You are on page 1of 8

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

DECRETO N 45.746, DE 14 DE JULHO DE 2008. (publicado no DOE n 134, de 15 de julho de 2008) Institui, no mbito da Administrao Pblica Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul, o Cdigo de Conduta da Alta Administrao, o Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, cria a Comisso de tica Pblica e d outras providncias.

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuio que lhe confere o artigo 82, incisos V e VII, bem como em vista dos artigos 19 e 30 da Constituio do Estado, bem como o disposto nos artigos 177 e 178, da Lei Complementar Estadual n 10.098, de 3 de fevereiro de 1995, D E C R E T A: Art. 1 - Fica institudo, no mbito da Administrao Pblica Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul, o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual e o Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, na forma estabelecida, respectivamente, nos Anexos I e II deste Decreto. Art. 2 - Fica criada, no Gabinete do Governador, a Comisso de tica Pblica, com a finalidade de assegurar a observncia dos preceitos estabelecidos pelo Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual e do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual. Art. 3 - A Comisso de tica Pblica ser integrada por cinco cidados de reconhecida idoneidade moral, reputao ilibada e experincia na Administrao Pblica, designados pelo Governador do Estado para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. 1 - O exerccio das funes junto Comisso de tica Pblica no enseja qualquer remunerao, sendo considerado prestao de servio pblico relevante. 2 - O Presidente da Comisso de tica Pblica ser eleito dentre seus membros, passando a ter voto de qualidade em caso de empate nas deliberaes; 3 - A Comisso de tica Pblica contar com uma SecretariaExecutiva, que funcionar junto ao Gabinete de Transparncia, Preveno e Combate Corrupo, qual incumbe assistir ao Presidente e aos demais membros da Comisso, no exerccio das atribuies estabelecidas por este Decreto.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 4 - Comisso de tica Pblica compete: I - responder s consultas realizadas pelo Governador do Estado e pelos Secretrios de Estado, relativas a assuntos que envolvam a tica pblica; II - sugerir ao Governador do Estado iniciativas de aperfeioamento das normas do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual e do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual; III - interpretar as normas do Cdigo de Conduta da Alta Administrao e do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, bem como deliberar em relao aos casos omissos; IV - relacionar-se com os rgos de controle e de corregedoria, assim como com o Gabinete de Transparncia, Preveno e Combate Corrupo, sugerindo providncias em relao a fatos que por intermdio de denncias, notcias ou por qualquer outro modo chegue ao seu conhecimento; V - apurar condutas por parte dos agentes pblicos da alta administrao, de ofcio ou mediante representao, avaliando sua conformidade com as normas do Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual e do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, nos termos deste Decreto; VI - aprovar seu regimento interno e eleger seu Presidente; Pargrafo nico: Consideram-se agentes pblicos da alta administrao, para efeito deste Decreto, os Secretrios de Estado e seus respectivos SecretriosAdjuntos, e os dirigentes dos rgos e Entidades da Administrao Pblica Estadual. Art. 5 - Os titulares dos rgos e Entidades da Administrao Estadual devero atender s solicitaes de informaes da Comisso de tica Pblica, em relao aos temas afetos ao seu mbito de atuao. Art. 6 - A Comisso de tica Pblica, no exerccio de suas funes, observar a os princpios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da probidade, e ainda ao seguinte: I - a necessidade de proteo da honra e da imagem das pessoas cujas condutas sejam objeto de procedimentos em trmite; II - a preservao da identidade de quem apresente denncia contra agentes pblicos; III - autonomia e imparcialidade no desenvolvimento de suas atividades e nas deliberaes que realizar; Art. 7 - reconhecido a qualquer pessoa o direito de levar ao conhecimento da Comisso de tica Pblica denncia, notcia ou informao sobre condutas de agentes pblicos que possam ser consideradas como infrao tica, em acordo com a legislao vigente e, em especial, com o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual e o Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual; Art. 8 - O processo de apurao de prtica que infrinja o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual ou o Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, ser instaurado por ato do Presidente da Comisso, de ofcio ou a requerimento de qualquer dos seus membros, devendo o agente pblico investigado ser notificado para apresentar manifestao escrita no prazo de 15 (quinze) dias, observado seu direito ampla defesa e ao contraditrio.

http://www.al.rs.gov.br/legis

1 - No exerccio de suas atribuies, poder a Comisso de tica Pblica solicitar esclarecimentos adicionais ao investigado, documentos e demais elementos que subsidiem sua deliberao; 2 - reconhecido ao investigado o direito de fazer juntar defesa escrita, os documentos que corroborem suas alegaes, bem como o de se manifestar no prazo de 10 (dez) dias, sobre novos documentos que venham a ser juntados posteriormente apresentao da defesa escrita. Art. 9 - Concludo o processo de apurao, proferir a Comisso de tica Pblica deciso conclusiva e fundamentada, aprovada por deliberao da maioria dos seus membros. 1 - A deciso que reconhecer o cometimento de infrao tica na forma prevista no Cdigo de Conduta da Alta Administrao ou no Cdigo de Etica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, por parte do investigado, poder dispor o seguinte: I - sugesto de exonerao ad nutum do servidor pblico do cargo em comisso ou dispensa da funo de confiana, a ser encaminhada autoridade competente; II - encaminhamento da deciso aos rgos de corregedoria ou correio disciplinares do rgo em que o agente pblico investigado desempenhe suas funes; III - encaminhamento da deciso aos demais rgos de controle da Administrao, e quando for o caso, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministrio Pblico Estadual, para adoo das providncias que entenderem cabveis no mbito de suas competncias; 2 - Sem prejuzo do disposto no pargrafo anterior, sempre que constatar a possvel ocorrncia de ilcitos penais, civis, de improbidade administrativa ou de infrao disciplinar, ser encaminhada cpia dos autos s autoridades competentes para apurao destes fatos. 3 - Na hiptese da deciso no reconhecer o cometimento de infrao tica, a deciso ser encaminhada ao agente pblico interessado e a seu superior hierrquico, para conhecimento, bem como ao Gabinete de Transparncia, Preveno e Combate Corrupo, para fins de arquivamento. Art. 10 - Os procedimentos instaurados pela Comisso de tica Pblica podero ser considerados como sigilosos, em especial quando contenham dados e informaes protegidas sob sigilo legal. Art. 11 - reconhecido a qualquer agente pblico que tenha conhecimento, independente de notificao, da existncia de procedimento de apurao que diga respeito conduta sua, o direito de acesso ao expediente administrativo e s informaes nele consubstanciadas. Art. 12 - Todo o ato de posse, investidura em funo pblica ou celebrao de contrato de trabalho pelos agentes pblicos de que trata este decreto dever ser acompanhado da celebrao de compromisso solene por parte deste, de que reconhece e observar as regras estabelecidas pelo Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual e do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, conforme o caso.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Pargrafo nico: Quando se tratar de autoridade pblica da alta administrao, a posse no cargo ou funo pblica ser precedida de consulta Comisso de tica Pblica sobre a existncia de procedimentos contra a mesma que a desabonem, ou ainda sobre situao de eventual conflito de interesses. Art. 13 - As decises da Comisso de tica Pblica sero resumidas em ementa e divulgadas por intermdio de stio do Governo do Estado. Art. 14 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 14 de julho de 2008.

ANEXO I CDIGO DE CONDUTA DA ALTA ADMINISTRAO ESTADUAL Art. 1 - O Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual visa realizao dos seguintes objetivos: I - dar preciso e estabelecer critrios de orientao e avaliao da conduta dos agentes pblicos integrantes da alta administrao do Estado; II - promover a transparncia do processo de deciso governamental, pela adoo de padres de conduta uniformes para todos os agentes pblicos integrantes da alta administrao; III - disseminar padres ticos a todos os nveis da Administrao, em vista do exemplo dos agentes pblicos integrantes da alta administrao; IV - prevenir e, quando for o caso, resolver conflitos de interesses pblicos e privados visando ao regular cumprimento dos deveres funcionais por parte dos agentes pblicos integrantes da alta administrao Art. 2 - As normas deste Cdigo de Conduta aplicam-se aos Secretrios de Estado e respectivos Secretrios-Adjuntos, e aos dirigentes dos rgos e Entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta do Estado, inclusive as autarquias, fundaes mantidas pelo Poder Pblico, e sociedades de economia mista. Art. 3 - A conduta dos agentes pblicos integrantes da alta administrao, tanto na esfera pblica, quanto na esfera privada, dever pautar-se pela integridade, transparncia, moralidade e confiana, bem como pelos padres ticos socialmente valorados e pelo respeito s leis e Constituio. Art. 4 - dever do agente pblico integrante da alta administrao, alm da realizao e entrega da declarao de bens de que trata a legislao especfica, informar autoridade hierarquicamente superior, quando houver, bem como Comisso de tica Pblica, sobre a existncia de situao de fato ou de direito, relativa sua situao patrimonial ou a relaes negociais ou jurdicas de que seja parte ou guarde interesse, que d ou possa dar causa a conflito de interesses, bem como as providncias adotadas para sua preveno.

http://www.al.rs.gov.br/legis

Art. 5 - Da mesma forma, dever ser comunicada imediatamente ao Comit de tica Pblica, os seguintes atos em que forem partes ou favorecidos os agentes pblicos de que trata este Cdigo de Conduta: I - atos de gesto patrimonial que envolvam a transferncia de bens a cnjuge, ascendente, descendente ou parente na linha colateral; II - atos relativos aquisio, direta ou indireta, do controle de empresa; e III - atos de gesto de bens, cujo valor possa ser substancialmente alterado por deciso ou poltica governamental subordinado a deciso ou influncia do agente pblico, 1 - Poder o agente pblico, a seu critrio, consultar de modo antecedente a Comisso de tica Pblica sobre a existncia da possibilidade de infrao a conduta tica devida em relao realizao de um determinado ato pertinente a sua esfera pblica ou privada, que tenham relevncia ou que se possam constituir como espcie de ofensa s regras de conduta tica estabelecidas neste Cdigo. 2 - O direito ao sigilo das informaes pessoais do agente pblico, inclusive as de carter patrimonial, ser assegurado por intermdio de procedimento, de responsabilidade da Comisso de tica Pblica, que arquivar sob lacre os respectivos documentos e a deciso do rgo, bem como outras informaes relevantes para sua deliberao. Art. 6 - So deveres ticos de conduta dos agentes pblicos integrantes da alta administrao: I - dar conhecimento pblico do fato de ser titular de ao menos 5% (cinco por cento) do capital de sociedade de economia mista, instituio financeira ou pessoa jurdica que mantenha contratos em razo dos quais tenha vantagem econmica em relao a rgos ou entidades da Administrao Estadual. II - abster-se do recebimento de salrio ou qualquer espcie de remunerao de pessoa natural ou pessoa jurdica de direito privado no permitida em lei, ou ainda de receber qualquer vantagem, tais como transporte, hospedagem ou quaisquer outros favores de particulares que sejam titulares de interesse presente ou futuro em deciso governamental sob a rea de deciso ou influncia do favorecido. III - abster-se do recebimento de presentes e outras vantagens, de pessoas que tenham ou possam ter interesse em deciso governamental sob sua responsabilidade ou influncia, salvo quando provenientes de outras autoridades ou agentes pblicos em sinal de cortesia, propaganda, ou promoo, ou que sejam consideradas de pequeno valor. IV - alertar de modo claro e antecedente a qualquer discusso ou deliberao sobre deciso governamental de que participe, sobre a existncia de conflito de interesse de sua parte; V - abster-se de realizar manifestao pblica em desacordo ou de qualquer modo crtico em relao posio ou entendimento manifestado por outro agente pblico integrante da mesma administrao, sem antes submet-lo a seu superior hierrquico; VI - abster-se de realizar manifestao relativa honorabilidade ou competncia de outro agente pblico estadual, bem como antecipar entendimento sobre o mrito de matrias submetidas ao exame de rgo colegiado; Art. 7 - Aps sua exonerao, dispensa ou demisso do cargo ou emprego pblico em razo do qual integra a alta administrao estadual, no poder o agente pblico: I - atuar em processo ou relao negociai que tenha sido objeto de sua deciso ou influncia quando integrante da Administrao;

http://www.al.rs.gov.br/legis

II - prestar consultoria a pessoas jurdicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, em que faa uso de informaes internas do rgo ou entidade de que tenha sido dirigente, e dos quais esteja ciente em razo do cargo, emprego ou funo que ocupou, assim como que digam respeito a processo ou negcio em que tenha atuado direta ou indiretamente quando integrante da Administrao; III - no atuar na representao de interesses privados perante o rgo ou entidade da Administrao de que tenha sido dirigente; Pargrafo nico: O prazo para as vedaes de que trata este artigo ser de doze meses, observado o disposto na legislao aplicvel. Art. 8 - A violao das normas estipuladas neste Cdigo de Conduta, submete o agente pblico s seguintes sanes ticas: I - advertncia, aplicvel aos agentes pblicos no exerccio do cargo; II - censura tica, aplicvel aos agentes pblicos que j tenham deixado o cargo. Pargrafo nico: A par das sanes previstas neste artigo, poder a Comisso de tica Pblica adotar outras providncias que estejam no seu mbito de competncia. Art. 9 - As normas previstas neste Cdigo de Conduta da Alta Administrao Estadual, aplicam-se sem prejuzo dos deveres funcionais previstos em lei, e respectivas sanes disciplinares relativas a seu descumprimento, bem como da apurao de responsabilidade civil, penal e administrativa, tudo na forma estabelecida nas Constituies Federal e Estadual, e na legislao ordinria.

ANEXO II CDIGO DE TICA DOS SERVIDORES PBLICOS CIVIS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL Art. 1 - O presente Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, sem prejuzo das normas constitucionais e legais que integram seu regime jurdico, tem por finalidade o reconhecimento de deveres ticos inerentes ao desempenho de suas atribuies, a serem avaliados por deliberao da Comisso de tica Pblica, nos termos da legislao em vigor. Art. 2 - O exerccio do cargo ou funo pblica por parte do servidor pblico deve pautar-se pelos deveres de respeito dignidade, decoro, moralidade, probidade e transparncia, e ainda ao seguinte: I - o primado da colaborao com os demais servidores pblicos no exerccio de suas atribuies, visando eficincia da ao administrativa e a promoo e proteo do interesse pblico; II - o objetivo de realizao do interesse pblico, de modo imparcial e objetivo; III - a promoo do amplo acesso dos cidados aos servios pblicos e as informaes de seu interesse sob a guarda dos rgos e entidades da Administrao Pblica, observadas as limitaes estabelecidas em lei; IV - o profissionalismo e compromisso com o interesse pblico no exerccio do cargo ou funo pblica;

http://www.al.rs.gov.br/legis

V - a cortesia, urbanidade e correo no trato com a populao destinatria dos servios pblicos; VI - a obedincia s determinaes legais e as orientaes e ordens de seus superiores hierrquicos; Art. 3 - So deveres ticos dos servidores pblicos, sem prejuzos de seus deveres legais: I - exercer com dedicao e correo seus deveres funcionais; II - agir com probidade, lealdade, retido e justia no desempenho de suas atribuies; III - no retardar providncia que tenha de realizar de ofcio ou .mediante ordem ou orientao de seu superior hierrquico; IV - tratar com cuidado, urbanidade e respeito os usurios dos servios pblicos e a populao em geral; V - zelar pelo patrimnio pblico, dos bens e direitos da Administrao; VI - zelar pela moralidade e pela probidade no exerccio das suas atribuies; VII - resistir a propostas de vantagens indevidas, bem como de adoo de conduta em violao da lei e dos preceitos ticos que orientam a atuao do servidor pblico; VIII - dar conhecimento a seu superior hierrquico, bem como aos rgos competentes, sobre situao ou comportamento lesivo ao interesse pblico, bem como em violao da legislao; IX - manter-se atualizado em relao legislao, aos regulamentos e demais normas relativas ao desempenho de suas atribuies; X - desempenhar suas atribuies visando plena realizao do interesse pblico. Art. 4 - vedado ao servidor pblico: I - exercer cargo ou funo para obter favorecimento para si ou para outrem, bem como para prejudicar ou perseguir outro servidor ou terceiros; II - ser solidrio com prtica realizada por outro servidor pblico ou por terceiro, que caracterize ilcito, ou simplesmente venha a causar prejuzo Administrao e eficincia do servio pblico; III - utilizar artifcios para impedir que outro servidor ou terceiros usurios dos servios pblicos exeram regularmente seus direitos; IV - pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; V - comprometer a integridade de documento pblico, falsear seu contedo, ou produzir documento falso; VI - desviar servidor pblico ou quem por qualquer modo esteja a servio da Administrao, para a satisfao de interesses particulares; VII - fazer uso de informaes privilegiadas ou recobertas de sigilo, em favor de si prprio, parentes, amigos ou quaisquer terceiros; VIII - retirar, sem autorizao, do seu local de origem, bens e documentos pblicos, bem como ocult-los, para favorecer interesse prprio ou de terceiro; IX - apresentar-se sob efeito de substncias que alterem seu estado mental para o exerccio de suas atribuies;

http://www.al.rs.gov.br/legis

X - apoiar ou iniciativa, no mbito da Administrao ou fora dela, que atente contra a tica, a moralidade e a probidade. Art. 5 - As normas previstas neste Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis do Poder Executivo Estadual, aplicam-se sem prejuzo dos deveres funcionais previstos em lei, e respectivas sanes disciplinares relativas a seu descumprimento, bem como da apurao de responsabilidade civil, penal e administrativa, tudo na forma estabelecida nas Constituies Federal e Estadual, e na legislao ordinria. FIM DO DOCUMENTO

http://www.al.rs.gov.br/legis

You might also like