You are on page 1of 6

COLHEITA O incio da colheita da mandioca depende de fatores como: a) Tcnicos:

Ciclo das cultivares (precoces - 10-12 meses; semiprecoces - 14-16 meses; e tardias - 18-20 meses). Considerando tambm o objetivo do produto, se mandioca de mesa, aipim ou macaxeira, colhidas aos 8 a 14 meses e para indstria 12 a 24 meses.

Ocorrncias observadas ao longo do ciclo de cada cultivar ou de cada gleba, como o ataque de pragas ou doenas, que podem antecipar ou retardar a colheita.

Condies em que se encontram as diferentes reas de mandioca na ocasio da colheita, como o grau de infestao de plantas daninhas e a recuperao das plantas, por exemplo, do ataque de mandarovs e/ou de caros, j tendo ocorrida a reposio do amido consumido na reconstituio da parte area danificada.

Sistema de plantio em relao s condies de umidade do solo, desde quando nas culturas instaladas em covas ou camalhes, as razes de reserva se desenvolvem mais superficialmente em relao ao nvel do solo, o que no acontece quando o plantio em sulcos. b) Ambientais:

Condies de solo e clima, que determinam as facilidades e dificuldades ao arranquio das plantas. Nas regies em que se predominam indstrias de produtos de mandioca, a colheita feita geralmente nos perodos secos e quentes ou secos e frios, entre as estaes chuvosas, pois as razes apresentam suas qualidades desejveis em seu mais alto grau. Nas Regies Norte e Nordeste, em que a mandioca considerada produto de subsistncia, a colheita ocorre o ano inteiro, para atender ao consumo e comercializao nas feiras livres;.

Estado das estradas e dos caminhos de acesso ao mandiocal. c) Econmicos:

Situao do mercado e dos preos dos produtos.

Disponibilidade de mo-de-obra e de recursos de apoio, pois a colheita da mandioca a operao do sistema de produo que requer maior emprego do elemento humano, sendo mais dificultada em solo endurecido, com cultivar ramificada e com maior infestao de ervas daninhas. Um homem colhe 600 a 800 kg de razes de mandioca numa jornada de trabalho de oito horas, podendo alcanar at 1.000 kg se o mandiocal estiver em solo mais arenoso, limpo e com boa produo por planta.

Premncia de tempo, em casos em que, por exemplo, compromissos financeiros ou de mbito contratual devem ser satisfeitos dentro da poca preestabelecida, apesar de no combinarem com a poca da colheita da mandioca.

As pocas mais indicadas para colher a mandioca so aquelas em que as plantas encontram-se em perodo de repouso, ou seja, quando pelas condies de clima e do ciclo elas j diminuram o nmero e o tamanho das folhas e dos lobos foliares, condio em que atinge o mximo de produo de razes com elevado teor de amido. Dentro do objetivo do produto a poca de colheita de fundamental importncia para as variedades de mandioca de mesa ou para indstria. Variedades de mesa: Na colheita, alm da produtividade, alguns fatores so importantes para o mercado das razes de mandioca de mesa para consumo in natura como um padro uniforme de tamanho das razes, tempo de cozimento e tempo de conservao na prateleira ou ps-colheita. De um modo geral, essas qualidades tem sido obtidas em razes colhidas de mandiocais com um ciclo ou com 8 a 14 meses de idade. Caractersticas essas muito influenciadas pela variedade e condies edafoclimticas. Vale ressaltar que as mandiocas devem ser arrancadas, armazenadas sombra e em locais frescos e transportadas o mais rpido possvel para o local de comercializao; e que alguns cuidados adicionais se deve ter ao colher, transportar ou armazenar as mandiocas de mesa como: evitar danificar as razes no arranquio ou na depinicagem, evitar bater ou jogar as razes e evitar as razes que tenham soltado a pelcula externa. Variedades de indstria: Nas variedades para fins industriais a melhor poca de colheita tem sido determinada pela produtividade, teor de matria seca e o teor de amido das razes. De um modo geral, essas caractersticas tem sido obtidas em mandiocais colhidos com dois ciclos ou com 18 a 24 meses de idade.

Logo aps a colheita, as razes devem ser armazenadas sombra e em locais frescos e transportadas o mais rpido possvel para as indstrias. A fase de colheita uma das mais onerosas do sistema de produo de mandioca, com cerca de quase metade do custo de produo. Quanto aos mtodos de colheita da mandioca temos o manual, mecanizado e semimecanizado. O manual tem sido o mais utilizado em funo da predominncia de pequenas reas de plantio. Normalmente se realiza uma poda da parte area da planta para facilitar o arranquio das razes ou faz-se o arranquio direto da planta sem a poda. Nessas condies ormalmente se faz o uso de enxada ou enxado para facilitar o trabalho e evitar quebrar as razes. No semimecanizado, se realiza a poda, manualmente ou com roadeiras mecanizadas, da parte area das plantas e so utilizados fofadores que afofam a terra e facilitam o arranquio manual das razes, entretanto, esses equipamentos quebram muito as razes. No mecanizado, existem mquinas que fazem a poda da parte area e arrancam as razes, sendo pouco utilizadas por estarem ainda em testes e ajustes. Colheita Antes de iniciar a colheita feita uma poda na cultura, deixando-se uma altura aproximada de 20cm de rama, para facilitar o processo de colheita. A poda realizada de forma manual com uso de faco ou mecanizada, dependendo da disponibilidade de mquina e de mo-de-obra, ou mesmo das caractersticas da planta, ser mais ou menos velha. Em reas com plantaes mais velhas, em que no houve um controle de invasoras, e que a invasora um tipo de gramnea que forma uma grande touceira, realizada a queima, antes de proceder a poda do mandiocal para colheita. A colheita na regio estudada feita de forma manual, porm h uma etapa anterior, nos casos em que o solo est mais compactado, que uma espcie de subsolagem, o trator passa um implemento chamado afofador, nas entre linhas da plantao que tem por objetivo afofar a terra para facilitar o arranquio manual. Em seguida, os trabalhadores fazem o arranquio, puxando os galhos para a retirada do conjunto de razes. H casos em que o mandiocal mais velho, utiliza-se um trator com um conjunto de implemento que poda as ramas e afofa a terra para posterior arranquio das razes. Quando h necessidade, utilizada uma ferramenta que contm uma ponta de um lado e de outro uma enxadinha. A parte pontuda fincada no solo por baixo das razes e puxada para cima para soltar as razes e puxadas pelos galhos e amontoadas em leiras. Em seguida, um outro trabalhador, vem fazendo a despinicagem.

A despinicagem, por no exigir muita fora, normalmente uma operao realizada por mulheres, porm a postura assumida ao longo da jornada deve comprometer a sade da trabalhadora. A mdia de trabalhadores no campo era de seis a oito, contando inclusive o encarregado da mo-de-obra, que trabalha na colheita. Ao final da tarde, vem o caminho para levar as razes para o galpo da fbrica. Os trabalhadores que realizaram a colheita so os mesmos que abastecem os caminhes manualmente. Etapas da colheita mecanizada Primeiramente executa-se o corte da parte area da planta, essa operao pode ser realizada de forma manual (maior nmero de mo de obra e de tempo), ou mecanizada com o auxlio de implementos (operao simplificada e de maior rendimento operacional), essa poda ocorre cerca de 20 a 30 cm do solo, feito o corte da parte area realiza-se a colheita da mandioca.

AFOFADOR: constitudo por um chassi central que sustenta duas lminas opostas que se aprofundam no abaixo das razes no solo. Para que o conjunto tenha estabilidade, existe uma roda-guia balanceada por um sistema de molas, que

permite ajustar a profundidade de corte evitando danos provocados s razes. Para a operao do afofoador necessrio o corte manual da parte area da planta, e em seguida o afofador passa no solo, e por fim o corte e a separao das razes feita manualmente.

Aps a passagem do afofador:

ARRANCADOR: constitudo por um chassi e componentes semelhantes ao do afofador, mais dois conjuntos de correias que, trabalhando inclinadas em relao superfcie do terreno e em sentido contrrio de rotao, envolvem os caules das plantas provocando o arranquio das razes. O sistema de colheita adotado na utilizao do arrancador dispensa a poda da parte area da planta, que foi realizada por um conjunto de sabres dispostos na frente do trator.

Aps a passagem do arrancador:

You might also like