You are on page 1of 24

A reexo terica em relao com a prtica cotidiana

A clula muscular
OBJETIVOS
Ao nal desta aula, voc dever ser capaz de: Estabelecer analogia entre a forma e a funo das bras musculares. Descrever as etapas de excitao e propagao da despolarizao da membrana das bras musculares at o retculo sarcoplasmtico. Seqenciar os eventos que constituem a contrao muscular. Associar o clcio s protenas reguladoras da contrao. Listar e apontar a funo das protenas: actina, miosina, tropomiosina e troponina na contrao muscular.

11
Pr-requisitos
Aulas de transporte atravs da membrana plasmtica, de Biologia Celular I (7, 8, 9 e 10). Aulas de citoesqueleto, de Biologia Celular I (21 a 24). Aula de clula nervosa (10), de Biologia Celular II.

a u l a

CEDERJ 25

AULA

Biologia Celular II | A clula muscular

INTRODUO

Na Aula 10, estudamos o processo de gerao, propagao e transmisso de um estmulo ao longo de uma clula nervosa. Tomamos como modelo o neurnio motor, aquele que faz contato (sinapse) com uma clula muscular. Nesta Aula, vamos continuar acompanhando esse processo, ou seja, vamos entender como esse estmulo recebido e interpretado pela clula muscular, resultando em sua contrao. As clulas musculares so altamente especializadas em realizar, sob estmulo, um movimento especco: a contrao muscular, tendo por isso mesmo a maior parte de seu volume ocupada por elementos do citoesqueleto. Estamos certos de que voc lembra que compete ao citoesqueleto, entre outras funes, denir a forma, posicionar as organelas e possibilitar o movimento de uma clula como um todo ou apenas o deslocamento intracelular de suas vesculas e organelas. Nos vertebrados so reconhecidos trs tipos bsicos de tecido muscular: liso, esqueltico e cardaco (Figura 11.1). Cada um deles difere, entre outros parmetros, quanto morfologia e distribuio no organismo. Os msculos lisos so formados por clulas fusiformes e uninucleadas. Sua contrao lenta, mais duradoura e involuntria. O msculo liso encontrado na parede dos vasos e no tubo digestivo.

Ncleo

Miobrilas

duas clulas Figura 11.1: Os trs tipos de clulas musculares: as lisas (a) so alongadas e uninucleadas; (b) as cardacas tambm so uninucleadas, mas comunicam-se por junes Gap e possuem aspecto estriado em seu interior. Clula Interior de duas clulas b As fibras estriadas esquelticas (c) possuem vrios ncleos e so muito longas.

26 CEDERJ

ordenadamente dispostos, dando um aspecto estriado ao tecido. Podem ser de dois tipos: o primeiro o estriado cardaco, que s se encontra no corao e formado por clulas uninucleadas que se comunicam atravs de junes do tipo Gap. Essa comunicao faz com que as cmaras cardacas se contraiam seqencialmente. A ativao do msculo cardaco tambm involuntria, sendo controlada pelo sistema nervoso autnomo. O segundo tipo de msculo estriado o msculo esqueltico, que forma a musculatura voluntria, permitindo-nos toda espcie de movimentos. com essas clulas que os neurnios motores formam sinapses qumicas e sobre esse tipo celular que vamos nos deter.

ORIGEM
O msculo esqueltico formado por clulas multinucleadas, ou seja, o que chamamos sinccio. Estas clulas so alongadas, sendo, por isso mesmo, chamadas bras musculares (Figura 11.1.c). Originam-se a partir de clulas embrionrias chamadas mioblastos. Durante o desenvolvimento do organismo, os mioblastos se fundem, dando origem s bras musculares. Sendo uma clula altamente diferenciada, a fibra muscular, a princpio, no se divide, porm novas bras podem se formar pela fuso de mioblastos. De fato, os seres humanos j nascem com o nmero de clulas musculares denido. Entretanto, aps o nascimento, essas bras aumentam de tamanho. O alongamento da bra muscular depende da incorporao de mioblastos s bras j existentes, aumentando, assim, o nmero de ncleos em cada bra. Em contrapartida, o crescimento que se observa em praticantes de musculao e halterolismo conseqncia tanto do aumento da espessura da bra pelo acrscimo de brilas contrteis quanto pela fuso de mais mioblastos a cada clula muscular. No adulto, persistem alguns mioblastos em estado quiescente, que so chamadas clulas- satlite (ou mioblastos-satlite). Em caso de leses, muito comuns em atletas, essas clulas so estimuladas a se proliferar e a se fundir, dando origem a novas bras musculares. Atualmente h grande investimento em pesquisas que visam a estimular a multiplicao e a diferenciao de mioblastos para regenerao de msculos que tenham sido gravemente lesados (veja a Aula 12).

CEDERJ 27

AULA

11

Nos msculos estriados, os filamentos contrteis esto

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

ORGANIZAO ESTRUTURAL DA FIBRA MUSCULAR ESTRIADA ESQUELTICA


A bra muscular esqueltica, por resultar da fuso de muitos mioblastos, uma clula muito maior do que as outras. Enquanto uma hemcia possui cerca de 8m e um broblasto cerca de 20m de dimetro, a bra muscular estriada mede cerca de 50m de espessura e pode atingir milmetros de comprimento. Isso resultou numa organizao estrutural muito precisa e bem bolada, para que as brilas contrteis pudessem receber rapidamente o estmulo propagado atravs da membrana plasmtica. A membrana plasmtica da bra muscular (Figura 11.2) o sarcolema. Assim como a membrana do neurnio, ela tambm excitvel e permanece polarizada no estado de repouso graas atividade da bomba de Na+/K+. O sarcolema forma invaginaes transversais peridicas, os tbulos T ou tbulos transversos (Figura 11.3). A despolarizao da membrana segue ao longo desses tbulos, permitindo que o impulso atinja rapidamente a intimidade da clula, que bastante espessa (50m de dimetro).

Tbulo transverso Miobrilas

Retculo endoplasmtico

Membrana plasmtica (sarcolema) Miobrilas

Trade Entrada do tbulo

Figura 11.2: Organizao geral da bra muscular esqueltica: a membrana plasmtica ou sarcolema emite invaginaes chamadas tbulos transversos. Abaixo da membrana, cisternas do retculo endoplasmtico liso ladeiam os tbulos transversos, formando as trades. As trades envolvem as miobrilas contrteis.

28 CEDERJ

adaptaes funcionais desse tipo celular. Os ncleos, regularmente espaados, elementos do retculo rugoso, que no muito desenvolvido, e outras organelas e estruturas tpicas das clulas de organismos pluricelulares se distribuem no citoplasma perifrico. Em torno das miobrilas tambm existem muitas mitocndrias, pois, como veremos mais adiante, a atividade muscular requer muita energia.

Retculo sarcoplasmtico

Tbulo T

Retculo sarcoplasmtico

Figura 11.3: Estrutura da trade conforme observada ao microscpio eletrnico de transmisso. Observe a ntima relao entre o tbulo T e as cisternas do retculo adjacentes a ele. (Foto: Clara Franzini-Armstrong)

AS MIOFIBRILAS
Observe atentamente as Figuras 11.1 e 11.2. Note que em ambas apenas um fragmento da bra muscular esqueltica foi representado. Na Figura 11.4, voc pode ver que essas clulas so extremamente longas, se comparadas a hepatcitos, linfcitos ou outras clulas animais. Portanto, na Figura 11.2, est representada apenas uma fatia da clula, isto , a clula muscular esqueltica longa e relativamente volumosa quando comparada a outros tipos celulares.

Figura 11.4: Um fragmento de msculo foi xado, congelado e clivado, expondo as miobrilas (seta) no interior de cada bra. Note que elas ocupam quase todo o espao intracelular. As bras sobre a superfcie externa so de colgeno. (Foto. I-I. Sei Watanabe em: Scanning Electron Microscopy of Cells and Tissues of the Oral Cavity. 1998)

CEDERJ 29

AULA

11

As estruturas representadas na Figura 11.2 so as mais importantes

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

A maior parte desse volume ocupada pelas miobrilas, que correspondem a cerca de 2/3 do peso seco das bras musculares. Em cortes longitudinais (Figura 11.5), possvel ver ao microscpio ptico que cada uma delas formada por unidades estriadas que se repetem, formando bandas claras e escuras alternadas (da o nome msculo estriado).

Figura 11.5: Fibras musculares esquelticas em corte longitudinal. (1) Bandas escuras (2) Bandas claras (3) Ncleo perifrico A imagem original pode ser observada em maiores aumentos no site http://www2.uerj.br/~micron/ atlas/Muscular/Musc0.htm (cortesia: Atlas Digital do Lab. Microscopia Eletrnica UERJ). 2

Combinando mtodos bioqumicos, microscopia ptica e microscopia eletrnica de transmisso, foi possvel ver que as bandas claras so formadas principalmente por actina e as bandas escuras por feixes espessos, formados por molculas de miosina (Figura 11.6). Alm das bandas claras e escuras, o microscpio eletrnico de transmisso tambm mostrou que cada banda clara estava dividida por uma linha mais escura, a linha, ou, melhor dizendo, o disco Z. Tambm foi possvel ver que, quando a bra estava contrada, o espao entre duas linhas Z diminua. Concluiu-se, ento, que a unidade de contrao, ou sarcmero, constituda por uma banda escura e as duas hemibandas claras adjacentes a ela, alm dos discos Z. A contrao consiste, essencialmente, na interpenetrao entre as bandas claras (lamentos de actina) e as escuras (feixes de miosina) (Figura 11.7).

30 CEDERJ

Sarcmero
Banda clara Banda escura Banda clara

Disco Z

Disco Z

Miosina actina

Figura 11.6: (a) Miobrilas em corte longitudinal observadas ao microscpio eletrnico de transmisso. (b) O sarcmero, ou unidade de contrao, constitudo por dois discos Z de onde partem microlamentos de actina. Esses microlamentos interpenetram feixes de molculas de miosina, formando a banda escura, como mostrado no esquema em (c). (Fotos de Thais Souto Padrn)

Actina

Miosina

Disco Z

Figura 11.7: Na contrao muscular, os lamentos de actina deslizam sobre os feixes de miosina. H seis lamentos de actina ao redor de cada feixe de miosina. Os sarcmeros encolhem, como os gomos de uma sanfona.

CEDERJ 31

AULA

11

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

O disco Z contm as protenas alfa-actinina e desmina, que voc j conhece, e a cap Z, na qual os microlamentos de actina cam presos e protegidos contra a despolimerizao. A alfa-actinina, que uma protena espaadora, arranja os microlamentos de maneira regular e eqidistante em torno do feixe de miosina. Se voc no se esqueceu da Aula 24 de Biologia Celular I, sabe que os lamentos de actina so polarizados, isto , possuem uma extremidade plus e uma minus. Esses lamentos se inserem nos discos Z sempre pela extremidade plus. Assim, os lamentos de actina de cada hemibanda clara do sarcmero estaro sempre em oposio (Figura 11.8), o que explica muito bem por que os lamentos esquerda se deslocam para a direita e os da direita para a esquerda.
Feixes de miosina Actina Figura 11.8: A orientao dos lamentos nos e espessos em cada sarcmero faz com que a contrao seja sempre em direo ao centro deste. Actina

+
Disco Z

Disco Z

Sarcmero

Como os microfilamentos no sarcmero esto estabilizados pela cap Z e por outras protenas (veja o boxe), no esto sujeitos instabilidade dinmica. Assim, seu movimento depende sempre de uma protena motora: a miosina do tipo II. Como j vimos na Aula 24 de Biologia Celular I, mas no custa lembrar, essas molculas so compostas por duas cadeias pesadas e quatro cadeias leves (Figura 11.9). As cadeias pesadas possuem, cada uma, uma cabea globular e uma cauda. As caudas se entrelaam e mantm as cadeias pesadas unidas. J as cabeas globulares cam expostas e a elas se associam as cadeias leves. A gerao de fora para a contrao depende da hidrlise de ATP, e o stio cataltico para esta hidrlise reside na poro globular da cadeia pesada. A regio da molcula de miosina que ca entre a cabea globular e a cauda (equivaleria regio do pescoo da molcula) exvel, como uma dobradia.
32 CEDERJ

Duas hlices tranadas

2 nm Regio exvel 150 nm Figura 11.9: A molcula de miosina do tipo II possui duas cadeias pesadas compostas de uma cabea globular e uma cauda. Essas caudas se entrelaam. As cadeias leves se posicionam prximo s cabeas globulares. As cabeas globulares possuem atividade ATPsica e um stio de ligao com a molcula de actina. A regio entre a cauda e as cabeas globulares exvel.

Quando comparada a outros tipos de miosina, chama a ateno o comprimento das caudas da miosina muscular. Essas caudas so ricas em aminocidos hidrofbicos e, por isso, alm de se entrelaarem duas a duas, agregam-se em feixes que constituem os lamentos espessos, onde as pores globulares cam bem expostas (Figura 11.10).

Caudas

Cabeas de miosina

Figura 11.10: As molculas de miosina se agregam pelas caudas, formando feixes onde metade das molculas est orientada num sentido e a outra metade no sentido oposto. As cabeas globulares cam expostas na superfcie de todo o feixe e so excludas apenas da regio central, onde s h caudas.

Em resumo, a miosina possui duas caractersticas biolgicas fundamentais, ambas localizadas na cabea globular de suas cadeias pesadas: 1. a miosina uma ATPase; 2. a miosina se liga a um stio especco do lamento de actina-F.

CEDERJ 33

AULA

11

Cabea globular

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

Actina, miosina e...


A estrutura to organizada do sarcmero, com os lamentos de actina todos do mesmo comprimento e to esticadinhos, deslizando sobre os feixes de miosina, depende de outras protenas, que esto sendo descobertas aos poucos. Alm da alfaactinina e da cap Z, formando o disco Z, j foram identicadas as seguintes protenas (Figura 11.11): Tropomodulina : associa-se extremidade plus dos filamentos de actina, protegendo-a contra a perda de monmeros. Titina: a molcula desta protena mede mais de 1m! Uma das extremidades da titina se liga ao disco Z e a outra ao feixe de miosina. A molcula de titina espiralada e elstica, e encolhe conforme o sarcmero se contrai. Nebulina: uma protena que acompanha o lamento de actina em toda a sua extenso. Tropomiosina: outra protena em forma de basto que acompanha o lamento de actina. Tem importante papel na regulao da contrao, como veremos adiante (veja Figura 11.15). Troponina : tambm uma protena reguladora da contrao e se liga tropomiosina. Veja Figura 11.15. Mais adiante vamos estudar como as protenas reguladoras atuam.
Feixe de miosina Disco Z

Disco Z

Filamento de actina

Cap Z

Tropomodulina

Cap Z a

Titina

Nebulina b

Figura 11.11: (a) Esquema representando a posio das protenas cap Z e tropomodulina, que estabilizam as extremidades dos lamentos de actina, evitando que sofram despolimerizao. (b) As protenas titina e nebulina contribuem, respectivamente, para manter esticados os lamentos de actina e para facilitar o retorno do sarcmero ao estado relaxado.

34 CEDERJ

Bem, temos agora todos os elementos para entender como a interao actina-miosina resulta na contrao dos sarcmeros e do msculo como um todo. Na Figura 11.12 esto esquematizadas passo a passo todas as etapas dessa interao. Vamos, portanto, acompanh-la. 1. Uma molcula de ATP liga-se a uma das cabeas da molcula de miosina. Nesta situao, a ligao actina-miosina no possvel (fibra relaxada). 2. O ATP ligado hidrolisado a ADP + Pi, mas os produtos da hidrlise permanecem associados cabea da miosina. Nesta etapa, a cabea da miosina j muda de posio, aproximando-a do lamento de actina, ao qual se liga fracamente. 3. A ligao inicial entre miosina e actina dispara a liberao do Pi, o que faz com que a miosina se ligue, agora fortemente, actina. 4. Uma vez ligada actina, a miosina sofre nova mudana conformacional, o que gera um forte puxo no lamento de actina, durante o qual o ADP liberado. 5. Enquanto no se ligar a outro ATP, a cabea de miosina permanecer fortemente ligada actina numa situao descrita como rigor. Em condies normais, onde h constante suprimento de ATP, esse perodo muito curto, encerrando-se com a ligao de uma nova molcula de ATP cabea de miosina, que se solta da actina e retorna ao estado relaxado.

CEDERJ 35

AULA

11

INTERAO ACTINA-MIOSINA: A CONTRAO DO SARCMERO

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

Cabea da miosina

Actina ()

1 LIgao de ATP

ATP

Miosina e actina dissociadas

2 Hidrlise do ATP

A cabea da miosina se move e se liga a uma nova molcula de actina

ADP.P A cabea da miosina d um "puxo" brusco no lamento de actina 3 O Pi liberado Pi ADP Sentido do deslocamento O ADP liberado

Figura 11.12: Etapas da contrao muscular. Repare que, para cada ATP hidrolisado, o lamento de actina caminha no sentido do centro do sarcmero. Inicialmente, a cabea da miosina estava ligada subunidade preta da actina. Ao m do ciclo de contrao, o lamento havia caminhado e a mesma miosina estava presa subunidade cinza. Embora ambos se localizem na cabea globular, o stio cataltico para hidrlise de ATP um, e o stio de ligao actina-miosina, outro.

36 CEDERJ

No corra!
Invista mais um tempinho na anlise do mecanismo de interao actina-miosina. Observe que na Figura 11.12 s aparece uma das cabeas de miosina, e ns sabemos que a miosina do tipo II possui duas cabeas. Se voc concluiu que enquanto uma cabea est presa ao lamento de actina a outra est ligada a um ATP, portanto, solta, concluiu certo; assim, contrao do msculo progressiva; enquanto algumas miosinas esto soltas, outras mantm o msculo contrado. Isso permite no apenas manter o tnus muscular (aquela contrao mnima, que s some quando a pessoa perde os sentidos) como possibilita variar o tempo e a intensidade da contrao. Podemos fazer pouca fora durante longos perodos (muitos abraos) ou exercer a contratura mxima por perodos relativamente curtos (como no brao de ferro).

CONTRAO VOLUNTRIA: COMO?


De que maneira ordenado e regulado o processo de contrao muscular de modo a gerar movimentos harmoniosos, como a marcha e a dana, ao invs de convulses desordenadas? Todos ns j vimos, ou pior, sentimos, os efeitos de uma descarga eltrica sobre nossa musculatura. Enquanto descargas de baixa intensidade provocam apenas um formigamento localizado, descargas mais fortes causam contraes violentas da musculatura (dentes cerrados, mos crispadas) que podem at levar morte, se o msculo cardaco for atingido. Esses tremeliques resultam da sbita e intensa despolarizao da membrana plasmtica das clulas musculares, o sarcolema. Em estado de repouso, o sarcolema se mantm polarizado pela atividade da nossa velha conhecida: a bomba de Na+/K+. O estmulo voluntrio para contrao chega atravs da acetilcolina que secretada na fenda sinptica e se liga

CEDERJ 37

AULA

11

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

a seu receptor. O receptor da acetilcolina (veja a Aula 10) um canal inico um pouco diferente dos que conhecemos at agora, pois permite a passagem tanto de Na+ quanto de K+. Devido ao gradiente formado pela bomba de Na+/K+, quando o receptor de acetilcolina se abre, o citoplasma invadido por Na+, enquanto o K+ sai. Como a quantidade de Na+ que entra bem maior, a membrana se despolariza. Entretanto, o receptor da acetilcolina se localiza apenas na regio da membrana plasmtica da bra muscular (o sarcolema) sobre a qual existe um terminal sinptico (Figura 11.13). A onda de despolarizao se propaga para as demais regies do sarcolema pela abertura de canais inicos dependentes de voltagem (so estes que se abrem quando levamos o choque eltrico).

Figura 11.13: Microscopia eletrnica de varredura de boto sinptico em contato com a membrana de uma bra muscular estriada. Os receptores de acetilcolina se restringem regio sob as terminaes nervosas. Canais voltagem dependentes propagam o sinal ao restante da membrana, conduzindo-o at os tbulos T. (Foto: Mrcia Attias)

Axnio

Boto sinptico

Fibra muscular

Essa conversa toda ns j tivemos no passado: na Aula 11 de Biologia Celular I (coincidncia, no?). Volte Figura 11.5 de Biologia Celular I para conferir. Essa dinmica com efeito domin de abertura e fechamento de canais inicos ao longo do sarcolema prossegue at atingir os tbulos T, de que falamos ainda no incio desta aula. At este momento, o estmulo eltrico est apenas percorrendo a membrana, mas a contrao muscular, sabemos, ocorre entre lamentos de actina e miosina do citoplasma. Como feita a passagem desse sinal para o citoplasma?

38 CEDERJ

retculo endoplasmtico liso (ou retculo sarcoplasmtico). A membrana do tbulo T possui, alm dos canais inicos voltagem dependentes, uma outra protena que tambm muda de conformao quando a membrana se despolariza. Esta protena se chama DHPR (do ingls dihydropiridin receptor, receptor de di-hidropiridina). Essa protena est associada, pelo lado citoplasmtico, a um canal de clcio, tambm chamado receptor de rianodina (antes que voc pense em perguntar ao tutor: a rianodina um alcalide de origem vegetal). Assim, quando a onda de despolarizao atinge o tbulo T, a DHPR abre um canal de clcio na membrana do retculo sarcoplasmtico (Figura 11.14).
DHPR Tbulo T polarizado Potencial de ao CITOSOL Retculo sarcoplasmtico Tbulo T despolarizado

Ca2+

Figura 11.14: Os tbulos T possuem uma protena voltagem dependente que ca em contato com o canal de Ca2+ da membrana do retculo sarcoplasmtico, podendo abri-lo.

E O QUE O CLCIO TEM A VER COM A CONTRAO MUSCULAR?


Muita coisa! Veja que j havamos comentado que o retculo sarcoplasmtico muito desenvolvido e organizado nessas clulas. Junte essa informao com a da Aula 16 de Biologia Celular I: uma das principais funes do retculo endoplasmtico liso regular a concentrao intracelular de clcio. Isto feito por uma Ca2+-ATPase presente na membrana do retculo que bombeia ativamente, isto , com gasto energtico, Ca2+ do citossol para a luz desse compartimento. Ora, a onda de despolarizao chega ao tbulo T e abre um canal de clcio da membrana do retculo, que inundar (ainda que por pouco tempo) o citossol de ons Ca++. Nesse breve intervalo, o Ca2+ ir interagir com uma das protenas regulatrias de que j falamos no primeiro boxe: a troponina.

CEDERJ 39

AULA

11

Acertou quem apostou nas trades, formadas pelos tbulos T e pelo

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

TROPONINA E TROPOMIOSINA, DUAS PROTENAS PARA NO ESQUECER


Comentamos no incio desta aula que iramos nos deter em aspectos da contrao do msculo estriado esqueltico, aquele cuja contrao depende de nossa vontade. Depende como, pois se havendo ATP a miosina estar constantemente realizando sua hidrlise e puxando os lamentos de actina aos quais se ligar? Como existem muitas mitocndrias em torno das miobrilas, o suprimento de ATP, a princpio, no ser um problema (veja o boxe). Justica-se, portanto, o enunciado desta seo: a tropomiosina e a troponina so as duas protenas regulatrias da contrao muscular. Como elas funcionam? A tropomiosina uma protena em forma de basto que se dispe sobre o lamento de actina. Alm de contribuir para manter o lamento de actina esticadinho, a tropomiosina encobre o stio de ligao para miosina na molcula de actina (Figura 11.15). Funciona assim como um verdadeiro cinto de castidade, impedindo que a miosina se aproxime da actina. J a troponina um complexo protico menor, com uma regio em basto, que se liga tropomiosina, e uma regio globular, capaz de ligar ons Ca++, se eles estiverem presentes no citossol. Voc j deve ter concludo que, se a tropomiosina o cinto de castidade, a troponina a fechadura deste cinto e o Ca++ a chave capaz de abri-lo. Assim, quando a onda de despolarizao chega aos tbulos T, a DHPR induz a abertura do canal de Ca++ sensvel rianodina e a onda de Ca++ citosslico se liga rapidamente troponina, mudando sua conformao e obrigando a tropomiosina a se afastar. Finalmente, actina e miosina podem se ligar e dar prosseguimento interao descrita na Figura 11.12.

Tropomiosina Ligao do Ca
+2

Actina Figura 11.15: A molcula de tropomiosina encobre o stio de ligao para miosina na molcula de actina. Esse stio s ca exposto quando a troponina se liga ao Ca+2. Troponina

40 CEDERJ

chiclete, suas fibras musculares esquelticas seguem uma mesma seqncia de eventos, que est resumida na Figura 11.16.

Despolarizao do neurnio 1 3 Canal de Na+ Voltagem dependente Ca Na+


2+

Receptor de acetilcolina ADP 6 Ca ATP Ca2+


2+

Na+ 5 Ca2+ Ca
2+

Tbulo T

4 Ca2+ Ca2+
2+ Ca2+ Ca Ca2+

Ca2+ Retculo sarcoplasmtico

Figura 11.16: A chegada da onda de despolarizao ao terminal sinptico leva abertura de canais de Ca2+ voltagem dependentes 1 . A entrada de clcio no terminal sinptico desencadeia a exocitose do neurotransmissor acetilcolina, que se liga a seu receptor 2 , um canal voltagem dependente que inicia a despolarizao da membrana da bra muscular. A despolarizao do sarcolema prossegue pela abertura sucessiva de canais de Na+ voltagem dependentes 3 . Ao atingir os tbulos T, a onda de despolarizao faz com que a protena DHPR 4 provoque a abertura dos canais de Ca2+ presentes na membrana do retculo sarcoplasmtico 5 . Quando o potencial de membrana for restabelecido, a Ca2+ ATPase da membrana do retculo sarcoplasmtico bombear o Ca2+ de volta para a luz do retculo 6 .

CEDERJ 41

AULA

Cada vez que voc pisca o olho, ou d um beijo, ou masca

11

AGORA, TODO MUNDO JUNTO!

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

A partir da ligao da acetilcolina a seu receptor (que um canal inico), o que se observa o efeito domin, no qual a abertura deste canal gera um potencial de ao que provoca a mudana de conformao das protenas daquela regio da membrana. Na medida em que a onda de despolarizao avana, mais canais vo sendo abertos at atingir o tbulo T, onde a DHPR provoca a abertura do canal de clcio do retculo sarcoplasmtico. Uma vez descarregado no citossol, este clcio se liga troponina, que afasta a tropomiosina e permite que a miosina se ligue e puxe a actina. Simples, n? Pense nisso na prxima piscada!

DIFERENTES MOMENTOS, DIFERENTES FORMAS DE OBTER ATP


Voc reparou, na Figura 11.12, que quando a miosina est desligada da actina ela tem um ATP ligado? Portanto, o msculo relaxado tem ATP ligado. Para a miosina voltar a se ligar, necessrio que ela hidrolise o ATP. A contrao muscular um dos eventos siolgicos que mais consome ATP. No entanto, a quantidade de ATP estocada num msculo, mesmo de um atleta treinado, suciente apenas para alguns segundos (3 a 5s!) de exerccio intenso. Para mais do que isso necessrio sintetizar ATP. No d nem para uma corrida de 50m! O metabolismo da bra muscular desenvolveu recursos especiais para reconstituir rapidamente o ATP necessrio contrao. So basicamente trs sistemas, com ecincia (tempo que leva para reconstituir o ATP versus tempo que ele dura) varivel: a) sistema fosfognico: funciona com uma outra molcula capaz de ligar um grupamento fosfato como reserva, a creatina-fosfato ou fosfocreatina. A ligao do fosfato creatina altamente energtica, mais do que a ligao ADP-fosfato (10,3kcal na primeira e 7,3kcal no segundo). A creatina-fosfato consegue transferir o fosfato diretamente para ADP, formando ATP, em frao de segundo. Nosso atleta j teria ATP para mais alguns segundos (8 a 10s); j d para uns 100m rasos, ou para fugir do perigo... b) sistema glicognio cido ltico: o msculo pode obter bastante ATP em pouco tempo, mobilizando os estoques de glicognio, quebrando-o em glicoses e hidrolizando-as at piruvato (reveja a Aula 27 de Biologia Celular I). Com pouco oxignio presente, o excesso de piruvato produzido transformado em cido ltico (Aula 11 de Bioqumica II), para que

42 CEDERJ

fosse acumulado, a via glicoltica logo pararia). Com esse suprimento de ATP, que dura 1,5 a 2min, nosso atleta j poderia correr 400m. Claro que a quantidade de glicognio acumulada na bra muscular o fator limitante. Da ser necessrio que o atleta mantenha uma dieta rica em carboidratos. A reposio total do estoque de glicognio muscular leva cerca de dois dias, por isso esse o intervalo mnimo entre os eventos de exerccio anaerbico intenso. c) sistema aerbico: o que voc j aprendeu: na presena de oxignio suciente, o piruvato entra na mitocndria e vai produzir (via ciclo de Krebs e cadeia respiratria) uma quantidade de ATP muito maior. Alm disso, o glicognio no o nico substrato usado, mas tambm os cidos graxos e at mesmo os aminocidos, se necessrio (Aula 17 de Bioqumica II). Nosso atleta j poderia at mesmo correr uma maratona (42.200m)! Nesse sistema, o fator limitante a quantidade de oxignio disponvel, que depende, evidentemente, da irrigao sangnea. Mas o metabolismo muscular tambm se especializou na distribuio de oxignio: no citoplasma dos msculos podemos encontrar a mioglobina, uma protena semelhante hemoglobina, capaz de ligar oxignio e tornar sua distribuio melhor e mais rpida do que seria por difuso simples. Entretanto, preciso ressaltar que o sistema mitocondrial leva quatro vezes mais tempo do que o sistema da fosfocreatina para produzir a mesma quantidade de ATP! Assim, certamente so os sistemas da fosfocreatina e do cido ltico que nos livram de um perigo iminente (apoiados pela sinalizao de adrenalina, relembre na Aula 13 de Biologia Celular I). Outro fato importante que precisa ser mencionado que o exerccio intenso na ausncia de oxignio produz quantidades de cido ltico e H+ capazes de acidicar o citoplasma da bra muscular, causando a dor e o grande cansao que caracterizam a fadiga muscular. O cido ltico logo se espalha pelo citoplasma e pelos uidos corporais. Quando o oxignio volta a car disponvel em grande quantidade, parte do cido ltico volta a formar piruvato, que usado para produzir ATP na maioria dos tecidos corporais, e parte convertida a glicose no fgado, o que ajuda a repor os estoques de glicognio muscular.
CEDERJ 43

AULA

11

a quebra de glicose possa prosseguir, produzindo mais ATP (se o piruvato

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

O QUE PODE DAR ERRADO?


Apesar de muito bem bolado, o sistema de contrao muscular est sujeito a algumas falhas. Podem ser o resultado de mutaes (doenas hereditrias), de doenas auto-imunes e de intoxicaes (venenos). Miastenia gravis: trata-se de uma doena auto-imune na qual o indivduo produz anticorpos que destroem os receptores para acetilcolina na membrana das clulas musculares. Gradualmente, a pessoa vai perdendo a fora, e quando a capacidade de contrair o diafragma ca comprometida, sobrevm a morte por asxia. Rigor mortis: tambm conhecido como rigidez cadavrica, devido falta de ATP para que a musculatura volte ao estado relaxado. um fator importante para que os legistas possam determinar a hora provvel da morte. Ttano: causado por uma bactria, Clostridium tetanus. A neurotoxina tetnica bloqueia a liberao de neurotransmissores inibitrios, isto , aqueles capazes de inibir a exocitose da acetilcolina, levando a uma paralisia espasmdica (o msculo ca paralisado no estado contrado). Distroa muscular Duchenne: uma doena hereditria ligada ao cromossomo X, na qual a protena distrona, que forma pontes entre a actina e o sarcolema, no corretamente sintetizada. Isso resulta em bras musculares mais frgeis, que, com o uso, vo sendo lesadas progressivamente, conduzindo perda da atividade motora.

44 CEDERJ

Curare, Botox e estricnina


Dardos envenenados com o extrato de curare, um cip amaznico, tm sido usados pelos ndios brasileiros desde antes da chegada de Cabral. O alcalide extrado dessa planta liga-se ao receptor de acetilcolina na membrana dos msculos estriados. Dessa forma, a acetilcolina no consegue abrir esses canais inicos, impedindo a contrao muscular. Ao contrrio da toxina tetnica, a musculatura paralisada no estado relaxado. Isso levou ao uso do curare e de seus sucedneos sintticos em processos anestsicos. A ingesto do curare por via oral no perigosa, de modo que os ndios echavam a presa que, ferida e parcialmente paralisada era capturada com facilidade. Uma outra molcula, a succinilcolina, tambm se liga aos receptores de acetilcolina, mas provocando sua abertura. Por no ser degradada pela acetilcolinesterase, a succinilcolina mantm os canais inicos abertos por longo perodo, levando paralisia muscular no estado de contrao. Curiosamente, tanto o curare quanto a estricnina (principal componente do chumbinho, um perigoso raticida) so extrados de plantas do mesmo gnero: Strychnos toxifera e Strychnos nux vomica , respectivamente. Entretanto, a estricnina compete com neurotransmissores do sistema nervoso central. Visto isso, por que no usar o curare no lugar do botox, j que ambos deixam o msculo no estado relaxado? A resposta est no fato de que o efeito do curare dura relativamente pouco, enquanto o organismo leva vrios meses para eliminar a toxina botulnica.

CEDERJ 45

AULA

11

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

CONCLUSO
Vimos na aula de hoje como a organizao estrutural da clula muscular e como ela se presta sua funo contrtil especca. Surpreendentemente (ou no), a musculatura voluntria dos invertebrados (caranguejos, gafanhotos, minhocas etc.) muito semelhante dos vertebrados e muitos dos estudos sobre a contrao muscular voluntria foram, e continuam a ser, feitos nesses animais. Se considerarmos que o sucesso evolutivo (= sobrevivncia) de um animal depende, em grande parte, de sua capacidade de correr atrs de suas presas e escapar das espcies predadoras, isso muito justicvel, no acham?

Navegar preciso...
Vrios sites tratam desse assunto. Selecionamos alguns para voc visitar. Apesar da maioria dos textos estar em ingls, as imagens so auto-explicativas e vrias animaes e lmes esto disponveis. cs.southwesternadventist.edu/.../ sk_muscle/- a interao actinamiosina. O papel do clcio, do ATP e a participao da troponina e da tropomiosina no processo regulador. Para uma bela combinao de microscopia eletrnica e animao. V ao site http://www.bio.davidson.edu/misc/movies/musclcp.mov

46 CEDERJ

RESUMO
As clulas musculares so especializadas em contrair-se, graas ao deslizamento de lamentos de actina sobre feixes de miosina. Existem trs tipos de clula muscular: lisa, estriada cardaca e estriada esqueltica. As duas primeiras so de contrao involuntria, controlada pelo Sistema Nervoso Autnomo. Apenas os msculos esquelticos possuem contrao voluntria. As clulas musculares tm origem em mioblastos que se fundem e formam bras longas e multinucleadas. O crescimento das bras feito pela fuso de mioblastos a bras preexistentes. A maior parte do citoplasma da bra muscular ocupado pelas miobrilas. Ao redor das miobrilas distribuem-se mitocndrias e cisternas do retculo endoplasmtico liso, que se associam aos tbulos T da membrana plasmtica, constituindo as trades. Ncleos e demais organelas se situam na periferia da bra. A unidade de contrao o sarcmero, que compreende o espao entre dois discos Z: duas hemibandas claras e uma banda escura. Nas bandas claras predominam os lamentos de actina, as bandas escuras so constitudas por feixes de miosina do tipo II e lamentos de actina que interpenetram esses feixes. O disco Z constitudo por alfa-actinina e cap Z. A despolarizao resulta da abertura de canais inicos dependentes do neurotransmissor acetilcolina (receptores de acetilcolina) e subseqente abertura de canais inicos voltagem dependentes ao longo da membrana, at atingir os tbulos T. O clcio, que se acumula no retculo sarcoplasmtico pela ao de uma Clcio ATPase, liberado no citossol quando a despolarizao da membrana chega aos tbulos T, mudando a conformao da protena DHPR. A DHPR provoca a abertura de canais de clcio na membrana do retculo sarcoplasmtico. No citossol, o clcio se liga troponina, que, por sua vez, empurra a tropomiosina, liberando o stio de ligao para miosina no lamento de actina. Durante a contrao do sarcmero, cada cabea de miosina hidrolisa uma molcula de ATP, liga-se ao lamento de actina e, ao liberar o Pi, o lamento de actina puxado, encurtando o sarcmero. O relaxamento ocorre quando uma nova molcula de ATP liga-se miosina.

CEDERJ 47

AULA

11

MDULO 3

Biologia Celular II | A clula muscular

EXERCCIOS
1. Qual a origem das clulas musculares esquelticas? Como crescem? 2. Quais so e quais as principais caractersticas dos outros tipos de msculo? 3. Dena: a) sarcmero b) sarcolema c) retculo sarcoplasmtico d) tbulo T- ou tbulo transverso e) trade 4. Qual a funo das seguintes protenas acessrias: a) alfa-actinina b) Cap Z c) tropomodulina d) troponina e) tropomiosina f) nebulina g) titina 5. Por que nos referimos a lamentos de actina e a feixes de miosina? 6. Como, uma vez no estado contrado, o sarcmero volta ao estado relaxado? 7. Por que ocorre a rigidez cadavrica?

48 CEDERJ

You might also like