You are on page 1of 12

APLICAES, OBSTCULOS E TENDNCIAS DO M-COMMERCE Jesiel Paz Vinicius Alexandre Schimaniak Nedisson Luis Gessi RESUMO Este artigo

mostra uma reviso terica de como o m-commerce est inserido hoje no mercado suas aplicaes mveis, em nvel mundial, o aumento da necessidade de mobilidade. Sero discutidos os tpicos sobre o mercado dos negcios mveis, as principais reas, os nveis de desenvolvimento, algumas aplicaes em funcionamento, os obstculos para sua utilizao e suas tendncias. Palavras-chave: Tecnologia de informao, M-Commerce, Internet Mvel.

INTRODUO A tecnologia de M-Commerce teve incio com a criao do telefone celular no incio dos anos 80 e mesmo assim sua difuso ainda bastante tmida, mas que vem sendo potencializada com a sofisticao dos aparelhos de celular com acesso internet sem fio. No entanto algumas limitaes incomodam usurios e empresrios, uma delas est ligada a difuso da inovao, em que ROGERS (1995) argumenta que ter uma nova ideia adotada, mesmo quando ela tem vantagens bvias, frequentemente muito difcil. E a isto esto relacionadas s demais limitaes que so geradas pelas incertezas de segurana, assertividade, logstica entre outras. Com a exploso da Internet na metade dos anos 90 e o constante barateamento dos equipamentos, as empresas passaram a perceber que a grande revoluo em seus negcios seria tornar tais negcios digitais, com aplicaes conhecidas como comrcio eletrnico (e-commerce) e negcios eletrnicos (ebusiness). O fenmeno que se observa aps o e-commerce e o e-business a migrao estrutural para o m-business. A comparao entre o m-commerce e o m-business pode ser feita da mesma forma que considerada como uma evoluo ou um novo passo, a passagem do ecommerce para o e-business. No e-commerce, as aplicaes web permitem transaes comerciais, para o pblico em geral, tambm empresas, mas estas como clientes caracterizando-a como uma relao B2C (Business-to-Consumer). O e-business veio alterar as bases da relao entre as empresas, dentro da cadeia de suprimentos, com aplicaes que interligam diretamente, vrios elos da cadeia, desta forma caracterizando o B2B (Business-to-Business). Seguindo essa linha de raciocnio, o m-Business pode ser visto como sendo a relao direta entre empresas atravs de aplicaes mveis e o m-Commerce como sendo a possibilidade de que qualquer pessoa possa realizar transaes eletrnicas atravs da telefonia celular.

O M-Commerce teve incio com a primeira gerao de celulares os chamados 1G (tecnologia analgica) tendo continuidade com todos os demais dispositivos mveis de acesso a internet ou envio e recebimento de informaes como palm-tops, GPS, bluetooth, laptops, TV digital.

Fonte: TAURION, 2002

2. EVOLUO DOS NEGCIOS NO M-COMMERCE A facilidade atual de se adquirir estes dispositivos, em virtude do constante avano tecnolgico e consequentemente do baixo custo. E a utilizao das tecnologias da chamada terceira gerao 3G de celulares, tecnologias para redes de telefonia sem fio incluindo (CDMA 2000, UMTS e EDGE) que combina Internet mvel de alta velocidade com servios baseados em IP - Internet Protocol, tornando assim a tecnologia de m-commerce um canal inovador e diferenciado de realizar comrcio de produtos e servios, incluindo Marketing. medida que aumente a difuso das aplicaes mveis e estas se tornem mais sofisticadas, parece inevitvel a transformao do telefone celular em uma ferramenta totalmente integrada de dados, comunicao e comrcio (KELLER; MANG; OYON; PIGNEUR, 2000). A evoluo dos negcios envolvendo mobilidade pode ser descrita em cinco fases distintas sequenciais como um aprimoramento da fase anterior (TAURION, 2002). So elas: A TROCA DE MENSAGENS

Mensagens de texto entre dispositivos sem fios o servio mais utilizado em cerca 80% dos assinantes de servios para estes equipamentos. A tendncia de evoluo natural desta aplicao o envio e recebimento de e-mails, mas para isso necessrio que haja uma evoluo nos meios de comunicao e nos hardwares. B CONECTIVIDADES PARA INFORMAES Capacidade de acessar dados na Internet. Para que este servio esteja vivel necessria uma melhoria nos provedores de contedo e navegadores para tais servios web, necessitam tambm de uma conexo permanente a um custo aceitvel.

C TRANSAES Ser a fase em que transaes de e-commerce sero passadas para dispositivos sem fio, o usurio estar automaticamente no modo de compras assim que ligar o aparelho. D TRANSFORMAES O primeiro passo ser a interligao dos processos de negcio, isso permitir os negcios sem limites, aliados a uma reengenharia de aplicaes de suporte e dados aproveitando mximo do que a mobilidade oferece. Programar o mximo de processos internos e externos de negcios focados na mobilidade ser a grande barreira para a revoluo do m-business. E INFUSO A mobilidade na maneira de fazer negcios absorvida pela empresa, numa total reestruturao da cultura da empresa, fazendo com que todos os nveis da empresa sintam a presena da nova tecnologia.

Na rea m-commerce a Tecnologia da Informao aparece como um conjunto de recursos para as empresas gerenciarem de forma eficaz suas informaes e assim ganharem em competitividade e rentabilidade. Para desenvolver o estudo foi realizada uma pesquisa acerca dos principais temas pertinentes ao assunto, foram estudados

casos de sucesso relacionados proposta de aplicaes de um software utilizado em um dispositivo mvel no intuito de entender o que foi proposto no processo do negcio. A elevada interatividade e complexidade do mercado global constata-se a dependncia crtica das informaes. Elas passam a ter um papel fundamental nas organizaes, possibilitando melhor e mais rpida percepo das mudanas, maior flexibilidade, maior rapidez e agilidade de resposta s novas necessidades. A utilizao da TI pelas empresas no atual cenrio de dinamicidade do mercado, onde novos concorrentes, novas tecnologias, novos mtodos de gerenciamento surgem a cada dia ditando o ritmo das atividades do negcio. Tornase cada vez mais importante para empresas que buscam estratgias eficientes de modo a proporcionar melhor competitividade e rentabilidade, fornecendo informaes precisas e atualizadas, necessrias as decises estratgicas e ao gerenciamento dos processos produtivos. 3. PROCESSO DE NEGCIO Dentro desse contexto, no trabalho ora exposto foi idealizado um processo de negcio para a implementao de TI como ferramenta estratgica de modo a proporcionar vantagens competitivas s organizaes. As transformaes do mundo contemporneo geram uma dinmica de mercado que afeta todas as empresas que fazem parte do atual mercado competitivo. Os novos concorrentes, novas tecnologias, novos mtodos de gerenciamento, enfim fatos decorrentes de uma economia cada vez mais globalizada e gil, voltada para a competio, ditam o ritmo das atividades de negcio, levando as empresas a buscarem uma estratgia efetiva para garantia da competitividade e rentabilidade. Quanto mais as empresas buscarem vantagens competitivas e maiores deve ser os resultados dessas vantagens. Desse modo, ser possvel que uma empresa possa expandir suas formas de ao, acrescentando novas modalidades/rtulos de interao com seus clientes, deixando sua marca e seus produtos ou servios cada vez mais prximos do consumidor final. O processo de negcio consiste em propor uma soluo de TI que promova vendas usando o celular, em especifico para uma empresa do setor de distribuio.

Pessoas que trabalham com vendas externas tem a necessidade de realizar algum tipo de transao sem ter acesso ao sistema gerencial do negcio ao qual faz parte, e esse processo contem: Sistema de Vendas: Composto por um mdulo que exporta pedidos que seriam baixadas para o celular e o vendedor teria essas informaes podendo gerar transaes atravs do seu dispositivo mvel. Sistema Celular: Ir registrar os pedidos no celular das transaes externas para o sistema central. Sistema de Venda: Mdulo para importar os pedidos feitos pelo celular atravs do envio de lote. Sincronizao do Banco de Dados: ser enviado esse lote de pedidos atravs da internet fazendo a sincronizao entre o sistema de venda com o sistema central, gerando tambm atualizaes de estoque ou de atualizaes gerais para o sistema de vendas.

O vendedor pode realizar ento transaes comerciais sem a necessidade de uso direto do sistema central que est locado no prdio da empresa. O processo no todo mostra que a finalidade de explorar esses benefcios proporcionam grandes facilidades de avano no uso do dispositivo mvel. Para satisfazer seus clientes, a empresa atua com visitas peridicas aos estabelecimentos por ela cadastrados, onde o vendedor oferta os produtos, e solicita ento a matriz os pedidos para entrega.

4.CASOS CONHECIDOS DE SUCESSO M-COMMERCE Vizzavi Ticket Shop: empresa virtual que j tem um sistema disponvel na Inglaterra que vende bilhetes de cinema pelo telefone. TAM Wap-Ticket: A companhia area brasileira TAM possui um sistema de mcommerce que possui duas funcionalidades bsicas: a consulta dos horrios dos voos entre as principais capitais e a compra de passagens pelo aparelho celular.

ESPN:Entrou no ar em outubro de 2009, o portal da ESPN para celulares. No m.espn.com.br possvel acessar contedo do site oficial do canal de esportes, incluindo notcias, informaes sobre a programao dos canais da marca, fotos e blogs. O acesso ao m.espn.com.br gratuito, porm o usurio precisa adquirir o pacote de dados da operadora, e atualmente, est disponvel para mais de 300 (trezentos) modelos de celulares. VICTORIAS SECRET: a marca de lingerie Victorias Secret lanou recentemente um mobile site para venda de seus produtos.

IRECARGA: mquina de recarga de celular, totalmente online.

5. AS APLICAES MVEIS

O M-Business pode ser visto como sendo a relao direta entre as empresa atravs das aplicaes mveis, e o M-Commerce sendo como a possibilidade de que qualquer pessoa possa realizar transaes eletrnicas atravs de um dispositivo mvel. O M-Business revive um sentimento enaltecido na poca do movimento humanista, onde o homem novamente centro de tudo, ou seja, o usurio no vai onde o computador est e sim o computador est onde o usurio esteja. Esse novo paradigma faz com que as empresas procurem se reposicionar estrategicamente e desenvolvam cenrios proativos, no intuito de obterem o maior proveito destas mudanas tecnolgicas. medida que aumente a difuso das aplicaes mveis e estas tornem mais sofisticadas, parece inevitvel a transformao do celular em uma ferramenta totalmente integrada de dados, comunicao e comrcio. Pesquisas feitas por executivos americanos e europeus mostram que aproximadamente 59% das empresas j utilizam tecnologias mveis. No entanto, a maioria ainda considera tecnologias imaturas e incertas.

5.1 TIPOS DE APLICAES MVEIS: Aplicaes B2C: e-mails, notcias, consultas de saldos bancrios

Aplicaes B2E: Um gerente de banco poder visitar seus clientes, analisar riscos de um investimento, acessando informaes de um banco de dados que est na sede da empresa.

Aplicaes verticais: Aplicaes de automao da fora de vendas, que automatiza processos de vendas, elas se acoplam a aplicativos gerenciais j em funcionamento na empresa dando mais agilidade e preciso nos dados.

Propaganda mvel: medida que uma pessoa anda pela cidade, ela pode solicitar informaes sobre restaurantes, farmcias, hotis por exemplo. Apesar da dificuldade de se definir um padro e das muitas barreiras tecnolgicas e econmicas, certo que o m-commerce est presente no mercado, com aplicaes dos mais variados nveis. Um modelo de negcio sem fio ainda no est totalmente definido, mas aplicaes de sucesso j funcionam por todo o mundo. Deve se observar que a grande maioria das aplicaes hoje projetadas prev a mobilidade havendo uma pr-disposio para que as aplicaes m-commerce se proliferem. Cadeia de valor m-business A cadeia de valor dos negcios mveis no ir depender de uma nica empresa que gere os servios. Dever existir um conjunto de participantes que iro compartilhar seus respectivos sistemas e bancos de dados para que possa se fornecer um nvel de personalizao desejado pelos usurios mveis. 1- Infraestrutura: Fornecedor da comunicao entre os usurios com celulares e provedores de servios e aplicaes. 2- Servios Bsicos: aspectos de integrao dos sistemas de hospedagem de servidores.

3- Suporte a transaes: So membros da cadeia responsveis pela segurana de dados e transaes financeiras. 4- Visualizao dos servios: Os servios de apresentao so os responsveis em telas de celulares.

O usurio destas aplicaes mveis vai variar de aplicao para aplicao, mas possvel traar um perfil deste usurio que possui caractersticas comuns. A primeira delas que o usurio por natureza, um usurio impaciente. Este no apresentar aquele intervalo de tempo at que se carregue uma pgina, ele quer ir direto ao ponto. Seu tempo de conexo o mnimo possvel. A ideia que a aplicao deve ser projetada para um usurio apressado e objetivo. A computao mvel a extenso natural da gerao dos sistemas utilizados nos dias de hoje pelas empresas, que fazem com que as pessoas se desloquem at a informao e no que a informao venha at as pessoas. A rea nova e seu potencial total ainda desconhecido e seus nmeros divergem muito de instituto para instituto. Essa falta de previsibilidade no pode ser um empecilho para as aplicaes mveis, pois no saber o comportamento do usurio ou da sociedade no quer dizer que no tenha demanda. 5. IMPACTO DO M-COMMERCE O impacto causado pelas tecnologias mveis j so significativos, pois a estrutura centralizada de muitas empresas j est sendo redefinidas. Logo que as plataformas tecnolgicas estejam padronizadas e a banda larga estando mais barata, com certeza o potencial para o m-commerce ser ilimitado. importante que se veja diferentes cenrios e oportunidades de negcios. Porm, seu desenvolvimento se dar inicialmente no nvel empresarial, com aplicaes B2E e B2B, para que o custo operacional seja reduzido. Nas comunidades e redes sociais baseadas na Internet, como o Youtube e Facebook, possuem uma estratgia mvel, e o Twitter, originalmente tambm mvel. O contedo que est disponvel para celulares tem aumentado consideravelmente nos ltimos tempos. Sabe-se que muitos servios e aplicaes

para celular deram origem aos negcios mveis. No entanto, entende-se que o mcommerce, ainda pode crescer tanto no mundo quanto no Brasil. O comrcio mvel pode ser caracterizado por transaes de negcio realizadas quando se est em movimento. O crescimento do m-commerce se deve a usurios que procuram fazer negcios, se comunicar e compartilhar informaes quando esto distantes de seus desktops. Por outro lado, o m-business a infraestrutura de aplicao necessria para manter relaes de negcios e vender informaes, servios e mercadorias por meio de aparelhos mveis. Renger (2006) ressalta os 7 (sete) pontos fundamentais para o sucesso do mcommerce: 1) Assim como ocorreu com o e-commerce, que levou muitos anos para se tornar rentvel, pode se concluir que esta mesma tendncia seja aplicvel ao mcommerce; 2) Como requisitos mnimos para a evoluo do m-commerce pode-se citar os dispositivos celulares com browsers compatveis, segurana e personalizao; 3) Entre os fatores que se destacam como barreira adoo do m-commerce est a segurana. Sem ela, a resistncia utilizao ser grande, podendo prejudicar o futuro deste mercado. Outros fatores, entretanto, no devem ser esquecidos, como a integrao de aplicativos e os padres conflitantes atualmente existentes; 4) Um dos principais aceleradores do mercado de m-commerce so as operadoras mveis. Elas tm um papel fundamental na divulgao e incentivo do uso dessa facilidade entre os usurios. importante destacar tambm os fabricantes de equipamentos e os desenvolvedores de aplicativos; 5) Foram identificados alguns servios bsicos que poderiam ser aceitos no mercado brasileiro, como o pagamento de contas, que ser o servio individual de maior utilizao no m-commerce. Os servios de vendas de ingressos para entretenimento cinema, teatro, etc. tambm podem ser citados como potenciais servios do m-commerce; 6) A infraestrutura tecnolgica ainda no condiz com a real necessidade do negcio. Ser a perspectiva tecnolgica que definir o progresso da comunicao mvel. 7) A forma de transmisso, principalmente pelo fator segurana, pode ser decisivo na aceitao dos servios do m-commerce.

Uma pesquisa realizada pela Unysis apud B2B Magazine Transaes em 2008 revela que apenas 2% dos brasileiros utilizam o telefone celular ou assistente pessoal digital para pagar contas, realizar transaes bancrias e comprar pela Internet; 11% consideram a possibilidade de faz-lo; 67% no pensam em usar um dispositivo mvel para transaes on-line e 21% no tm equipamento apropriado. Os bancos e outras instituies financeiras so vistos como os mais seguros para realizar transaes on-line com dispositivos mveis (63%), em relao s operadoras de telecomunicaes (11%) e s lojas virtuais (4%). Apenas 13% dos entrevistados os consideram muito seguros e razoavelmente seguros, seguidos por no muito seguros (39%) de no so seguros para a maioria (43%). O ndice foi baseado em uma pesquisa realizada por telefone com 1.500 pessoas na faixa etria de 18 a 60 anos, selecionadas aleatoriamente nas principais regies metropolitanas do Pas (B2B Magazine - Transaes, 2008). 6. CONSIDERAES FINAIS evidente a potencialidade do m-commerce de uma forma. Vrios so os benefcios e as incertezas presentes neste mercado que podem facilitar ou dificultar a difuso desta tecnologia. Pois nem toda tecnologia tem garantia de sucesso apenas pelos seus benefcios, existem outros requisitos envolvidos. O impacto causado pelas tecnologias mveis nos negcios j so significativos, pois a estrutura centralizada de muitos negcios precisar ser redefinida (TARASEWICH; NICKERSON; WARKENTIN, 2002). Os mais otimistas, como Keller et al. (2000) afirmam que to logo as plataformas tecnolgicas estejam padronizadas e a banda larga se torne mais barata e abrangente, o potencial para o m-commerce ser ilimitado. Pde-se perceber no estudo feito nesse artigo que a Tecnologia da Informao (TI), no mbito empresarial, apresenta-se como suporte gesto da informao. O acesso ao celular algo simples visto a ampla aceitao e uso deste aparelho eletrnico, sendo este atualmente utilizado por todas as camadas sociais para fins cada vez mais diversos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CHEONG, J., PARK, M., Mobile Internet acceptance in Korea, Internet Research, Vol. 15 No. 2, pp. 125-40, 2005. KALAKOTA, Ravi; ROBINSON, Mrcia. M-Business: Tecnologia mvel e estratgia de negcios. So Paulo: Bookman, 2002. PERKINS, Charles E. Mobile networking in the Internet. Mobile Networks and Applications. Vol. 3 p. 319334, 1998. Renger (2006) Mobile-Commerce,ROGERS, E. M.. Diffusion of Innovations. New York: Free Press, 1995. SAIRAMESH, J.; GOH, S.; STANOI, C. S. Li. Self-Managing, disconnected processes and mechanisms for mobile e-business Proceedings of the 2nd International Workshop on Mobile Commerce. Atlanta, Georgia, USA, 2002. SAIRAMESH, J.; GOH, S.; STANOI, C. S. Li. Self-Managing, disconnected processes and mechanisms for mobile e-business Proceedings of the 2nd International Workshop on Mobile Commerce. Atlanta, Georgia, USA, 2002. SADLER, K.; ROBERTSON, T.; KAN, M. Its Always There, Its Always On: Australian Freelancers Management of Availability Using Mobile Technologies. MobileHCI06, Proceedings, 2006. TARASEWICH, Peter; NICKERSON, Robert C.; WARKENTIN, M. Issues in mobile ecommerce. Communication of the Association for Information Systems. Vol. 8, p.4164, January, 2002.

You might also like