, estabelecer prioridades, alterar as diretrizes e decidir sobre outras matrias de interesse geral; 5.2. ter um presidente indicado pelos representantes dos participantes, com mandato de um ano, renovvel; 5.3. as decises devem ser tomadas, sempre que possvel, por aclamao. Caso no seja possvel o consenso, as decises sero tomadas por maioria simples dos participantes. Os votos sero qualificados em funo da categoria dos participantes; 5.4. a Assemblia se reunir pelo menos uma vez por ano por convocao do seu presidente e/ou por solicitao do Secretrio do F3E; 5.5. a aprovao e desligamento dos participantes. 6. COMIT TCNICO 6.1. ser formado por 3 representantes dos participantes, indicado pela Assemblia, entre eles o Presidente do F3E; 6.2. ter como responsabilidades principais: 6.2.1. apoio preparao dos documentos bsicos a serem examinados e aprovados pela Assemblia; 6.2.2. acompanhar a execuo tcnica, administrativa e financeira do plano de trabalho do F3E junto Secretaria Executiva; 6.2.3. atuar em apoio superior Secretaria Executiva na efetivao das diversas linhas de ao; 6.3. o Comit reunir-se- pela menos uma vez por trimestre, por convocao do Presidente do F3E e/ou por solicitao do Secretrio Executivo. 7. SECRETARIA EXECUTIVA DO F3E : 7.1. a Secretaria Executiva ser de responsabilidade do Diretor Geral do INEE, cuja atuao dever estar em perfeita consonncia com as diretrizes e Plano de Trabalho aprovados pela Assemblia; 7.2. incumbe Secretaria o desenvolvimento de todas as aes executivas necessrias ao bom funcionamento do F3E; 7.3. com o apoio do Comit Tcnico dever: 7.3.1. preparar as propostas referentes s diretrizes e prioridades, assim como ao plano de trabalho, oramentos e demais documentos a serem submetidos Assemblia;

PG. 15

7.3.2. manter as contas discriminadas pelos subprojetos em desenvolvimento; 7.3.3. representar o F3E e manifestar-se em seu nome junto a autoridades e outras entidades relacionadas com os temas de trabalho; 7.3.4. prestar contas ao Comit do desenvolvimento de suas atividades; 7.3.5. manter os participantes informados sobre as atividades em curso; 7.3.6. indicar o coordenador das FT, provendo os meios para o seu funcionamento. 8. DA FORA TAREFA 8.1. constituda por especialistas indicados pelos participantes e pela Secretaria para tratar de temas especficos de interesse do F3E; 8.2. a participao nas foras-tarefas ser voluntria e cada uma ter um coordenador; 8.3. a montagem das foras tarefas ser definida pelo secretrio. 9. DA CONTRIBUIO 9.1. participante empresarial: quatro parcelas trimestrais de R$1.500,00 (R$6.000,00/ano); 9.2. participante individual: R$75,00 R$/ms (R$900,00/ano); 9.3. As contribuies sero feitas a ttulo de doao ao INEE no quinto dia til do ms devido; 9.4. Os participantes se comprometem , no ato de inscrio a repassar a primeira parcela bem como a contriburem pelo prazo mnimo de doze meses; 9.5. Os recursos para desenvolver as atividades do F3E sero derivados das contribuies dos participantes e eventuais saldos de projetos com receita associada atividade de responsabilidade do F3E; 9.6. Os participantes podero, ainda, apoiar as atividades do F3E pela contribuio sob a forma de estudos e outras formas de apoio s atividades. 10. DOS DESEMBOLSOS DO F3E 10.1. O INEE manter uma contabilidade de custo discriminando as despesas por projeto; 10.2. Dos recursos disponveis, 40% sero destinados ao INEE a ttulo de administrao para pagamento das despesas com infra-estrutura e apoio s atividades do F3E. 11. DA MARCA 11.1. A marca F3E e eventual logomarca(s) a ele associado(s) sero de propriedade do INEE, que poder registr-las nos rgos apropriados. 12. DAS ATIVIDADES 12.1. As atividades do F3E sero orientadas por diretrizes e por um programa de trabalho aprovados pela Assemblia, incluindo, dentre outras: 12.1.1. promover e liderar o exame dos assuntos relacionados com a eficincia energtica nas edificaes em seus diversos aspectos; 12.1.2. tomar posio junto a autoridades e/ou instituies com poder decisrio em reas pertinentes em temas relacionados com a Lei PG. 16

10.295/01 e legislao complementar podendo, para tanto, desenvolver estudos tcnico-econmicos com o apoio dos participantes; 12.1.3. reunir estatsticas e informaes de interesse, em especial na rea tecnolgica, dados relativos a instalaes de gerao, experincia internacional, etc., 12.1.4. promover eventos para discutir e esclarecer os participantes sobre temas relacionados com a 3E e reunies para troca de experincias e aperfeioamento dos especialistas em eficincia energtica das edificaes; 12.1.5. promover cursos de formao e aperfeioamento relacionados com os objetivos do F3E; 12.1.6. participar em reunies junto a outras entidades onde temas de seu interesse sejam discutidos; 12.1.7. divulgar e facilitar a divulgao de informaes atravs da INTERNET, mantendo home-page ; 12.1.8. manter contato permanente com a imprensa para divulgar artigos e esclarecer sobre os temas que promovam o crescimento da eficincia energtica nas edificaes. 12.2. a Secretaria desenvolver atividades iniciais que ajudaro a dar o mximo de visibilidade ao F3E, considerando os recursos disponveis em sua constituio. 13. DO INCIO DAS ATIVIDADES 13.1. As atividades normais do F3E tero incio to logo exista um conjunto mnimo de 15 participantes, dos quais pelo menos 10 da categoria empresarial.

PG. 17

You might also like