You are on page 1of 11

GUIA PRTICO

REGIME EXCECIONAL DE REGULARIZAO DE DVIDAS


INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P INSTITUTO DE GESTO FINANCEIRA DA SEGURANA SOCIAL, I.P.

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico - Regime Excecional de Regularizao de Dvidas (2019 v1.0)

PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P./ Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I.P.

AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P./ Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I.P.

PAGINAO Departamento de Comunicao e Gesto do Cliente

CONTACTOS Atendimento telefnico: 707 200 217 Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Direta.

DATA DE PUBLICAO 1 de novembro de 2013

ISS, I.P.

Pg. 2/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

NDICE

A O que ? ............................................................................................................................................................ 4 B1 A quem se destina? ......................................................................................................................................... 4 B2 Que dvidas esto abrangidas? ....................................................................................................................... 4 B3 Caso j tenha um acordo de pagamento, tambm possvel aderir? ............................................................. 5 Dvidas Segurana Social ................................................................................................................................. 5 Dvidas Segurana Social em execuo fiscal .................................................................................................. 5 B4 Efeito do pagamento da dvida Segurana Social nos processos de execuo fiscal .................................. 6 B5 Efeito do pagamento da dvida Segurana Social nos processos-crime ...................................................... 6 C Que vantagens tenho ao aderir? ....................................................................................................................... 6 D1 At quando tenho que pagar? ......................................................................................................................... 6 D2 Como e onde posso pagar? ............................................................................................................................ 7 Dvidas Segurana Social ................................................................................................................................. 7 Dvidas Segurana Social em execuo fiscal .................................................................................................. 8 Dvidas Segurana Social com cobrana coerciva a decorrer pela Administrao Fiscal ................................ 8 Onde posso pagar as dvidas Segurana Social e as dvidas Segurana Social em execuo fiscal: .......... 8 Onde posso pagar as dvidas relativamente a coimas no mbito prestacional (beneficirios) e a coimas de estabelecimentos de apoio social: ....................................................................................................................... 9 E1 Legislao aplicvel ........................................................................................................................................ 9 E2 Glossrio ......................................................................................................................................................... 9 Perguntas Frequentes ........................................................................................................................................... 10

ISS, I.P.

Pg. 3/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

A O que ?

Um conjunto de medidas excecionais para a regularizao de dvidas Segurana Social, aplicvel s situaes de pagamento a pronto, total ou parcial, do valor em dvida, com dispensa do pagamento de juros de mora, juros compensatrios e custas, na parte correspondente ao valor pago, e de uma reduo para 10% do valor das coimas.

B1 A quem se destina?

Entidades Empregadoras, Entidades no Empregadoras e Entidades Contratantes, com dvidas de natureza fiscal ou Segurana Social.

Nota 1: O pagamento das dvidas pode ser efetuado por terceiros, sem prejuzo do direito subrogao sobre a totalidade da dvida, nos termos legalmente aplicveis.

Nota 2: Os beneficirios e estabelecimentos de apoio social que tenham processos de contraordenao, e que venham a ser notificados para a regularizao da coima associada, tambm beneficiaro da atenuao legalmente prevista.

B2 Que dvidas esto abrangidas?


Dvidas cujo prazo legal de cobrana tenha terminado at 31 de agosto de 2013, declaradas e pagas pelos contribuintes ou pelos seus representantes, nos termos da lei, at 20 de dezembro de 2013.

No caso das dvidas Segurana Social, esto abrangidas por esta medida as dvidas pelo no pagamento de contribuies relativas ao ms de referncia julho de 2013, uma vez que o prazo de pagamento das mesmas terminou a 20 de agosto de 2013.

No caso das contribuies relativas ao ms de referncia agosto de 2013, as mesmas encontram-se fora do mbito da medida, considerando que o prazo para pagamento decorreu entre 10 e 20 de setembro de 2013.

Contraordenaes So tambm abrangidas as contraordenaes cujo facto tenha sido praticado at 31 de agosto de 2013.

ISS, I.P.

Pg. 4/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

B3 Caso j tenha um acordo de pagamento, tambm possvel aderir?

Dvidas Segurana Social Dvidas Segurana Social em execuo fiscal

Dvidas Segurana Social Sim, atravs da antecipao do pagamento, total ou parcial, das prestaes enquadradas no acordo, sem pagamento de juros vencidos.

So abrangidos por esta medida: Os processos no mbito da regularizao extraordinria da dvida (PEC, PER, PIRE, SIREVE e artigo 882. do anterior Cdigo do Processo Civil, atual artigo 806. do novo Cdigo do Processo Civil); Os acordos de regularizao voluntria da dvida (art. 2. do Decreto-Lei n. 213/2012, de 25 de setembro).

Plano prestacional ativo no mbito de PEC, PER, PIRE, SIREVE ou regularizao voluntria da dvida A antecipao deve ser solicitada ao Instituto da Segurana Social, I.P., atravs do endereo de correio eletrnico ISS-REGEX-ACORDOS@seg-social.pt, mencionando o NISS e nmero de prestaes que pretende antecipar no mbito da medida. O pagamento deve ser efetuado por Documento de Pagamento, a emitir pelo contribuinte na Segurana Social Direta.

No caso de pendncia e negociao de PEC, PER, PIRE ou SIREVE O contribuinte solicita o respetivo Documento nico de Cobrana nos servios da Segurana Social, atravs da Segurana Social Direta, do contacto 707 200 217, do endereo de correio electrnico
IGFSS-REGEX@seg-social.pt ou nas Seces de Processo Executivo.

Dvidas Segurana Social em execuo fiscal Esta medida aplica-se a todas as dvidas fiscais e Segurana Social, independentemente da fase de cobrana em que se encontrem. Nos casos de dvida em regularizao em processo executivo atravs de plano prestacional autorizado, com ou sem prestaes em atraso, o contribuinte poder efetuar um pagamento total ou parcial dos valores em dvida. Para o efeito, basta que solicite a emisso do respetivo Documento nico de Cobrana, beneficiando da dispensa de juros de mora, compensatrios e custas do processo de execuo fiscal na proporo do capital pago.

ISS, I.P.

Pg. 5/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

B4 Efeito do pagamento da dvida Segurana Social nos processos de execuo fiscal

Caso a 20 de dezembro de 2013 permaneam processos de execuo fiscal ou qualquer outra dvida Segurana Social, que visem apenas a cobrana de juros e custas processuais, os mesmos extingue-se, desde que o valor da dvida associada se encontre pago.

Quando o pagamento do valor em execuo fiscal no seja feito na totalidade, no suspenso o andamento dos processos de execuo fiscal relativamente parte ainda em dvida.

B5 Efeito do pagamento da dvida Segurana Social nos processos-crime

Se o contribuinte efetuar o pagamento, por sua iniciativa, da totalidade do capital em dvida, at 20 de dezembro de 2013, e o crime for punvel com pena de priso igual ou inferior a trs anos, a pena pode ser dispensada, caso o pagamento ocorra at deduo da acusao.

C Que vantagens tenho ao aderir?

O pagamento total ou parcial do capital em dvida, por iniciativa do contribuinte, determina, na parte correspondente: a dispensa do pagamento de juros de mora; a dispensa do pagamento de juros compensatrios; a dispensa do pagamento das custas.

Caso tenha processo contraordenacional, pode aderir medida beneficiando de uma reduo do valor a pagar pelas coimas que lhe esto associadas e do respetivo arquivamento do processo: Reduo para 10% do montante das coimas a pagar (por processo).

Nota: o valor a pagar pelas coimas nunca poder ser inferior a 10 , pelo que , quando a reduo aplicada originar um valor inferior a este, o montante a pagar ser sempre 10 .

D1 At quando tenho que pagar?

O prazo limite para o pagamento da dvida e das coimas at 20 de dezembro de 2013.

ISS, I.P.

Pg. 6/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

D2 Como e onde posso pagar?

Dvidas Segurana Social Dvidas Segurana Social em execuo fiscal Dvidas Segurana Social com cobrana coerciva a decorrer pela Administrao Fiscal Onde posso pagar as dvidas Segurana Social e as dvidas Segurana Social em execuo fiscal Onde posso pagar as dvidas relativamente a coimas no mbito prestacional (beneficirios) e a coimas de estabelecimentos de apoio social

Dvidas Segurana Social Tem que solicitar o Documento de Pagamento nos servios da Segurana Social ou emiti-lo atravs da Segurana Social Direta, para o pagamento de: Contribuies; Prestaes de acordos; Coimas.

Para obter o Documento de Pagamento na Segurana Social Direta 1. Aceder Segurana Social Direta (SSD) atravs do portal da Segurana Social www.seg-social.pt; 2. Na Segurana Social Direta, colocar os dados de acesso, NISS e palavra-chave e clicar em entrar; 3. Nos separadores disponveis escolher o separador Pagamentos e Recebimentos; e Emitir Documentos de Pagamento; 5. Para continuar a consulta das dvidas e emitir os documentos de pagamento, clicar em seguinte; 6. No campo Tipo de Entidade, selecionar a opo relativa qualidade na qual pretende consultar os valores em dvida e no campo Natureza da Dvida, indicar que tipo de valores pretende consultar. Caso pretenda consultar todos os valores em dvida, sem restrio, deve deixar estas opes por selecionar e clicar apenas em Pesquisar; 7. Os valores de dvida apurados so indicados na tabela Valores apurados; 8. Para emitir os Documentos de Pagamento relativos aos valores em dvida, selecionar os valores para os quais pretende emitir o respetivo documento. Na coluna Selecionar colocar um na opo respetiva e clicar em seguinte; 9. Os valores em dvida so apresentados permitindo a emisso do Documento para Pagamento. Selecionar a opo Gerar Documento; 10. O documento gerado no formato pdf, o qual pode ser impresso, e contm os dados para pagamento, bem como a descrio dos valores a regularizar. 4. Para consultar a dvida e emitir o documento de pagamento selecionar Consultar Dvidas

Nota: Aps a emisso, o Documento de Pagamento tem uma validade de 48 horas.

ISS, I.P.

Pg. 7/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

Dvidas Segurana Social em execuo fiscal Tem de solicitar o Documento nico de Cobrana nos servios da Segurana Social (atravs da Segurana Social Direta, do endereo eletrnico IGFSS-REGEX@seg-social.pt, da linha telefnica 707 200 217 ou nas Seces de Processo Executivo).

Para obter o Documento nico de Cobrana na Segurana Social Direta 1. Aceder Segurana Social Direta (SSD) atravs do portal da Segurana Social www.seg-social.pt; 2. Na Segurana Social Direta, colocar os dados de acesso, NISS e palavra-chave e clicar em entrar; 3. Nos separadores disponveis escolher o separador Pagamentos e Recebimentos; fiscal; 5. Para consultar cada processo, clicar no nmero do processo, na coluna Processo; 6. Para efetuar o pagamento dos valores em dvida clicar no boto Pagamentos de cada processo; 7. Caso j tenham sido, anteriormente, emitidos documentos de cobrana, os mesmos so indicados na janela. Para aceder a cada um deles, selecionar o documento que pretende, na coluna Documento; 8. Caso no tenham sido emitidos documentos de cobrana, e pretenda emitir um documento de cobrana com todo o valor em dvida, deve seleci onar a opo Valor Total em Dvida e de seguida clicar em Confirmar; 9. Aps Confirmar, o documento de cobrana com a totalidade do valor em dvida fica disponvel; 10. Caso pretenda emitir um documento apenas com um valor parcial da dvida, deve selecionar Valor Parcial e inserir o valor pretendido. No fim clicar em Confirmar; 11. Aps Confirmar, apresentado um novo documento (numa nova linha), com o valor parcial que inseriu; 12. O documento gerado no formato pdf, o qual pode ser impresso. 4. No separador Pagamentos e Recebimentos, selecionar a opo Dvidas em execuo

Nota: Caso o pagamento do valor em execuo fiscal no se verifique na totalidade, no suspenso o andamento dos processos de execuo fiscal relativamente parte ainda em dvida.

Dvidas Segurana Social com cobrana coerciva a decorrer pela Administrao Fiscal O pagamento tem de ser feito nos Servios de Finanas onde se encontra pendente o processo executivo.

Onde posso pagar as dvidas Segurana Social e as dvidas Segurana Social em execuo fiscal: Multibanco; Tesourarias da Segurana Social TPA (meio preferencial de pagamento), numerrio ou cheque;
ISS, I.P. Pg. 8/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

Homebanking; Banca.

Onde posso pagar as dvidas relativamente a coimas no mbito prestacional (beneficirios) e a coimas de estabelecimentos de apoio social: Tesourarias da Segurana Social TPA (meio preferencial de pagamento), numerrio ou cheque;

E1 Legislao aplicvel

Decreto-lei n. 151-A/2013 de 31 de outubro Aprova um regime excecional de regularizao de dvidas fiscais e Segurana Social.

E2 Glossrio

Capital em dvida o valor das contribuies e/ou cotizaes em dvida. No inclui juros de mora ou outras despesas que faam parte da dvida global.

PEC Procedimento Extrajudicial de Conciliao.

PER Processo Especial de Revitalizao.

PIRE Processo de Insolvncia e Recuperao de Empresas.

SIREVE Sistema de Recuperao de Empresas por Via Extrajudicial.

ISS, I.P.

Pg. 9/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

Perguntas Frequentes

1. necessrio apresentar requerimento para beneficiar da medida? No. A aplicao da medida decorre da mera iniciativa do contribuinte. Assim, basta que efetue o pagamento, no todo ou em parte, do capital em dvida, at 20/12/2013, nos canais atualmente existentes para o efeito.
Caso o contribuinte tenha acordo extraordinrio ativo (PEC, PER, PIRE, SIREVE ou Decreto-Lei n.

213/2012, de 25 de setembro, artigo 2.) dever solicitar a antecipao atravs da caixa postal
ISS-REGEX-Acordos@seg-social.pt.

2. Esta medida aplicvel nas aes judiciais em que o objeto do litgio seja a dvida fiscal ou Segurana Social? A presente medida aplicvel a dvidas fiscais ou Segurana Social, pelo que est na esfera voluntria do devedor a adeso a este regime, o contribuinte livre de, querendo, aderir medida regularizando a sua situao.

3. A dao em pagamento um meio admissvel para regularizao de dvida no mbito da presente medida? No. A dao em pagamento no um meio de pagamento admissvel para efeitos da presente medida.

4. Esta medida aplica-se aos pagamentos resultantes de penhoras, efetuados no mbito do processo de execuo fiscal, nomeadamente, penhoras de crditos e de depsitos bancrios? No. A medida aplica-se a pagamentos efetuados por iniciativa do contribuinte, ou seja, pagamentos voluntrios, a penhora um pagamento coercivo.

5. Os contribuintes com dvida fiscal ou Segurana Social reclamada no mbito de uma execuo cvel podem beneficiar desta medida? Sim. A pendncia da execuo cvel, independentemente das finanas ou da Segurana Social figurarem como credor reclamante ou como exequente, no impede a adeso ao regime excecional de regularizao de dvidas. Nestes casos, o contribuinte poder beneficiar da dispensa dos juros de mora, compensatrios e das custas do processo de execuo fiscal: Na sua totalidade, caso efetue o pagamento total do capital. Neste caso, beneficia igualmente da atenuao do pagamento das coimas. Na proporo do capital pago, no caso de pagamentos parciais.

Para o efeito, deve solicitar o respetivo Documento nico de Cobrana nas seces de processo executivo do sistema de solidariedade e Segurana Social.

ISS, I.P.

Pg. 10/11

Guia Prtico Regime Excecional de Regularizao de Dvidas

6. Quais os efeitos desta medida em processos de execuo fiscal pendentes e outras dvidas Segurana Social, para cobrana apenas de juros de mora, compensatrios e/ou custas? Caso se encontre regularizada a dvida associada, determinar a extino da execuo ou da dvida, aps 20/12/2013.

ISS, I.P.

Pg. 11/11

You might also like