You are on page 1of 32

A HISTRIA DE UM REGRESSO

A cerca de 4000 anos atrs, D-us chama um homem, dentre tantos daquela gerao para, a partir dele extrair uma estirpe de homens, a imagem da justia de sua lei. Avraham, ainda habitando em terra estrangeira e chamado por seu antigo nome, Avram, instrudo pelo mandado divino a se dirigir a uma terra desconhecida e distante, a qual at os dias de hoje, seria cobiada por todas as demais naes da Terra. Considerada pelos sbios com sendo o centro do Mundo, Eretz Israel para ns mais do que um ponto geogrfico, o centro espiritual de toda a vida judaica. O regresso para ela representa mais do que uma viagem neste mundo. Significa uma transio completa e definitiva, rumo a raiz maior de nossa f e a esperana do estabelecimento de um mundo de paz e harmonia, trazido pela chegada do Mashiach e o regresso da Shechinh do Eterno a este planeta. Nos dias de Mosheh Rabenu, de bendita memria, fomos conduzidos como uma noiva, levada ao centro de seu desejo, a fim de alcanar o anseio maior de seu corao. Levados ao longo de quarenta anos, fomos ao encontro de nosso destino. Repetindo os passos de nosso pai Avraham, seguimos rumo a uma terra que mana leite e mel. Poucos de ns restaram, dos que saram de um mundo de escravido. Acostumados as duras cargas, a liberdade parecia bem mais um fardo difcil de carregar, com o qual no estvamos acostumados. Um povo de dura cerviz, assim fomos chamados por nosso mestre Moiss. Mas ao longo de nossa caminhada, sentamos que nosso criador e pai nos preparava para sermos dignos de herdar o presente maior que nossa vida: O caminho de volta pra casa. Relembrar a saga de nossos pais significa mais do que cumprir uma mera tradio. Representa o anseio de, ano aps ano, nos fazermos lembrar de que sempre tempo de voltar. Esta edio da Hagadah de Pessach foi carinhosamente preparada, de forma explicativa e dinmica, para que possamos concluir mais esta mitsvah, de todos os anos narrarmos a histria de nossa libertao. Ela totalmente baseada no texto original de um dos mais antigos compndios do povo de Israel, com o acrscimo de explicaes que auxiliaro o leitor na conduo de todo o cerimonial. A narrativa do xodo, inteiramente constituda das ltimas palavras de Estevo, citado nos escritos da Brit Chadashah. Comentrios alusivos ao significado messinico desta cerimnia foram inseridos ao longo de todo o texto. Esperamos que este material possa ser til a todos quantos alimentam no seu corao o anseio de que se abrevie o dia do regresso de nosso Mashiach. Queira Dus o fazer chegar em nossos Dias. CHAG SAMEACH ! Priclis Pereira (Zaken)

Congregao Israelita da Nova Aliana

ELIMINAO DO CHAMETS (FERMENTO)


Sete dias comereis pes asmos. Logo ao primeiro dia, tirareis o fermento das vossas casas, pois qualquer que comer coisa levedada, desde o primeiro dia at ao stimo dia, essa pessoa ser eliminada de Israel. (Ex. 12:15) Durante todo o dia 13 de nissan, a famlia faz uma limpeza minuciosa em toda a casa, para que todo o resqucio de Chametz (fermento) possa ser eliminado. considerado Chametz, todo alimento ou bebida que tenha sofrido processo de fermentao. Isso inclui bolos, pes, biscoitos, iogurtes, etc (Obs: Exclui Refrigerantes). Deve-se, j a partir do dia 10 de nissan comear a retidada do fermento de modo a facilitar a limpeza do dia 13. A limpeza dever incluir a eliminao do menor vestgio de Chametz, tendo-se o cuidado de, inclusive, se limpar os armrios, de forma a no existir sequer um farelo de po ou de qualquer produto levedado. Todo o chamts encontrado deve ser empacotado, lacrado e retirado das dependncias do lar, incluindo o quintal. Pode-se, por ocasio disto, doar estes alimentos a algum necessitado ou a um vizinho. No incio do dia 14 de nissan, noite, tendo j eliminado todo o vestgio de chamts, faz-se a procura ritual do fermento. costume colocar pequenos pedaos de po duro nas diversas dependncias do local onde se procurar pelo chamts, pouco tempo antes da inspeo, com a finalidade de que quem a realiza, os encontre. Segundo nosso costume, devem ser colocados dez pedaos, que devero ser procurados no escuro, pelos pais, junto com as crianas, que estaro munidos de uma p e uma vassourinha, para recolherem os pedacinhos de po. ANTES DE INICIAR A BUSCA DO CHAMTS, A SEGUINTE BNO PRONUNCIADA: BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM, ASHER KIDISHANU BEMITZVOTAIV VETSIVANU, AL BIUR CHAMTZ Bendito s Tu, A-do-nai, nosso Dus, Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre a eliminao do Chamts. Deve-se inspecionar com a luz de uma vela em todos os lugares escondidos, mesmo nas fendas existentes no assoalho. No permitido falar entre o pronunciamento dessa bno e o incio da busca, mesmo que seja relativo prpria inspeo. Durante a inspeo no se deve falar sobre qualquer assunto que no seja absolutamente

Hagadah de Pessach

essencial a essa inspeo. Os familiares devem permanecer prximos no intuito de ouvir a bno, para que ento examinem o local que lhes atribudo sem falar nesse intervalo. Deve-se cuidar para que se verifique primeiramente as dependncias prximas ao local onde a bno foi ouvida e no ir a outras dependncias imediatamente aps a bno. Aps a inspeo deve-se ser cuidadoso para que o Chamts queimado na manh seguinte seja colocado num lugar seguro para que no seja levado de um lugar a outro. Evita-se, deste modo, que seja esmigalhado e esparramado por crianas ou roedores. Aps a inspeo, faz-se a anulao ritual de qualquer chamts que possa ter sido ignorantemente negligenciado ou no percebido. BENO DA ELIMINAO DO CHAMETZ: Todo o fermento e tudo o que for levedado que esteja em minha posse, o que no vi e no eliminei e do qual no saiba, que seja anulado e sem dono, como o p da terra. No dcimo quarto dia de Nissan, na quinta hora do dia (At as nove da manh), deve-se fazer uma fogueira especfica, fora do quintal de casa para queimar o Chamts e anul-lo. PARA ESTA ANULAO FEITA DE MANH, PRONUNCIA-SE: Todo o fermento e tudo o que for levedado que esteja em minha posse, quer eu o tenha visto ou no, quer eu o tenha observado ou no, quer eu o tenha eliminado ou no, que seja anulado e sem dono como o p da terra. AO QUEIMARMOS OS DEZ PEDAOS DE CHAMTZ PRONUNCIAMOS A SEGUINTE BENO: Seja Tua Vontade, A-do-nai nosso Dus e Dus de nossos antepassados, que, assim como eu elimino o Chamts de minha casa e de minha propriedade, da mesma maneira elimina todas as foras estranhas. E elimina o esprito de impureza da terra, [e] elimina de ns a nossa m inclinao e concede-nos um corao de carne para servir-Te com verdade. Faze com que toda a Sitr Achr, todas as Kelipt e toda a maldade sejam consumidas; em fumaa e elimina o domnio do mal da terra. E elimina todos aqueles que angustiam a Shechin, com esprito de destruio e esprito de julgamento, assim como eliminaste o Egito e seus deuses, naqueles dias e nesta poca, Amn, Sla.

Congregao Israelita da Nova Aliana

O SEDER Preparaes preliminares


A cerimnia do Sder de Pessach realizada ao redor de uma mesa, diferente de todas as demais festividades, em que a refeio apenas parte do rito. Em Pessach a refeio o rito e qualquer coisa diferente disto, descaracterizar por completo o sentido fundamental da festa.

A Mesa
Para compor a mesa onde o Sder (Ordem Ritual) de Pessach ser realizado, so necessrios os seguintes itens: Kear : Trata-se de um prato, colocado em frente ao oficiante da cerimnia, contendo seis ou sete cavidades, nas quais sero dispostos os itens alimentcios, os quais sero utilizados ao longo da cerimnia. Na ausncia de uma kear, pode-se utilizar uma bandeja comum, e sobre ela dispor pequenas travessas, geralmente usadas para sobremesa, que substituiro o utenslio apropriado. Segue explicao mais detalhada abaixo. Quatro Taas: Ao lado direito da Kear, quatro taas devem estar preparadas, para que sejam cheias ao longo da cerimnia que se seguir. Alm disso, cada participante da cerimnia dever, igualmente ter quatro clices ou copos, para tambm beber ao longo do seder. A Taa de Elias: Esta, na verdade uma taa adicional, que representa o quarto copo de algum que no est presente. Para o judasmo tradicional, ela representa a esperana da vinda do Mashiach, que ser anunciada por Eliahu HaNavi (Elias o Profeta). Para os israelitas da nova aliana, ela representa o clice da redeno dos justos, cujo significado aponta para o retorno do Messias Yeshua, no seu reino, do qual todos ns usufruiremos. As 3 Matzot : A frente da kear, colocamos trs Matzot (Pes zimos), dispostas uma sobre a outra, intercaladas e cobertas com uma toalha ou um guardanapo, ou ainda em um estojo especialmente feito para este fim. As trs matzot fazem referncia aos pes da proposio, existentes no templo em referncia s doze tribos de Israel. Neste caso porm, as matzot representam o que restou do povo de Israel: COHEN (os descendentes de Aharon) Em cima, os LEVIIM (os descendentes da tribo de Levi) No meio e ISRAEL (descendentes de Jud e Benjamim) Em baixo.

Hagadah de Pessach

A Kearah
Dentro da Kear, so dispostos os itens utilizados ao longo da cerimnia, e cada um possui um significado que se segue: gua Salgada - um vasilhame, colocado, geralmente no centro da kearah, contendo gua misturada com sal, a qual ser utilizada durante a cerimnia. Recorda as lgrimas derramadas por nossos antepassados. Por outro lado, o sal representa a liberdade, j que, no passado, somente os mais abastados podiam ter o privilgio de salgar suas comidas, visto que era muito valioso. Zeroah - Um osso de perna ou pescoo de frango assado e chamuscado, representando o sacrifcio pascal que nossos antepassados deviam comer nesta noite. Alude, tambm, ao versculo bblico referente ao xodo do Egito, no qual se descreve que Deus nos tirou de l com mo forte e brao (Zeroa) estendido (Deuteronmio 26:8). Aos que crem no Mashiach Yeshua, simboliza o texto que Diz: Nenhum dos seus ossos ser quebrado (Jo. 9:36) Beitzah - Um ovo cozido, representando o sacrifcio das Festividades que tambm era levado aos Templos nesta poca. Por sua forma arredondada, representa, tambm, a roda do destino: no apenas marcando nosso luto pela destruio dos Templos, mas tambm, assim como um crculo no tem incio nem fim, nosso anseio e esperana no futuro. Uma outra particularidade do ovo que, diferentemente de outros alimentos, quanto mais cozido, mais rgido fica. Assim tambm o Povo de Israel ao longo do tempo: embora cozido por seus opressores, permaneceu cada vez mais fiel s suas convices. O ovo tambm simboliza o novo nascimento. Maror - Ervas amargas, normalmente raiz forte (chrein). Muitos costumam, tambm, utilizar alface romana. Simboliza a amargura provocada pelos egpcios a nossos antepassados. A isso se deve o costume da alface, pois assim como nossos antepassados de trabalhadores pagos converteram-se em escravos, assim tambm a alface, inicialmente doce, porm logo tornando-se amarga (Rashi, Talmud Pessachim 39a). Charosst - Mistura de mas raladas, mel, nozes modas, vinho tinto e canela, assumindo a tonalidade da argamassa, semelhante quela fabricada pelos escravos no Egito. Karps - Cebola, batata ou salso, simbolizando o renascimento da natureza na primavera, a esperana da libertao que se renova aps o inverno da opresso. Uma outra explicao que os nobres, na antigidade, costumavam iniciar seus

Congregao Israelita da Nova Aliana

banquetes com petiscos deste estilo. Dado que nesta noite todos os atos so executados como smbolo de liberdade, iniciamos o Sder comendo o Karpas. Porm, para manter presente a amargura do cativeiro, antes imergido na gua salgada. Chazret - So os mesmos ingredientes do Maror, com os quais se far o sanduche juntamente com a Matz, em aluso Matz e Maror que eram consumidos com o sacrifcio pascal, simultaneamente, na poca dos Templos. importante que haja Maror (ou Chazeret), Charosset, Karps e gua salgada suficientes para todos os participantes. Costumamos, alm disso, iniciar nossa refeio de Pessach comendo um pedao de ovo cozido mergulhado na gua salgada, j que, simbolicamente, ele representa a vida. Como a Kear geralmente no suficientemente grande, colocam-se travessas adicionais destes alimentos na mesa.

As Velas
No Centro da Mesa, ou prximo matriarca da casa, coloca-se as velas em seus candelabros que devero ser acesas antes do por do sol do dia 15 de nissan.

A Menorah
Embora no seja obrigatrio, costuma-se acender a menor, que tambm compor a mesa, por ocasio de se tratar de uma data festiva. As luzes da Menorah nos fazem lembrar do Beit HaMikdash, que j no se encontra edificado entre ns. Isto mobiliza nosso corao pela esperana do advento do Mashiach, que trar de volta a luz a este mundo.

Outros Pratos
Alm dos itens obrigatrios para o Sder de Pessach, a mesa poder conter os demais pratos que sero comidos durante a Refeio Festiva que ocorrer no meio da Cerimnia. Ao longo da histria do povo judeu, consagraram-se inmeras receitas tpicas, especiais para a data mas, nenhuma obrigatoriedade h em torno disto. Apenas obrigatrio que esta refeio contenha carne, e outros acompanhamentos. E disse-lhes [Yeshua]: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Pscoa, antes do meu sofrimento. Pois vos digo que nunca mais a comerei, at que ela se cumpra no reino de Deus. (Lc. 22:15-16)

Hagadah de Pessach

ACENDIMENTO DAS VELAS


Assim como no Shabat, o servio do Sder (ordem) de Pessach precedido pelo acendimento das luzes (duas velas comuns) de Yom Tov (Sbado Cerimonial), que deve ser feito por uma mulher, seguido da recitao do kidush (Beno do Vinho) sobre o primeiro dos quatro copos de vinho que devem ser bebidos durante todo o desenrolar da cerimnia sobre os quais falaremos mais adiante.

Na vspera de Pssach e em Pssach:


BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM, ASHER KIDSHANU BEMITZVOTAIV VETSIVANU, LEHADLIK NER SHEL YOM TOV. Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela do Yom Tov. BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM, SHEHECHEIANU VEKIEMANU VEHIGUIANU LAZEMAN HAZE. Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, Que nos conservou em vida e nos manteve e nos fez alcanar esta poca festiva.

Na vspera de Pssach quando incide na vspera de Shabat:


BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM, ASHER KIDSHANU BEMITZVOTAIV VETSIVANU, LEHADLIK NER SHEL SHABAT VESHEL YOM TOV.

Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela do Shabat e do Yom Tov.
BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM, SHEHECHEIANU VEKIEMANU VEHIGUIANU LAZEMAN HAZE.

Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, Que nos conservou em vida e nos manteve e nos fez alcanar esta poca. 8 Congregao Israelita da Nova Aliana

SDER (ORDEM) DE PSSACH

ndice:
1- Kadsh - Recitao do Kidush ................................................. Pag. 10 2- Urchats Primeira Abluo das Mos ..................................... Pag. 12 3- Carps Ingesto da Raiz Forte............................................... Pag. 12 4- Ychats Quebra da Matsah. (Ocultao do Aficoman) ......... Pag. 13 5- Maguid Narrao da Hagadah ............................................... Pag. 13 6- Rochts Segunda Abluo das Mos..................................... Pag. 21 7- Mots Beno do Po .............................................................. Pag. 21 8- Mats Beno da Matzah ...................................................... Pag. 21 9- Maror Ingesto do Maror. ..................................................... Pag. 22 10- Corch Sanduche de Mats e Maror .................................. Pag. 22 11- Shulchan Refeio Festiva ................................................... Pag. 23 12- Tsafun Procura e Ingesto do Aficoman ............................. Pag. 23 13- Berach Bircat HaMazon (Bno aps a refeio) ............. Pag. 24 14- Halel Salmos de Louvor ...................................................... Pag. 27 15- Nirts Aceitao .................................................................. Pag. 32 Hagadah de Pessach 9

1. KADSH - RECITAO DO KIDUSH


Ao longo de todo o Sder de Pessach abenoamos e beberes quatro copos de vinho. Por meio deles, contamos a histria da libertao de nosso Povo, quando escravo no Egito. Entre um copo e outro, comemos matzah (Po zimo), Karps (Raz Forte), Maror (Ervas Amargas) e narramos a hagadah (narrao do xodo). Uma histria muito antiga, datada de muito antes de Mashiach, diz que a razo dos quatro copos se deve a uma referncia das quatro fases de nossa libertao do jugo de Fara, como descrito a seguir: 1 Eu os tirarei (Copo do xodo) 2 Eu os salvarei (Como da Salvao) 3 Eu os redimirei (Copo da Rendeno) 4 Eu os levarei como uma nao (Copo de Eliahu) Segundo a interpretao de alguns, os copos tambm fazem referncia aos quatro grandes mritos que os judeus tinham no exlio egpcio: 1- no trocaram os nomes hebraicos; 2- falavam a lngua hebraica; 3- levaram uma vida altamente moral; e 4- permaneceram leais uns aos outros. Aps o kidush (Beno do Vinho), recita-se shehecheynu. A mulher que j fez esta bno no acendimento das velas (Ver pgina Anterior) no precisa repeti-la. Ao beber os quatro copos, ao longo de toda a cerimnia e comer a matzah, os homens se reclinam do lado esquerdo recordando de sua liberdade, j que antigamente, apenas as pessoas livres se reclinavam enquanto comiam. O kidush recitado em voz alta, e cada um deve ter sua prpria taa de vinho e responder amn para as bnos do kidush. Em seguida todos bebem o primeiro dos quatro copos de vinho. O livro do evangelho de Mateus nos relata a ltima cerimnia de Pessach que Yeshua celebrou com seus discpulos antes de sua morte, no dia 14 de Nissan. O que Yeshua realizou ali, em seus ltimos momentos, no foi nada alm desta cerimnia. As nicas coisas adicionadas por ele foram: um novo significado ao clice, que a partir dali deveria simbolizar o seu sangue, o sangue da nova aliana; um novo significado Matzah, que doravante deveria simbolizar o seu corpo sem pecado, partido por amor de ns. Alm disso, Yeshua incluiu a lavagem dos ps, como um sinal de humildade uns para com os outros. Ao longo desta cerimnia indicaremos os gestos de Yeshua, dentro dela, a luz dos Textos de Mateus e Lucas, para que o leitor tenha uma melhor compreenso de seu significado

10

Congregao Israelita da Nova Aliana

Oficiante diz: Preparai o banquete do rei supremo. Este o banquete do santo, bendito seja ele e sua shechinah.

PRIMEIRO COPO Do xodo


Este copo, apesar de fazer parte do rito de Yeshua, no aparece em nenhum dos evangelhos. SAVR MARANN: BARUCH AT A-DO-NAI E-LO-H-NU MLECH HAOLM, BOR PERI HAGFEN. Ateno Senhores: Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha. BARUCH AT A-DO-NAI E-LO-H-NU MLECH HAOLM, ASHER BCHAR BNU MICOL AM, VEROMEMNU MICOL LASHN, VEKIDESHNU BEMITSVOTAV. VATTEN LNU A-DONAI E-LO-H-NU BEAHAV MOADM LESSIMCH. CHAGUM UZMANM LESSASSN, ET YOM CHAG HAMATSOT HAZ, VET YOM TOV MICR CDESH HAZ, ZEMAN CHERUTNU MICR CDESH, ZCHER LITSIAT MITSRYIM; KI VNU VACHARTA VEOTNU KIDSHTA MICOL HAAMM. UMOAD CODSHCHA BESSIMCH UVSASSN HINCHALTNU. BARUCH AT A-DO-NAI, MECADSH YISRAEL VEHAZMANM. Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que nos escolheu dentre todos os povos e nos elevou acima de todas as lnguas e nos santificou com Seus mandamentos. E nos deste, Senhor nosso D-us, com amor dias festivos para alegria, festas e pocas para jbilo; este dia da Festa de Matsot e este dia propcio de santa convocao, poca de nossa libertao santa convocao, em recordao sada do Egito. Pois a ns escolheste e nos santificaste dentre todos os povos e Teus santos dias festivos nos deste com alegria e jbilo. Bendito s Tu, Senhor, que santifica Israel e as festas. BARUCH AT A-DO-NAI E-LO-H-NU MLECH HAOLM, SHECHEYNU VEKIYEMNU VEHIGUINU LAZEMAN HAZ. Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que nos deu vida, nos manteve e nos fez chegar at a presente poca.

Hagadah de Pessach

11

2. URCHTS - ABLUO DAS MOS


Todos os presentes, mesa do sder devem, se possvel, podendo ser apenas o oficiante, abluir (lavar ritualmente) as mos (vertendo gua de um copo ou caneca trs vezes sobre cada mo, primeiro na direita, depois na esquerda) sem pronunciar a bno, Al netilat yadyim.

3. CARPS - RAIZ FORTE


Um pedao de cebola crua ou batata cozida, (sefaraditas preferem gengibre ou rabatete) mergulhada na gua salgada (que lembra as lgrimas derramadas pelos judeus com o trabalho pesado no Egito, ou o mar vermelho atravessado a p. Rabi Shaul Shel Tarshish (HaShaliach) se utiliza disto para dizer que a travessia do Mar Vermelho, para os israelitas, representou sua tevilah, por meio da Nuvem que os acompanhava e a gua que marcou sua passagem de escravido para uma vida de liberdade I Co. 10:2). Antes de ingeri-lo, a bno dos legumes recitada tendo em mente o maror que ser ingerido mais tarde. Nos tempos antigos somente pessoas livres usavam sal na comida. Assim, mergulhar o antepasto na gua salgada um ato que simboliza liberdade. um dos primeiros atos do sder destinados a despertar a curiosidade das crianas. A palavra hebraica carps, lida de trs para frente, representa os 600 mil judeus (a letra hebraica smech vale 60, e vezes 10 mil subentendido) que foram forados a realizar trabalhos pesados (prech) no Egito. Bno: BARUCH AT ADO-NAI ELO-H-NU MLECH HAOLAM, BOR PERI HAADAM. Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da terra.

Molhar a raiz forte na gua salgada, para ns que cremos no Mashiach deve representar a despedida de uma vida de escravido, quando ramos escravos no Egito e a entrada em uma nova era de liberdade, pela qual deveremos trabalhar todos os dias de nossa vida. Sair do Egito pode ser apenas o primeiro passo para alguns, tirar o Egito de dentro de ns ser sempre a parte mais difcil. Devemos nos concentrar em seguir em frente, para que no sejamos como aquela gerao, cuja maioria morreu sem alcanar a promessa da redeno. 12 Congregao Israelita da Nova Aliana

4. YACHTS - QUEBRA DA MATSAH


Das trs matzot dispostas frente, o oficiante retira a que est ao meio, que representa os filhos de Levi, e a divide em duas partes, uma maior e outra menor. Destas duas, a maior envolvida em um pano branco e escondida at o final da cerimnia, quando dever ser encontrada por uma criana (Conforme item 12). A parte menor recolocada na travessa, para ser comida no final da leitura da Hagadah. Com este gesto nos lembramos do mar vermelho que se dividiu diante dos filhos de Israel. O po sem fermento, chamado de po da misria, representa a opresso de nossos inimigos, num mundo de escravido e austeridade. O po sem fermento, um smbolo do homem simples, sem a riqueza de uma vida farta e inchada de orgulho. Ao partirmos o po da misria, devemos lembrar que mesmo o pouco que temos pode ser dividido com o que est ao nosso lado. Que HaShem possa fazer com que este gesto se estenda alm dos limites da mera simbologia.

5. MAGUID - NARRAO DA HAGADAH


O Oficiante diz: Este o po da misria que nossos antepassados comeram na terra do Egito. Quem tem fome que venha e coma; todo o necessitado que venha e festeje o Sder de Pssach. Este ano [estamos] aqui; no ano que vem na terra de Yisrael. Este ano [somos] escravos, no ano que vem homens livres. ENCHE-SE O SEGUNDO COPO E AS CRIANAS CANTAM:
M NISHTAN HALYLA HAZ //MICOL HALEILOT// Por que esta noite diferente de todas as outras noites? SHEBECHOL HALELOT N NU MATBILN //AFILU PAM ECHAT// Pois em todas as noites no mergulhamos o alimento sequer uma vez //HALYLA HAZ// SHET PEAMM // mas nesta noite o mergulhamos duas vezes SHEBECHOL HALELOT NU OCHLN, //CHAMTS O MATS// Pois em todas as noites, ns comemos tanto chamts quanto matzah //HALYLA HAZ// CUL MATS // Mas nesta noite apenas matzah SHEBECHOL HALELOT NU OCHLN, //SHEAR YERACOT// Em todas as noites ns comemos diversas verduras //HALAYLA HAZ //MAROR// Mas nesta noite apenas ervas amargas SHEBECHL HALELT NU OCHLN, //BEN YOSHEVN UBN MESSUBN// Pois em todas as noites ns comemos sentados e reclinados //HALYLA HAZ// CULNU MESSUBIN// Mas nesta noite apenas reclinados

Hagadah de Pessach

13

RECOLOCA-SE A TRAVESSA NO SEU LUGAR E DESCOBRE-SE UM POUCO A MATS. TODOS RECITAM: Escravos fomos de Fara no Egito, e A-do-nai nosso Dus, nos tirou de l, com mo forte e com brao estendido. E se o Santo, bendito seja Ele, no tivesse tirado nossos antepassados do Egito, ento ns e nossos filhos e os filhos dos nossos filhos estaramos ainda subjugados pelo Fara no Egito. E mesmo que fssemos todos sbios, todos entendidos, todos conhecedores da Tor, [ainda assim] teramos a obrigao de contar a respeito do xodo do Egito. E todo aquele que mais se estende contando a respeito do xodo do Egito, elogiado . ____________________________________________________________________ Primeira parte O OFICANTE INICIA A NARRAO: Vares irmos e pais, ouvi. O Deus da glria apareceu a Abrao, nosso pai, quando estava na Mesopotmia, antes de habitar em Har, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei. Ento, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Har. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vs agora habitais. Nela, no lhe deu herana, nem sequer o espao de um p; mas prometeu dar-lhe a posse dela e, depois dele, sua descendncia, no tendo ele filho. E falou Deus que a sua descendncia seria peregrina em terra estrangeira, onde seriam escravizados e maltratados por quatrocentos anos; eu, disse Deus, julgarei a nao da qual forem escravos; e, depois disto, sairo da e me serviro neste lugar. Ento, lhe deu a aliana da circunciso; assim, nasceu Isaque, e Abrao o circuncidou ao oitavo dia; de Isaque procedeu Jac, e deste, os doze patriarcas. Os patriarcas, invejosos de Jos, venderam-no para o Egito; mas Deus estava com ele e livrou-o de todas as suas aflies, concedendo-lhe tambm graa e sabedoria perante Fara, rei do Egito, que o constituiu governador daquela nao e de toda a casa real. Sobreveio, porm, fome em todo o Egito; e, em Cana, houve grande tribulao, e nossos pais no achavam mantimentos. Mas, tendo ouvido Jac que no Egito havia trigo, enviou, pela primeira vez, os nossos pais. Na segunda vez, Jos se fez reconhecer por seus irmos, e se tornou conhecida de Fara a famlia de Jos. Ento, Jos mandou chamar a Jac, seu pai, e toda a sua parentela, isto , setenta e cinco pessoas. Jac desceu ao Egito, e ali morreu ele e tambm nossos pais; e foram transportados para Siqum e postos no sepulcro que Abrao ali comprara a dinheiro aos filhos de Hamor.

14

Congregao Israelita da Nova Aliana

TODOS RECITAM: Bendito seja [Ele] que cumpre Sua promessa a Yisrael, Bendito seja Ele. Pois o Santo, Bendito seja Ele, calculou o fim [da escravido] para fazer como disse a Avraham, nosso pai, no Pacto entre as Partes, como mencionado: E Ele disse a Avraham: Saiba [com certeza] que estranha ser tua semente em uma terra que no deles e os escravizaro e os afligiro por quatrocentos anos. E tambm nao que eles serviro, hei de julgar e depois sairo com grande riqueza. ERGUEMOS O SEGUNDO COPO (Sem beber) E COBRIMOS A MATZAH O OFICIANTE RECITA: E essa [promessa] foi que manteve a nossos antepassados e a ns; pois no foi apenas um que se levantou contra ns para nos destruir, seno a cada gerao levantam-se contra ns para nos destruir e o Santo, bendito seja Ele, nos salva de suas mos. RETORNAMOS O COPO A MESA E DESCOBRIMOS A MATZAH ____________________________________________________________________ Segunda parte O OFICIANTE CONTINUA A NARRAO Como, porm, se aproximasse o tempo da promessa que Deus jurou a Abrao, o povo cresceu e se multiplicou no Egito, at que se levantou ali outro rei, que no conhecia a Jos. Este outro rei tratou com astcia a nossa raa e torturou os nossos pais, a ponto de for-los a enjeitar seus filhos, para que no sobrevivessem. Por esse tempo, nasceu Moiss, que era formoso aos olhos de Deus. Por trs meses, foi ele mantido na casa de seu pai; quando foi exposto, a filha de Fara o recolheu e criou como seu prprio filho. E Moiss foi educado em toda a cincia dos egpcios e era poderoso em palavras e obras. Quando completou quarenta anos, veio-lhe a idia de visitar seus irmos, os filhos de Israel. Vendo um homem tratado injustamente, tomou-lhe a defesa e vingou o oprimido, matando o egpcio. Ora, Moiss cuidava que seus irmos entenderiam que Deus os queria salvar por intermdio dele; eles, porm, no compreenderam. No dia seguinte, aproximou-se de uns que brigavam e procurou reconduzi-los paz, dizendo: Homens, vs sois irmos; por que vos ofendeis uns aos outros? Mas o que agredia o prximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz sobre ns? Acaso, queres matar-me, como fizeste ontem ao egpcio? A estas palavras Moiss fugiu e tornouse peregrino na terra de Midi, onde lhe nasceram dois filhos. Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um anjo, por entre as chamas de uma sara que ardia. Moiss, porm, diante daquela viso, ficou maravilhado e, aproximando-se para observar, ouviu-se a voz do Senhor:

Hagadah de Pessach

15

Eu sou o Deus dos teus pais, o Deus de Abrao, de Isaque e de Jac. Moiss, tremendo de medo, no ousava contempl-la. Disse-lhe o Senhor: Tira a sandlia dos ps, porque o lugar em que ests terra santa. Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido e desci para libert-lo. Vem agora, e eu te enviarei ao Egito. A este Moiss, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistncia do anjo que lhe apareceu na sara. Este os tirou, fazendo prodgios e sinais na terra do Egito, TODOS RECITAM: Estas so as dez pragas que o Santo, bendito seja Ele, trouxe sobre os egpcios no Egito. E so elas:
DERRAMAMOS UM POUCO DE VINHO RECITAO DE CADA PRAGA

Dam Sangue Tsefardea Rs Kinim Piolhos Arov Animais Ferozes Dever Peste

Shechin lceras Barad Granizo Arb Gafanhotos Choshech Trevas Macat Bechorot Morte dos Primognitos

APS DERRAMAR-SE DEVE-SE COMPLETAR O COPO COM VINHO _____________________________________________________________________ Terceira parte O OFICIANTE CONCLUI A NARRAO

assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos. Foi Moiss quem disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitar dentre vossos irmos um profeta semelhante a mim. este Moiss quem esteve na congregao no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. A quem nossos pais no quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu corao, voltaram para o Egito, dizendo a Aro: Faze-nos deuses que vo adiante de ns; porque, quanto a este Moiss, que nos tirou da terra do Egito, no sabemos o que lhe aconteceu. Naqueles dias, fizeram um bezerro e ofereceram sacrifcio ao dolo, alegrando-se com as obras das suas mos. Mas Deus se afastou e os entregou ao culto da milcia celestial, como est escrito no Livro dos Profetas:

16

Congregao Israelita da Nova Aliana

casa de Israel, Porventura, me oferecestes vtimas e sacrifcios No deserto, pelo espao de quarenta anos, E, acaso, no levantastes o tabernculo de Moloque E a estrela do deus Renf, figuras que fizestes para as adorar? Por isso, vos desterrarei para alm da Babilnia. O tabernculo do Testemunho estava entre nossos pais no deserto, como determinara aquele que disse a Moiss que o fizesse segundo o modelo que tinha visto. O qual tambm nossos pais, com Josu, tendo-o recebido, o levaram, quando tomaram posse das naes que Deus expulsou da presena deles, at aos dias de Davi. Este achou graa diante de Deus e lhe suplicou a faculdade de prover morada para o Deus de Jac. Mas foi Salomo quem lhe edificou a casa. Entretanto, no habita o Altssimo em casas feitas por mos humanas; como diz o profeta: O cu o meu trono, E a terra, o estrado dos meus ps; Que casa me edificareis, diz o Senhor, Ou qual o lugar do meu repouso? No foi, porventura, a minha mo que fez todas estas coisas? Fim da Narrao

TODOS CANTAMOS DAYENU Oficiante: CAMA MAALOT TOVOT LAMAKOM ALEINU.


Quantas as ddivas que o Eterno nos concedeu.
ILU HOTZIANU MIMITZRAIM, Se Ele nos tivesse libertado do Egito, VELO ASSA BAHEM SHFATIM, DAIENU! sem porm ter julgado aos Egpcios, seria o bastante! ILU ASSA BAHEM SHFATIM, Se Ele tivesse julgado aos Egpcios, VELO ASSA BEELOHEIHEM, DAIENU! sem porm ter justiados seus deuses, seria o bastante! ILU ASSA BEELOHEIHEM, Se Ele tivesse justiado seus deuses, VELO HARAG ET BECHORCHEM, DAIENU! sem porm ter matado seus primognitos, seria o bastante! ILU HARAG ET BECHORCHEM, Se Ele tivesse matado seus primognitos,

Hagadah de Pessach

17

VELO NATAN LANU ET MAMONAM, DAIENU! sem porm nos ter dados seus bens, seria o bastante! ILU NATAN LANU ET MAMONAM, Se Ele nos tivesse dados seus bens, VELO KARA LANU ET HAIAM, DAIENU! sem porm nos ter aberto o mar, seria o bastante! ILU KARA LANU ET HAIAM, Se Ele tivesse aberto o mar, VELO HEEVIRANU BETOCHO BACHARAV, DAIENU! sem porm nos deixar atravessar em terra seca, seria o bastante! ILU HEEVIRANU BETOCHO BECHARAV, Se Ele nos tivesse deixado atravessar em terra seca, VELO SHIC TZAREINU BETOCHO, DAIENU! sem porm ter afogado nossos opressores,seria o bastante! ILU SHIC TZAREINU BETOCHO, Se Ele tivesse afogado os nossos inimigos VELO SIPEK TZARCHEINU BAMIDBAR ARBAIM SHAN, DAIENU! sem porm nos sustentar quarenta anos no deserto, seria o bastante! ILU SIPEK TZARCHEINU BAMIDBAR ARBAIM SHAN, Se Ele nos tivesse sustentado por quarenta anos no deserto, VELO HEECHILANU ET HAMAN, DAIENU! sem porm alimentar-nos com o man, seria o bastante! ILU HEECHILANU ET HAMAN, Se Ele nos tivesse alimentado com o man, VELO NATAN LANU ET HASHABAT, DAIENU! sem porm dar-nos o Shabat, seria o bastante! ILU NATAN LANU ET HASHABAT, Se Ele nos tivesse dado o Shabat, VELO KARVEINU LIFNEI HAR SINAI, DAIENU! sem porm conduzir-nos ao Monte Sinai, seria o bastante! ILU KARVEINU LIFNEI HAR SINAI, Se Ele nos tivesse conduzido ao Monte Sinai, VELO NATAN LANU ET HATOR, DAIENU! sem porm revelar-nos a Tor, seria o bastante! ILU NATAN LANU ET HATOR, Se Ele nos tivesse revelado a Tor, VELO HICHNISSANU LEERETZ ISRAEL, DAIENU! sem porm conduzir-nos Terra de Israel, seria o bastante! ILU HICHNISSANU LEERETZ ISRAEL, Se Ele nos tivesse conduzido Terra de Israel, VELO BANA LANU ET BEIT HAMIKDASH, DAIENU! sem porm construir para ns o Templo Sagrado, seria o bastante!

18

Congregao Israelita da Nova Aliana

O OFICIANTE DIZ: Quo imensa pois, a nossa gratido ao Onipresente que dobrou e redobrou sua bondade para conosco: ele nos tirou do Egito e fez com eles justia e com seus deuses e matou seus primognitos e deu-nos suas riquezas e partiu o mar para ns e fez-nos passar dentro dele em solo seco e afogou nossos opressores dentro dele e proveu nossas necessidades no deserto por quarenta anos e alimentou-nos com o man e deu-nos o shabat e aproximou-nos do monte sinai e deu-nos a tor e conduziu-nos para a terra de yisrael e construiu-nos a casa eleita [o templo sagrado] para expiar por todos os nossos pecados. PEGUE A MATS QUEBRADA EM SUA MO E PRONUNCIE: O OFICIANTE DIZ: Mats esta que ns comemos - por que razo? Porque no houve tempo para que a massa dos nossos antepassados fermentasse, antes de o Rei dos reis, o Santo, bendito seja Ele, ter Se revelado a eles e t-los redimido, conforme mencionado: E assaram bolos zimos com a massa que trouxeram [com eles] do Egito, porque no fermentou, pois foram expulsos do Egito e no puderam demorar-se [l] e tambm no prepararam [outras] provises para eles [levarem] SEGURE O MAROR EM SUA MO E PRONUNCIE: O OFICIANTE DIZ: Maror este que ns comemos - por que razo? Porque os egpcios amarguraram a vida dos nossos antepassados no Egito, conforme mencionado: E amarguraram suas vidas com trabalho pesado, com argamassa e com tijolos e [atravs de] todo o tipo de trabalho no campo, todos os seus trabalhos que eles os fizeram trabalhar [foi] com rigor. TODOS DIZEM: Em cada gerao, o homem deve considerar-se a si mesmo como se ele mesmo tivesse sado do Egito, conforme mencionado: E contars ao teu filho naquele dia, dizendo: Por causa disto A-do-nai fez para mim quando sa do Egito. No apenas nossos antepassados, o Santo, bendito seja Ele, redimiu do Egito, mas tambm a ns redimiu com eles, conforme mencionado: E a ns Ele tirou de l, para que nos trouxesse, [e] nos desse a terra que jurou a nossos antepassados.

CUBRA A MATS E ERGA O COPO, QUE DEVE SER SEGURADO AT O FINAL DA BNO:

Hagadah de Pessach

19

SEGUNDO COPO Da Salvao (De Yeshua)


Este copo mencionado no evangelho de Lucas. No texto, Yeshua, aps dar a beno bebe e d a seus discpulos dizendo que deste clice no mais beber at a chegada de seu reino. (Lc. 22:14-18)

POR ISSO NS DEVEMOS agradecer, louvar, elogiar, glorificar, exaltar, honrar, abenoar, elevar e enaltecer, a Quem fez todos esses milagres a nossos antepassados e a ns. Retirou-nos da escravido para a liberdade, do pesar para a alegria, do luto para a festividade e da escurido para grande luz e da servido para a redeno. [Portanto], entoemos Sua frente - Haleluyh louvai a Dus! LOUVAI A DUS! Louvai, servos de A-do-nai, louvai o Nome de A-do-nai. Seja o Nome de A-do-nai abenoado desde agora e para sempre. Do despontar do sol ao seu ocaso, louvado o Nome de A-do-nai. A-do-nai sublime acima de todas as naes, acima dos Cus repousa Sua glria. Quem como A-do-nai, nosso Dus, que habita nas Alturas. [No entanto] condescende em olhar pelos Cus e pela Terra! Levanta o mendigo do p, do monturo ergue o necessitado, para faz-lo sentar-se com os nobres, com os nobres do Seu povo. Transforma a mulher estril numa alegre me de filhos. Haleluyh louvai a Dus. AO SAIR YISRAEL DO EGITO, a casa de Yaacov de um povo de lngua estranha, Yehud tornou-se Seu santurio, Yisrael o Seu domnio. O mar viu e fugiu, o Jordo voltou para trs. As montanhas danaram como carneiros, as colinas como cordeiros. Que h contigo, mar, que foges; Jordo, que voltas para trs? O montanhas, que danas como carneiros; colinas, como cordeiros? [Ns assim fizemos] da presena do Senhor, Criador da terra, da presena do Dus de Yaacov, que transforma a rocha em lago de gua [e] slex em fonte de gua. BENDITO S TU, A-do-nai, nosso Dus, Rei do Universo, Que nos redimiste e redimiu nossos antepassados do Egito, e nos conduziste a esta noite para nela comermos Mats e Maror. Assim, que A-do-nai nosso Dus e Dus do nossos antepassados, nos conduza a outros dias festivos e festas que venham a ns em paz, [quando estaremos] alegres na construo de Tua cidade e nos regozijaremos no Teu servio; e l comeremos dos sacrifcios e das oferendas de Pssach (no trmino do Shabat: das oferendas de Pssach e dos sacrifcios), cujo sangue atingir as paredes do Teu altar com boa aceitao; e agradecerTe-emos com uma nova cano por nossa redeno e pelo resgate de nossas almas. Bendito s Tu, A-do-nai, Que redimiu Yisrael

20

Congregao Israelita da Nova Aliana

6. ROCHTS - ABLUO AS MOS (PARA COMER A MATS)


Aps concluir a primeira parte da Hagad e beber o segundo copo de vinho, todos os participantes devem abluir as mos da maneira prescrita antes das refeies (vide no segundo item, urchts, como fazer a abluo), desta vez recitando a seguinte bno: BARUCH AT ADO-NAI ELO-H-NU MLECH HAOLAM, ASHER KIDESHNU BEMITSVOTAV, VETSIVNU AL NETILAT YADYIM. Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre a abluo das mos. Sem interrupo com conversas, voltam mesa para recitar a bno sobre a mats e ingeri-la.

7. MOTSI - BNO HAMOTSI SOBRE AS MATSOT


Pegue as Matsot na ordem em que se encontram sobre a bandeja - o pedao quebrado entre as duas inteiras; segure-as na mo e recite: BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM HAMOTZI LECHEM MIN HAARETZ Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, Que extrai po da terra.

8. MATS - BNO DA MATS


No quebre ainda as Matsot. Primeiramente solte a terceira Mats [a de baixo], e recite a seguinte bno sobre a Mats quebrada e a de cima. Enquanto estiver recitando essa bno, tenha em mente que ela tambm se refere ao sanduche do Corech - que ser feito com a terceira Mats - e tambm ao Aficoman. BARUCH ATAH ADONAY ELOHEINU MELECH HAOLAM ASHER KIDSHANU BEMITSIVOTAIV VETSIVANU AL-ACHILAT MATSAH. Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre o comer da Mats.

Hagadah de Pessach

21

Quebre agora um Kezayit de cada uma das duas Matsot seguradas e coma ambas em posio reclinada. Antes de beber do terceiro copo de vinho, o segundo dos dois mencionados no relato do evangelho de Lucas (Lc. 22:14-20), Yeshua parte a matzah e a entrega aos seus discpulos, fazendo uma aluso deste po com o seu prprio corpo que seria partido por ns, como um emblema maior de nossa liberdade, por meio dele conquistada. Um po sem fermento, sem orgulho, sem beleza ou formosura, o po dos pobres, dos que tem pressa em ser livres da escravido. Aps sua morte, semelhantemente a matzah, seu corpo partido, foi envolvido em um pano e escondido no seio da terra por trs dias.

9. MAROR - BNO DO MAROR


OBS: Cada pessoa deve pegar um Kezayit (pequeno pedao) de Maror, mergulhlo no charosset (Pasta de ma com mel) e recitar a seguinte bno especial do maror antes de ingeri-lo: BARUCH AT ADO-NAI ELO-H-NU MLECH HAOLM, ASHER KIDESHNU BEMITSVOTAV, VETSIVNU AL ACHILAT MAROR. Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou comer do Maror.

10. CORCH - SANDUCHE DE MATS E MAROR


O sanduche de mats e maror lembra o costume institudo por Hilel. O maror (cerca de 19 g) mergulhado no charosset e colocado entre dois pedaos de mats (da mats inferior da travessa do sder). Antes de ingerir o sanduche... O OFICIANTE DIZ: KEN ASS HILEL BIZMN SHEBEIT HAMICDSH HAI CAIM; HAI CRECH PSSACH MATS H MAROR V OCHEL BEICHAD. CM SHENEHEMAR AL MATSOT HUMRORIM IOCHLUHO. Assim fez Hilel na poca em que o Templo Sagrado existia: ele juntava o Cordeiro Pascal, Mats e Maror e os comia juntos conforme mencionado: Eles comero com Matsot e ervas amargas.

22

Congregao Israelita da Nova Aliana

11. SHULCHAN-ORCH - REFEIO FESTIVA


COSTUME INGERIR O OVO DURO DA TRAVESSA DO SDER, MERGULHADO NA GUA SALGADA, NO INCIO DA REFEIO. Esta a verdadeira ceia (Jantar), ingerida por Yeshua, aps o segundo copo de vinho, e as demais bnos. A refeio festiva o ponto auge da cerimnia, era durante esta cerimnia, que se comia o cordeiro pascal (Que no era sacrifcio), morto pelo pai de famlia e preparado a partir das primeiras horas do dia 14 de Nissan, comemorando o livramento do anjo da morte durante a ltima das dez pragas. Acerca desta refeio, Yeshua disse aos seus talmidim: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Pscoa, antes do meu sofrimento.Pois vos digo que nunca mais a comerei, at que ela se cumpra no reino de Deus. Esta uma clara referncia posse do seu reino quando, simbolicamente falando, todos participaremos de sua mesa, na companhia dos justos de todas as eras. Foi tambm durante esta parte da cerimnia que Yeshua, revelou aos seus amigos e irmos, quem dentre os que ali estavam haveria de o trair (Mc. 14:18-21). Aps ter comido, tirou de sobre si o seu Talit, tomou de uma toalha e uma bacia comeando a lavar os ps de seus discpulos (Jo. 13:2-11). Foi em relao a esta refeio que Rabi Shaul HaShaliach se referia, ao exortar os chaverim de Corinto para que participassem dela com ordem esperando uns pelos outros. (I Co. 11:17-34). Ainda nos dias de Shaul HaShaliach os da Seita do Caminho participavam do seder de Pessach, juntamente com os demais judeus. A nica diferena era que o primeiro seder, dia 14 de nissan, alm do livramento dos primognitos deveria, para eles, tambm comemorar o aniversrio da morte do Rabi Yeshua, at o seu retorno.

12. TSAFUN - O AFICOMAN


Ao final da refeio festiva, as crianas so chamadas para procurar o Aficoman (Matzah Escondido), que foi ocultado no incio da Festa. Segundo a tradio Judaica, a criana que encontra o aficoman poder pedir o que quiser ao seu pai e lhe ser concedido. A matzah encontrada repartida com os demais. Semelhantemente, Yeshua aps ter sido partido (Imolado), foi escondido no seio da terra por trs dias e foi encontrado aps este perodo por todos que por ele esperavam. Todo aquele que encontr-lo e dele comer, poder pedir o que quiser ao Pai e lhe ser feito.

Hagadah de Pessach

23

13. BERACH - BNO DE GRAAS - BIRCAT HAMAZON


O terceiro copo de vinho enchido e todos recitam Bircat Hamazon (a Bno de Graas aps a Refeio) - vide texto na Hagad. Bebe-se o vinho ao terminar Bircat Hamazon. O copo do Profeta Eliyhu deve ser enchido e tambm o quarto copo de todos os participantes. Abre-se a porta e recita-se a passagem que simboliza um convite para o Profeta Eliyhu, o arauto da vinda de Mashiach, entrar.

TERCEIRO COPO Da Redeno


Este o segundo copo mencionado no evangelho de Lucas
O OFICIANTE LEVANTA O COPO E DIZ: Senhores, faamos a bno! OS OUTROS RESPONDEM: Seja o Nome de A-do-nai abenoado desde agora e para sempre. O CONDUTOR [REPETE A RESPOSTA ANTERIOR E] CONTINUA: Com a permisso dos mestres, professores e senhores, abenoemos Aquele [com um qurum de dez ou mais substitui-se (Aquele por): nosso Dus] por cuja generosidade comemos. OS OUTROS RESPONDEM: Bendito Ele [com um quorum de dez ou mais substitui-se Ele por nosso Dus) por cuja generosidade comemos e por cuja bondade ns vivemos. O CONDUTOR REPETE E CONTINUA ABAIXO: Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, Que alimenta o mundo inteiro com Sua bondade, com graa, com benevolncia e com misericrdia; Ele d alimento a toda a carne, pois a Sua benevolncia dura para sempre. Pela Sua grande bondade constantemente conosco, no nos falta e que no nos falte alimento para todo o sempre, pelo Seu grande nome. Pois Ele um Dus que alimenta e sustenta a todos e faz bem a todos e prepara alimento para todas Suas criaturas as quais criou, conforme mencionado: Tu abres a Tua mo e satisfazes a vontade de todo o ser vivo. Bendito s Tu, A-do-nai, que alimenta a todos. Ns Te agradecemos, A-do-nai nosso Dus, porque deste como herana aos nossos antepassados uma terra cobiada, boa e ampla e por ter nos tirado, A-do-nai nosso Dus, da terra do Egito e nos resgataste da casa de escravos; bem como pelo Teu pacto que Tu selaste em nossa carne e pela Tua Tor que nos ensinaste e pelos Teus

24

Congregao Israelita da Nova Aliana

estatutos que nos fizeste conhecer e pela vida, graa e benevolncia que derramaste sobre ns e pelo alimento que comemos com o qual nos alimentas e sustentas constantemente todo o dia e todo o tempo e a toda hora. E por tudo isso, A-do-nai nosso Dus, ns Te agradecemos e Te bendizemos; abenoado seja o Teu Nome pela boca de tudo o que vive, constantemente e para todo o sempre; como est escrito: E quando Tu comeres e ficares satisfeito e abenoars A-do-nai Teu Dus pela boa terra que Ele te deu. Bendito s Tu, A-donai, pela terra e pelo alimento. Tem piedade, A-do-nai nosso Dus, de Yisrael, Teu povo e de Jerusalm, Tua cidade e de Tsiyon, a morada da Tua glria e do reino da casa de David, Teu ungido e da grande e sagrada Casa que chamada pelo Teu Nome. nosso Dus, nosso Pai, nosso Pastor, alimenta-nos, sustenta-nos, e abastea-nos, e d-nos em abundncia; e alivia-nos, A-do-nai nosso Dus, rapidamente, das nossas desgraas. Ns Te imploramos, no nos deixe necessitar, A-do-nai nosso Dus, [no] de ddivas dos mortais e no dos seus emprstimos, mas s da Tua mo, que plena, aberta, santa e ampla, para que ns no sejamos envergonhados, [e] nem humilhados para todo o sempre. Nosso Dus e Dus dos nossos antepassados, possa levantar-se e vir e chegar e ser vista e ser aceita e ser ouvida e ser recordada e ser lembrada, nossa lembrana e a nossa recordao e a lembrana dos nossos antepassados e a lembrana de Mashiach, o filho de David, Teu servo e a lembrana de Jerusalm, Tua cidade santa e a lembrana de todo o Teu povo, a casa de Yisrael, perante Ti, para [trazer] libertao, bem-estar, graa e benevolncia e misericrdia e boa vida e paz nesse dia da festa das Matsot, nesta data festiva de santa convocao. Lembra-Te de ns, A-do-nai nosso Dus, nele [neste dia], para o bem; recorda-Te de ns nele para a bno e salva-nos nele para uma vida boa. E pela [Tua] promessa de salvao e misericrdia, poupa-nos e seja pleno de graa conosco; tem misericrdia para conosco e salva-nos; pois nossos olhos se dirigem a Ti, porque Tu s, Dus, um Rei complacente e misericordioso. E reconstri Jerusalm, a cidade santa, rapidamente em nossos dias. Bendito s Tu, A-do-nai, Que em Sua misericrdia reconstri Jerusalm; Amn. Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, [poderoso] Dus, nosso Pai, nosso Rei, nosso Onipotente, nosso Criador, nosso Salvador, nosso Autor, nosso Santo, Santo de Yaacov, nosso Pastor, Pastor de Yisrael, o Rei que bondoso e age com benevolncia para com todos, dia aps dia. Ele nos beneficiou, nos beneficia e nos beneficiar; Ele nos favoreceu, nos favorece e nos favorecer para sempre,

Hagadah de Pessach

25

com graa e benevolncia e misericrdia e para alvio, socorro e xito; bno e salvao; consolo, sustento e manuteno e misericrdia e vida e paz e todo o bem e que toda a espcie de bem nunca nos falte. Que o Misericordioso reine sobre ns por todo o sempre. Que o Misericordioso seja bendito nos Cus e na Terra. Que o Misericordioso seja elogiado de gerao a gerao e glorificado entre ns perpetuamente e por toda a eternidade e honrado entre ns perpetuamente e para todo o sempre. Que o Misericordioso nos sustente com honra. Que o Misericordioso quebre o jugo do exlio de sobre nossa nuca e nos guie eretos para a nossa terra. Que o Misericordioso mande uma bno abundante sobre esta casa e sobre esta mesa na qual ns comemos. Que o Misericordioso nos mande Eliyahu - o profeta que seja lembrado para o bem - que nos anuncie alvssaras, salvaes e consolos. Que o Misericordioso abenoe meu pai, meu mestre, o chefe desta casa e a minha me, minha mestra, a dona desta casa, a eles, sua casa, seus filhos e tudo o que seu; a ns e a tudo o que nosso. Assim como Ele abenoou nossos Patriarcas Avraham, Yitschac e Yaacov, tudo, [atravs] de tudo e com tudo; assim possa Ele abenoar a todos ns (filhos do pacto) juntos com uma bno completa e digamos Amn. Do Alto possa invocar, sobre ele e sobre ns, tal mrito para assegurar a paz duradoura; e possamos receber uma bno de A-do-nai e caridade de Dus, nosso Salvador; e possamos encontrar graa e boa compreenso aos olhos de Dus e do homem. Que o Misericordioso nos torne merecedores dos dias de Mashiach e da vida no mundo vindouro. Ele uma torre de salvao para o Seu rei e faz benevolncia para com Seu ungido, para David e sua descendncia para sempre. Aquele que estabelece a paz nas Suas alturas, possa Ele estabelecer a paz para ns e para todo o Yisrael, e dizei Amn. Temei a A-do-nai, Seus santificados; pois nada falta aos que O temem. Lees novos necessitam e tm fome, mas queles que procuram A-do-nai no lhes faltar tudo de bom. Agradeam a A-do-nai, porque Ele bom, porque Sua benevolncia perdura para sempre. Tu abres a Tua mo e satisfazes a vontade de todo o ser vivo. Bendito o homem que confia em A-do-nai e ser A-do-nai a sua confiana. Ento, ergue-se o Terceiro copo e recta-se: SAVRI MARANN: BARUCH AT A-DO-NAI E-LO-H-NU MLECH HAOLM, BOR PERI HAGFEN. Ateno Senhores: Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha. Ento, bebe-se o Terceiro Copo

26

Congregao Israelita da Nova Aliana

14. HALEL SALMOS DE LOUVOR


Costume de algumas famlias, cantar salmos de louvor aps o Seder de Pessach. No obrigatria a leitura de todos os salmos, ficando a quantidade de salmos a serem lidos a critrio da convenincia de cada um. Cantar o Halel aps o Seder um costume muito antigo que, inclusive, foi observado por Nosso Mestre Yeshua: E tendo eles cantado oHalel, saram para o monte das Oliveiras(Mt. 26:30). NO POR NS Adonay, no por ns, mas pelo Teu Nome, d glria, por Tua benevolncia, por Tua verdade. Por que diro as naes: Onde est agora o seu Dus?. E nosso Dus est nos Cus, tudo o que Ele deseja, Ele faz. Seus dolos so de prata e ouro, obra de mos humanas. Tm boca mas no falam, tm olhos mas no vem; tm ouvidos mas no ouvem, tm nariz mas no cheiram suas mos no apalpam, seus ps no andam; som algum sai de sua garganta. Como eles, sero os que os fazem, [assim como] todos que neles confiam. Yisrael, confia em Adonay, seu auxlio e seu escudo Ele . casa de Aharon, confia em Adonay, seu auxlio e seu escudo Ele . Os que temem Adonay, confiam em Adonay, seu auxlio e seu escudo Ele . ADONAY lembrando-Se de ns, abenoar. Ele abenoar a casa de Yisrael, abenoar a casa de Aharon. Abenoar os que temem Adonay, os pequenos com os grandes. Que Adonay aumente [bno] sobre vocs, sobre vocs e sobre seus filhos. Benditos sejam por Adonay, que fez os Cus e a Terra. Os Cus so os Cus de Adonay e a Terra Ele a deu aos filhos dos homens. Os mortos no louvam a Dus, nem aqueles que descem ao silncio [da sepultura]. Mas ns bendiremos a Dus desde agora e para sempre, Haleluyah, louvai a Dus. EU O AMO, pois Adonay ouve minha voz, minhas splicas. Porque inclinou a mim o Seu ouvido; nos meus dias eu [O1 invocarei. Laos da morte me cingiram, os apertos da sepultura me encontraram, desgraa e pesar encontrei. E eu invocarei o Nome de Adonay: Suplico-Te, Adonay, livra a minha alma. Complacente e justo Adonay e nosso Dus misericordioso. Adonay cuida dos simplrios, estava arrasado e a mim Ele salvou. Volte, minha alma, tua paz, pois Adonay favoreceu a ti. Porque livraste minha alma da morte, os meus olhos das lgrimas e meus ps do tropeo. Andarei perante Ti, Adonay, na terra dos viventes. Creio, [mesmo] quando falo, eu estou muito aflito; [mesmo quando] eu disse, na minha pressa, todo homem fraudulento. COMO RETRIBUIREI a Adonay [por] todos os Seus benefcios para comigo?

Hagadah de Pessach

27

Erguerei o copo da salvao, e o Nome de Adonay invocarei. Minhas promessas para Adonay pagarei, na presena de todo o Seu povo. Preciosa nos olhos de Adonay a morte dos Seus pios. Suplico-Te Adonay, porque Teu servo - eu sou, Teu servo, filho de Tua serva; Tu abriste meus grilhes. A Ti sacrificarei uma oferenda de agradecimento e o Nome de Adonay invocarei. Minhas promessas para Adonay pagarei na presena de todo o Seu povo. Nos trios da casa [Templo] de Adonay, no teu interior, Jerusalm, Haleluyah, louvai a Dus. LOUVEM A ADONAY, todas as naes, elogiem-No todos os povos! Pois foi imensa Sua benevolncia sobre ns e a verdade de Adonay perdura para sempre, Haleluyah, louvai a Dus. AGRADEAM A ADONAY, porque Ele bom, porque Sua benevolncia perdura para sempre.
Que Israel diga, porque Sua benevolncia perdura para sempre. Que a casa de Aharon diga, porque Sua benevolncia perdura para sempre. Que aqueles que temem Adonay digam, porque Sua benevolncia perdura para sempre.

DO APERTO INVOQUEI a Dus; Dus respondeu-me com amplido. Adonay est comigo, nada temo; o que me pode fazer o homem [?]. Adonay est comigo com os que me ajudam, por isso posso encarar meus inimigos. melhor apoiar-se em Adonay, do que confiar no homem. melhor apoiar-se em Adonay, do que confiar nos nobres. Todas as naes me rodearam; em Nome de Adonay as despedaarei. Rodearam-me e tornaram a me rodear, em Nome de Adonay as despedaarei. Rodearam me como abelhas, mas apagaram-se como um fogo de espinhos; em Nome de Adonay as despedaarei. Empurraste-me [meu inimigo] repetidamente para me fazer cair, porm Adonay me ajudou. Dus minha fora e cano e isto tem sido minha salvao. H voz de jbilo e salvao nas tendas dos justos: A destra de Adonay faz proezas; a destra de ADONAY EXALTADA, a destra de Adonay faz proezas. No morrerei, mas viverei e contarei os feitos de Dus. Puniu-me Dus certamente, mas morte no me entregou. Abram-me os portes da justia, entrarei por eles [e] agradecerei a Dus. Este o porto de Adonay, os justos entraro por ele. Agradeo-Te pois me respondeste e Te tornaste minha salvao (repita este verso). A pedra que os construtores rejeitaram, tornouse a pedra angular (repita este verso). Isto deu-se atravs de Adonay, maravilhoso aos nossos olhos (repita este verso). Este dia fez Adona, exultmo-nos e nos alegremos nele (repita este verso). Suplicamos-Te Adonay, salva-nos, Suplicamos-Te Adonay, salva-nos; Suplicamos-Te Adonai conceda-nos xito, Suplicamos-Te, conceda-nos xito.

28

Congregao Israelita da Nova Aliana

BENDITO AQUELE QUE VEM EM NOME DE ADONAI, ns vos bendizemos da casa [Templo] de Adonay (repita este verso). [Um Poderoso] Dus Adonay e nos iluminou; atai a oferenda festiva com cordas, at [que a traga a] os cantos do Altar (repita este verso). Tu s meu Dus e eu Te agradecerei, Tu s meu Dus e eu Te exaltarei (repita este verso). Agradeam a Adonay, porque Ele bom, porque Sua benevolncia perdura para sempre (repita este verso). LOUVAR-TE-O ADONAY, nosso Dus, todas as Tuas obras, e Teus pios, os justos que fazem Tua vontade, e todo o Teu povo, a casa de Yisrael, com jbilo agradecero e bendiro e elogiaro e glorificaro e exaltaro e adoraro e santificaro e proclamaro a soberania do Teu Nome, nosso Rei. Porque bom Te agradecer e apropriado cantar ao Teu Nome, porque desde o mundo [superior] at o mundo [inferior] Tu s [o Poderoso] Dus.
AGRADEAM A ADONAY, porque Ele bom, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Agradeam ao Dus dos deuses, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Agradeam ao Senhor dos senhores, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que sozinho faz grandes maravilhas, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que fez os Cus com entendimento, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que estendeu a terra sobre as guas, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que faz os grandes luzeiros, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. O Sol para governar durante o dia, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. A Lua e as estrelas para governarem durante a noite, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que golpeou o Egito atravs de seus primognitos, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. E tirou Yisrael do seu meio, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Com mo forte e com brao estendido, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que cortou o Yam Suf [Mar Vermelho] em partes, Porque Sua benevolncia perdura para sempre.

Hagadah de Pessach

29

E fez passar Yisrael no seu meio, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. E sacudiu Fara e suas tropas no Yam Suf, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que conduziu Seu povo no deserto, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Ao Que golpeou grandes reis, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. E Que matou potentes reis, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. A Sichon, o rei dos Amoreus, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. E Og, o rei de Bashan, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. E deu a terra deles por herana, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Por herana a Yisrael, Seu servo, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Que em nossa humilhao se lembrou de ns, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. E nos desfez dos nossos opressores, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. O Que d po a todas as criaturas, Porque Sua benevolncia perdura para sempre. Agradeam ao Dus [Poderoso] dos Cus, Porque Sua benevolncia perdura para sempre.

A ALMA DE TODO O [SER] VIVENTE bendir o Teu Nome, Adonay nosso Dus e o esprito de toda a criatura glorificar e exaltar Tua lembrana, nosso Rei, constantemente. Desde o mundo [superior] at o mundo [inferior] Tu s [o Poderoso] Dus; e alm de Ti no temos Rei, Redentor e Salvador que resgata e socorre e sustenta e responde e tem piedade, todo o tempo de desgraa e angstia; no temos Rei seno Tu. [Tu s] o Dus das primeiras e ltimas [geraes]. Dus de todas as criaturas, Senhor de todos os acontecimentos, que louvado com mltiplos elogios, que guia Seu mundo com benevolncia e Suas criaturas com misericrdia. E eis que Adonay no cochila e nem dorme. Aquele que acorda os dormentes e Aquele que desperta os adormecidos; e Aquele que concede a fala aos mudos e Aquele que solta os presos e Aquele que ampara os que caem e Aquele que endireita os encurvados. Somente a Ti ns agradecemos. Mesmo se nossas bocas estivessem repletas de canto como o mar e nossas lnguas, de jbilo como a multido de suas ondas; e nossos lbios, de elogios como a amplido do firmamento e nossos olhos luminosos como o Sol e como a Lua; e nossas mos estendidas como as

30

Congregao Israelita da Nova Aliana

guias do cu; e nossos ps leves [ligeiros] como os cervos - ainda assim no nos seria suficiente para agradecer-Te, Adonay nosso Dus e Dus dos nossos antepassados e bendizer Teu Nome [mesmo] sobre um dos milhares de milhes e mirades de benefcios, milagres e maravilhas que fizeste conosco e com nossos antepassados anteriormente. Do Egito nos redimiste, Adonay nosso Dus, da casa de escravos nos resgataste, na fome nos alimentaste e na fartura nos abasteceste, da espada nos salvaste e da peste nos fizeste escapar e de doenas malignas e persistentes nos livraste. At agora Tua misericrdia nos ajudou e no nos abandonou Tua benevolncia e no nos desampares, Adonay nosso Dus, eternamente. Por isso, os rgos que formaste em ns e o esprito e a alma que sopraste em nossas narinas, e a lngua que colocaste em nossas bocas - eles agradecero, e bendiro e elogiaro e glorificaro e exaltaro e adoraro e santificaro e proclamaro a soberania do Teu Nome, nosso Rei. Pois toda a boca a Ti agradecer e toda a lngua a Ti jurar e todo o olho Te olhar e todo o joelho a Ti se dobrar, e toda estatura diante de Ti se prostrar e todos os coraes a Ti temero e todas partes ntimas entoaro melodias [de louvor] ao Teu Nome, conforme est escrito: Todos meus ossos diro, Adonay, quem como Tu! Que socorre o pobre de quem mais forte do que ele; o pobre e o necessitado de algum que o roubaria. Quem se assemelha a Ti e quem se iguala a Ti e quem se compara a Ti. O [poderoso] Dus, o grande, o forte e o temido, [poderoso] Dus supremo, possessor dos Cus e da Terra! Louvar-Te-emos, e Te elogiaremos e Te glorificaremos e bendiremos o Teu santo Nome, conforme mencionado: [Um salmo] por David, bendiga Adonay, minha alma, e todo meu ntimo o Seu santo Nome.
DUS NO PODER DE TEU VIGOR, o grande na glria de Teu Nome, o forte eternamente, o temido em Seus temveis atos, o Rei que senta sobre um excelso e sublime trono. AQUELE QUE RESIDE PERPETUAMENTE, excelso e sagrado Seu Nome. E est escrito: Cantai jubilosamente, justos, para Adonay; aos probos apropriado cantar louvor [es]. Pela boca dos probos Tu sers exaltado e pelos lbios dos justos Tu sers bendito e pelas lnguas dos pios Tu sers consagrado e no mais ntimo dos santos Tu sers louvado. E nas assemblias de mirades de Teu povo, a casa de Yisrael, com jbilo ser glorificado o Teu Nome, nosso Rei, em todas as geraes; pois esta a obrigao de todos os seres criados. Perante Ti, Adonay nosso Dus, e Dus de nossos antepassados, agradecer, louvar, elogiar, glorificar,exaltar, honrar, abenoar, elevar e enaltecer acima de todas as palavras de cnticos e elogios de David, filho de Yishai, Teu servo, Teu ungido. E POR ISSO ELOGIADO SEJA TEU NOME, perpetuamente, nosso Rei, o Dus todo Poderoso, Rei grande e santo nos Cus e na Terra. Pois a Ti, Adonay nosso Dus e Dus dos nossos antepassados apropriado, para todo o sempre o

Hagadah de Pessach

31

canto e o elogio, louvor e melodia, vigor e domnio, vitria, grandeza e fora, glria e esplendor, santidade e soberania, bnos e agradecimentos ao Teu grande e santo Nome; e desde o mundo [superior] at o mundo [inferior] Tu s [o Poderoso] Dus. Bendito sejas Tu, Adonay, [poderoso] Dus, grande Rei e louvado com elogios, Dus dos agradecimentos, Senhor das maravilhas, Criador de todas as almas, Mestre de todos os feitos que Se compraz com cantos meldicos, Rei nico, a Vida dos mundos.

QUARTO COPO De Eliahu


ANTES DE BEBER O VINHO DIZE-SE: SAVR MARANN: BARUCH AT A-DO-NAI E-LO-H-NU MLECH HAOLM, BOR PERI HAGFEN. Ateno Senhores: Bendito s Tu, Senhor nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha. APS BEBER O VINHO DITO: Bendito s Tu, A-do-nai nosso Dus, Rei do Universo, pela vinha e pelo fruto da vinha, [e] pelo produto do campo, [e] pela cobiada, boa e ampla terra que Tu houveste por bem dar como herana, aos nossos antepassados, para comer de seu fruto e satisfazer-se de sua fartura. Tem piedade, A-do-nai nosso Dus, de Yisrael Teu povo e de Jerusalm, Tua cidade e de Tsiyon, a sede de Tua glria e de Teu altar e do Teu Templo. Reconstri Jerusalm, a, cidade Santa rapidamente em nossos dias; e conduza-nos para dentro dela e alegra-nos com ela; e que Te abenoemos em santidade e pureza. (Em Shabat: e seja Tua vontade fortificar-nos neste dia de Shabat) e lembra-Te de ns para o bem neste dia da festa das Matsot. Pois Tu, A-do-nai, s bom e beneficia a todos e ns Te agradecemos pela terra e pelo fruto da vinha. Bendito s Tu, A-do-nai, pela terra e pelo fruto da vinha.

15. NIRTS - O SDER ACEITO FAVORAVELMENTE


A Nirtzah consiste na recitao de nossa maior esperana, a era messinica, que preceder o retorno da Glria de HaShem a este mundo. Que no prximo ano estejamos em Jerusalm, reconstruda, representando nossa esperana na chegada da Redeno Final e no advento do Mashiach. Todos Dizemos: LESHANA HABA BYERUSHALAIM !!! O Ano Que Vem Em Jerusalm!!!

You might also like