You are on page 1of 9

\

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL-REI UFSJ O INSTITUDA PELA LEI N 10.425, DE 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002. PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO PROEN DIVISO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ACADMICO DICON

EDITAL No. 002/2013/DICON - PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONVEIS EM CURSOS DE GRADUAO DA UFSJ, NA MODALIDADE REOPO (TRANSFERNCIA INTERNA) SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 A Diviso de Acompanhamento e Controle Acadmico/DICON, da Pr-Reitoria de Ensino de Graduao da Universidade Federal de So Joo del-Rei UFSJ, informa a relao de vagas disponveis nos cursos de graduao, como especificado no quadro II deste Edital, destinadas entrada de requerimentos para candidatos Reopo (transferncia interna) no SEGUNDO SEMESTRE de 2013 , nos termos da Resoluo 004/12, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso.

1. DA INSCRIO
1.1. A transferncia interna de discente regular da UFSJ entre cursos de graduao afins denominada Reopo. Os cursos afins a cada curso de graduao da UFSJ so definidos pelos seus respectivos Colegiados e constam no quadro I. 1.2. Antes de fazer sua inscrio, o candidato dever ler atentamente este Edital, e, verificar se o curso desejado possui afinidade com o seu curso, conforme quadro I, bem como todas as demais informaes que forem disponibilizadas pela Internet, na pgina www.ufsj.edu.br/dicon. 1.3. Antes de efetuar a inscrio e/ou o pagamento da taxa de inscrio, O CANDIDATO DEVER TOMAR CONHECIMENTO DO DISPOSTO NESTE EDITAL E CERTIFICAR-SE DE QUE PREENCHE TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS, NO CABENDO ALEGAR DESCONHECIMENTO DAS CONDIES DO PROCESSO SELETIVO DE REOPO. 1.4. Para efetuar a inscrio, o candidato dever ter cursado, com aprovao, no mnimo 25% e no mximo 75% da carga horria mnima exigida para a integralizao do curso de origem, excludas a carga horria de Estgio Supervisionado, Trabalhos Acadmicos, Trabalhos de Concluso de Curso, Monografias e Atividades Complementares. 1.5. A inscrio do discente para a Reopo que no atender ao disposto no Quadro I Relao de cursos afins para o Processo de Reopo (Transferncia Interna) e ao item 1.4, ser indeferida pela DICON, no cabendo devoluo da taxa de Reopo. 1.6. As inscries devero ser feitas a partir de 12h do dia 18/10/2013 , exclusivamente pelo sistema Contac, na Intranet da UFSJ, por meio da opo Processos Seletivos / Reopo 2013/2 / Inscrio, at s 23h59min do dia 22/10/2013, quando as inscries sero encerradas automaticamente.

1.6.1. O valor da Taxa de Inscrio de R$20,00 (vinte reais). O valor foi estabelecido pela Resoluo n.003, de 18/03/2008, do Conselho Diretor da UFSJ, devendo ser recolhido no Banco do Brasil atravs de: 1.6.1.1. Transferncia direta para a Conta nica do Tesouro Nacional, informando os dados a seguir: conta 170.500-8, agncia 4.201-3, cdigo identificador 1540691527628830-6 e CPF do depositante, ou 1.6.1.2. Depsito atravs da Guia de Recolhimento da Unio (GRU) impressa com cdigo de barras, a qual poder ser obtida no stio: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp A emisso da guia consiste no preenchimento de 2 formulrios, a saber: a) Formulrio 1 Unidade Gestora (UG): 154069 Gesto: 15276 (FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE S.J.DEL-REI) Cdigo de Recolhimento: 28830-6 (SERVIOS ADMINISTRATIVOS) b) Formulrio 2 Vencimento: 22/10/2013 CPF do contribuinte: nmero do CPF do candidato Nome do Contribuinte / Recolhedor: nome do candidato Valor Principal: 20,00 Valor Total: 20,00 Opo de gerao: Gerao em HTML (recomendada) Os demais campos devem ficar em branco. Aps preencher as informaes, clicar em Emitir GRU. 1.6.2. Caso o candidato utilize agendamento bancrio ou transferncia para o pagamento da taxa de inscrio e o mesmo no seja efetuado at o final do dia 22 de outubro de 2013 por qualquer motivo, a inscrio estar automaticamente indeferida e o candidato excludo do Processo Seletivo de Reopo. 1.6.3. O pagamento da taxa de inscrio dever ser providenciado at o dia 22 de outubro de 2013 , ltimo dia previsto para a inscrio, dentro do horrio de funcionamento dos bancos. 1.6.4. Em hiptese alguma, ser devolvida a taxa de inscrio, excetuando-se a situao prevista no subitem 6.6. 1.7. A inscrio s ser efetivada aps a entrega do comprovante de pagamento da taxa de inscrio (contendo nome e CPF), em um dos setores de atendimento da DICON, nos campi da UFSJ at as 17h do dia 23/10/2013. APS ESSE PRAZO, OS PEDIDOS DE INSCRIO, SEM OS DEVIDOS COMPROVANTES, SERO AUTOMATICAMENTE INDEFERIDOS PELA DICON.

1. 8. A lista dos pedidos INDEFERIDOS AUTOMATICAMENTE ser divulgada no endereo www.ufsj.edu.br/dicon, a partir do dia 25/10/2013.

2. CRITRIOS DE SELEO:
2.1. O Processo Seletivo Reopo ocorre observando-se o Coeficiente de Rendimento (CR) do candidato. Em caso de nmero maior de candidatos do que de vagas disponveis no curso/turno desejado, a classificao realizada respeitando-se a ordem decrescente do CR dos candidatos. 2.2 Os candidatos a cursos que tm a exigncia de provas de Habilidades Especficas tambm devero se submeter a essas provas, com pontuaes e pesos definidos pelos Colegiados dos respectivos cursos. 2.3. A Reopo pode ser concedida uma nica vez. 2.4. vedada a Reopo para discentes em prorrogao de prazo de integralizao, revinculados, que se encontrem em manuteno de vnculo e ingressantes na UFSJ como portadores de diploma de curso superior ou por meio de transferncia. 2.5. No caso de serem identificados dois ou mais Requerimentos de Inscrio de um mesmo candidato, ser considerado vlido o mais recente, desde que devidamente efetivado. 2.6. O candidato dever indicar, no Requerimento de Inscrio, sua opo por curso e turno. Em qualquer dos casos, depois de confirmada a inscrio, no ser permitida alterao.

3. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO:


O resultado ser divulgado, exclusivamente, pela internet, a partir das 14h do dia 25/10/2013 no endereo eletrnico www.ufsj.edu.br/dicon.

4. DAS VAGAS E DOS CURSOS


4.1. O nmero de vagas em cada um dos cursos a serem oferecidos pela UFSJ em 2013, para registro acadmico, exclusivamente, no SEGUNDO semestre de 2013 , com a especificao do respectivo turno de oferta e da cidade onde ser disponibilizado, est relacionado no quadro II deste Edital. 4.2. Caso venha a decidir por qualquer mudana nesse nmero de vagas, a UFSJ dar ampla divulgao s alteraes definidas at o timo dia da inscrio.

5. DA MATRCULA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS E DA INSCRIO EM UNIDADES CURRICULARES


5.1. A Matrcula e a Inscrio em unidades curriculares dos candidatos classificados so obrigatrias para todos os candidatos classificados nesta seleo para preenchimento de vagas disponveis, exclusivamente, no SEGUNDO semestre letivo de 2013, na modalidade de Reopo - Transferncia Interna. 5.2. A Matrcula dos candidatos classificados ser feita, diretamente pela DICON, no dia 29 de outubro de 2013. Toda a documentao do aluno aprovado em Reopo ser transferida do curso de origem para o novo curso. 5.3. Para requerer a inscrio em unidades curriculares, o candidato classificado dever comparecer na Coordenadoria do Curso para o qual foi classificado, no dia 30 de outubro de 2013. 5.4. O candidato classificado que desejar requerer dispensa de disciplina por Aproveitamento de Estudos dever protocolar seu requerimento na DICON devidamente acompanhado do Histrico Escolar Oficial e dos programas das unidades curriculares cursadas com aproveitamento. Quando for mudana de turno no precisa anexar os programas. 5.5. Se o candidato, aps ser classificado ou matriculado, desistir de estudar na UFSJ, dever enviar ofcio solicitando cancelamento da mesma, em tempo hbil, para que se possa chamar outro candidato classificado para ocupar a vaga. 5.6. Perder o direito vaga e ser considerado formalmente desistente do Processo de Reopo, o candidato que, no prazo divulgado neste Edital, deixar de efetuar sua inscrio em unidades curriculares de acordo com o item 5.3. 5.7. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) das situaes previstas nos itens 5 .5 e 5.6, deste Edital ser feito, mediante convocao de outros Candidatos aprovados, conforme a relao divulgada na pgina www.ufsj.edu.br/dicon, observando-se a ordem decrescente de classificao . 5.8. A DICON reserva-se o direito de alterar as datas e horrios estabelecidos neste Edital. Responsabiliza-se, contudo, por dar ampla divulgao, com a devida antecedncia, a quaisquer alteraes. 5.9. Os candidatos aprovados tanto os classificados quanto os no classificados devero acompanhar as publicaes das convocaes pela internet, na pgina www.ufsj.edu.br/dicon, nas datas divulgadas previamente pela DICON/UFSJ. 5.10. Os candidatos aprovados tanto os classificados quanto os no classificados so responsveis pela atualizao dos respectivos dados pessoais, inclusive endereo, junto DICON/UFSJ. 5.11. Os candidatos aprovados no Processo Seletivo 2013, para preenchimento de vagas disponveis em cursos de graduao da UFSJ, para o segundo semestre de 2013, na modalidade de Reopo (Transferncia Interna), estaro sujeitos a eventuais mudanas que venham a ocorrer no currculo do curso de opo de cada um.

6. DAS DISPOSIES FINAIS


6.1. Incorporar-se-o a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer Editais Complementares que vierem a ser publicados pela DICON/UFSJ. 6.2. Os casos omissos neste Edital sero resolvidos pela DICON/PROEN. 6.3. A inscrio do candidato neste Processo Seletivo implicar aceitao de todos os termos deste Edital. 6.4. O Processo Seletivo de que trata o presente Edital s ter validade para o ingresso nos cursos de graduao, oferecidos para o registro no SEGUNDO semestre de 2013, conforme especificado no QUADRO II, deste edital. 6.6. Salvo em caso de anulao do Edital, em hiptese alguma ser devolvido o valor da Taxa de Inscrio.
ANEXO = Cronograma da Reopo (Transferncia Interna)

17/10/2013 00h do dia 18/10 s 23h59min do dia 22/10/2013 22/10/2013 23/10/2013

Divulgao do Edital para Reopo (Transferncia Interna). Protocolo das inscries para a Reopo (Transferncia Interna), pela internet. ltimo dia previsto para o pagamento da taxa de inscrio dentro do horrio de funcionamento dos bancos. ltimo prazo para a entrega do comprovante de pagamento da taxa de inscrio (contendo nome e CPF), em um dos setores de atendimento da DICON, nos campi da UFSJ at as 17h. Divulgao dos pedidos indeferidos pela DICON automaticamente no endereo www.ufsj.edu.br/dicon Resultado do processo seletivo de Reopo, a partir das 14h, no endereo www.ufsj.edu.br/dicon Matrculas pela DICON dos candidatos aprovados e classificados. Inscrio em unidades curriculares nas Coordenadorias dos cursos. So Joo del-Rei, 17 de outubro de 2013.

25/10/2013 25/10/2013 29/10/2013 30/10/2013

Jos Roberto Ribeiro Diretor da Diviso de Acompanhamento e Controle Acadmico DICON/PROEN/UFSJ

Quadro I Relao de cursos afins para o processo de Reopo (Transferncia Interna)


(Os cursos afins a cada curso de graduao da UFSJ so definidos pelos seus respectivos

Colegiados dos Cursos).


Campi de So Joo del-Rei MG
Curso de destino Administrao Arquitetura e Urbanismo Artes Aplicadas nfase em Cermica Cincia da Computao Cursos Afins (de origem) Todos os cursos. Todos os cursos. Todos os cursos. Prova de habilidades especficas. Engenharia de Produo; Engenharia Eltrica; Engenharia Mecnica; Fsica Bacharelado; Fsica Licenciatura; Matemtica; Qumica Bacharelado; Qumica Licenciatura; Engenharia Civil; Engenharia de Telecomunicaes; Engenharia Mecatrnica. Todos os cursos. Todos os cursos. Administrao; Cincia da Computao; Cincias Contbeis; Cincias Econmicas; Fsica; Matemtica; Qualquer curso de Engenharia; Qumica. Todos os cursos. Todos os cursos. Todos os cursos. Todos os cursos. Todos os cursos. Prova de habilidades especficas. Arquitetura e Urbanismo, Artes Aplicadas, Cincias Biolgicas, Comunicao Social, Educao Fsica, Filosofia, Fsica, Geografia, Histria, Letras, Matemtica, Msica, Psicologia, Qumica, Teatro, Administrao Pblica. Pedagogia, Filosofia, Enfermagem, Cincias Biolgicas, Medicina, Administrao. Todos os cursos. Todos os cursos. Prova de habilidades especficas. Administrao, Cincias Contbeis, Cincias Econmicas, Cincias Biolgicas, Engenharia Agronmica, Engenharia de Alimentos, Bioqumica, Enferm agem, Farmcia, Medicina, Cincia da Computao e Matemtica, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de produo, Engenharia de Telecomunicaes, Engenharia Eltrica, Engenharia Mecnica, Engenharia Mecatrnica, Engenharia Qumica, Fsica, Qumica, Arquitetura e Urbanismo.

Cincias Biolgicas Educao Fsica Engenharia de Produo

Filosofia Fsica Geografia Matemtica Msica Pedagogia

Psicologia Qumica Teatro Zootecnia

Campus Alto Paraopeba


Engenharia Civil Engenharia de Bioprocessos Engenharia de Telecomunicaes Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Todas as Engenharias, Bioqumica, Farmcia, Cincias Biolgicas Bacharelado e Qumica Bacharelado. Engenharia Eltrica, Engenharia Mecatrnica, Engenharia Mecnica, Engenharia de Telecomunicaes; Cincias da Computao, Fsica Bacharelado. Matemtica, Fsica, Cincia da Computao e Engenharias. Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos.

Engenharia Mecatrnica Engenharia Qumica

Campus Centro-Oeste Dona Lindu Divinpolis MG


Bioqumica Enfermagem Farmcia Biologia, Qumica, Farmcia, Medicina, Engenharia Qumica, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia de Alimentos. Medicina, Cincias Biolgicas, Farmcia e Bioqumica. Bioqumica; Enfermagem; Medicina; Qumica bacharelado; Qumica licenciatura

Campus Sete Lagoas Sete Lagoas MG


Bacharelado Interdisciplinar em Biossistem as Engenharia Agronmica Todos os cursos. Cincias Biolgicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos e Zootecnia. Engenharia Agronmica Integral; Engenharia Civil; Engenharia de Bioprocessos; Engenharia de Produo Noturno; Engenharia de Telecomunicaes; Engenharia Eltrica; Engenharia Mecnica; Engenharia Mecatrnica; Engenharia Qumica; Qumica Bacharelado Integral; Qumica Licenciatura Noturno, Cincias Biolgicas, Zootecnia.

Engenharia de Alimentos

Jos Roberto Ribeiro Diretor da Diviso de Acompanhamento e Controle Acadmico DICON/PROEN/UFSJ

Quadro II - das vagas remanescentes para o SEGUNDO semestre de 2013.

Reopo Transferncia Interna


Campi de So Joo del-Rei MG CURSOS DA UFSJ ADMINISTRAO NOTURNO ADMINISTRAO INTEGRAL ARQUITETURA E URBANISMO - INTEGRAL ARTES APLICADAS NOTURNO CINCIA DA COMPUTAO INTEGRAL CINCIAS BIOLGICAS LICENCIATURA NOTURNO EDUCAO FSICA INTEGRAL ENGENHARIA DE PRODUO NOTURNO FILOSOFIA NOTURNO FSICA BACHARELADO INTEGRAL FSICA LICENCIATURA NOTURNO GEOGRAFIA LICENCIATURA NOTURNO MATEMTICA NOTURNO MSICA Total de vagas para os pedidos de Reopo
(transferncia interna)

15 01 07 20 20 10 01 04 30 30 26 26 21 Canto Popular - 01 Flauta Transversal 02 Trombone - 03 Violoncelo 01 03 10 03 07 20 30 30

PEDAGOGIA NOTURNO PSICOLOGIA NOTURNO QUMICA BACHARELADO INTEGRAL QUMICA LICENCIATURA NOTURNO TEATRO BACHARELADO NOTURNO TEATRO LICENCIATURA NOTURNO ZOOTECNIA INTEGRAL

Campus Sete Lagoas Sete Lagoas MG BACHARELADO INTERDISCIPLINAR BIOSSISTEMAS - INTEGRAL ENGENHARIA AGRONMICA INTEGRAL ENGENHARIA DE ALIMENTOS INTEGRAL Campus Alto Paraopeba Alto Paraopeba MG ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL

EM

07 30 30

15 30 30 30 30 07 30 13

ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS - NOTURNO ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS - INTEGRAL ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES NOTURNO ENGENHARIA DE TELECOMUNICAES INTEGRAL ENGENHARIA MECATRNICA - NOTURNO ENGENHARIA MECATRNICA - INTEGRAL ENGENHARIA QUMICA INTEGRAL Campus Centro-Oeste Dona Lindu Divinpolis MG BIOQUMICA INTEGRAL ENFERMAGEM INTEGRAL FARMCIA INTEGRAL
Fonte: DICON/PROEN/UFSJ, em 17 de outubro de 2013.

30 30 30

VAGAS REVISTAS PELA DICON/PROEN/UFSJ.

You might also like