You are on page 1of 3

NRF 2014 O Big Show!

por Luiz Otavio Nascimento LON

De 12 a 15 de janeiro do prximo ano, no Centro de Convenes Jacob K. Javits, na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos, acontecer a 103a. Conveno Nacional do Varejo Norte-Americano. Orculo das tendncias varejistas, a este encontro afluem empresrios do mundo inteiro sendo a delegao de brasileiros superada apenas pela dos anfitries. O evento costuma refletir o mosaico de cenrios visualizados e estratgias adotadas que, ento, sero compartilhadas e debatidas num ambiente que propicia o networking e torna cada vez mais global o ambiente varejista. Algumas vezes h escorreges polticos como o do ano passado, que destacava como inovador o fato do Walmart estar contratando ex-mariners, esquecendo-se da reestruturao realizada por Bob Nardelli no incio dos anos 2000 ao comando da The Home Depot, descrita no excelente artigo de Ram Charan publicado na revista Harvard Business Review de abril de 2006. A falta de memria talvez se deva a querer encontrar uma maneira de saudar o retorno NRF do maior varejista mundial. Em 2014, a casca de banana certamente ficar para a palestra a ser proferida na fria manh da segunda-feira 13 de janeiro pelo ex-presidente George W. Bush. O tema, uma perspectiva presidencial, uma grande incgnita, j que as qualidades intelectuais do palestrante ainda so desconhecidas pela maioria das pessoas, tampouco h registro acerca do seu saber sobre o varejo, exceo talvez sua experincia como consumidor.

Pela anlise dos temas das palestras principais e das sesses paralelas, pode-se notar que o destaque ficar na abordagem do paradoxo entre o uso cada vez mais eficaz da mobilidade, por um lado, versus como os varejistas normais podero prosperar no Sculo XXI. A mobilidade ser mencionada nos aspectos de personalizao da experincia dos consumidores, conquista da lealdade, nvel de resposta por parte dos clientes, tecnologias emergentes e o futuro dos PDV's. Num pas como o nosso, onde o nmero de celulares supera o de habitantes, estratgico conhecer as melhores prticas ou tentativas de uso dessa importante ferramenta para gerar vendas. S isso j vale a viagem, a estada e o ingresso. O lado no digital do varejo ser debatido atravs das lies aprendidas na expanso global, nas estratgias para superar a concorrncia e nas oportunidades existentes na Amrica Latina para os varejistas globais. Nesse aspecto, o visitante brasileiro saber o que os estrangeiros pensam sobre o nosso mercado, os seus pontos fortes e fracos. Perceber se a legio de estrangeiros que aportar em nossas praias aumentar ou no. Poder, ento, se preparar com a devida antecedncia. Em paralelo a tudo isso, existir uma grande exposio, recheada de solues de TI, muitas inovadoras, voltadas para a nova era de consumidores sempre conectados. E, como crme de la crme, o varejista - enquanto cidado comum - estar na Big Apple e poder desfrutar dos grandes shows da Broadway, dos excelentes restaurantes e de algumas das melhores lojas do mundo que estaro em temporada de liquidao. Imperdvel. o big show!

Escrito em 08.11.13

LON Luiz Otavio da Silva Nascimento. Engenheiro, especializado em Marketing pela Fundao Getlio Vargas. Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com cursos nos Estados Unidos (Darden Business School da University of Virginia e Babson College

Boston, MA) e na Frana (Lcole des Hautes Etudes Commerciales HEC Paris). Tem mais de 25 anos de
experincia na gerao de resultados e na gesto de empresas varejistas e industriais, dentre as quais Perrier, Cisper-Owens Illinois, Smuggler, Carrier e Lojas Renner. Atualmente Scio-Diretor Geral da Merita Consultoria Empresarial e Scio da Cadre Solues, lanadora do aplicativo Mordomo. membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corporativa e do Retail

Council do GLG Gerson Lehrman Group. professor das cadeiras de Inteligncia Competitiva,
Conhecimento do Consumidor e Criao de Valor atravs de Servios dos Mestrados da Business School de So Paulo (Laureate International Universities). Foi um dos fundadores do IPDV Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Varejo e Scio-Diretor da Gouva de Souza & MD. Palestrante nacional e internacional, tem diversos artigos publicados e autor do livro xodo da viso ao uma proposta para o varejo brasileiro. Tambm coautor do livro Varejo: Administrao de Empresas Comerciais, ambos publicados pela Editora Senac So Paulo. Seu ltimo livro Gestor Eficaz prticas para se destacar num ambiente empresarial competitivo foi lanado em novembro de 2010 pela Editora Novo Conceito.

You might also like