You are on page 1of 8

Dana na Bblia

Ento Miri, a profetisa, irm de Aro, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e danando. xodo 15:20 Quando Moiss aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danas, irou-se e jogou as tbuas no cho, ao p do monte, quebrando-as. xodo 32:19 Quando Jeft chegou sua casa em Misp, sua filha saiu ao seu encontro, danando ao som de tamborins. E ela era filha nica. Ele no tinha outro filho ou filha. Juzes 11:34 e fiquem observando. Quando as moas de Sil forem para as danas, saiam correndo das vinhas e cada um de vocs apodere-se de uma das moas de Sil e v para a terra de Benjamim. Juzes 21:21 Foi o que os benjamitas fizeram. Quando as moas estavam danando, cada homem tomou uma para fazer dela sua mulher. Depois voltaram para a sua herana, reconstruram as cidades e se estabeleceram nelas. Juzes 21:23 Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cnticos e danas, com tamborins, com msicas alegres e instrumentos de trs cordas. 1 Samuel 18:6 As mulheres danavam e cantavam: "Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares". 1 Samuel 18:7 Todavia os conselheiros de Aquis lhe disseram: "No este Davi, o rei da terra de Israel? No aquele acerca de quem cantavam em suas danas: 'Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares'?" 1 Samuel 21:11 No ele o Davi de quem cantavam em suas danas: 'Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares'?" 1 Samuel 29:5 Davi e todos os israelitas iam cantando e danando perante o Senhor, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e cmbalos. 2 Samuel 6:5 Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi danando com todas as suas foras perante o Senhor, 2 Samuel 6:14

Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi danando e celebrando perante o Senhor, ela o desprezou em seu corao. 2 Samuel 6:16 Mas Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da famlia dele, quando me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei 2 Samuel 6:21 Ento pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manh at o meio-dia. " Baal, respondenos!", gritavam. E danavam em volta do altar que haviam feito. Mas no houve nenhuma resposta; ningum respondeu. 1 Reis 18:26 Davi e todos os israelitas iam danando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, cmbalos e cornetas. 1 Crnicas 13:8 Quando a arca da aliana do Senhor estava entrando na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, aconteceu que ao ver o rei Davi danando e celebrando, ela o desprezou em seu corao. 1 Crnicas 15:29 Eles soltam os seus filhos como um rebanho; seus pequeninos pem-se a danar. J 21:11 Mudaste o meu pranto em dana, a minha veste de lamento em veste de alegria, Salmos 30:11 Com danas e cnticos, diro: "Em Sio esto as nossas origens!" Salmos 87:7 Louvem eles o seu nome com danas; ofeream-lhe msica com tamborim e harpa. Salmos 149:3

verdade Senhor Tu s Fiel e muda o nosso pranto em danas de alegria e jbilo a Ti... no sou merecedora de nada! Por isso de Ti dependo e pelas suas misericrdias tenho acesso a sentir tua Maravilhosa Presena em minha vida. Sou falha e pecadora, mas a minha vida te entrego... limpa-me para q eu possa ser uma ministra de dana com as mos limpas e pelo Teu Grande Poder... edificar vidas.

A DANA E AS CORES
A dana usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adorao a Deus. Atravs dos gestos ministrado: a cura, a libertao, a adorao, o clamor, o arrependimento, o quebrantamento e a guerra. Cada movimento tem seu significado, cada cor a profecia lanada sobre a igreja. As profecias trazidas pelo ministrio de dana so visuais, por isso, so usadas as cores e cada cor tem um significado proftico:.

Vermelho (Escarlate, Carmesim) Sangue, Reconciliao, Sacrifcio, Pecado - Lv 17:11, Hb 9:12-14, Is.1.18. Azul - Cu, Graa celeste, Revelao divina - Ex. 24:10, Nm 15:38, Ez1:26 Prpura - Realeza - Jz 8:26, Mc 15:17-18 Branco - Pureza e Santidade, Justia Dn 7:9, Sl 51:7, Mt 17:2, Ap 3:4,19:8 Prata - Redeno, Palavra de Deus Sl 12.6, Zc 11:12-13. Ouro, Dourado - Divindade e a Glria de Deus - Ap 1:13-14, 3:18, Ex.40, 2 Cr.4:20-22. Bronze, Cobre, Metal Julgamento - Ex 27:1-3, Ex. 30:17-21, Nm 21:9. Amarelo - Celebrao e alegria (em referncia ao leo), Glria de Deus - Is. 51:11, Is. 61:3 e Hb. 1:9, Ez 1:4 Verde - Nova vida, Florescimento, Renovo, Vigor, Prosperidade - SL 92:12-14, Os. 14:8, Sl 52:8, 92:14. Marrom / Cinza - Arrependimento e Humilhao - ster 4:3. Laranja / Amarelo / Vermelho - Fogo e Esprito Santo, Louvor - At 2:3, Sl 113:3 Ameixa - Riqueza, Abundancia, Ser cheio do Esprito Santo - Os 2:22, Joel 2:24 Preto - Pecado, Morte - Lm 4.8, Ef. 5:11, Ml 3.14, Jr 8.21 Roxo - Realeza, Majestade - Et 8:15, Dn 5:7

Passos para que a dana seja gerada em voc


1- Muitos conhecem a dana, mas no conhecem o Deus dela. ( Salmos 25:14 ) 2- Todos os movimentos perfeitos esto Nele. ( Tiago 1:17 ) 3- Os movimentos profticos esto Nele. ( xodo 23:15 ) 4- Sem Jesus no se pode ministrar as danas profticas. ( xodo 23:15 ) 5- No se preocupe com as reaes dos homens, preocupe se com a reao de Deus. ( Atos 6:14 ) 6- A Dana proftica no algo que vem do exterior, ela vem de dentro para fora, ela vem de uma vida no altar de Deus. ( Joo 7:38 ) 7- Quando voc dana para Deus algo de Deus flui atravs de voc ( 2 Samuel 6:14 ) 8- A arte abre uma janela na alma do ser humano. ( 2 Reis 3:15 ) 9- Voc no uma bailarina, Deus te chamou a ser um profeta da dana. ( Jeremias 1:5) 10- Ter fome e sede de Deus.

OS 4 PASSOS ESSENCIAIS PARA DANA C/ DEUS!


Se voc gosta de danar, e se sente a vontade para danar na presena de Deus, ai vo 4 passos bsicos e essenciais, para danar com Deus.

1- CONSAGRAO - este passo se dana entregando todo o seu corpo, alma e


esprito para Aquele que o autor e consumador da obra!

2- OBEDINCIA - este passo faz parte da sequncia do 1, reconhecendo que


devemos obedincia a Deus primeiramente, depois aos nossos pais e aos nossos lderes.

3- SANTIDADE - este o 3 e ltimo passo, essencial, pois se no soubermos


execut-lo jamais veremos a Deus!

4-FORA-a fora de vontade de vc esta danando, de vc esta adorando a Deus no


importa como vc dana ,mais importa q vc esta ali na presena do senhor e com a sua FORA DE VONTADE vc esta ali de adora a Deus!

Vemos a dana presente na Bblia, como sinal de gratido a Deus, como no caso de Miriam, danando com as mulheres de Israel em gratido ao Senhor pelo Livramento que lhes foi dado. Ento Miriam, a profetisa, irm de Aro, tomou na mo um tamboril, e todas as mulheres saram atrs dela com tamboris, e com danas. E Miriam lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lanou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. xodo 15:20-21 Miriam estava to alegre com Deus, pelo Livramento que foi dado ao povo, que danava alegremente e ela contagiou as outras mulheres com a sua gratido ao Senhor. A nossa gratido contagiante se estivermos danando para Deus em forma de gratido, vamos de certo contagiar quem est a nossa volta. A Bblia no fala que Miriam pegou o tamboril e chamou as outras mulheres, pelo contrrio, diz que as mulheres saram atrs dela, foram contagiadas. A verdadeira Adorao, contagia quem est por perto. Temos tambm a situao onde David louva ao Senhor com todas as suas foras. E David danava com todas as suas foras diante do Senhor; e estava David cingido dum fode de linho. Assim David e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com jbilo e ao som de trombetas. Quando entrava a arca do Senhor na cidade de David, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei David saltando e danando diante do senhor, o desprezou no seu corao.II Samuel 6:14-16 David estava comemorando a volta da Arca da Aliana, que simbolizava a presena de Deus, para a sua cidade. A Bblia fala que ele danava com todas as suas foras, ou seja, ele estava dando o seu melhor ao Senhor, era um momento de adorao plena ao Pai. Vemos tambm que o povo acompanhava David na adorao ao Senhor. ...David e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com jbilo e ao som de trombetas. Porm, vemos uma pessoa que, condenou David, pela sua atitude. ...Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei David saltando e danando diante do senhor, o desprezou no seu corao. Vem ento a pergunta, porque Mical condenou a atitude de David? Ser que ele, realmente estava ultrapassando os limites, j que era um rei, poderia portar-se como tal?

Mas, olhando por outro lado, por que que Mical tinha ficado em casa? Porque no se juntou ao povo para procurar a Arca de Deus? Ela estava de fora da festa de Adorao ao Senhor. Quando algum fica de fora, ou seja, no acompanha a adorao, esta pessoa pode ser usada pelo inimigo, para atrapalhar quem est adorando. Com crticas e questionamento sem fundamento. Danar para Deus, uma Forma de Gratido e de Adorao.

You might also like