You are on page 1of 4

ANLISE DO TEXTO: MEMRIA, ESQUECIMENTO, SILNCIO Michael Pollak

O artigo Memria, Esquecimento, Silncio do austraco Michael Pollak toma como ponto de partida o conceito de memria coletiva a fim de explorar os fatores que intervm no processo de solidificao da memria. A priori, a memria pode ser compreendida como um fenmeno individual, algo relativamente ntimo, prprio da pessoa, que determinada por diversos fatores predominantes, dentre eles as paisagens, as datas, personagens histricas, msicas, costumes, tradies, fatores esses que nos acompanham por toda a vida. No entanto Pollak enfatiza que a memria deve ser entendida tambm como um fenmeno construdo coletivamente e submerso s transformaes e mudanas, juntamente aos seus sentidos e funes que desempenham. O autor refora a funo da coeso social, sua adeso afetiva ao grupo e seus pontos similares que possam ser reconstrudos sobre uma base comum. Neste sentido a memria pode ser apreendida como importante fonte documental para o historiador que pretende trazer tona histrias submersas, emergidas de grupos sociais marginalizados pela historiografia oficial, sendo substituda por vozes de grupos sociais e suas histrias vividas. No que se refere aos estudos relativos memria, Gerson de Souza assim esclarece:
Lembrar reviver o passado com a conscincia e a contextualizao histrica do sujeito no presente. A memria a revelao e o trabalho do vivido pelo sujeito. Para que essas vozes sejam ouvidas por novos leitores nesta sociedade, esses grupos sociais tm que cada vez mais serem engajados na participao de pesquisas realizadas em universidades a partir das narrativas das experincias de vida. (SOUZA, 2013, p. 4)

Percebemos nesta perspectiva que a memria socialmente construda e se configura como elemento terico-metodolgico importante na anlise de pesquisas, como construo de identidade e valorizao dos sujeitos mergulhados nas relaes sociais. Pollak expe que a memria assim guardada e solidificada nas pedras: as pirmides, os vestgios arqueolgicos, as catedrais da Idade Mdia, os grandes teatros, as peras da poca burguesa

do sculo XIX e, atualmente, os edifcios dos grandes bancos. Quando vemos esses pontos de referncia frequentemente os integramos em nossos prprios sentimentos de filiao e de origem, de modo que certos elementos so progressivamente integrados num fundo cultural comum a toda a humanidade. (POLLAK, 1989). Em relao conotao coletiva da memria, Pollak afirma que, esta se integra em tentativas mais ou menos conscientes de definir e de reforar sentimentos de pertencimento e fronteiras sociais entre coletividades de tamanhos diferentes: partidos, sindicatos, igrejas, aldeias, regies. Sendo, portanto, possvel que, por meio da socializao poltica, ou da socializao histrica, ocorra um fenmeno de projeo ou de identificao com determinado passado, to forte que podemos falar numa memria quase que herdada. Pollak expe ainda que o silncio sobre o passado tambm uma forma de memria na medida em que, face da lembrana traumatizante, o silncio se interpe queles que querem evitar culpar vtimas. De tal modo, o silncio tem razes complexas, sendo que para relatar seu sofrimento uma pessoa precisa antes de qualquer coisa encontrar uma escuta, ou ainda razes polticas como exemplo, uma pessoa que evita relembrar situaes no intuito de querer poupar os filhos de lembranas das feridas dos pais. H ainda as lembranas contra o esquecimento, que visa romper o silncio, lembranas que se inscrevem contra o esquecimento. Podemos citar como exemplo disso, documentrio respectivo ao grupo de mes da praa de maio na Argentina, que desde a dcada de 1970, um grupo de mulheres comeou a se reunir com intuito de exigir notcias de seus familiares desaparecidos durante o perodo ditatorial na Argentina e que, a partir disso, ainda hoje essas mes realizam manifestaes na Praa de Maio buscando manter o desaparecimento de seus filhos vivo na memria do povo argentino. Este movimento tem se tornado um smbolo, reflexo de uma memria, do no esquecimento de um perodo marcado pela guerra. Nesta perspectiva podemos entender que a vivacidade das lembranas sejam elas individuais, coletivas, subterrneas so transmitidas no quadro familiar, em associaes, em redes de sociabilidade afetiva e/ou poltica. Essas lembranas proibidas, indizveis ou vergonhosas so zelosamente guardadas

em estruturas de comunicao informais e passam despercebidas pela sociedade englobante. Nesse sentido o autor conjectura o discurso interior, o compromisso do no-dito entre aquilo que o sujeito confessa a si mesmo e aquilo que ele pode transmitir ao exterior. Percebemos assim, que, tanto os ditos e no-ditos ambos concorrem para a construo de sentidos. A fronteira entre o que pode e no pode ser dito, confessado ou no confessado separa uma memria coletiva subterrnea da sociedade civil dominada ou de grupos especficos, de uma memria coletiva organizada que resume a imagem que uma sociedade majoritria ou o Estado desejam passar e impor. A estruturao dessa memria coletiva postulada por Michel Pollak nos ajuda a compreender que existe uma memria oficial que seleciona e ordena os fatos segundo certos critrios como zonas de sombra, silncios, esquecimentos e represses, mas tambm existem as memrias subterrneas, ligadas a quadros familiares, grupos tnicos, polticos etc. que transmitem e conservam lembranas proibidas, reprimidas ou ignoradas. No entanto o que se averigua que o problema de toda memria oficial o de sua credibilidade, de sua aceitao e tambm de sua organizao.
A anlise de reconstruo da histria, por meio das lembranas, est na transformao da conscincia de viver a realidade. O velho, ao narrar o passado, se encontra totalmente na histria subjetiva (no cotidiano) e objetiva (violncia da estrutura). Como testemunha do resultado do conflito ou da negociao de sentidos da sua ao e da estrutura social, a fragmentao perde sustentao e ele se v em sua totalidade. (SOUZA, 2013, p. 10)

Nas lembranas mais prximas, aquelas que guardamos recordaes pessoais os pontos de referncia, ainda que seja difcil ou impossvel captar todas as lembranas em objetos de memria confeccionados, temos hoje o filme como melhor suporte para faz-lo. Os filmes neste sentido so tidos como poderosos instrumentos para os rearranjos sucessivos da memria coletiva, alm de auxiliar na percepo sobre como as verses histricas de um mesmo fato so construdas por diferentes sujeitos. A partir do que vem sendo exposto compreensvel de se impugnar, tomando sobre o entendimento de que a memria assume aqui um fator decisivo no contexto contemporneo, at que ponto a mdia passaria a se

utilizar dessas memrias buscando construir um universo ficcional favorvel aos seus produtos. Por fim cada vez mais as pesquisas se nutrem do objetivo de reconstruir a histria social a partir do testemunho de homens e mulheres marginalizados. Acredita-se, portanto, que caberia ao pesquisador, que trabalha com a proposta de construir a histria negada pelo outro, partir para o campo com a perspectiva de valorizar o sujeito simples, sua experincia de vida, e trazer ao pblico o indizvel. O que est em jogo na memria o sentido da identidade individual e a identidade do grupo, ver o sujeito em sua totalidade, sem, no entanto, valorizar sobremaneira o passado pelo passado, atravs de uma viso reducionista e buclica de apenas mostrar a importncia do sujeito em sua construo histrica. Contraditoriamente tratar o indivduo enquanto sujeito social e histrico fazendo emergir histrias que no esto escritas, mas que precisam ser ouvidas para que possamos dar um outro olhar para a histria. Um olhar que nos leve a perceber que os acontecimentos sociais no ocorrem de forma mecnica ou linear. Mas que as experincias vividas pelos agentes sociais trazem uma diversidade de histrias e que estas podem ser construdas a partir dos conflitos que estimulam os grupos a buscar uma identidade prpria.

Referncias:
POLLAK, Michel. Memria, Esquecimento e Silncio. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989, p. 3-15. SOUZA, Gerson de. A memria subterrnea na narrativa do espao urbano: contribuio terica para a folkcomunicao. Disponvel em: www.revistas.uepg.br Capa Vol. 11, No 22 (2013) de Sousa, acesso em 17/11/2013. BOSI, Eclea. Memria e Sociedade: lembrana de velhos 3. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1994.

You might also like