You are on page 1of 5

Sueca Prtica 1. P a) Deslizamento alternado profundo com as palmas das mos na regio dorsal do p de distal/proximal.

b) Deslizamento superficial circular com as polpas dos 4 dedos em volta dos malolos, sentido horrio finalizando no tendo do calcneo com presso forte.

c) Deslizamento com a palma da mo nas bordas medial e lateral

d) Amassamento com presso moderada com as palmas das mos paralelas nas regies dorsal e plantar.

e) Deslizamento longitudinal com as polpas dos polegares na regio plantar em seguida repetir na transversal das bordas para o centro do p.

f) Deslizamento com as palmas das mos paralelas nas regies dorsal e plantar no sentido distal/proximal.

g) presso com o dedo indicador e polegar nos flexores das falanges. 2. Perna e Coxa a) Deslizamento longitudinal com as palmas das mos, do dorso do p at a crista ilaca e retornar pelas regies lateral e medial em effleurage at o p.

b) Amassamento em S superficial nas regies medial, anterior e lateral da perna e coxa.

c) Amassamento em C nas regies medial, anterior e lateral da perna e coxa.

d) Amassamento em S profundo na regio medial e anterior da coxa. Frico transversal com o polegar sobre o musc. tibial anterior finalizando com a mobilizao da patela.

e) Finalizar com deslizamento profundo de distal (dorso p) para proximal.

3. Abdome A) Deslizamento superficial no sentido horrio.

b) Frico com deslocamento com as polpas dos 4 dedos, em forma de espiral no sentido horrio.

c) Deslizamento no sentido das fibras do reto abdominal (esterno at a regio pubiana) e em seguida no sentido transversal das fibras com a regio cubital da mo.

d) Finaliza com deslizamento superficial no sentido horrio.

4. Lateral do tronco a) (lado oposto): deslizamento longitudinal com as palmas das mos na regio da cintura at axila.

b) Deslizamento da L5 at regio umbilical pressionando com borda lateral da mo toda regio ilaca superior.

5. Regio Peitoral A ) Deslizamento profundo com os 4 dedos no sentido das fibras musculares do peitoral superior.

b) Deslizamento com os polegares no sentido contrrio as fibras musculares do peitoral superior.

c) Deslizamento em S profundo do grande peitoral.

d) Mobilizao do gradil costal e esterno. 6. Mos, antebraos e braos. A) Deslizamento longitudinal com as palmas das mos, do punho at o ombro e retornar com movimento longitudinal em forma de bracelete.

b) Amassamento em C profundo do trceps e amassamento em S profundo no bceps. c) mobilizao dos flexores e extensores com os polegares. d) Deslizamento com 1 das mos regio anterior e posterior brao.

a) Amassamentos profundos sem creme com as palmas das mos e dedos nas regies: dorsal e palma da mo.

b) Deslizamentos com a polpa do polegar nos sulcos metacarpianos.

c) Deslizamentos com a polpa dos dedos polegar e demais dedos massagear cada dedo do cliente no sentido longitudinal dos flexores das falange distal para falange proximal.

7. Laterais do pescoo, ombro e brao. a) Deslizamento com os dedos indicador, mdio e anular na regio paravertebral at o occipital.

b) Deslizamento com as palmas das mos na lateral do pescoo at o ombro retornando com o mesmo movimento, procurando alongar o pescoo passivamente. c) Deslizamento antero-posterior sobre os escalenos.

Decbito Ventral 8. P

a)Deslizamento longitudinal com a regio cubital da mo na regio plantar.

b) Percusso com os dedos na regio plantar.

9. Pernas e coxa a)Deslizamento longitudinal profundo do tornozelo a crista ilaca e retornar com vibrao.

b)Amassamento em S e C nas regio posterior da panturrilha e coxa.

c) Deslizamento com polegares na regio do gastrocnmio . d) Percusso em toda a regio posterior da perna ( menos nas articulaes)

10. Glteos

a) Deslizamento no sentido das fibras (massoterapeuta do lado oposto ao local trabalhado) b) Amassamento em S profundo no sentido transversal das fibras. c) Deslizamento com o polegar contornando a borda lateral do sacro. d) Idem ao a

11. Regio intercostal e suas Lateralidades massoterapeuta lateral do cliente. a) Deslizamento nas constas de T1 a sacral e retorna pelas laterais terminando com presso cubital das mos no trapzio superior.nos msculos ( quadrado lombar, grande dorsal, redondo maior e menor, rombides, trapzio, supra espinhal, eretores da coluna, infraespinhal). b) Amassamento geral, percusso nos paravertebrais, trapzio e braos e vibrao geral. c) Deslizamento com as palmas das mos de cervical a sacral, com deslizamento circular na regio lombar 3X e retornando com deslizamento com a palma das mos (polegares na musculatura paravertebral e os demais dedos na lateral do tronco) ate a regio dos ombros, fazer o giro de mos, alongar a regio da cintura escapular e iniciar o deslizamento no brao e antebrao e retornar com o mesmo movimento ate a lateral do pescoo.

You might also like