You are on page 1of 9

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, n.

1 (1-9), ano 1, 2008

A aplicabilidade das mximas conversacionais nas perguntas cotidianas

UNIPAM Orientao: Prof. Dr. Sueli Maria Coelho

Scheila Cristina Costa

Resumo O presente artigo buscou analisar a Pragmtica e as correntes que a


caracterizam, visando a explicar as formas com que os falantes expressam seus pensamentos e aes de forma coerente e conseguem transmitir a mensagem desejada. O trabalho analisou tambm as colocaes feitas por Grice, as Mximas Conversacionais e a forma como essas mximas so violadas nas situaes do cotidiano popular. Para a realizao do estudo foram analisadas algumas situaes do cotidiano nas quais ocorre a violao das mximas.

Palavras-Chave: Pragmtica. Mximas Conversacionais. Implicaturas Conversacionais.

1. Consideraes iniciais O presente artigo se prope a fazer uma anlise sobre o uso da linguagem que se constitui como objeto de estudo da Pragmtica, enfocando as mximas conversacionais que delimitam a construo dos discursos, calcando-se na teoria proposta por Grice (1975). A Pragmtica busca explicar, dentre outros aspectos, como os falantes conseguem entender uma dada expresso, compreendendo mais do que as expresses significam e por que um falante prefere dizer alguma coisa de maneira indireta a manifest-la de forma direta. Procura ainda descobrir os diferentes significados de uma nica expresso em diferentes contextos e situaes nas quais se manifesta. Dentre os vrios tericos dessa linha, cita-se o filsofo Paul Grice (1975), que desenvolveu o Princpio da Cooperao, o qual se constitui de quatro categorias chamadas Mximas Conversacionais. De acordo com esse estudioso, a violao das Mximas Conversacionais constitui um problema para o bom entendimento do discurso. Porm, o estudo que ora se prope parte do pressuposto de que nem sempre a violao das mximas de conversao propostas por Grice constitui um problema para o discurso, j que, em alguns momentos, justamente a violao de algumas mximas que asseguram a produo de sentido e cumprem a funcionalidade pretendida.

Sheila Cristina Costa | A aplicabilidade das mximas conversacionais nas perguntas quotidianas

Existem enunciados que podem expressar vrios sentidos, variando a situao na qual so usados e a inteno do falante que os utiliza. Existem tambm falantes que se expressam de forma mais complexa que o enunciado realmente necessita, ou seja, preferem se comunicar de forma indireta, quando poderiam ser mais objetivos, falando apenas o necessrio, tornando, dessa forma, o entendimento mais claro e coerente. Porm, existem situaes nas quais esse procedimento se justifica pela inteno dos sujeitos envolvidos. Diante desses e de outros aspectos a serem pesquisados, torna-se absolutamente necessrio o estudo do uso da linguagem, pois h vrios planos e frases cuja interpretao s pode ocorrer na situao concreta da fala e h discursos que se constroem exatamente pela violao das mximas conversacionais, [...] como o discurso potico, que cultiva a ambivalncia, o discurso eufmico, que infringe a mxima da quantidade; o discurso irnico, que viola a mxima da qualidade (Fiorin, 2002). Primeiramente o artigo dever abordar, em sua fundamentao terica, as caractersticas da Pragmtica, analisando as correntes nas quais ela se divide, enfatizando os atos de fala e, posteriormente, as mximas conversacionais, ou seja, a teoria de Grice acerca da Pragmtica Conversacional. Em seguida, apresentou-se a metodologia do estudo, passando-se anlise de situaes do cotidiano, interpretadas de acordo com os estudos de Grice (1975), e atentando-se para a violao das mximas conversacionais. No alinhavar do texto, tecem-se algumas consideraes guisa de concluso. 2. Referencial terico 2.1 A Pragmtica e o uso da linguagem A Pragmtica constitui-se como a cincia que estuda a relao entre a estrutura da linguagem e seu uso. Segundo Maud Champagne (2000)1, a Pragmtica e a Semntica so as duas principais reas da Lingstica que estudam o conhecimento que posto em prtica tanto para extrairmos significados quando lemos ou ouvimos, como para transmitirmos significados quando falamos ou escrevemos algo. Apesar de a linha divisria entre essas duas disciplinas ser tpico de intenso debate, podemos dizer que a Pragmtica distingue-se da Semntica, uma vez que a primeira caracteriza-se pelo contextualismo, o qual est globalmente ligado ao contexto, enquanto a Semntica est ligada ao literalismo, ou seja, parte do princpio de que o sentido independente do contexto. Na Pragmtica, ao contrrio da Semntica, o raciocnio determinado pela intermediao de um conceito e no por sua relao com o real. Silva2 salienta que

1 2

Disponvel em < http://www.scielo.br/pdf/prc/v14n2/7863.pdf> Acesso em 27/04/2007. Disponvel em http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-03.html. Acesso em 28/09/2007. 2

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, n. 1 (1-9), ano 1, 2008

o contextualismo, em oposio ao literalismo, defende, em filosofia da linguagem, que o sentido se caracteriza como globalmente ligado ao contexto. Ao contrrio, vrias teorias exponenciais do sentido procuram salvaguardar uma noo de sentido literal ou independente do contexto que nec essria quando se quer proteger a autonomia e independncia da Semntica.

Assim, segundo Silva, a Pragmtica est diretamente ligada aos valores constitudos no contexto discursivo, caracteriza-se pelo sujeito que fala, pelo discurso e essencialmente pela dependncia contextual do sentido. 2. A teoria dos atos de fala A teoria dos atos de fala surgiu no interior da Filosofia da Linguagem, sendo seus pioneiros o ingls John Langshaw Austin (1911-1960), e John Searle, dentre outros. Esses autores entendiam a linguagem como forma de ao, passando ento a refletir sobre os vrios tipos de aes humanas que se realizam atravs da fala. Segundo Silva (2007), os lingistas e filsofos pensavam que as afirmaes serviam apenas para descrever um estado de coisas, mas Austin mostrou que alm de serem definidas como verdadeiras ou falsas, as afirmaes servem para realizar aes. Pinto (2001, p. 57) salienta que
a Teoria dos Atos de Fala (...) concebe a linguagem como uma atividade construda pelos interlocutores, ou seja, impossvel discutir linguagem sem considerar o ato de linguagem, o ato de estar falando entre si a linguagem no assim descrio do mundo, mas ao.

A Teoria dos Atos de Fala definida por Austin (1990) e por Searle (1981) afirma que uma mensagem verbal raramente uma mera transmisso literal e direta de informao. Pinto (2001, p. 48) salienta que

[...] fenmenos lingsticos no so puramente convencionais, mas sim compostos tambm por elementos criativos, inovadores, que se alteram e interagem durante o processo de uso da linguagem.

De acordo com Fiorin (2002), a mensagem verbal exprime a inteno do interlocutor e determinada por vrios aspectos. Os atos de fala podem ser diretos, quando dizem feche a janela, por exemplo. Mas, no uso dirio, so menos freqentes do que os indiretos, quando a inteno do interlocutor no est explcita. Por exemplo, se o interlocutor diz est frio aqui!, no o faz para que quem o escuta diga realmente est frio aqui! e, sim, para que feche a janela que est prxima. Desse modo, a compreenso de um ato de fala no literal exige ao mesmo tempo o processamento do que explicitamente dito e a capacidade de ir alm deste significado literal para perceber a inteno do interlocutor no contexto dado. Em outras palavras, quem
3

Sheila Cristina Costa | A aplicabilidade das mximas conversacionais nas perguntas quotidianas

escuta deve ser capaz de, simultaneamente, compreender o significado literal e no literal da mensagem, o que o interlocutor diz e o que pretende dizer.

2.3 Polidez Ao interagirem em sociedade, os indivduos se preocupam em manter certo controle da situao e se esforam para anular possveis agresses ou conflitos. Submetem-se, assim, s regras de polidez. Segundo Oliveira (2007)
ao estudarem a polidez, Brown & Levinson (1987) distinguiram entre estratgias de polidez positiva aquelas que mostram a proximidade entre falante e ouvinte e estratgias de polidez negativa aquelas que mostram a distncia social entre os interagentes. Exemplificando: o uso de eptetos carinhosos uma estratgia de polidez positiva. O uso de oraes condicionadas em promessas, possivelmente, uma estratgia de polidez negativa, pois trazem imposies ao ouvinte e, muitas vezes, evidenciam quem tem mais poder na escala social.

Ainda de acordo com Oliveira (2007), podemos indicar alguns atos que ameaam a face, tanto do falante, quando do ouvinte:
1) Atos que ameaam a face negativa do ouvinte (ex.: pedidos, avisos, ameaas, advertncias); 2) atos que ameaam a face positiva do ouvinte (ex.: queixas, crticas, desaprovao, levantamento de assuntos tabu); 3) atos que ameaam a fase negativa do falante (ex.: aceitar um oferecimento, aceitar um agradecimento, prometer relutantemente) e 4) atos que ameaam a face positiva do falante (ex.: pedidos de desculpa, aceitar elogios, confessar-se).

Assim, quando algum apresenta uma fala inesperada no decorrer do seu discurso, infringe as regras de boa conduta estabelecidas, fazendo ocorrer um desvio na linguagem. A face de um dos interlocutores ou de ambos se torna, dessa forma, ameaada.

2.4. Grice e as mximas conversacionais As Mximas de Conversao propostas por Grice (1975) so baseadas no princpio cooperativo que diz: faa sua contribuio conforme necessrio, no estgio em que ocorrer, pelo objetivo aceito, ou direo da conversa em que est engajado (Fiorin, 2002, p.77). Para Grice (1975), o princpio da cooperao o princpio geral que rege a comunicao. Esse princpio explicitado por quatro categorias gerais, que constituem as Mximas Conversacionais, definidas, conforme Fiorin (2002, p. 177), da seguinte forma:
Mxima de quantidade Que a sua informao contenha o tanto de informao exigida.

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, n. 1 (1-9), ano 1, 2008

Que sua contribuio no contenha mais informao do que exigido. Mxima de qualidade (da verdade) Que a sua contribuio seja verdica. No afirme o que voc pensa que falso. No afirme coisa de que voc no tem provas. Mxima da relao Fale o que concernente ao assunto tratado (seja pertinente). Mxima de modo/maneira Seja claro. Evite exprimir-se de maneira obscura. Evite ser ambguo. Seja breve (evite a prolixidade intil). Fale de maneira ordenada.

Em outras palavras, se fornecemos mais ou menos informaes do que necessrio, se dizemos algo que sabemos ou acreditamos estar errado, se dizemos algo que irrelevante ao assunto da conversao, se falamos de modo obscuro, ambguo ou confuso, isso se constitui num comportamento no cooperativo. Uma dessas regras assumidamente violada quando o interlocutor tem uma razo especfica xis para tal violao e porque sabe que quem o escuta capaz de identificar xis como a causa de sua violao. Grice (1975) define este tipo de inferncia como implicaes conversacionais. Muitas crticas foram feitas acerca das concepes de Grice (1975), como salienta Fiorin (2002, p. 178):
alguns autores dizem que Grice tem uma concepo idealista da comunicao humana e, por conseguinte, da sociedade, porque imagina a troca verbal como algo harmonioso (...). Por outro lado, diz-se que Grice normativo, que ele pretende ditar regras para a comunicao humana. Nenhuma das duas crticas procede. As mximas no so um corpo de princpios a ser seguido na comunicao, mas uma teoria de interpretao dos enunciados.

A partir das afirmaes acima, conclui-se que a violao de uma mxima (e no pode deixar de ser) dependente do contexto, podendo, inclusive, ser necessria, como pretende demonstrar o estudo ora proposto. 3. Descrio da metodologia adotada Para que os objetivos do estudo fossem alcanados, primeiramente foi feita uma pesquisa bibliogrfica com a finalidade de construir um referencial que sustentasse a anlise empreendida, fundamentando-se em estudos de autores da rea, como Grice (1975), Fiorin (2002) e Searle (1981). Posteriormente, foi feita uma pesquisa de campo, na qual foram analisadas dez situaes de uso real da lngua, em que se verificou a violao das mximas, confrontando-

Sheila Cristina Costa | A aplicabilidade das mximas conversacionais nas perguntas quotidianas

as com o referencial terico construdo, com vistas a identificar o papel das mximas na construo dos discursos. 4. Apresentao dos resultados Como foi visto anteriormente, as mximas conversacionais que compem o princpio da cooperao so quatro: quantidade, qualidade, relao e modo. A anlise que segue visa a enforcar quando h a quebra de uma dessas mximas, com vistas produo do sentido. Fiorin (2002) j mencionava que alguns discursos se constroem exatamente pela violao das mximas, como nos exemplos selecionados: (01) Diante da pssima situao das estradas, uma pessoa afirma: Gastei 18 horas de Patos de Minas a Lagoa Formosa. A ironia uma explorao da mxima da qualidade. Essa mxima diz que a contribuio para a conversa tem que ser verdica. Nesse caso, viola-se essa mxima, pois a pessoa est afirmando o que no pode provar. Entende-se que a pessoa gastou exatamente dezoito horas no percurso. (02) Amanh outro dia! O enunciado acima, muito recorrente na lngua, tautolgico, porque se limita a traduzir o que j foi anunciado. Tautologias so uma explorao da mxima da quantidade. A pessoa que diz essa frase quer dizer que as situaes mudam com o passar do tempo. Portanto, o uso intencional e a violao um recurso argumentativo. (03) O corao de Maria uma pedra! No uso de metforas, ocorre a violao da mxima da qualidade, pois no se est dizendo que se acredita que o corao de Maria seja uma pedra, mas que duro como uma. (04) Duas pessoas dialogando sobre uma amiga em comum: (a) Onde Maria mora? (b) No Brasil! Neste caso, viola-se a mxima da quantidade. A informao no contm a quantidade de informao exigida. Quando (a) faz a pergunta, ele est em busca de uma resposta mais especfica, como a rua ou a casa em que Maria mora. Provavelmente, o pas

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, n. 1 (1-9), ano 1, 2008

ele j sabia. E se entende tambm que o interlocutor no sabe exatamente onde Maria mora. (05) Nos Correios, ao fazer a Declarao de Iseno do Imposto de Renda, o atendente pergunta: O senhor tem conta em banco? Tenho s uns R$50,00. A conta no Banco do Brasil, agncia 0190-2, c/c... A mxima da quantidade diz que se deve dar a quantidade de informao necessria para a comunicao. No caso acima, o senhor que respondeu pergunta infringe essa mxima, pois sua resposta contm mais informao do que exigido. Ele poderia ter respondido apenas sim ou no, mas no af de ser o mais correto possvel nas informaes prestadas, incorre na violao. Esta tambm no compromete o texto, apenas torna-o um pouco engraado. A violao das mximas conversacionais se torna tambm um importante veculo para a produo de humor. De acordo com Oliveira (2007), as possibilidades mais simples de se inventar estrias cmicas nascem do aproveitamento do erro (p.02). Assim, quando se fazem perguntas redundantes, que mostram a inutilidade da resposta, ou quando se afirmam banalidades que todos j conhecem, a situao se torna engraada. H, inclusive, um quadro no programa humorstico da Rede Globo, Zorra Total (1999), em que o nervoso personagem Saraiva (interpretado por Francisco Milani) ficou conhecido por seu jargo Pergunta idiota, tolerncia zero!. As situaes abaixo, retiradas do site www.portaldavaca.com.br, ilustram contextos de uso da lngua em que o humor gerado pela violao das mximas. (06) Voc pega sua bicicleta e comea a andar, quando algum pergunta: T andando de bicicleta? No! Estou montando no touro Bandido. Vai boizinho... (07) Voc d flores algum e essa pessoa pergunta: So flores? No! So cenouras! (08) Uma senhora est subindo de joelhos uma escada quilomtrica de uma igreja quando um senhor pergunta: A senhora est pagando promessa? No! que eu sou muito alta e se for em p vou chamar ateno!

Sheila Cristina Costa | A aplicabilidade das mximas conversacionais nas perguntas quotidianas

Nos casos 6, 7 e 8, a violao da mxima e sua eventual causa de humor, foi feita na inteno de iniciar ou de prolongar o dilogo. (09) O professor passa vrios exerccios no quadro, quando algum pergunta: pra copiar? No! Tira xerox! (10) Voc est no banheiro quando algum bate na porta e pergunta: Tem gente? No! a merda que est falando! Nos casos 9 e 10, a pessoa que faz a pergunta no a fez de maneira adequada, mostrando assim a inutilidade da resposta, o que gerou o humor. 5. Consideraes finais O objetivo deste artigo foi apresentar um estudo atravs do qual foram analisadas as caractersticas da Pragmtica e sua significncia nas formas de uso da linguagem. Foram analisadas as correntes que explicam a Pragmtica, enfatizando as colocaes feitas por Grice, em que ele evidencia como vrios conflitos sociais se manifestam na linguagem, a partir de estudos sobre a linguagem utilizada nas diferentes classes sociais. Atravs dos estudos de Grice, foram analisadas as violaes das mximas conversacionais, quando as pessoas no cooperam para o sucesso do dilogo, omitindo informaes necessrias para o entendimento do enunciado, ou fornecendo informaes alm do necessrio. Mas atravs da anlise feita neste trabalho, foi constatado que a violao das mximas que orientam o discurso nem sempre constitui um problema. Em alguns desses casos o indivduo tem a inteno de iniciar ou de prolongar o dilogo. No caso humorstico, a violao se faz necessria para o sucesso da inteno do falante. Enfim, analisar as vrias caractersticas que permeiam o uso da linguagem imprescindvel, pois a linguagem constitui a forma de comunicao entre os homens. Compreender o processo que a origina fundamental para uma boa comunicao e entendimento dos enunciados. O tema infinitamente relevante para estudantes, profissionais da educao e para qualquer indivduo que se preocupe com uma boa comunicao. Assim, os estudos no se esgotam aqui, ficando a sugesto para futuros trabalhos. Referncias
AUSTIN, J.L. Quando dizer fazer: palavras e aes. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990.

Crtilo: Revista de Estudos Lingsticos e Literrios. Patos de Minas: UNIPAM, n. 1 (1-9), ano 1, 2008

CHAMPAGNE, Maud. Compreenso de discurso no literal: o caso de violaes das

Mximas de quantidade e de solicitaes indiretas. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/ prc/v14n2/7863.pdf. Acesso em 28/09/2007.


FIORIN, Jos Luiz. A linguagem em uso, in: Introduo lingstica: objetos tericos. So

Paulo: Contexto, 2002. pp. 165-185. Paris: Seuil, 1994.

MOESCHLER, Jacques e REBOUL, Anne. Dictionnaire encyclopdique de pragmatique.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introduo lingstica: domnios e

fronteiras. So Paulo: Cortez, 2001, vol. 2.


OLIVEIRA, Mnica Lopes Smirderle de. O humor em Mafalda e a violao das mximas

conversacionais. Disponvel em http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd /Port/ 102.pdf. Acesso em 04/10/2007.


SEARLE, John R. Os actos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. Coimbra: Almedina,

1981.

SILVA, Gustavo Adolfo Pinheiro da. A Lingstica do sc. XX: balano crtico. Disponvel em

http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno03-03.html. Acesso em 28/09/2007.

Agradecimento: Agradeo a Deus por dar-me foras para concluir mais essa etapa; minha me por me apoiar sempre nos estudos; minha amiga e colega de servio Karine por seu companheirismo e minha orientadora professora Sueli, pelo carinho e ateno prestados durante este trabalho.

You might also like