You are on page 1of 3

Mitos sobre redes sociais O que verdade e o que lenda

http://academiadomarketing.com.br/wp-content/uploads/2013/11/mitos-sobre-redes-sociais.png

http://academiadomarketing.com.br/wpcontent/uploads/2013/11/mitos-sobre-redes-sociais.png Mitos Sobre Redes Sociais O que verdade e lenda? Cresce o alcance e tambm crescem os mitos sobre redes sociais. Muitas pessoas empolgadas com a ascenso do alcance das redes sociais no Brasil acabam acreditando em alguns fatos sobre mdias sociais, que ningum sabe de onde surgiram, que na verdade no passam de mitos. Acreditar nesses mitos sobre redes sociais no problema, afinal, o direito da crena de cada um. O perigo quando as pessoas passam a tomar decises em cima disso. Ai sim, a coisa complica e bastante, principalmente se estas forem decises gerenciais que envolvem os negcios de uma empresa o marketing pessoal de algum.

Todo mundo acessa as redes sociais


Esse talvez um dos maiores mitos sobre redes sociais. No porque voc tem um perfil em quase todas as redes sociais da moda que as outras pessoas obrigatoriamente seguem este comportamento. Acredite, muitas pessoas conseguem sobreviver sem um perfil no Facebook, Twitter ou Google+. Calma, isso no significa que no valha a pena ter uma presena nas redes sociais. Mesmo que algumas pessoas no tenham um presena nas mdias sociais, mesmo assim elas so influenciadas por outras que participam de algumas redes sociais. Isso j o suficiente para justificar o marketing nesse canal.

Marketing em redes sociais grtis


Mais um dos mitos sobre redes sociais que derruba muita gente por ai e deixa de cabelo em p quem trabalha de maneira profissional no gerenciamento de redes sociais. Se esse estiver se referindo ao acesso a plataforma de mdias sociais em si, concordamos que isso realmente grtis. O problema que uma presena corporativa em mdias sociais no se resume nica e exclusivamente ao acesso a rede. Existe todo um trabalho de planejamento, desenvolvimento de contedo e monitoramento de resultados. Esse trabalho faz uso de ferramentas que tem custos e isso desmonta todo esse mito.

*Alm disso, existe tambm a remunerao dos profissionais que executam essas funes, que pela falta de mo de obra especializada no mercado, so os que recebem atualmente os maiores salrios do marketing digital.

Gesto de mdias sociais intuitiva


Se isso fosse verdade, por que motivo as empresas estariam pagando to bem aos profissionais de social media? claro que no tem nada de intuitivo na gesto de mdias sociais. Uma coisa administrar um perfil pessoal no Facebook e outra, completamente gerenciar a Fan Page de uma marca. Os grandes #FAILS em redes sociais nascem dessa crena que todo mundo nasce sabendo gerenciar mdias sociais ou ento, que s por ter um perfil em uma rede qualquer j pode ser considerado um Analista de Redes Sociais. Gerenciamento de redes sociais, estudo e atualizao, prtica e teste, anlise e discusso. No tem nada de intuitivo. claro que algumas qualidades pessoais como facilidade de comunicao e Savoir Faire para lidar com situaes de crise so qualidades natas muito apreciadas em um gestor de mdias sociais, mas de aptides naturais, para por ai. Um Community Manager no nasce pronto. forjado ao longo do tempo.

Quanto mais seguidores ou fs melhor!


Esquea isso! No assim que se mede o trabalho em redes sociais. Esse um dos mitos sobre mdias sociais mais antigos e tambm mais furados. Uma coisa marketing e atendimento a clientes em redes sociais, outra coisa coleo de fs ou seguidores. O que importa em uma presena nas mdias sociais o engajamento que a marca consegue em funo das aes promovidas. Tanto que o indicador bsico para essa anlise, o Klout, se baseia justamente neste critrio. por acreditar nesse mito que muita gente por ai sai comprando fs no Facebook ou seguidores no Twitter e depois acaba se decepcionando com os resultados. Esquea o critrio de quantidade e foque na qualidade.

Uma crise nas redes sociais acaba com uma marca


Errado! Um exemplo disso foi a crise da Arezzo em 2011. A coisa foi muito sria, mas a marca soube superar a situao e continua muito bem obrigado. Situao semelhante passaram grandes marcas como Brastemp, Renault e tantas outras que se viram envolvidas em uma crise nas redes sociais. Todas elas foram srias e nem por isso as empresas fecharam. O que dizer ento do governo federal e a crise no ms de junho deste ano? Essa talvez tenha sido a pior de todas as crises em redes sociais e mesmo assim a presidenta Dilma desponta como provvel vencedora nas eleies de 2014. As crises certamente abalam uma marca, mas dai a dizer que podem acabar com ele um exagero e no passa de mais um dos mitos sobre redes sociais que andam por ai. O gerenciamento de crises em redes sociais existe pra isso, evitar danos maiores em tais situaes e ensinar um pouco mais a marca como se comportar nestes casos.

O marketing nas redes sociais de difcil mensurao


Outro mito sobre redes sociais que no tem o menor fundamento. As ferramentas de web anlise so capazes de mensurar cada ao de marketing nas redes sociais de forma muito precisa e

rpida. O Google Analytics, por exemplo, oferece todos os recursos para mensurao de resultados de qualquer tipo de ao de marketing em mdias sociais, como em qualquer outra forma de promoo, como e-mail marketing, Google AdWords e Facebook Ads. A questo reside nica e exclusivamente na configurao da ferramenta de monitoramento de trfego. Se voc domina as tcnicas e ferramentas do Google Analytics esse monitoramento se torna extremamente fcil e transparente. Esses so apenas alguns dos mitos sobre redes sociais que confundem a cabea de pessoas e empresas. Voc conhece mais algum? Compartilhe conosco.

You might also like