You are on page 1of 9

Histria So duas verses para a origem do Futebol de Salo, ambas envolvendo a Associao Crist de Moos.

Em uma delas, o desporto comeou a ser praticado por volta de 19 !, por "ovens #re$uentadores da Associao Crist de Moos %ACM& de So 'aulo %cidade& $ue, para compensar a #alta de campos de #utebol, improvisavam (peladas( nos campos de bas$uete e )*$uei, aproveitando as traves usadas na pr+tica desse ,ltimo desporto. -a segunda verso, o Futebol de salo teria sido inventado em 19. , pelo pro#essor /uan Carlos Ceriani 0ravier, da ACM de Montevid1u, 2ruguai, dando a ele o nome de "Indoor-Foot-Ball" . 3 n,mero de "ogadores, e as peculiaridades do "ogo no #oram estabelecidos de in4cio, mas vo alterando5se ao longo do tempo. Antes das regras serem estabelecidas, praticava5se #utebol de salo com e$uipas de 6 a 7 "ogadores. A bola #oi sendo dei8ada mais pesada numa tentativa de redu9ir a sua capacidade de saltar e conse$uentemente a suas #re$uentes sa4das do campo. A (bola pesada( acabou por se tornar uma das mais interessantes caracter4sticas originais do Futebol de Salo. Em 1967 surgiu a primeira iniciativa de se uni#ormi9ar as regras do desporto, atrav1s da criao do Consel)o :1cnico de Assessores de Futebol de Salo, por S;lvio 'ac)eco, ento presidente da Con#ederao <rasileira de =esportos, C<=. =evido + sua praticabilidade, tanto no redu9ido n,mero de "ogadores necess+rios em uma partida, $uanto no espao menor $ue e8igia, o desporto rapidamente ad$uiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e con$uistando adeptos em todas as capitais do pa4s. Em >? de /ul)o de 196 #oi #undada a primeira #ederao do desporto no <rasil, a Federao Metropolitana de Futebol de Salo, atual Federao de Futebol de Salo do Estado do @io de /aneiro, tendo Amm; de Moraes como o seu primeiro presidente. A Federao Mineira de Futebol de Salo seria #undada nesse mesmo ano, seguida da Federao 'aulista, em 1966, e das Federaes Cearense, 'aranaense, 0a,c)a e <aiana, em 196A, a Catarinense e a -orte @io 0randense, em 1967, a Sergipana em 1969. -as d1cadas seguintes seriam gradualmente estabelecidas #ederaes em todos os estados da 2nio. Fundamentos Passe: B a ao de enviar a bola a um compan)eiro ou determinado sector de espao de "ogo. Drible: B a ao individual, e8ercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente $uando ultrapassado. Cabecear: B a ao de cabecear a bola $uando 1 de de#esa muito alta.

Chuto: B a ao de c)utar a bola, visando desviar ou dar a mesma tra"et*ria estando ela parada ou em movimento. Recepo: B a ao de interromper a tra"et*ria da bola vinda de passes ou arremessos. Conduo B a ao de progredir com a bola por todos os espaos poss4veis de "ogo. Domnio de Bola: =i#erentemente do #utebol, 1 reali9ada na maioria das ve9es, com a sola do p1.

SIS !"#S $F!%SI&$S ! D!F!%SI&$S D$ F' S#( 3 termo sistema t+tico 1 utili9ado para descrever o posicionamento dos "ogadores em $uadra de acordo com a #uno e8ercida por cada um. Este posicionamento t+tico est+ intimamente relacionado Cs aes dos advers+rios. B importante lembrar $ue a dinDmica do #utsal 1 muito comple8a e a troca de #unes entre os "ogadores 1 constante, pela e8igEncia de uma intensa movimentao. As e$uipes costumam modi#icar seu sistema t+tico dentro de uma mesma partida, em virtude de poss4vel ine#iciEncia diante do sistema utili9ado pelo advers+rio. )*+* Sistema ,-, Sistema pioneiro, surgido na d1cada de 196!, $ue se caracteri9a pelo posicionamento de dois "ogadores na meia $uadra de#ensiva e de outros dois na meia $uadra o#ensiva. B um sistema bem simples e $ue e8ige pouca movimentao dos "ogadores. 3s dois de tr+s so respons+veis pela de#esa en$uanto os dois da #rente, pelo ata$ue. 3correm poucas trocas de posies, e conse$Fentemente, de #unes. B um sistema mais est+tico em relao aos outros. Este sistema 1 mais utili9ado em #ai8as et+rias menores, devido ao bai8o n4vel de comple8idade e #acilidade de e8ecuo. Mas e$uipes de alto n4vel tamb1m o utili9am em determinados momentos de um "ogo.

)*,* Sistema )-+ 3 sistema .81 1 respons+vel pela nomenclatura das posies adotadas no #utsal. Al1m do goleiro temos o #i8o, os alas %direito e es$uerdo& e o pivG. B um sistema de movimentaes bem mais comple8as $ue o anterior. 3 pivG tenta (despistar( ou (tomar a #rente( do seu marcador para receber a bola de seus compan)eiros na meia5$uadra o#ensiva. 3s alas e o #i8o reali9am movimentaes para criarem espaos onde a bola possa ser lanada ao pivG, $ue "oga de costas para o gol advers+rio e, por isso, tenta dominar e preparar a bola para seu compan)eiro ou, dependendo da situao, girar em cima de seu marcador para #inali9ar a gol. Esta movimentao reali9ada pelo #i8o e pelos dois alas 1 denominada rod49io. Com o rod49io uma e$uipe mant1m a posse de bola at1 o momento ideal de toc+5la ao pivG ou #inali9ar.

As #unes so de#inidas para cada posioH I Fi8oH ,ltimo )omem da de#esa. @espons+vel pela proteo da meta e armao das "ogadas I AlasH elos de ligao entre a de#esa e o ata$ue %armao&, au8iliares do #i8o na conteno do ata$ue advers+rio e do pivG nas #inali9aes I 'ivGH ponto de re#erEncia das "ogadas o#ensivas. @espons+vel pelas assistEncias aos compan)eiros, por #inali9aes a gol e pela #lutuao central na marcao, #ec)ando o meio da $uadra e impedindo o lanamento para o pivG advers+rio

Este sistema apresenta constantes movimentaes e trocas de posies e #unes, principalmente por parte dos trEs armadoresH o #i8o e os dois alas. 3 pivG, por sua ve9,

apresenta uma #uno mais de#inida, #icando $uase sempre na meia5$uadra o#ensiva e, portanto, #ora destas trocas, ou mel)or, do rod49io.

)*)* Sistema .-/ Sistema criado pelas e$uipes europ1ias, principalmente as espan)olas. B o sistema mais comple8o $ue e8iste, por1m se assemel)a muito ao sistema .81. A di#erena mais signi#icativa 1 $ue o pivG tamb1m entra no rod49io %Jucena, 199 &. Ksto #a9 com $ue os "ogadores se reve9em no e8erc4cio das #unes de acordo com a situao do "ogo e de seu posicionamento em $uadra. Sempre )aver+ um #i8o, dois alas e um pivG, por1m eles se alternam em virtude do rod49io. B um sistema onde as trocas de #unes so to constantes $uanto as movimentaes, criando e preenc)endo os espaos va9ios e, assim, di#icultando a marcao da e$uipe advers+ria.

SIS !"#S $F!%SI&$S B0SIC$S a& >.> b& 1.>.1 d& ..1 e& .!

SIS !"#S D!F!%SI&$S a& Por 1ona 5 $uem marca se preocupa em marcar o outro apenas $uando este adentrar o seu setor. 3bserve $ue a re#erEncia continua sendo o "ogador, mas no precisa mais acompan)+5lo por onde #or. <asta marc+5lo no espao previamente determinado. Este tipo de marcao 1 utili9ado geralmente por e$uipes $ue marcam numa lin)a . ou %e8plico5as logo abai8o&, isto por$ue os "ogadores esto mais pr*8imos uns dos outros, o $ue #acilita a cobertura e di#iculta o ata$ue. -uma lin)a > e8igiria, al1m de muito es#oro #4sico, uma sincroni9ao e8cepcional da e$uipe. Marcar por 9ona na . ou na , por conta do espao de $uadra $ue se cria atr+s de $uem ataca, #acilita, tamb1m, o "ogo de contra5ata$ue. b& Indi2idual 5 Luem opta em marcar individual tem sempre como re#erEncia o outro "ogador. Jogo, ter+ de acompan)+5lo por onde este se movimentar. 'ode5se marcar individualmente com troca de marcao. Em geral, esta marcao 1 utili9ada por e$uipes $ue tEm "ogadores mais e8perientes, com mais tempo de pr+tica. Ksto por$ue e8ige trocas entre $uem marca. c& "arcao combinada 34ona 5 indi2idual6 5 A marcao de #orma combinada ou mista 1 $uando a e$uipe destina algu1m %ou mais de um "ogador& para marcar individualmente e outros por 9ona. B pouco utili9ada. Jin)as de MarcaoH $uando se pensa em lin)as deve5se associar C id1ia o espao da $uadra. 'ode marcar nas lin)as 1, di95se $ue se marcar+ M de $uadraN na lin)a > marcar5se5+ .M N na lin)a ., >M e na lin)a ,1M . Sistemas $7ensi2os e De7ensi2os do Futsal a& "arcao na linha + 5 aperta5se o advers+rio na sa4da de bola. Luem opta pela 1 $uer "ogar com a bola o mais r+pido poss4vel. 'ara tanto, su#oca o advers+rio na sua pr*pria $uadra. Em grande parte das situaes no se permite se$uer $ue o goleiro advers+rio repon)a a bola. 'or isso, 1 c)amada, $uanto C intensidade, de presso. -a $uadra abai8o, a e$uipe inicia a resistEncia %marcao& ao advers+rio onde a lin)a est+ posicionada. -este e8emplo, a e$uipe $ue ataca est+ representada pela letra A e a e$uipe $ue de#ende pela letra =. "eia89uadra $7ensi2a

b& "arcao na linha ,H marca5se a partir da intermedi+ria ou menos do advers+rio. Luem opta pela > permite ao goleiro advers+rio repor a bola. Entretanto, se este (pisar( na bola, isto 1, domin+5la, apro8ima os seus "ogadores simultaneamente e no o dei8a mais "ogar. Em outras palavrasH inicia5se na > e a partir da reposio de bola do advers+rio, se este a dominar, avana5se para a 1. E$uipes iniciantes permitem $ue o advers+rio ocupe o espao sem #a9er presso. 'or isso, para alguns, $uanto C intensidade #a95se uma meia presso.

"eia89uadra De7ensi2o

c& "arcao na linha )H marca5se a partir da lin)a central. Luem opta por esse tipo de marcao investe na id1ia do "ogo de contra5ata$ue. 3 advers+rio no so#re presso na sua meia5$uadra de#ensiva, mas a so#rer+ na meia5$uadra de ata$ue. Luanto C intensidade, 1 presso a partir da meia5 $uadra. Alguns treinadores pre#erem $ue a lin)a de marcao inicie um pouco C #rente da meia5$uadra. Eu pre#iro um pouco atr+s.

"eia89uadra De7ensi2a

Re:ras 15 3 atleta $uando e8pulso da partida no dever+ #icar no banco de reservas e nem retornar a mesma. 3 seu time #icar+ > minutos com "ogadores ou at1 $ue so#ra um golN ento assim ser+ permitido entrar um outro "ogador para recompor a sua e$uipe. >5 A bola estar+ #ora de "ogo $uando sair completamente $uer pelo solo ou pelo alto das lin)as laterais ou de #undo. .5 Luando o atleta da mesma e$uipe ao cobrar uma #alta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento no ser+ v+lido e dever+ ser marcado um arremesso de canto a #avor da e$uipe advers+ria. 5 -a )ora do pEnalti o goleiro dever+ #icar sobre a lin)a do gol, podendo movimentar5 se e8clusivamente sobre ela. 65 -o lateral ou no escanteio se um atleta do #utsal arremessar a bola contra a sua pr*pria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou no no goleiro, o tento no ser+ v+lido. A5 -o lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta advers+ria e a bola penetrar na mesma, tocando ou no no goleiro, o tento no ser+ v+lido. 75 -o escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta advers+ria e a bola penetrar na mesma, tocando ou no no goleiro o tento ser+ v+lido.

?5 -o arremesso lateral 1 su#iciente $ue a bola este"a apoiada no solo colocada sobre ou "unto C lin)a demarcat*ria da lateral, do lado de #ora da $uadra de "ogo, podendo mover5 se levemente. 95 Se o goleiro do #utsal demora mais $ue segundos para e8ecutar o arremesso de meta, um tiro livre indireto %dois lances&, ser+ concedido em #avor da e$uipe advers+ria, colocando5se a bola sobre a lin)a da +rea de meta e no ponto mais pr*8imo onde ocorreu a in#rao 1!53s "ogos da categoria adulto ocorrem em ! minutos %> tempos de >! minutos&, com intervalo de at1 1! minutos. 115As substituies podem ocorrer a $ual$uer momento e em n,mero indeterminado. 1>53 Futsal 1 praticado em $uadra retangular de piso r4gido, com medidas $ue variam de acordo com a categoria. -a Jiga de Futsal Masculina, por e8emplo, a $uadra deve ter entre .? e > metros de comprimento por 1? a >6 de largura. 1.5As e$uipes so #ormadas por 6 "ogadores de lin)a %sendo um goleiro& e 7 "ogadores, no m+8imo, como reservas. 1 5A bola de #utsal %categoria adulto masculino& deve ter entre A> e A cm de circun#erEncia e peso entre !! e ! gramas

16 5 Assim como no #utebol de campo, no #utsal no 1 permitido marcar um gol na sa4da de "ogo. 'or outro lado, no e8iste a regra do impedimento.

Biblio:ra7ia SitesH suapes$uisa.com OiPipedia.com Soestudante.com

Futsal

CE:EC3Ktagua4, !? de -ovembro de >!1. 'ro#QH MGnica -el; AlunaH /,lia Cabral :urma .!A

You might also like