You are on page 1of 3

ESCOLA SECUNDRIA D. AFONSO SANCHES CINCIAS NATURAIS Prova Escrita de Avaliao N4 Ano lectivo 2009/10 Prof.

: Olga Cruz VERSO 1 1. Leia o texto que se segue e responda s questes apresentadas. Em 1956, ocorreu mais uma exploso em Kamchatka, na Sibria. Um vulco chamado Bezymiannyl entrou em erupo, projectando para o cu 2400 toneladas de piroclastos. Uma gigantesca nuvem negra e incandescente cobria o horizonte e elevava-se a 32 km de altura. Caram cinzas a uma distncia de 400 km. 1.1. Com base nas informaes do texto, classifique a erupo descrita. 1.2. Retire do texto uma expresso que justifique a resposta dada questo anterior. 1.3. D dois exemplos de materiais vulcnicos que podem ser expelidos durante uma erupo. 2. Estabelea a correspondncia entre os conceitos da coluna I e as definies da coluna II . COLUNA I 1 - Giser 2 - Fumarola 3 - Nascente Termal COLUNA II A - Emanaes de vapor de gua e gases por pequenas aberturas existentes no aparelho vulcnico. B - Nascente cuja gua tem uma temperatura temperatura mdia do local onde ela emerge. superior

C - Jactos intermitentes e peridicos de gua e vapor de gua a elevadas temperaturas, tpicos de algumas regies vulcnica.

2.1- Associado actividade vulcnica est2.1 As manifestaes da actividade vulcnica referidas na coluna I (seleccione a opo correcta) a) ocorrem nas actividades do tipo vulcnico. b) correspondem a emisses de produtos slidos. c) englobam-se no vulcanismo atenuado. d) correspondem a emisses de produtos gasosos. 3. o, muitas vezes, aspectos positivos. 3.1. Refira dois benefcios associados actividade vulcnica. 4. Observe a figura 3, que se relaciona com a ocorrncia de um sismo. 4.1. Isossistas so: (transcreva a opo correcta) (A) linhas (B) linhas (C) linhas epicentro (D) linhas que unem pontos com diferente intensidade ssmica que unem pontos com igual intensidade ssmica rectas, fechadas, com forma irregular, distribudas em torno do que so traadas tendo por base a magnitude do sismo

4.2. Indique qual a escala utilizada para avaliar o sismo da figura. 4.3. Refira duas cidades onde o sismo foi sentido com a mesma intensidade. Figura 3
1

4.4. Indique o que acontece intensidade do sismo medida que nos afastamos do epicentro. 4.5. Consulte a tabela que se segue e indique as consequncias do sismo em Badajoz.
Grau IV V VI Consequncias do sismo Sentido por muitas pessoas. As janelas, loias e lquidos vibram. Sente-se num carro parado. Toda a populao sente. Os objectos suspensos oscilam e os mal equilibrados caem. Pode cair estuque das paredes e tecto. Algum susto, pelo que muitas pessoas correm para a rua. Deslocamento dos mveis, fissuras nos tectos e muros de argila.

4.6. Assinale, na figura, o epicentro do sismo. 4.7. Indique se o sismo representado na figura foi um maremoto ou um terramoto. Justifique a sua resposta. 4.8. Estabelea a diferena entre intensidade e magnitude de um sismo. 5. Observe o esquema da figura 4.

5.1. Indique a letra do esquema correspondente: a) b) c) d) e) Figura 4 f) ao epicentro ao hipocentro ao local onde o sismo teve maior intensidade ao local onde o sismo teve menor intensidade ao local mais afastado do epicentro ao local mais prximo do epicentro

5.2. O epicentro de um sismo: (transcreva a opo correcta) a) o local, no interior da Terra, onde o sismo tem origem. b) a zona, superfcie da Terra, onde o sismo sentido com maior intensidade. c) corresponde isossista de menor intensidade. d) denomina-se astenosfera. 6. Observe o esquema da figura 5.

Figura 5 6.1. Indique o nome que se d ao grfico representado na figura. 6.2. Refira o nome do instrumento que fez o registo do grfico representado na figura. 6.3. Indique o nome que se d aos abalos representados pelas letras A e B, respectivamente.
2

6.4. Refira que informaes nos fornecem registos como o representado na figura 5. 7. Refira duas das principais zonas a nvel mundial de maior actividade vulcnica e ssmica.

Cotao das questes:


1.1 5 1.2 4 1.3 4 2 6 2.1 3 3.1 3 4.1 5 4.2 5 4.3 5 4.4 6 4.5 5 4.6 5 4.7 6 4.8 6 5.1 6 5.2 5 6.1 5 6.2 5 6.3 5 7
Total:

100 pts

You might also like