You are on page 1of 4

Universidade Federal de Sergipe Centro de Cincias Exatas e Tecnologia Departamento de Qumica Disciplina: Temas Estruturadores para o ensino de Qumica

III Professora: Djalma Andrade Alunos: Rosianne Pereira e Tamires Rosa ELABORAO DA UNIDADE TEMTICA 1 IDENTIFICAO: Ttulo: gua e tratamento de gua em Sergipe: estudando reaes qumicas e a separao de Misturas. Tema Estruturador: Transformaes Qumicas Tema Social: gua e tratamento de gua Tempo de execuo: 3 aulas. 2 JUSTIFICATIVA DA OFICINA: (importncia da proposta) As reaes qumicas esto presentes em nosso cotidiano como processos em que substncias (reagentes) produzem outras substncias (produtos) com propriedades diferentes das suas, quando colocadas em contato. Elas ocorrem por causa das colises entre as partculas que interagem (LOPES, 1995; BOSQUILHA, 1999). No processo de tratamento de gua da nossa cidade no poderia ser diferente, existem transformaes qumicas ocorrendo o tempo todo. O tratamento de gua uma realidade extremamente necessria, pois como aponta a Organizao Mundial de Sade (OMS), a gua prpria para consumo humano deve estar em quantidade suficiente e de boa qualidade uma das medidas prioritrias para a sade de uma comunidade. necessrio realizar o controle da qualidade deste recurso natural para que se possa assegurar a sade da populao, pois esta considerada como um veculo de muitas doenas. Utilizando algumas reaes qumicas que ocorrem no processo de tratamento de gua, e utilizando-a como tema gerador, discutiremos o significado das frmulas qumicas, equaes qumicas e a diferena entre reagentes e produtos e conceitos relacionados. 3 PALAVRAS CHAVES: Transformaes qumicas; Reaes Qumicas; Tratamento de gua; gua. 4 EMENTAS: Transformaes Qumicas e Separao de Misturas

Contedos Conceituais Diferenciar Reagentes e Produtos Definir os diferentes tipos de reaes qumicas a partir do tratamento de gua. Distinguir coeficiente estequiomtrico e ndice nas frmulas qumicas. Definir os processos de separao de misturas presentes no tratamento de gua. Correlacionar o tratamento de gua com reaes qumicas a partir de evidncias que garantam a ocorrncia de reaes qumicas: observando no dia a dia. Explicar as propriedades da gua.

Contedos Procedimentais Ministrar aula expositiva sobre o tema. Realizar experimentao investigativa. Aplicar Jogos Didticos: caa palavras e/ ou jogo da velha. Aplicar um questionrio avaliativo.

Contedos Atitudinais Aprimorar observao e deduo. Trabalhar em grupo, participao nos debates. Conscientizao acerca da ocorrncia das reaes qumicas em nosso cotidiano. Compreender a importncia do tratamento de gua para a melhoria da qualidade de vida.

5 OBJETIVOS Objetivo geral: Compreender as transformaes qumicas e sua relao com o tratamento de gua em Sergipe, bem como suas variveis. Compreender os mtodos de separao de misturas e sua importncia para o tratamento de gua em Sergipe. Objetivos especficos: Associar caractersticas, propriedades e mtodos ao estudo de transformaes qumicas. 6 PROCEDIMENTOS DE ENSINO Metodologia: Introduo acerca do tema e sua importncia; Apresentao do tema em slides; realizao de experimentos;

Discusso dos fenmenos observados; Aplicao de jogo didtico; Aplicao de questionrios ps- experimental. Aplicao de questionrio avaliativo.

Recursos: Questionrios, Data show, notebook, pincel e quadro branco (giz e quadro negro), roteiro experimental, jogo didtico, professor e alunos. Materiais e Reagentes: Experimento 1: simulando o tratamento de gua: vidro (como os de maionese ou caf solvel), colher de plstico de sobremesa, sulfato de alumnio (Al2(SO4)3), hidrxido de sdio (soda custica NaOH), areia, filtro de areia e carvo preparado com garrafa pet. Experimento 2: Tipos de reaes qumicas: gua de cal, Batata, gua oxigenada (10 volumes), Soluo aquosa de cloreto de ferro III, Soluo aquosa de hidrxido de sdio, Palito de churrasco, Fsforos, Trs tubos de ensaio, Canudo, Conta-gotas, Pina metlica ou pregador de roupa. Procedimentos: Aula expositiva: Introduo do tema, apresentao de justificativas e levantamento das concepes prvias; Aplicao do questionrio prvio; Desenvolvimento do tema a partir de atividade experimental; Discusso das observaes, questionrio ps-experimental. 7 AVALIAO Avaliao dos questionrios: Anterior e posterior ao procedimento experimental; participao nas discusses geradas na aula expositiva e na experimentao e anlise das tabelas de observao confeccionadas pelos alunos. Avaliao dos contedos conceituais Avaliao das informaes adquiridas pelos alunos ao longo da oficina de modo a relacionlas com o cotidiano, permitindo-lhes a melhoria das suas concepes. Avaliao dos contedos procedimentais Avaliao da autonomia dos alunos durante a explanao e durante as atividades experimentais, como organizao, comparao dos dados, verificao e reviso dos textos, bem como o trabalho em grupo. Avaliao dos contedos atitudinais Observao dos questionamentos dos alunos acerca dos temas sociais e tecnolgicos, com base nas questes apresentadas no decorrer da oficina.

Observao das discusses geradas acerca dos experimentos. Avaliao do trabalho em grupo, bem como concluses dos alunos. 8 REFERNCIAS LOPES. A.R.C. Reaes Qumicas: fenmeno, transformao e representao. Qumica Nova na Escola. N 2 pag. 07-09, Nov.1995. BOSQUILHA, G.E. Minimanual Compacto de Qumica: teoria e prtica. 1 Edio. So Paulo: Rideel, 1999. MORTIMER, E.F. gua = H2O? O significado das Frmulas Qumicas. Qumica Nova na Escola, n 3, MAIO 1996. SANCHES, S.M.; SILVA, C.H.T.P.; VIEIRA, E.M. Agentes Desinfetantes Alternativos para o Tratamento da gua. Qumica Nova na Escola. N 17, maio 2003. QUADROS. A. L. de. A gua como tema gerador do conhecimento qumico. Qumica Nova na Escola, n.20, Nov. 2004 p. 26-31.

You might also like