You are on page 1of 3

INTRODUO

O sacerdote , desde a Antiga Aliana, um ser envolto por um destaque todo particular, por estar a servio do Templo, morada de Deus. Os sacerdotes, por meio de um chamado especial, tornam-se representantes oficiais de Deus junto aos homens. A atuao sacerdotal do ministro ordenado requer que este se identifique cada vez mais com Jesus, de quem ele ser representante. funo do sacerdote, continuar a misso santificadora de Jesus, levando as pessoas ao conhecimento do amor misericordioso de Deus. Esta pesquisa reflete com muita humildade, o Sacerdcio Ministerial a luz do Sacerdcio de Cristo. Para isso valeu-se da Sagrada Escritura, fonte primeira do itinerrio sacerdotal ao longo da histria da Salvao, e de estudos referente ao tema abordado, devidamente citados ao longo do presente trabalho. A presena de sacerdotes algo recorrente em toda a Bblia, onde, desde os primrdios, a Sagrada Escritura relata a atividade de homens e mulheres que, como mediadores, proporcionaram uma maior harmonia entre o ser humano e Deus. A histria do povo eleito, marcada pela interveno de grandes sacerdotes que a servio do Templo, alimentaram esperanas, sempre apontando para uma Nova Aliana, um tempo novo. O presente trabalho comea refletindo o sacerdcio no contexto veterotestamentrio, neste perodo que se encontra a fertilidade da ao sacerdotal de Israel. No entanto, esta pesquisa, no tem por interesse um aprofundamento sistemtico do sacerdcio antigo, mas procura demonstrar algumas caratersticas desta atividade, salientando os atributos que evidenciavam o surgimento de um novo modelo de sacerdote. O primeiro captulo organizado em trs partes. A primeira parte percorre alguns pontos da organizao do sacerdcio antigo, tendo como embasamento a tribo de Levi, que possui um dedicado servio ao Templo, onde, por meio de suas prticas rituais, prefiguravam ainda que de modo imperfeito o sacerdcio de Jesus.

Num segundo momento, a pesquisa direcionada para a figura enigmtica de Melquisedeque, presente em Gn 14, 18-20; Sl 110,4 e Hb 7. Ele tido como Sumo Sacerdote, superior ao sacerdcio levtico. O interesse desta monografia neste personagem misterioso se d justamente por causa de seus traos sacerdotais, e tambm, porque, ele foi uma demonstrao perfeita do Sacerdcio de Cristo. Por fim, focalizado o sacerdcio dos levitas em contraste com o Sacerdcio Eteno de Cristo, e a incapacidade do sacerdcio levtico em suplantar a fragilidade humana por meio do oferecimento de sacrifcios. O segundo captulo traz como temtica o Sacerdcio de Cristo no Novo Testamento. Organizado em cinco partes, sendo que, num primeiro momento h uma pertinente reflexo acerca de Zacarias. Ao cumprir o seu ofcio sacerdotal no oferecimento do incenso, Zacarias recebe do anjo o anncio do nascimento do precursor Joo Batista (Lc 1,8-23). Assim, o sacerdcio de Zacarias se coloca como divisor entre o sacerdcio antigo e o Sacerdcio de Jesus, ou seja, o Novo que se inicia com a prtica misericordiosa e integradora de Cristo. Evidencia-se num segundo momento, uma sondagem Carta aos Hebreus, sendo este escrito um importante documento para afirmao do Sacerdcio de Cristo no Novo Testamento. Para o autor de Hebreus: Jesus o Sumo Sacerdote esperado a maneira de Melquisedeque. Os ltimos tpicos do segundo captulo so encaminhados para demonstrar que Jesus por meio de sua Pscoa, extirpa o pecado do mundo, esse feito, pode ser considerado como o pleno cumprimento de suas prerrogativas sacerdotais. Na cruz, Jesus cumpre a sua misso sacerdotal, sendo Ele ao mesmo tempo Sacerdote e Vtima que se proporciona em sacrifcio. Portanto, o oferecimento de Jesus o verdadeiro sacrifcio que concede a todo o gnero humano a salvao. Cristo o Sacerdote Verdadeiro, Ele, que de maneira sublime cumpriu o projeto do Pai por meio de sua ao salvadora. Aos sacerdotes da Nova Aliana, cabe a importante misso de anunciar sacramentalmente a Salvao que emana da Cruz Redentora de Jesus. O terceiro captulo dedicado ao sacerdcio ministerial, que age a luz do sacerdcio de Cristo. Os presbteros encontram em Jesus, o fundamento de suas vocaes.

Jesus Sumo Sacerdote o centro da ao do ministro ordenado. Delineia-se este captulo em quatro partes, comeando pela reflexo acerca do presbtero que por meio do seu ministrio continua vicariamente o Sacerdcio de Cristo. Os ministros ordenados esto unidos a Cristo, de tal modo, que no Sacerdcio de Cristo que eles exercem a funo de oferecer o Sacrifcio da Nova Aliana, em favor do povo de Deus. Portanto, tambm ponderao deste trabalho, a sacramentalidade do ministrio presbiteral. Como sacramento o ministrio sacerdotal deve estar voltado para o servio do Reino de Deus. O atual contexto da Igreja requer do presbtero, que este seja uma pessoa, que esteja disponvel para ir de encontro s diversas realidades do seu ambiente pastoral, para l ser sinal de verdade e amor. A luz do Sacerdcio de Cristo o sacerdcio ministerial da Igreja devotado causa dos marginalizados e excludos. Ao termino do terceiro captulo, feita uma abordagem acerca da ternura e do cuidado pastoral. Neste sentido, esta pesquisa procurou compreender a ao presbiteral como continuao da obra sacerdotal de Cristo, atravs da qual, o sacerdote constantemente convidado a adentrar na mstica da ternura e do cuidado a fim de que seu ministrio seja fecundo e gerador de vida para a Igreja e para o mundo.

You might also like