You are on page 1of 7

Crnica N 100 Mille millions, de mille milliards, de mille sabords, de tonnerre de Brest !

Por Henrique de Almeida Cayolla

PREMBULO
Haver muitos leitores que ficaro intrigados com o ttulo desta crnica, mas tambm haver outros tantos, novos ou de mais idade, que relacionam a frase com alguma coisa! " que certo, que no decorrer da leitura, iro a#erceber$se do motivo #elo qual escolhi tal ttulo, #ara a escrita de ho e, dia %& de 'aneiro de ()%*! A #roveni+ncia vem da clebre #ersonagem da banda desenhada da srie ,intim de Herg, o famoso ca#ito Haddoc-, que frequentemente utili.ava uma linguagem com termos muito #r#rios, em variadas circunst/ncias tais como, quando ficava zangado, ou irritado, ou quando acontecia alguma coisa m, surpreendente, intrigante, etc A variedade e a rique.a das #alavras ou #alavr0es usados tal, que ocasionou que ,eresa 1irmino, achou #or bem criar uma es#cie de Dicionrio para perceber o capito Haddock2! 3"s mais curiosos em saber #ormenores, #odero recorrer ao 4oogle5! A lista de im#ro#rios enorme6 7as edi80es dos livros do ,intim em #ortugu+s, no se fa.ia uma tradu8o 9 letra, mas ada#tava$se o que se refere em ttulo, com frases tais como:2 Com mil milh0es de macacos2! Ainda acerca do ttulo em franc+s, achei #ertinente transcrever 3conforme l est5 o resultado de uma #equena #esquisa que fi.: ; <e Sabord est un terme d=architecture navale dsignant une ouverture dans le flanc d=un navire, #ar laquelle #assent les f>ts de canons, les avirons ou sim#lement une #rise d=air! <=origine du sabord n=est #as tablie avec #rcision mais elle est lie 9 l=a##arition de l=artillerie 9 #oudre sur les navires au ?@Ae$?Ae siBcle!

L'expression Tonnerre de Brest vient du cou# de canon qui annon8ait chaque


our l=ouverture et la fermeture des #ortes de l=arsenal 9 C heures et 9 %D heures auE #ieds du ch/teau de Frest!G 37",A : retirado da Hi-i#dia, onde tem mais eE#lica80es elucidativas5!

O MO!"#O $% E&'OL(% $O !)!ULO *

Com bastante frequ+ncia ao fim do dia, #assando em revista mental o que li, vi, consultei, ou que constatei, ocorrem$me temas a desenvolver nas minhas crnicas, e surgem$me flashes #ara tirar #artido ao escrever as mesmas! 7o momento traumtico em que os #ortugueses vivem, no nos faltam motivos, #ara diariamente, soltarmos im#reca80es, #erante tanta quantidade de assuntos que nos fa.em ficar irritados, aborrecidos, #reocu#ados, descrentes!

I assim ou no J Ke#are$se, que mais acima, realcei a #reto, as circunst/ncias em que o ca#ito Haddoc-, utili.ava a sua linguagem! Lnto, #assemos 9 fase seguinte, a#licando o ttulo a muitos acontecimentos nossos, actuais!

MILLE MILLIONS, MILLE MILLI!" S#$


1 - GRITE-SE po*+ticos,(

!E " REI #$I %&'()"s

Com desassombro, seria necessrio sermos muitos a gritar que M" rei vai nNM, #rocurando sacudir o tor#or, a a#atia, a falta de coragem de tantos, que no so ca#a.es de chamar os bois #elos nomes, e de #rocurar meter na ordem tantos #olticos, que tantos dislates cometem, ansiosos #or #rotagonismo! Lstamos cheios de ouvir falar o Oeguro, o Prio Ooares, e muitos do PO em geral, que se tivessem um bocadinho, s um bocadinho, de consci+ncia e de vergonha, estavam calados durante Q anos, enquanto durasse a travessia no deserto, face a tantas enormidades de actua80es dos PO, que atiraram o Pas #ara a desgra8ada situa8o em que estamosR e ainda t+m a lata de #assar a vida a criticar e a amea8ar, como o Oeguro que di. que no negoceia com uma faca encostada 9 garganta6 Porque que eles no emigram em massa #ara Angola, Po8ambique, China, e #rocuram im#lementar l as suas formas de estar na vidaJ L agora at h uma em#resa que aceita inscri80es #ara uma viagem a Parte, e OS TL @TA6

- - $ taxa de .erti*idade no /0ndo1 e e/ partic0*ar e/ 2ort03a*


Oegundo o que vi recentemente na ,A, ao noticiarem quais tinham sido os #rimeiros bebs a nascer em Portugal no #rinc#io deste ano de ()%*, foi referido que em ()%( a#enas tinham havido D)!))) nascimentos no nosso #as, o que significava menos U!))) nascimentos que no ano anterior6 I o#ortuno referir a este #ro#sito,G " KL<A,SK@" 4KVP" TL P@OOW" T" CTO$ PP, sobre X7A,A<@TATL Y " TLOA1@" P"K,V4VZO2, feito em 7ovembro ())U: @7,K"TV[W" Y Lm ())C nasceram em Portugal a#enas %)\!*\% bebs, menos Q%)C que em ())\! ,rata$se do nNmero mais baiEo desde %D*\, ano a #artir do qual h estatsticas oficiais sobre a matria! " +ndice de .ec0ndidade baixo0 de 114 para 1156

.i*7os por /0*7er e/ idade .8rti* )dos 19 aos 4: anos,1 sit0ando-se bastante abaixo dos -11 necessrios para a reposi;o das 3era;<es( Tesde meados da dcada de sessenta que se observa uma diminui8o da natalidade! Pas #orventura foram estes nNmeros que fi.eram soar, definitivamente, a sirene de alarme e colocar a questo entre ns com uma centralidade nova! A baiEa natalidade e o aumento da es#eran8a mdia de vida concorrem decisivamente #ara o envelhecimento da #o#ula8o, tra.endo #roblemas transversais muito relevantes e que a todos tocam!G! 1@P TL C@,A[W"! A estes factos eu lembraria que, #aralelamente, os #artidos de esquerda em Portugal, t+m se #reocu#ado em admitir os chamados Xcasamentos X homosseEuais, a legali.a8o do aborto, a ado#8o de crian8as #or #ares do mesmo seEo, destruindo assim a famlia tradicional, de Pai, Pe e filhos, e continuando a atacar e a rebaiEar a @gre a Catlica! Como #or outro lado, no tem havido real #reocu#a8o dos governantes em criar melhores condi80es #ara que os Pais normais #ossam ter, educar, e sustentar os seus filhos, a natalidade vai drasticamente descendo, caminhando o Pas, alegremente cantando e rindo 3onde que eu ouvi istoJ5 #ara a sua eEtin8o a #ra.o muito breve6 I "V 7W" I TL @K FVOCAK "O @PPK"PIK@"O T" CAP@,W"J 0anto ao =0e se passa no /0ndo1 con>ido-os a abrir e *er atenta/ente1 o =0e est contido nos dois *inks abaixo? htt#:]]^^^!indeEmundi!com]ma#]Jt_)`v_*%`r_EE`l_#t htt#:]]#t!^orldstat!info]Horld]<istaofacountriesabya,otalafertilityarate Claro que este tema daria #ara encher #ginas e #ginas, mas no adequado, aqui, estar a desenvolv+$lo!

5 - $ @"RR!2AB"

@"RREI" D$ C$%HB

%&!D!()%(

FIO DE PRUMO

Paulo de Porais Y Professor Vniversitrio

'ORRUP+,O
A corru#8o a #rinci#al causa da crise em que estamos mergulhados! I este fenmeno que est na origem de sucessivos negcios ruinosos, verdadeiros roubos, que condu.iram ao descalabro das contas #Nblicas! 7as Nltimas dcadas, assistimos a um regabofe sem limite com os dinheiros #Nblicos! A LE#o D& transformou um #ermetro industrial degradado numa .ona urbani.vel, gerou mais$valias urbansticas milionrias, atravs da constru8o de hotis, equi#amentos e a#artamentos de luEo! L, a#esar disso, no final deu #re u.o! As acusa80es de corru#8o foram tbias e at ho e ningum foi condenado! Pas foi assim tambm o Luro ())Q, cu os estdios tiveram derra#agens de custo colossais! ,ambm aqui o #rocesso A#ito Tourado borregou e a cul#a morreu solteira! L foi ainda a com#ra dos submarinos, com #agamento de luvas a #ortugueses! A corru#8o foi #rovada na Alemanha, os corru#tores foram ulgados e #resos! Lm Portugal, o Pinistrio PNblico no sabe de nada! Pas os eEem#los no acabam nunca! 7os Nltimos anos, os mais criminosos de todos os negcios #Nblicos so os contratos de #arceiras #Nblico$#rivadas 3PPP5, nomeadamente as rodovirias! Atravs deste modelo de negcio, garantem$se aos #rivados rentabilidades de ca#ital su#eriores a %Ub, ha a ou no tr/nsito! " Lstado assume todos os riscos e cede todos os #otenciais lucros! A #rimeira de todas as PPP foi a Ponte Aasco da 4ama! "s #rivados financiaram a#enas um quarto do valor da #onte e, com isso, ganharam o direito 9s receitas com #ortagens da Ponte Aasco da 4ama, da =(\ de Abril= e ainda o eEclusivo das travessias rodovirias do ,e o #or toda uma gera8o! " governante que concebeu este calamitoso negcio, 1erreira do Amaral, #reside ho e 9 em#resa concessionria, a <uso#onte! "s seus sucessores seguiram$lhe o triste eEem#lo! 'orge Coelho e Aalente de "liveira, ministros das "bras PNblicas de 4uterres e Farroso, so administradores na maior concessionria de PPP, a Pota$Lngil! Todos estes ne3Dcios r0inosos para o Estado tE/ respons>eis1 =0e a F0sti;a port030esa Ga/ais p0ne( L t+m como consequ+ncia os sacrifcios #or que ho e #assamos! L continuaremos a #assar se no for erradicada a causa que est na origem desta situa8o a que chegmos: a corru#8o!

4 - Empresas pblicas.

Se o buraco gigante, as regalias tambm.


'ornal i Por 1ili#e Paiva Cardoso, #ublicado em ( "ut! ()%%
Empresas pblicas de transportes concedem mordomias inconcebveis aos trabalhadores
Pedro Azevedo

XA em#resa cCarrisd manter uma barbearia devidamente a#etrechada, #ara uso #rivativo de todo o seu #essoal, inclusive reformados!2 Lste um #equeno eEem#lo dos fardos histricos que alguns Acordos de Lm#resa do sector em#resarial do Lstado carregam consigo e que t+m im#edido reestrutura80es mais a#rofundadas que as que t+m vindo a ser feitas Y es#ecialmente na Carris!
As empresas do Estado, tal como o i noticiou quinta-feira, apresentam um risco potencial para o Oramento do Estado vul o contribuinte superior a oito mil milh!es de euros" Ainda assim, estas empresas mant#m re alias aos trabalhadores di nas de um $ill %ates" &e undo os acordos de empresa em vi or, tanto na 'P, (etro, 'arris ou )ranste*o, s+o pa os pr,mios por cada dia de trabalho concludo al,m do sal-rio , ou mesmo subsdios de ./0 euros mensais caso o trabalhador n+o falte nenhum dia num m#s" 1alores que acrescem ao sal-rio e acabam a contarem para subsdios de 2atal e f,rias" Por falar em f,rias3 os trabalhadores da 'arris t#m direito a /0 dias de descanso anual - al,m do direito a tirar um dia por m#s para assuntos pessoais -, assim como os do (etro de 4isboa" 2esta ltima, por,m, , preciso cumprir requisitos3 se faltar s5 uma vez no ano anterior e ozar f,rias fora da ,poca alta, tem ent+o /0 dias" Ainda nestas transportadoras, h- outras re alias que che am aos reformados, isto al,m da barbearia da 'arris" )anto a 'arris como o (etro pa am complementos de reforma aos seus e6-trabalhadores, de forma a que a pens+o se*a i ual 7 do ltimo sal-rio recebido no activo al o que tamb,m ocorre nos &)'P" &e acha que h- um limite a este complemento, desen ane-se3 h- reformados que apesar de terem pens!es acima de quatro e cinco mil euros mensais, continuam a receber complementos de reforma pa os pelas empresas, se undo apurou o i - tal situa+o, contudo, n+o ocorre nos &)'P, cu*os complementos est+o limitados" Baixas a 100% &e undo os AE, o absentismo de lon a dura+o parece compensar nas empresas de transporte" 8uando um trabalhador fica de bai6a, tem direito a receber n+o s5 o subsdio de doena como o empre ado comum, mas tamb,m um complemento de bai6a pa o pela empresa, de forma a que mesmo de bai6a o vencimento mensal se*a 900: do que recebia no activo" Ou se*a, a empresa compensa o que o Estado penaliza nos primeiros ;0 dias de bai6a um trabalhador comum recebe apenas <=: do vencimento" (as al,m do sal-rio normal que recebem por trabalhar, h- tamb,m v-rios subsdios pa os por estas empresas para premiar quem aparece ao trabalho >ver ao lado com mais detalhe?" @ maquinistaA Ent+o tem direito a um subsdio por cada quil5metro percorrido, isto al,m do sal-rio" E caso n+o falte mais de cinco horas no m#s, tamb,m tem direito a um pr,mio de <B euros no m#s se uinte" 2+o faltou no m#s todoA Ent+o tome l- um pr,mio de ../ euros este m#s tudo e6emplos retirados dos AE das empresas"

Irm solteira? Ela que venha A complementar tudo isto, sur em as re alias mais comuns neste tipo de empresas, ainda que alar adas" 2a eneralidade das empresas de transporte os empre ados e reformados, al,m das respectivas famlias podem via*ar ratuitamente" Por famlias entende-se n+o s5 cCn*u es, como os pais, filhos, enteados e mesmo eventuais irm+s solteiras que os trabalhadores tenham, como no caso da 'P" &5 a Defer, onde os trabalhadores que transitaram da 'P t#m direito a este benefcio, asta perto de E milh!es de euros por ano em via ens que os seus colaboradores usufruem ratuitamente" At ao buraco A diferena entre as re alias concedidas aos trabalhadores e os pre*uzos que v+o provocando aos contribuintes, s+o abissais nestas empresas" &5 no ano passado, a 'P, (etro de 4isboa e a 'arris re istaram perdas totais de quase /;0 milh!es de euros, tendo visto os capitais pr5prios afundar ainda mais3 estas mesmas tr#s empresas est+o em fal#ncia t,cnica e com um buraco latente de mais de /,= mil milh!es de euros"

9 H $S GRE#ES

Quase20 mil comboioscanceladosem 2011


Jornal Pblico 7.6.2012

As greves dos trabalhadores da CP realizadas em 2011 levaram supresso de quase 20 mil comboios e tiveram como consequncia uma perda de receita de cerca de oito milhes de euros, segundo o relatrio e contas da empresa ferroviria. O ano de 2011 foi muito penalizado pelas greves, que ocorreram maioritariamente nos meses de Fevereiro, Maro, Novembro e Dezembro, l-se no relatrio e contas da CP - Comboios de Portugal. No ano passado, a CP enfrentou 12 dias de greve total (contra seis dias registados em 2010) e 83 dias de greves parciais (em comparao com os nove dias registados em 2010). As paralisaes dos trabalhadores da empresa ferroviria tiveram como consequncia a supresso de 19.904 comboios, a maioria no servio suburbano de Lisboa. As maiores taxas de supresso verificaram-se, contudo, nos servios de longo curso e regional, de acordo com o documento. A CP avana que as greves ocorridas em 2011 tiveram um impacto directo muito significativo, estimando-se a perda de cerca de dois milhes de passageiros, apenas por via de bilhetes no

vendidos. No que respeita receita, a empresa estima uma perda de cerca de oito milhes de euros devido s greves, sendo o valor mais significativo registado no servio de longo curso. A CP fechou 2011 com um prejuzo de 289 milhes de euros, um agravamento face ao resultado lquido negativo de 201 milhes de euros registado no ano anterior, de acordo com o relatrio e contas da empresa.

%p-s terem lido os . temas que escol/i 0e poderiam ser centenas, n1o 234 para serem ilustrados com vrios dos improp2rios que proferia a nossa personagem em causa5 perante tantos assuntos que nos irritam e incomodam, terminemos com uma ilustra61o que cont2m a frase do t7tulo

You might also like