You are on page 1of 3

3.

CICLAGEM, PAUSA NECESSRIA ANTES DE INTRODUZIR OS PEIXES:

Quando olhamos um aqurio achamos que a nica vida dentro do aqurio so os peixes e os animais aquticos, mas, no verdade. Existem vrias colnias de bactrias que chamamos de bactrias nitrificantes que possibilitam que os peixes vivam em um sistema fechado, como um aqurio.
Devemos montar o aqurio, encher de gua previamente condicionada, ajustar o pH, ligar o filtro e deixar 15 dias sem peixes, adicionar um produto chamado de Incentivador biolgico (introduzindo a primeira colnia de bactrias nitrificantes do aqurio), para que nestes 15 dias de ciclagem se forme uma colnia suficiente para filtrar a capacidade total de gua do aqurio. O filtro dever ficar ligado sempre, 24 horas ao dia, tanto na ciclagem, quanto depois quando houver peixe no aqurio, pois, a colnia de bactrias nitrificantes aerbica, se ficarem algumas horas sem aerao morrero. Durante os primeiros quinze dias de ciclagem, normal que a gua fique turva e/ou esbranquiada. Quando o aqurio estiver prximo do final do tempo de pausa ficar com a gua cristalina, sem ser necessrio o uso de clarificantes na gua. Se algum dia depois voc desmontar o aqurio, trocar parcialmente a gua em quantidade igual ou superior a 50% do total do aqurio, acabar a luz eltrica por mais de 3 horas, deixar o filtro desligado ou usar medicamentos no aqurio; a gua vai turvar ou esbranquiar, o que denotar que mais da metade da colnia de bactrias benficas do aqurio, morreu.

A) Entendendo melhor o ciclo do nitrognio: O que amnia? O Amonaco, gs amonaco ou amnia um composto qumico cuja molcula constituida por um tomo de azoto (ou Nitrognio) (N) e trs tomos de hidrognio (H) de formula molecular NH3, cuja formula estrutural :

As primeiras semanas de um aqurio novo so fundamentais para o sucesso dele. Um aqurio um pequeno mundo vivo em miniatura, e preparar

a casa significa estabelecer neste mundo toda a biologia necessria, que possibilitar vida saudvel em um ambiente fechado e pequeno. As fezes, o resto de rao que sobrou no fundo, peixes mortos e qualquer outra matria orgnica que se acumula no desaparece do aqurio por efeito de magia. Eles so decompostos por micro-organismos, muitas vezes resultando em substncias txicas. Mas como a natureza sbia existem seres que nada mais querem do que transformar essa matria decomposta em outros compostos que possam ser novamente aproveitados por outros seres. Uma das mais importantes classes de compostos que resultam da decomposio so os nitrogenados, e o processo pelo qual eles so gradativamente transformados chamado de Ciclo do Nitrognio. So as bactrias nitrificantes, cuja funo na natureza de decompositores dos compostos nitrogenados. Ao montarmos um aqurio novo, essas bactrias s existem em quantidades muito pequenas (aquelas poucas que por acaso vieram junto com a gua, com o cascalho, etc.). Portanto fundamental, nas primeiras semanas, fazer com que esta colnia de bactrias se multiplique at atingir uma quantidade que seja capaz de processar os dejetos dos peixes que viro a seguir. O nitrognio (N) consumido por bactrias fixadoras de nitrognio, onde h uma cadeia alimentar onde acabam sendo comidas por outros organismos e assim por diante at que os compostos nitrogenados estejam espalhados por todos os seres vivos. Quando esses compostos nitrogenados so liberados, (pela morte de um organismo, ou parte dele, ou pelas suas excrees), eles so processados por bactrias decompositoras, e um dos principais produtos dessa decomposio o gs Amnia (NH3). A amnia, em contato com a gua, forma o Hidrxido de Amnio (NH4OH), uma substncia altamente txica que em grandes concentraes tem o efeito de uma base altamente corrosiva, muito perigosa para os peixes. O grau desta toxicidade depende da temperatura, do PH e da salinidade da gua. Por exemplo, quanto mais cido for o pH, mais Hidrxido de Amnio neutralizado e, portanto diminui a toxicidade da amnia. Por outro lado, quanto mais alcalino o pH mais perigosa a Amnia. Felizmente, essa substncia consumida por bactrias do gnero Nitrosomonas, que na presena de oxignio transformam a amnia em Nitrito (NO2-) obtendo energia atravs do seguinte processo:
2 NH3 + 3 O2 ----> 2 HNO2 + 2 H2O + Energia

O HNO2 (cido nitroso) dentro da gua se dissolve liberando o on nitrito O nitrito mais uma substncia altamente txica para plantas e animais, mas felizmente ele tambm no se acumula em um aqurio bem montado, pois logo as bactrias do gnero Nitrobacter o transformam em Nitratos (NO3-), tambm obtendo energia pela reao: (NO2-).
2 HNO2 + O2 ----> 2 HNO3 + Energia

Assim, o nitrognio que partiu das molculas orgnicas decompostas finalmente assumiu uma forma bem menos txica. No aqurio, o nitrato vai lentamente acumulando como resultado desse processo. Mas no devemos deix-lo acumular muito porque isso acaba levando ao crescimento excessivo de algas que o aproveitam como nutriente. Para evitar isso, fazemos regularmente trocas parciais de gua e, melhor ainda, colocamos plantas naturais no aqurio, pois o nitrato prontamente consumido por elas. Alis, as plantas tambm so boas consumidoras de amnia e portanto ajudam muito a manter essa toxina sob controle. As bactrias nitrificantes iro fixar-se em qualquer local onde haja uma boa oxigenao. Porm, as colnias sero mais prsperas em locais onde no haja muita luz, e onde a corrente de gua no as moleste em demasia.
.

Esperamos t-lo ajudado com este texto. Desejamos sucesso com seu aqurio ! Equipe RsDiscus Aqurios

You might also like