You are on page 1of 8

Papa Joo Paulo II clama por socorro: a semitica plstica em capas da Veja

Por Marielle Sandalovski Santos* Imagens: Reproduo

Resumo
Este artigo analisa o ambiente grfico apresentado pela revista Veja, na edio de 06 de abril de 2005, quando esta exps a "agonia" final do papa Joo Paulo II. O debate pblico provocado pelo material suscitou o interesse do mesmo ser pesquisado. A Semitica Plstica de Jean-Marie Floch utilizada como base terica. Para auxiliar na contextualizao da discusso, so apresentadas outras capas j publicadas porVeja com a temtica de Joo Paulo II, de 1968 a 2005. Percebe-se a tendncia negativa das abordagens sobre o pontfice, fato que pode ser observado do texto ao emprego de cores e imagens. Palavras-chave Ambientes Miditicos; Semitica Plstica; Design da Comunicao.

Introduo A morte de Joo Paulo II - em Roma, s 21h37 (16h37 em Braslia) do sbado, 02 de abril de 2005 - ainda que esperada, devido ao seu delicado estado de sade, estremeceu parcela considervel da populao que acompanhava a cobertura feita pela mdia a respeito da "agonia final" do pastor. O Papa, que ganhou popularidade em todo o mundo, dado o seu carisma frente s massas e devido super exposio por que passou nos variados meios de comunicao, foi vtima do jornalismo de consumo no final dos seus dias. Como se no bastassem a notcia da morte e as imagens naturais de um papa debilitado que haviam se fixado na mente da populao ao longo dos anos, era necessrio chocar. Em 06 de abril, a revista Veja, veculo de circulao nacional, chamou a ateno dos leitores para o "sofrimento terminal" de Joo Paulo II. A referida edio trazia na capa uma foto do pontfice. Aquele que em tom manso falava multido, na capa da revista parecia bradar por socorro. Ao observar a imagem, era impossvel no sentir algo, como que um cisco no olho. Consternadas com o tipo de explorao feito pela mdia, diversas pessoas, catlicas ou no, enviaram cartas e e-mails de protesto para diversas publicaes. Imerso nesse contexto, este texto procura analisar a referida capa publicada pela revista Veja, do Grupo Abril, que recebeu quase 700 mensagens reclamando da foto publicada. Contanto que o prprio veculo, na seo Cartas da edio de 13 de abril, abriu espao a manifestaes como a do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr Jos Vitti:
A matria de capa da edio 1899 realmente s poderia apresentar como tema Joo Paulo II. Consternada est a Arquidiocese de Curitiba com a imagem exposta na capa da revista. Os fiis cristos catlicos sentem-se

chocados com a explorao da imagem de dor e sofrimento do pontfice que contribuiu de maneira extraordinria para a transformao do mundo. (VITTI in Veja, 2005b, p. 31).

Nas rodas de leitores, a maioria das manifestaes era contra o fato de a Veja ter exibido tal cena, tanto que na mesma edio e seo em que foi publicada a opinio de Dom Moacyr Vitti, e de outros leitores que emitiram tanto mensagens positivas como negativas, a revista defendeu-se, afirmando:
A imagem da capa de Veja em que o papa Joo Paulo II mostrado em sua ltima apario pblica com vida causou em muitos de nossos leitores um efeito negativo e absolutamente no desejado pelos editores da revista. [...]Veja no quis chocar ou ser sensacionalista. Ao escolher a foto em questo, a revista estava - e est - certa de agir com correo jornalstica e, at, em concordncia com a vontade do prprio papa. (Veja, 2005b, p. 31, grifo do autor).

O texto continua apresentando a justificativa de que o prprio pontfice, ao aparecer pela ltima vez multido, da janela de seu apartamento, no dia 30 de maro, desejava expor seu estado terminal. Segundo Veja (2005b, p. 31), "manifestamente, o papa quis que aquele momento de dor se tornasse pblico." E foi justamente devido ao debate pblico gerado pela capa da revista que a Semitica Plstica de Jean-Marie Floch foi utilizada na tentativa de compreender aquele ambiente grfico apresentado por Veja. Para contextualizao da discusso, foram analisadas outras capas j publicadas pela revista que fazem referncia a Joo Paulo II. O site oficial de Veja foi utilizado para essa busca. Conseguiu-se recuperar em sua base de dados, denominada "Busca capas 1968 - 2005", a maioria das antigas capas da revista tendo o papa como tema central. Por meio desse procedimento metodolgico, foram localizadas dez edies que cumpriam com a exigncia exposta. Seguem as reprodues dessas capas. [1]

Fig. 1 Capa publicada em 25 out. 1978.

Fig. 2 Capa publicada em 31 jan. 1979.

Fig. 3 Capa publicada em 02 jul. 1980.

Fig. 4 Capa publicada em 09 jul. 1980.

Fig. 5 Capa publicada em 20 mai. 1981.

Fig. 6 Capa publicada em 22 jun. 1983.

Fig. 7 Capa publicada em 22 mai. 1996.

Fig. 8 Capa publicada em 01 out. 1997.

Fig. 9 Capa publicada em 24 abr. 2002.

Fig. 10 Capa publicada em 06 abr. 2005.

Ao observar textos e imagens, percebe-se que das dez capas, sete induzem o leitor a pensar em dificuldade, em sofrimento. Ser que o papa, autoridade mxima da Igreja Catlica, sofreu por todos ns pecadores, assim como o Cristo? Qual seria a real inteno dessas fotografias? evidente que podem ser muitas as interpretaes. A seguir, a anlise realizada com base na semitica plstica de Jean-Marie Floch. Aps essa contextualizao, ser estudada a capa que versa sobre os ltimos momentos e a morte de Joo Paulo II. A semitica plstica e as capas de Veja Com o intuito de disponibilizar material diversificado a pesquisadores da rea, o Centro de Pesquisa Sociossemiticas em So Paulo republicou "Alguns conceitos fundamentais em semitica geral", de Jean-Marie Floch. Logo no primeiro pargrafo desse material, o autor afirma:
Para a semitica, o sentido resulta da reunio, na fala, na escrita, no gesto ou no desenho, de dois planos que toda linguagem possui: o plano da expresso e o plano do contedo. O plano da expresso o plano onde as qualidades sensveis que possui uma linguagem para se manifestar so selecionadas e articuladas [...] O plano do contedo o plano onde a significao nasce [...]. (FLOCH, 2001, p. 09, grifo do autor).

Ao partir desse pressuposto, pode-se inferir que, ao recortar a forma do plano da expresso [2], ou seja, os atributos sensveis presentes nas imagens hora mostradas, tais atributos provocam o olhar do leitor. No plano do contedo, esses atributos, com base no repertrio de cada indivduo, passam instncia da significao. Caso Saussure fosse convocado, este entenderia o plano da expresso como significante e o plano do contedo enquantosignificado. Portanto, ao ter o olhar sensibilizado pelas imagens e demais componentes grficos que constituem as capas da Veja mostradas anteriormente e buscando no repertrio acumulado ao longo da vida uma possvel compreenso daqueles elementos pictricos, chega-se idia de sofrimento associada ao papa Joo Paulo II. Visualiza-se nas seguintes capas: "O papa na Amrica", de 31 jan. 1979; "O atentado contra o papa: o tiro que feriu o mundo", de 20 mai. 1981; "O apstolo do

fim do sculo", de 22 jun. 1983; "O sofrimento do papa", de 22 mai. 1996; "O papa", de 01 out. 1997; "O calvrio da igreja", de 24 abr. 2002; e, "A grandeza da f", de 06 abr. 2005, que o pontfice est associado a uma imagem ou texto conotativamente negativo. Floch (2001, p. 12, grifo do autor) descreve o fenmeno da conotao da seguinte forma:
Ao mencionar acima o referente [...] fez-se aluso s atitudes que cada sociedade adota frente s suas linguagens, consideradas como "fiis" realidade ou no, profanas ou sagradas, nobre ou vulgares etc. Utilizar uma linguagem , desde ento, expor-se ao julgamento individual ou coletivo dos outros. Este fenmeno o fenmeno da conotao.

Ao nvel da interpretao do enunciado, a conotao negativa a qual as capas em estudo esto ligadas deve-se seleo, muitas vezes intuitiva e inconsciente, dos componentes grficos operada pelo leitor e posterior compreenso desse plano da expresso. A conotao propriamente dita realiza-se no plano do contedo, por meio do julgamento individual ou coletivo do enunciado exposto. Ao continuar o percurso que este texto pretende, qual seja da relao entre o plano da expresso e o plano do contedo, passa-se a distinguir os sistemas simblicos, semiticos e semi-simblicos. Por sistemas simblicos, entende-se a relao conforme entre o plano da expresso e o plano do contedo, ou seja, onde um est para o outro, no ocorrendo distino entre eles para que a enunciao ocorra. So exemplos desses sistemas os smbolos tradicionais. Como sistemas semiticos entendem-se a relao no amarrada entre os planos da expresso e do contedo. So representantes desses sistemas as lnguas naturais. Por sua vez, os sistemas semi-simblicos trabalham com uma "amarrao provisria" ente os planos da expresso e do contedo. Neles se enquadram o discurso publicitrio, a poesia, as artes plsticas, entre outros. As capas de revistas - composies sincrticas - pertencem aos sistemas semismbolos. Mas, o que seria o sincretismo? "No sincretismo, a imagem mais o texto formam um terceiro texto." (NASCIMENTO, 2005, informao verbal). Dessa forma, no estudo em tela, para que uma capa seja compreendida, deve-se analisar desde a foto, passando pela manchete e demais chamadas que possam figurar no espao grfico em questo. A compreenso desses elementos se d enquanto um sistema semi-simblico. Lcia Teixeira, em "A prxis enunciativa num auto-retrato de Tarsila do Amaral", busca na Semitica Plstica, mais especificamente nas obras de Greimas, base para a investigao e possveis perspectivas de compreenso da pintura de autoretratos. Essa discusso pertinente ao debate proposto por este texto, pois tanto um quadro quanto uma capa de magazine semanal podem ser percebidas como composies sincrticas, ou seja, formadas pela mistura de mltiplas linguagens, como a ttil, a visual e a textual. Teixeira (2004) destaca que a realidade est associada maneira que cada pessoa interpreta uma obra.
(...) no discurso pictrico, no desenho, ou no discurso verbal, a credibilidade das representaes est submetida densidade das conexes estabelecidas entre as figuras. Multiplicando os procedimentos de integrao delas, o discurso cria mecanismos de referencializao interna [...]. A realidade no mais o objeto, mas a transfigurao que sofre no contato com o sujeito. (Ibidem, p. 232).

Assim, os sistemas semi-simblicos permitem que cada um produza um texto particular. Quanto maior for o nmero de possibilidades de interseco entre os elementos que compe a pea, mais rico ser o plano do contedo. Ou seja, a

compreenso sobre aquele material tende a ser diversa e a no se esgotar rapidamente, uma vez que se constitui em um discurso sincrtico. Um quadro, como Auto-retrato, de Tarsila do Amaral, em exposio no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, uma obra rica em interaes, contrastes, sombreamentos, uma obra aberta interpretao, reinterpretao, uma pea sincrtica, composta por "amarras provisrias" entre o plano da expresso e o plano do contedo. Assim, se for considerado o que se explicitou at o momento, a leitura das capas da Veja tambm acaba por ocorrer mediante a perspectiva dos sistemas semisimblicos, porque elas, assim como um quadro, guardadas as devidas propores, constituem-se em um discurso feito de "amarras provisrias" entre os planos da linguagem. Metodologicamente, a partir desse momento, opera-se um recorte nos exemplos exposto at aqui. Opta-se por analisar a ltima capa publicada pela revista Veja sobre o papado de Joo Paulo II, mediante embasamento terico j apresentado e contando, ainda, com a participao de outros autores, que frente sero apresentados. Tal recorte deve-se atualidade e repercusso social do referido material jornalstico. A grandeza da f A justificativa exposta pelos editores de Veja para a publicao do trabalho do fotgrafo italiano Pier Paolo Oto, da agncia noticiosa AP, na capa da edio de 06 abril de 2005, est explcita no prprio texto apresentado abaixo da manchete: "Ao expor seu sofrimento terminal, o papa Joo Paulo II mostrou a coragem dos grandes pastores e o significado original do sacrifcio cristo". Se for retomada a justificativa apresentada pela revista na seo Cartas da edio seguinte, tal fato se confirma. Porm, esse realmente era o desejo do pontfice? A exposio do "sofrimento terminal" mostra, realmente, a "coragem dos grandes pastores" e o "sacrifcio cristo"? Isto seria, como diz a manchete, "A grandeza da f"? Para muitos leitores, a capa em questo, principalmente no que tange ao aspecto fotogrfico, conota agressividade e conseqente sensacionalismo. Os questionamentos se estenderam da conversa frente s bancas de revista e entre amigos aos sites especializados em comunicao, como Comunique-se e Canal da Imprensa.
Rosto deformado vende revista? H quem pense que sim. Ningum compe uma capa sem considerar o potencial de venda. Um papa agonizante vende muito, um papa agonizante, em 'close-up', vende muito mais. a tese. Temos a um caso tpico em que uma imagem vale menos do que mil palavras. Estas vieram em socorro do que se poderia chamar de bom jornalismo - o papa sacrificou-se e, herico, referendou um princpio basilar: ser cristo sofrer direitinho at a redeno. (LANYI, 2005).

Ao explorar o sofrimento do papa, atravs do momento que chamam de "Um adeus com dor" - ttulo da matria publicada na edio 1899 - Veja recebeu 695 cartas, nmero que, segundo o prprio peridico (2005c), suplantou a quantidade de comentrios formais que chegaram redao quando do atentado terrorista que ocorreu em 11 de setembro de 2001. Naquele perodo, 647 cartas foram recebidas. Continua na liderana, com 964 cartas, a edio que exibia na capa a seguinte temtica: "O que querem os radicais do PT". Enquanto uma composio sincrtica, percebe-se a necessidade de observar a capa exposta analisando as diversas linguagens que a compe, como a fotogrfica, a textual e a questo da cor. Intuitivamente, os prprios leitores da revista j realizaram, em grande parte, como apreendido da fala de Lanyi, a anlise do material. Dentre todos os discursos que compem a capa papal, o fotogrfico parece ser o que despertou a ateno de imediato dos enunciatrios. Alm de a Vejadar preferncia a imagens conotativamente negativas do pontfice, dentre as dez capas nas quais a revista trabalha a temtica de Joo Paulo II, apenas em quatro h chamadas secundrias (orelhas) para outras matrias. Pode-se inferir que o tema papal sustenta-se, sem a necessidade de auxlio de outro fato jornalstico, ou seja, desperta sobremaneira o interesse social. Quanto ao efeito simblico das cores, a veste, em tom creme, realada pelo amarelo empregado nas fontes. Esta cor, mediante a viso popular, pode significar riqueza (Santa S), como, segundo Guimares (2000), estado de alerta, loucura, traio e excluso. Se a histria for remexida, o amarelo figurava na estrela de Davi, que devia ser aplicada s roupas para a fcil identificao dos judeus. Tambm distinguia os condenados pela Inquisio, que eram obrigados a vestir um hbito amarelo. Se a compreenso pender para as ltimas possibilidades, a prpria revista estaria denegrindo sua imagem, devido presena do amarelo no logotipo da publicao. Enquanto semi-smbolo, o entendimento est aberto. Assim, Guimares (2000, p. 89-90) questiona:
Cabe-nos perguntar se uma sociedade recente como a nossa, [...] distante de fatos histricos como a Inquisio, no estaria mais prxima da atuao positiva do amarelo: a cor da alegria, do calor, do ouro, do fruto maduro e da tropicalidade. [...] A estrela de Davi, bordada em amarelo, e "uniforme" smbolo da opresso nazista, teria dado lugar ao uniforme amarelo-canrio da Seleo Brasileira de Futebol, que surgiu na dcada de 50?

Como fundo, optou-se pelo preto, aplicado, inclusive, no vazado da fonte que constitui o logotipo da revista, com a possibilidade de significar luto, trevas, tristeza. A prpria magazine estaria em luto? Para dar continuidade a anlise, Antonio Vicente Pietroforte chamado. No livro "Semitica visual, os percursos do olhar", entre as discusses do autor est o semisimbolismo na pintura. Pietroforte (2004) afirma que a relao semi-simblica entre termos contrrios pode ser expressa atravs da luz. Demonstra tal afirmao na prtica ao desconstruir um desenho de Henrique Alvim Correia, expoente brasileiro na pintura do final do sculo XIX e incio do XX. Nesse desenho, considerado uma stira de costumes, Alvim Correia retrata, nas palavras de Pietroforte (2004, p. 67), "[...] a beleza de uma jovem sendo massacrada covardemente pela feira de uma multido." No plano da expresso,

estariam luz versus sombra e, no plano do contedo, respectivamente, liberdade versus opresso. Partindo desse estudo, pode-se chegar a afirmar que o fundo preto que figura na capa da Veja em estudo, enquanto plano da expresso, teria seu correspondente no plano do contedo como opresso, sofrimento, morte. Por sua vez, o tom claro das vestes do pontfice poderia corresponder, no plano do contedo, liberdade, quem sabe conquistada por meio de seu calvrio. Joo Paulo II, portanto, no estaria soltando um "grito de liberdade"? Consideraes finais Ao associar a imagem de Joo Paulo II - principalmente as caractersticas faciais s cores que compem a capa da revista Veja de 06 abril de 2005 - especialmente o preto que perfaz o fundo - arriscaria dizer que a cor preta embruteceu ainda mais a fotografia grotesca de uma papa que, admirado por sua fora, perseverana e esprito aguerrido, clamou por socorro. Quem sabe o bradar se dirigiria aos cus, j que Joo Paulo II parecia estar olhando para o mais alto. Eis uma composio grfica semi-simblica aberta a diversas interpretaes. Entende-se que a leitura aqui empreendida um dos possveis caminhos pelos quais o leitor da Veja pode ter caminhado quando se deparou com o clamor de Joo de Deus. Outras interpretaes so perfeitamente cabveis, j que o repertrio de cada indivduo constitui-se de experincias singulares. Notas
[1] A Edio Histrica "Joo Paulo II 1920 - 2005" tambm apresenta na capa uma foto do pontfice, porm, essa edio foi desconsiderada por se tratar de um nmero extra editado por Veja, diferente das dez tomadas para observao. [2] Tanto o plano da expresso quanto o plano do contedo so constitudos de forma esubstncia. A forma pode ser compreendida como o recorte organizado de uma substncia, a maneira como algo apresentado. Tal recorte passvel de produzir significao. J asubstncia pode ser tomada enquanto suporte varivel que articula a forma, ou seja, a substncia uma base informal. A relao entre forma e substncia de pressuposio recproca.

You might also like