You are on page 1of 18

Doenas na gravidez Asma na gravidez

Asma na gravidez: acompanhamento mdico essencial


Momento mgico na vida das mulheres, a gestao requer cuidados especiais para se chegar a um parto tranquilo, sem riscos. Isso vale para a sade de modo geral, inclusive para a respiratria. Num quadro de asma, por exemplo, o ideal buscar a orientao de um especialista e seguir direitinho todas as recomendaes relacionadas ao tratamento, adverte o dr. Jos Eduardo Delfini Canado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Diversos fatores podem favorecer o agravamento da asma na gravidez. Alterao hormonal, aumento do volume uterino que, consequentemente, empurra o diafragma, comprime o trax e diminui a expansibilidade dos pulmes, alm de aspectos emocionais, como ansiedade e insegurana. A gestante asmtica, registre-se, mais suscetvel a contrair infeces respiratrias, especialmente pneumonias. Estatisticamente, a evoluo da asma na gestante proporcional. Em 1/3 h melhora das crises, 1/3 piora e 1/3 prossegue sem nenhuma alterao. Para manter um quadro controlado, recomendamos a procura imediata a um pneumologista para a realizao de tratamento preventivo. Como a asma pode ser mais grave durante a gestao, importante um atendimento frequente, alerta o dr. Roberto Stirbulov, vice -presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e ex-presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). importante que as gestantes no suspendam o uso de medicamentos, pois pode haver complicaes indesejveis. Alis, o uso da budesonida, uma corticide para inalao, apresenta boa segurana e autorizado pela FDA, agncia reguladora americana que controla alimentos, medicamentos, entre outros itens.

Gravidez com asma no controlada aumenta o risco do beb. As complicaes tanto podem atingir a me, que pode ter pr-eclampsia, diabetes e rompimento prematuro da bolsa, como afetar a criana, que corre o risco de ter baixo peso ao nascer, entre outros problemas, explica o dr. Stiburlov. Ainda existem riscos, como a diminuio de oxignio na corrente sangunea da me, o que fator de comprometimento do crescimento e da sobrevida do feto, impedindo-o de se desenvolver normalmente. Os sintomas costumam melhorar durante as ltimas quatro semanas da gravidez. Tambm bom lembrar que a criana pode ou no nascer com a doena. Uma vez que se trata de um mal de origem gentica, transmissvel pelo gene da me ou do pai, no h como determinar antecipadamente. Vale reafirmar que o acompanhamento por um mdico pneumologista imprescindvel para o bom termo da gravidez e para a sade do beb. Mantendo os cuidados para evitar as crises, a asma ser bem controlada e a gestao tranquila, finaliza Stiburlov.

Citomegalovrus na gravidez
Embora comum, o citomegalovrus e suas possveis complicaes na gravidez so pouco conhecidos pela populao.
O citomegalovrus um vrus parecido com o da herpes que pode ficar por muito tempo inativo no organismo sem causar srios problemas. Porm, quando a contaminao acontece durante a gravidez h grandes chances de trazer graves complicaes para o beb. Os sintomas da contaminao pelo CMV so gnglios inflamados e febre, mas muitas pessoas no apresentam sintomas e o diagnstico s feito atravs do exame de sangue. Por isso, normalmente os mdicos solicitam o teste como rotina no pr-natal para saber se a gestante j foi infectada pelo vrus anteriormente. O vrus bastante comum e mais da metade das mulheres j possuem anticorpos para o citomegalovrus antes da gravidez, o que excelente.

O exame de sangue do CMV aponta se a mulher j est imune, ou seja, se j foi infectada anteriormente, quando o IGG positivo ou reagente. O IGM reagente indica infeco aguda, o que preocupante e significa que a mulher precisa de orientao do mdico. Se o IGG e o IGM forem negativos, a mulher nunca teve contato com o vrus e precisa tomar cuidados para evitar a infeco durante a gravidez. A transmisso do citomegalovrus ocorre de diversas formas, desde o simples contato com um copo ou talher infectado, at num beijo ou relao sexual. Dessa forma, no existe um mtodo simples de evitar o contgio, mas alguns cuidados bsicos podem ajudar, como lavar bem as mos, no beber no copo de outras pessoas, usar camisinha e evitar contato com secrees de crianas pequenas (a infeco mais frequente entre crianas nos dois primeiros anos de vida). Quando a mulher infectada durante a gravidez h grandes chances de o vrus passar para o beb. As consequncias nesses casos so diversas e podem ser mais graves quando isso acorre no primeiro trimestre da gestao. H risco de parto prematuro e problemas de sade para a criana como surdez, deficincia visual, motora ou mental, anomalias no sistema nervoso, limitao no crescimento, problemas neurolgicos e at a morte. Nos casos de contagio durante a gravidez, a mulher deve tratar a infeco com medicamentos antivirais e o mdico dever fazer um acompanhamento mais cuidadoso para avaliar o desenvolvimento e crescimento do beb e da placenta atravs de exames de ultrassonografia mais frequentes. De qualquer forma, muito difcil prever se o beb foi infectado e se apresentar problemas de sade aps o nascimento devido ao contato com o vrus na gestao. Quando a mulher j apresenta o vrus e o anticorpo no sangue antes da gestao, existe uma chance pequena do recm-nascido j nascer com a citomegalovirose congnita, mas a maioria dos bebs no apresenta sintomas ou complicaes. Em alguns casos mais raros, a criana pode ter sequelas mais tarde, como, por exemplo, a perda da audio nos primeiros meses ou anos de vida.

Dengue na gestao

A gestante deve ter ateno redobrada em relao a dengue pois em alguns casos seu beb j pode nascer contaminado.
Infelizmente, a dengue ainda um grande problema no Brasil e com o vero chega a ameaa de uma nova epidemia. Se a dengue representa um perigo para a populao, para as grvidas a situao ainda pior. Isso porque nesse perodo a mulher fica naturalmente com a imunidade mais baixa e as complicaes da doena podem ser bastante graves. Se a contrao do vrus acontecer no inicio da gravidez h chances de ocorrer um aborto. Quando a contaminao no meio da gestao, a dengue no transmitida para o feto nem compromete seu desenvolvimento, mas pode provocar um parto prematuro. Tambm h chances de complicaes para a me e os cuidados devem ser redobrados para evitar hemorragias, problemas no fgado e convulses. Se a gestante contrair dengue nos ltimos dias da gestao, pode ocorrer a transmisso vertical, quando a doena passa da me para o beb atravs da placenta. Nesse caso, o recm-nascido nasce com dengue e deve ser tratado. Por isso, a preveno da doena durante a gravidez muito importante. Como no existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminao, a soluo evitar a proliferao do mosquito evitando deixar gua parada em locais perto de casa e do trabalho. Tambm ajuda usar repelentes, mosqueteiros, telas de proteo em portas e janelas e roupas que protejam o corpo, como cala, meia e mangas compridas. Os sintomas da doena so febre alta acompanhada de dor de cabea, dor atrs dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostrao e vermelhido no corpo. Em caso de suspeita de dengue, a gestante deve procurar imediatamente um mdico para realizar exames laboratoriais, que confirmam a presena do vrus, e evitar a automedicao. A princpio o tratamento da gestante o mesmo usado para qualquer paciente: bastante repouso e ingesto de muito liquido para se hidratar. O mdico poder prescrever algum medicamento antitrmico quando necessrio. importante lembrar que no se pode usar medicamentos a base de cido acetil saliclico, pois eles podem provocar sangramentos.

Diabetes e depresso
Riscos da diabetes e depresso na gravidez
O diabetes, quando no controlado durante a gravidez, oferece um maior risco de parto prematuro, beb com excesso de peso e at complicaes no parto. Hoje j se tem indcios de que o diabetes descontrolado aumenta a probabilidade de depresso na gestao e no ps-parto. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, acompanharam onze mil gestantes e concluram que o diabetes antes da gravidez ou o diabetes manifestado depois que se descobre a gestao (diabetes gestacional) podem dobrar o risco de depresso da mulher durante e depois da gravidez. A probabilidade de a mulher desenvolver depresso ps-parto de 15 a 20%, principalmente se a mulher tem histrico de depresso na famlia ou de depresso em outra gestao. E para aumentar essa estatstica, o diabetes muitas vezes no diagnosticado e, assim, no tratado, dobra o risco de depresso. No foram estudados os motivos que relacionam o diabetes com a depresso, mas fatores biolgicos e hormonais contribuem, como, por exemplo, a mulher lidar com uma doena que pode prejudicar seu beb e a si mesma. Por isso, mame, planeje a sua gravidez. Faa os exames e tratamentos necessrios, incluindo o da diabetes, para que seu beb se desenvolva da melhor maneira possvel. Como se tratar - No existe uma cura definitiva para diabetes, mas ela pode ser tratada, controlando a doena. Portanto, todo esforo deve ser feito para o diagnstico precoce e um tratamento adequado, evitando as conseqncias do diabetes. preciso que a me saiba que a diabetes controlada atravs de uma alimentao balanceada, combinada a exerccios fsicos e medicamentos especficos. Lembrando que essa trade precisa ser indicada e acompanhada por profissionais.

Dicas Evitar ganhar muito peso durante a gestao ajuda a preveno da diabetes gestacional Se j tem casos na famlia de diabetes procure um mdico para saber se voc, mame, tambm apresenta. O diabetes elevado durante a fecundao aumenta o risco de malformaes. Todo cuidado pouco!

Diabetes gestacional
Cuidados com a me e o beb devem ser redobrados Apesar do diabetes gestacional ser considerado uma situao de gravidez de alto risco, os cuidados mdicos e o envolvimento da gestante possibilitam que a gestao corra tranqilamente e que os bebs nasam no momento adequado e em boas condies de sade. Na gravidez, duas situaes envolvendo o diabetes podem acontecer: a mulher que j tinha diabetes e engravida ou o aparecimento do diabetes gestacional em mulheres que antes no apresentavam a doena. "O diabetes gestacional a alterao das taxas de acar no sangue que aparece ou diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez. Pode atingir at 7% das grvidas, mas no impede uma gestao tranqila, quando diagnosticado precocemente e recebe acompanhamento mdico, durante a gestao e aps o nascimento do beb", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. Vrias so as mudanas metablicas e hormonais que ocorrem na gestao. Uma delas o aumento da produo de hormnios, principalmente o hormnio lactognio placentrio, que pode prejudicar - ou at mesmo bloquear - a ao da insulina materna. Para a maioria das gestantes isso no chega a ser um problema, pois o prprio corpo compensa o desequilbrio, aumentando a fabricao de insulina. Entretanto, nem todas as mulheres reagem desta maneira e algumas delas desenvolvem as elevaes glicmicas caractersticas do diabetes gestacional. Por isso, to importante detectar o

distrbio, o mais cedo possvel, para preservar a sade da me e do beb. "O tratamento do diabetes gestacional tem por objetivo diminuir a taxa de macrossomia os grandes bebs filhos de mes diabticas evitar a queda do acar do sangue do beb ao nascer e diminuir a incidncia da cesareana, explica a mdica. Para a me, alm de aumento do risco de cesareana, o diabetes gestacional pode estar associado toxemia, uma condio da gravidez que provoca presso alta e geralmente pode ser detectado pelo aparecimento de um inocente inchao das pernas, mas que pode evoluir para a eclmpsia, com elevado risco de mortalidade materno-fetal e parto prematuro. Diante de tantos riscos potenciais, essencial que as futuras mames faam exames para checar a taxa de acar no sangue durante o pr-natal. "As grvidas devem fazer o rastreamento do diabetes entre a 24 e a 28 semana de gestao", diz a endocrinologista. Mulheres que integram o grupo de risco do diabetes devem fazer o teste de tolerncia glicmica, antes, a partir da 12 semana de gestao. "Os exames so fundamentais para um diagnstico preciso, porque os sintomas da doena no ficam muito claros durante a gravidez. Muitos sintomas se confundem com os da prpria gestao, como vontade de urinar a todo momento, sensao de fraqueza e mais apetite", recomenda Ellen Paiva. Importncia da terapia nutricional Diagnosticado o diabetes gestacional, a gravidez precisa ser cercada de novos cuidados. "O controle da alimentao, por exemplo, deve ser feito com a ajuda de um profissional capacitado. Dietas mal elaboradas podem interferir no desenvolvimento do feto. Dietas abaixo de 1200 Kcal/dia ou com restrio de mais de 50% do metabolismo basal no so recomendadas, pois esto relacionadas com desenvolvimento de cetose", diz a mdica. A terapia nutricional um aliado importante. Para muitas mulheres suficiente para manter a glicemia dentro dos valores recomendados pelo mdico. "Na gravidez, a mulher deve ganhar um mnimo de peso, em geral entre 10 e 12 quilos, para mulheres que esto com o peso adequado. Suas escolhas alimentares devem ser saudveis. Ser necessrio relembrar os conhecimentos bsicos de nutrio. Por isso, a orientao de um nutricionista recomendvel", explica Ellen Paiva.

Dentre os objetivos da terapia nutricional deve constar, tambm, um limite para ganhar peso, recomendado s mulheres obesas. Isso imprescindvel, porque mais freqente que mulheres obesas desenvolvam diabetes durante a gestao. "O ganho de peso mximo recomendado para essa situao de mais ou menos 7kg, diz a diretora do Citen. A dieta pode ser acompanhada de exerccios leves como nadar ou caminhar. Terapia insulnica Caso haja dificuldade para atingir resultados satisfatrios do controle da glicemia somente com a dieta, h ainda a terapia insulnica, como uma alternativa de tratamento. "O tratamento com insulina est, em geral, indicado quando as taxas de glicose em jejum ficam acima de 105 mg/dl e as taxas de glicose medidas 2 horas aps as refeies acima de 130 mg/dl", explica a endocrinologista Ellen Paiva. comum haver a necessidade de aumento das doses de insulina no final da gravidez, a partir do terceiro trimestre, porque a resistncia insulina, geralmente, aumenta neste perodo. No terceiro trimestre da gravidez, os nveis baixos de glicose que levariam hipoglicemia so raros. Contudo, grvidas que usam insulina correm o risco de apresentar hipoglicemia. "Para prevenir os incmodos sintomas de uma crise de hipoglicemia, a gestante deve seguir o seu planejamento alimentar, respeitar os horrios das refeies e fazer adequaes necessrias em sua alimentao, quando for praticar algum tipo de exerccio", recomenda a endocrinologista. Controle da doena Aps o parto, geralmente o diabetes desaparece, mas essas pacientes tm grande risco de sofrerem o mesmo transtorno em gestaes futuras e 20-40% de chance de se tornarem definitivamente diabticas nos prximos 10 anos. "Alm das complicaes no ps-parto imediato, estudos demonstraram que os fetos macrossmicos tm risco aumentado de desenvolverem obesidade e diabetes durante a adolescncia, por isso, os cuidados com a alimentao prosseguem aps o parto, para me e filho", recomenda Ellen Paiva.

Doenas Sexualmente Transmissveis - Cuidados na Gestao

muito importante que a gestante no esconda nada de seu mdico, inclusive com informaes sobre o pai em relao essas doenas.
As doenas sexualmente transmissveis, chamadas de DST, devem ser levadas a srio e tratadas corretamente, preferencialmente sempre buscando a preveno. No caso das gestantes, preciso ter ainda mais cuidado e responsabilidade para que a doena no prejudique a gravidez e a sade da me ou do beb. Nesse perodo, a mulher fica mais apta a adquirir infeces, j que ocorre fisiologicamente uma diminuio nos mecanismos de defesa do organismo. Por isso, usar camisinha e se prevenir so a melhor soluo. Caso a gestante esteja infectada com alguma DST, alguns cuidados devem ser tomados. Muitas dessas doenas so silenciosas e no apresentam sintomas evidentes. Por isso, durante a gravidez, importante que a me sempre tenha um acompanhamento mdico e faa um bom pr-natal. As DSTs podem causar inmeros problemas antes e depois da gestao. Parto prematuro, ruptura prematura da placenta, doena inflamatria plvica, hepatite crnica, cncer do colo do tero e infertilidade. J o beb pode nascer com pouco peso, infeces, pneumonia, hepatite e outros. No pior dos casos, ele pode nascer morto. Portanto, imprescindvel que a gestante fique atenta a qualquer mal estar e comunique seu mdico. Mesmo se ela j fez exames anteriores para detectar doenas sexualmente transmissveis, ela deve repeti-los durante o pr-natal. Caso surja coceira na regio genital, feridas, verrugas, odor forte ou dores na relao sexual, a mulher deve procurar o seu ginecologista e comunic-lo dessas ocorrncias para que seja avaliado e, caso necessrio, um tratamento seja iniciado. Transmisso e Tratamento A mulher grvida pode transmitir para o beb vrias doenas que so contradas sexualmente atravs da transmisso vertical. Ela pode ocorrer antes, durante ou depois do parto. O vrus HIV e o treponema (agente da sfilis) podem infectar o feto ainda no interior do tero, pois possuem capacidade de atravessar a placenta. J outras doenas como gonorreia,

clamdia e herpes podem ser transmitidas para o beb durante o parto. O vrus HIV pode ainda ser transmitido atravs da amamentao. Para alguma dessas DSTs, o tratamento pode ser realizado com o uso de antibiticos. o caso da sfilis, da clamdia e da gonorreia, que podem ser curadas. J as DSTs virais, como herpes e HIV, no possuem cura mas o uso de medicamentos pode amenizar os sintomas. No caso do HIV, o uso de antivirais pode reduzir para menos de 2% a possibilidade do beb se infectar. Quanto mais cedo souber, melhor para a me e para a criana. Na presena de leses ativas, como herpes genital, uma cesariana pode ser indicada para evitar a contaminao na passagem do feto pelo canal do parto. Em gestantes soropositivas, a administrao de antirretrovirais e a cesariana diminuem a chance de transmitir o HIV. A amamentao tambm deve ser proibida. Durante o aleitamento, a mulher deve perguntar ao seu mdico se est apta para isso. Alguns medicamentos que combatem essas doenas podem prejudicar o desenvolvimento do beb. No caso da herpes e da sfilis, tem que tomar cuidado para que o recm-nascido no pegue as doenas atravs do contato com as feridas. Outras DSTs, como gonorreia, no prejudicam a amamentao. Previna-se Na gravidez, alguns exames devem ser feitos no incio do pr-natal. So eles: sflis, HIV, Hepatite, exames para deteco da gonorreia, clamdia, trichomonas. O Ministrio da Sade aconselha dois testes de HIV e sfilis durante o pr-natal. Mulheres que obtiveram deteco negativa de hepatite B podem tomar vacina contra a doena durante a gestao. De qualquer maneira, a melhor preveno de todas usar camisinha. O preservativo eficaz para evitar a transmisso de HIV, gonorreia e clamdia. Tambm pode reduzir o risco de transmisso de herpes genital, sfilis e cancro mole, se a rea infectante estiver devidamente protegida. As camisinhas ainda podem ajudar e evitar a infeco pelo HPV. Embora ainda seja desconhecido, h estudos que mostram a ligao do uso do preservativo a

um risco menor de se ter cncer cervical, que relacionado a esse vrus. J existem vacinas contra o HPV que podem ser tomadas por meninas e mulheres de 9 a 26 anos, que no possuem o vrus. O HPV responsvel por 70% dos casos de cncer de colo de tero e 90% dos casos de verrugas genitais. O ltimo estudo realizado pelo Ministrio da Sade e o Programa Nacional de DST e Aids, realizado em 2005, mostra dados alarmantes dessa situao no pas. A porcentagem de gestantes contaminadas com algum tipo de DST chegou a 42%. A pesquisa foi realizada em seis cidades (So Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza e Goinia) e analisou 3 mil mulheres grvidas. As doenas mais encontradas foram clamdia e sfilis.

Herpes Genital recorrente na gravidez


A gestante deve comunicar o mdico que portadora do vrus do herpes genital mesmo que no momento no estejam apresentando sintomas.
A herpes genital uma doena sexualmente transmissvel causada por um vrus de herpes simples, o HSV, e causa leses e bolhas nos rgo genitais do homem e da mulher. Quando uma pessoa adquire o vrus, dificilmente consegue elimin-lo de seu corpo e as leses sempre voltam a aparecer com maior ou menor frequncia, dependendo de cada organismo. Uma das grandes preocupaes de mulheres que possuem herpes genital transmitir o vrus para o beb durante a gravidez ou o parto, j que o herpes congnito uma doena bastante grave. Embora a maioria das mulheres que possuem o vrus gerem bebs saudveis, alguns cuidados durante a gravidez so importantes para evitar a contaminao, que pode ter graves consequncias para o beb. A recomendao para mulheres que querem engravidar informar o medico que so portadoras do vrus do herpes genital, mesmo que no momento no apresentem nenhuma leso. A mulher poder identificar sintomas como coceira, ardor, formigamento e leses na rea genital, alm de gnglios inflamados, febre, dor de cabea e dores musculares.

O maior risco da herpes genital quando a primeira infeco, que a mais severa pois a pessoa ainda no possui anticorpos para combater o vrus, acontece durante a gestao. Quando o primeiro surto ocorre no incio da gravidez pode provocar aborto espontneo e leses no feto. Quando ocorre no final, h alto risco de a me ainda no ter desenvolvido anticorpos at a data do parto e, assim, transmitir o vrus para o beb. Quando a mulher j portadora do vrus, pode acontecer durante a gestao uma recidiva com sintomas mais brandos do que na primeira infeco e menos chances de transmitir o vrus para o beb. Nos casos recorrentes ou nas infeces primrias a gestante deve comunicar o mdico ao surgimento dos primeiros sintomas e, dependendo do caso, poder ser medicada com antiviral. Para que o beb no tenha contato com as leses da herpes durante o parto, o mais indicado realizar uma cesariana. Os recm-nascidos com suspeita de infeco devem ser avaliados e iniciar um tratamento o mais cedo possvel.

Sfilis congnita
Para evitar a transmisso ao beb a gestante contaminada deve efetuar tratamento em qualquer fase da gravidez.
A sfilis uma doena infecciosa crnica e sistmica, causada por uma bactria chamada Treponema pallidum, patgeno exclusivo do ser humano. Pode acometer diversos rgos ou tecidos, destacando-se a pele, ossos, mucosas, vsceras e o sistema nervoso central. O ginecologista Valdir Monteiro Pinto, da Sociedade Brasileira de DSTs, explica que a transmisso pode ser sexual e tambm vertical, que passa da me para o beb durante a gestao caso no seja tratada e chamada de sfilis congnita. A doena tem fases sintomticas e latentes com uma diversidade de sinais. Os sintomas podem levar facilmente a confuso diagnstica com vrias outras doenas, o diagnstico laboratorial tem grande importncia e, s vezes, a nica maneira de identific-la, explica Dr. Valdir. Ele ainda diz que, em 2010, a Organizao Mundial da Sade publicou estimativa de 11 milhes de casos novos de sfilis por ano no mundo, sendo 2,4 milhes para a Amrica latina e Caribe.

Dr. Valdir explica que, aps o contato sexual, em um perodo mdio de 3 semanas, mas que pode ser de 10 a 90 dias, aparece a primeira leso que uma ulcerao (ferida) chamada de cancro duro. Geralmente, essa leso nica, pouco dolorosa, com base endurecida, bordas bem delimitadas e ir desaparecer com ou sem tratamento, o que no significa cura. No homem aparece com maior frequncia na glande (cabea do pnis) e sulco blano-prepucial. J na mulher em pequenos lbios, paredes vaginais e colo uterino. Pode aparecer tambm na regio peri anal e boca. Essa chamada de fase primria da sfilis, explica o mdico. Aps um perodo mdio de 6 a 8 semanas, sem tratamento, podem surgir leses de pele e mucosas que so as rosolas, siflides. Tambm pode ocorrer queda de cabelo em tufos e o condiloma plano, podendo ser acompanhados de febrcula, cefaleia (dor de cabea) e adinamia (fraqueza muscular). Essas leses tambm desaparecem mesmo sem tratamento. Essa chamada de fase secundria da sfilis. Segue-se um perodo onde no se observam sinais nem sintomas clnicos, com durao varivel, conta Dr. Valdir. Depois de 3 a 12 anos de infeco, podem surgir leses cutneo-mucosas (tubrculos ou gomas), neurolgicas e cardiovasculares (aneurisma artico). Essa chamada de fase terciria da sfilis. O mdico explica que o tratamento realizado com antibitico e depende da fase clnica da sfilis. Gestantes devem realizar sorologia para sfilis (exame de sangue), pois a transmisso materna pode ocorrer em qualquer fase da gestao e, se ela no for tratada, pode ocorrer abortamento espontneo, morte fetal, prematuridade e recm-nascidos sintomticos. A gestante deve ser te stada para sfilis durante o pr-natal, na primeira consulta e no incio do terceiro trimestre. A nica forma de evitar a transmisso para o beb (sfilis congnita) pelo tratamento, que pode ser realizado em qualquer fase da gravidez, finaliza Dr. Valdir.

Sndrome de Hellp
Pouco se ouve falar da Sndrome Hellp. Ela uma complicao obsttrica rara, pouco conhecida e de difcil diagnstico, que acontece durante a gravidez ou no ps parto, podendo causar a morte da me.

Seu nome vem da abreviao de termos em ingls que querem dizer: hemlise (H, hemolytic anemia), enzimas hepticas (EL, elevated liver enzymes) e baixa contagem de plaquetas (LP, low platelet count), que so as principais caractersticas da sndrome. Normalmente, a Sndrome de Hellp ocorre com o agravamento no quadro de mulheres que sofreram de pr-eclmpsia, ou seja, hipertenso gerada pela gravidez. Estima-se que 8% das gestantes que sofrem de pr-eclampsia desenvolvam a sndrome. Esse nmero indica, em porcentagem geral, que o problema atinge de 0.2% a 0.6% das gestaes. Os sinais e sintomas dessa complicao, em um primeiro momento, podem ser confundidos com o quadro de pr-eclampsia grave, ou seja, aumento da presso arterial e inchao. Quando o quadro se agrava, resulta em edema agudo dos pulmes, insuficincia renal, falncia cardaca, hemorragias e ruptura do fgado, podendo levar a morte materna. Quando a doena diagnosticada, atravs de exames laboratoriais e clnicos, o tratamento indicado interromper a gestao, independente da fase gestacional, para que o quadro geral da me seja corrigido. Muitas vezes, dependendo da idade gestacional do feto, ele no sobrevive. As mulheres com maior predisposio para desenvolver a doena so as que sofrem de doenas crnicas do corao e rim, pacientes com diabetes ou lpus. Infelizmente, no h nenhuma maneira de evitar a doena. Apenas as pacientes que j tiveram a Sndrome de Hellp, ao engravidarem pela segunda vez, podem tomar algumas providncias para diminuir o risco. Em geral, ajuda manter o peso controlado, fazer uma dieta adequada e ter um estilo de vida saudvel. O pr-natal bem assistido importante para detectar qualquer alterao na sade da me e do feto precocemente e tomar as medidas para evitar que o quadro evolua para um estado grave.

Baixa produo de leite


O que baixa produo de leite?

Praticamente todas as mes recentes passam por algum perodo em que questionam se esto produzindo leite suficiente para seus bebs. Isso acontece principalmente no comecinho, quando ela e o beb esto se adaptando ao processo do aleitamento. Quando se pergunta s mulheres por que elas no amamentaram, ou por que desistiram do aleitamento, ou por que esto dando complemento, a resposta quase sempre : "Achei que no tinha leite". Para a maioria dos especialistas, porm, muito raro a mulher no produzir leite suficiente, e o leite nunca "fraco". s vezes se tem a falsa impresso de que o leite no est sendo produzido em quantidade suficiente. Essa impresso -- alimentada pela insegurana to comum nessa fase -- aparece quando a mulher para de sentir o peito enchendo, ou quando o leite para de vazar. Na verdade, esses so sinais naturais de que o corpo se adaptou demanda por leite do beb. A criana tambm passa por estires em que tem mais fome e mama mais que o normal, e isso pode fazer a me achar que no est oferecendo leite suficiente. E h bebs que so supereficientes quando mamam -- cinco minutos em cada peito j bastam --, e a mes ficam achando que eles esto parando rpido porque elas que no tm leite. Isso sem contar que todo beb chora, e nem sempre de fome. muito possvel que o beb esteja chorando por outro motivo que no a fome. Existem casos, entretanto, em que a me no produz todo o leite que poderia produzir, mas na grande maioria dessas situaes o problema contornvel. Apenas cerca de 2% das mes tm dificuldades fsicas para produzir a quantidade ideal de leite. Qual a causa da baixa produo de leite? Para grande parte das mulheres, o problema est na "entrega" do leite, no na produo. Elas produzem bastante leite, mas, como o beb no est pegando o seio direito, no recebe a quantidade de que precisa. O corpo produz leite medida que o beb solicita. Quanto mais ele mamar, mais leite voc vai produzir. A produo de leite pode diminuir temporariamente pelos seguintes motivos:

voc est com os mamilos machucados e doloridos, e amamentar est doendo

o beb est muito sonolento, e precisa de incentivo para mamar o beb pode estar usando chupeta por muito tempo, reduzindo a durao das mamadas seu corpo no se adaptou a uma rotina rgida de horrios (de quatro em quatro horas, por exemplo) para a amamentao; tente trocar para o sistema de livre demanda, ou seja, oferea o seio ao beb sempre que ele pedir, sem se preocupar com o horrio Algumas mulheres podem ter fatores fsicos que atrapalhem a produo de leite, como problemas hormonais ou histrico de cirurgia de reduo dos seios (os implantes de silicone no costumam atrapalhar a amamentao, exceto em casos raros). Mesmo quando h problemas fsicos, vale a pena insistir, para que o beb aproveite ao mximo todos os benefcios do leite materno. O que fazer para aumentar a produo de leite? Se voc no estiver produzindo leite para dar conta da demanda do beb, tente as seguintes tcnicas:

Deixe o beb mamar sempre que ele quiser, e por quanto tempo ele quiser. Oferea os dois seios a cada mamada. Evite ao mximo o uso de chupeta, para que ele passe bastante tempo sugando e estimulando o seio. No complemente a amamentao com frmulas de leite, a no ser em ltimo caso, sob orientao estrita do pediatra. Sua produo de leite vai se ajustar demanda do beb. Se voc matar a fome dele com a frmula, ele no vai exigir tanto de suas mamas, e sua produo de leite vai diminuir mais ainda. Invista em conseguir que o beb faa uma boa pega no seio, ou seja, abocanhe a arola inteira. Para isso, procure a ajuda de especialistas em amamentao, na maternidade onde deu luz ou no banco de leite mais prximo. Beba bastante gua. A hidratao importante para a produo de leite. Se a sua urina estiver bem clarinha, sinal de que voc est tomando gua suficiente. Tente tirar mais leite entre mamadas. Quando o seio se esvazia totalmente, a produo de leite estimulada. Voc pode guardar esse leite para dias em que o beb parecer estar com mais fome. E, se conseguir quantidade suficiente, pode at guardar para uma eventual sada de casa por mais tempo. H ervas que tm fama de aumentar a produo de leite materno. Entre elas esto o funcho e a erva-doce (anis), que podem ser tomados na forma de ch. Existem chs preparados especialmente para esse fim. Mas bom conversar com o pediatra ou o ginecologista antes: alguns chs so contra-indicados na fase da amamentao. No tome chs se no souber a procedncia nem exatamente de que ervas eles so feitos. Alguns medicamentos tm como efeito colateral a elevao dos nveis de prolactina no sangue, o hormnio responsvel pela produo de leite logo aps o parto. Mas esses remdios tambm podem ter efeitos negativos. Os

mdicos s vezes prescrevem alguns deles para tentar aumentar a produo de leite. S tome esses medicamentos por orientao mdica, pois nem sempre eles so adequados ao seu caso, e no deixe de tentar as outras estratgias. O uso desse tipo de medicamento para aumentar a produo de leite no "oficial", ou seja, no vai estar especificado na bula. Esse mais um motivo para voc jamais se automedicar. S o mdico sabe se voc pode ou no tomar o medicamento. Nas primeiras semanas, talvez voc precise acordar seu filho para que ele mame com mais frequncia. Isso vai estimular seus seios a produzir mais leite. Se voc estiver com dificuldade de acord-lo, ou se ele no estiver mamando bem, voc pode ordenhar o colostro ou o leite e dar a ele por outra via (usando um copinho, uma colher ou a mamadeira). A ordenha estimular suas mamas a produzir mais leite, e seu beb receber os nutrientes de que precisa. Depois dessa fase inicial, o beb j deve ficar mais tempo acordado, e no deve ser mais to difcil mant-lo interessado na mamada. Se seu filho continuar precisando de estmulo para mamar depois do fim do primeiro ms, h duas possibilidades: ou ele no est pegando o seio direito ou est com algum problema. Em ambos os casos, o melhor a fazer conversar com o pediatra. Certos problemas de sade tambm podem interferir na produo de leite:

disfunes da tireide (hipotireoidismo e, s vezes, hipertireoidismo) perda de grande volume de sangue durante o parto ou depois (a produo de leite pode ficar diminuda at que seu organismo se recupere) um fragmento da placenta continuar no tero, o que pode impedir a produo de leite. O problema s se resolve quando o fragmento eliminado ou retirado determinados medicamentos, como remdios antigripais como a pseudoefedrina e a plula anticoncepcional de estrognio e progesterona, podem reduzir a produo de leite Procure baixar a ansiedade se no houver motivo fsico para comprometer a amamentao. No to complicado perceber se o beb est obtendo a quantidade adequada de leite. O ganho de peso a melhor maneira de ter certeza de que o leite suficiente. Nos primeiros dias depois do nascimento, os bebs perdem entre 5 e 10 por cento do peso com que nasceram. Mas, aps esse perodo, eles comeam a engordar. Ao fim da primeira semana, j d para saber se o beb est ganhando peso da forma como deveria. Se voc responder "sim" s perguntas abaixo, seu filho provavelmente est mamando bem, com o volume adequado de leite, portanto no h motivo de preocupao:

Ele usa entre cinco e oito fraldas por dia? Quando voc troca a fralda, ela parece pesada, se comparada a uma seca? Experimente pegar uma em cada mo. Ele est com a aparncia saudvel? Parece esperto?

Ele est fazendo coc amarelo-ovo? O coc comeou a ficar mais claro at o quinto dia depois do nascimento? At o primeiro ms de vida, muitos bebs fazem at trs cocs por dia, mas depois disso a frequncia cai, com algumas crianas chegando a ficar um ou dois dias sem fazer coc. Leia nosso artigo sobre os sinais de que o beb est obtendo leite suficiente para mais informaes. Se voc acha que no est produzindo tanto leite quanto deveria, capriche na pega do beb no seio. Procure a ajuda de um especialista em lactao para aprender a posicionar direitinho a criana na mama. Voc pode conseguir esse tipo de orientao com o obstetra, o pediatra ou por telefone com a maternidade em que deu luz. Bancos de leite tambm contam com profissionais especializados em auxiliar mes para que a amamentao d certo. Veja tambm um vdeo com as diferentes posies para amamentar seu filho. Meu beb ser prejudicado se mamar menos? Se o beb no obtiver o volume de leite de que precisa, ter dificuldade em ganhar peso e crescer, o que pode afetar o desenvolvimento fsico e mental dele. Se voc achar que ele no est engordando, ou sentir que est at emagrecendo, procure o pediatra imediatamente. Na maioria dos casos, a orientao sobre a amamentao j suficiente para resolver o problema (junto com muita calma e pacincia), mas em outros a perda de peso pode indicar algum problema de sade com a criana. Posso continuar amamentando? Sim. Se voc sentir que seu leite est "secando", as mamadas frequentes s vo ajud-la a voltar a produzir bastante leite. Procure apoio e conselhos no grupo sobre amamentao da comunidade do BabyCenter ou ento no seu grupo dos bebs do mesmo ms.

You might also like