You are on page 1of 6

Trabalho de Fsica

Ondas Sonoras

Ondas sonoras
As ondas possuem uma propriedade muito conhecida: elas so capazes de transportar energia sem transportar matria. Em outras palavras, em sua propagao, as ondas transportam energia sem carregar os objetos por onde passam. Em Fsica definimos ondas sonoras como sendo ondas mecnicas, pois somente se propagam atravs de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras no podem se propagar no vcuo. No nosso cotidiano mais comum presenciar o som se propagando no ar, mas nada impede que existam ondas sonoras nos lquidos e nos slidos. Alis, o ar no um bom meio de propagao do som. Apesar de fazer com que o som se desloque a uma velocidade relativamente alta de aproximadamente 340 m/s, os lquidos permitem que as ondas se propaguem ainda mais rpidas. Podemos perceber isso quando colocamos a cabea dentro da gua e ouvimos o rudo do motor de um barco com extrema nitidez. Na gua, o som se propaga com uma velocidade de aproximadamente 1450 m/s. Como se formam as ondas sonoras As ondas sonoras so consideradas ondas de presso, ou seja, ondas que se propagam a partir de variaes de presso do meio. Por exemplo, quando um msico bate em um tambor musical, a vibrao da membrana produz alternadamente compresses e rarefaes do ar, ou seja, produz variaes de presso que se propagam atravs do meio, no caso, o ar. Esse tipo de onda denominado onda longitudinal, pois as molculas constituintes do meio se aproximam e se afastam umas das outras de forma alternada. Cada seco do meio atravs do qual passa a onda longitudinal apenas oscila ligeiramente em torno de uma posio de equilbrio, enquanto a onda propriamente dita pode se propagar por grandes distncias. Ao longo da direo de propagao, a menor distncia entre duas regies nas quais o ar est simultaneamente comprimido corresponde ao comprimento de onda da onda sonora. O mesmo se aplica menor distncia entre duas regies nas quais o ar rarefeito. Para a visualizao desse fenmeno, podemos imaginar uma mola em cuja extremidade se faz uma compresso. Essa compresso ir se propagar por toda a mola, fazendo com que ela vibre na mesma direo de propagao do pulso. Observe a figura:

Outro exemplo uma corda de violo que posta para vibrar. Essa vibrao transmitida para as molculas de ar que esto ao redor da corda, que por sua vez passam a vibrar. A vibrao dessas

molculas transmitida para as molculas vizinhas, que por sua vez tambm passam a se propagar para outras molculas vizinhas, e assim sucessivamente. Essa propagao ocorre em todas as direes. Por esse motivo a onda sonora classificada como onda esfrica. Frequncia e velocidade das ondas sonoras Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequncia, desde poucos hertz (como as ondas produzidas por abalos ssmicos), at valores extremamente elevados (comparveis s frequncias da luz visvel). Porm, ns, seres humanos, s conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequncias estejam compreendidas entre 20 Hz e 20.000 Hz, sendo chamadas, genericamente, de sons. Ondas sonoras que possuem frequncia abaixo de 20 Hz so denominadas infrassons e as ondas que possuem frequncia superior a 20.000 Hz so denominadas ultrassons. Existem alguns animais, como o morcego, o cachorro e o gato, que possuem ouvidos sensveis ao ultrassom. J os elefantes e os hipoptamos, por exemplo, possuem ouvidos sensveis ao infrassom. Uma caracterstica do som a sua velocidade de propagao. A velocidade de propagao de uma onda sonora no depende da sua frequncia, mas, sim, exclusivamente, do meio em que ela se propaga. Assim, podemos dizer que, em determinado meio, as ondas sonoras se propagam com a mesma velocidade. Em termos de frequncia, cada onda pode apresentar um nmero especfico. Chamamos de som grave, aquele que emitido por uma fonte sonora que vibra com baixa frequncia e som agudo, o que vibra com uma alta frequncia. Para entender melhor basta perceber a diferena entre a voz masculina (grave) e a voz feminina (agudo). Essa caracterizao em relao frequncia de um som chamada de altura. Timbre a caracterstica sonora que nos permite distinguir sons de uma mesma frequncia, porm emitidos por fontes sonoras conhecidas, permitindo-nos identificar o emissor do som. Intensidade sonora Se observarmos a propagao de uma onda do ponto de vista geomtrico apenas teremos o meio em forma de onda, j ao observa-la do ponto de vista fsico teremos que uma onda basicamente a propagao de energia. A intensidade I de uma onda definida como a mdia no tempo da quantidade de energia que transportada pela onda, por unidade de rea ao logo do tempo.

Assim:

onde P a amplitude de presso,

a densidade mdia do ar e

velocidade da onda sonora. Deve-se notar que a intensidade proporcional ao quadrado da amplitude.

Nvel de Intensidade e volume

Devido grande gama de intensidades as quais o ouvido sensvel, torna-se mais conveniente utilizarmos a escala logartmica para representar o nvel de intensidade sonora ( ).

, onde I0 a intensidade sonora mnima que audvel sendo I0 = 10-12 W/ m2

A unidade de

o decibel (db) que representa um dcimo de bel, unidade adotada em homenagem a

Alexander Graham Bell. Observe o grfico ao lado com valores representativos de alguns produtores de rudos.

O eco

Como uma onda, o som est sujeito aos fenmenos ondulatrios como interferncia, refrao e reflexo. A reflexo sonora percebida atravs de um fenmeno muito curioso conhecido como eco. Para entend-lo, imagine uma pessoa em um salo amplo que bate palmas uma nica vez. Dependendo do tamanho do salo, depois de um curto intervalo de tempo, essa pessoa ser capaz de ouvir esse som de palmas novamente. Isso ocorre porque o som, ao se propagar, acaba encontrando um obstculo. Ao incidir nesse obstculo, o som sofre uma reflexo e volta para a fonte, que nesse caso a pessoa que bateu palmas.

verdade que na maioria das vezes o eco no percebido. Isso acontece por um motivo curioso. Para que o ouvido perceba os dois sons (o incidente e o refletido) de maneira distinta, necessrio que eles estejam separados por um intervalo de tempo de pelo menos um dcimo de segundo. Por isso que foi mencionado que a sala deveria ser ampla.

Com esse intervalo de tempo e considerando que o som se propaga com velocidade de 340 m/s, a distncia mnima existente na sala para se perceber o eco dever ser de 17 m. Observe o quadro abaixo:

V=s /t d=v.t/2 d=17m

V=2d/t d=340.0,1/2

No clculo acima utilizamos a famosa equao de velocidade mdia. Consideramos que, nesse caso, o som se propagou com velocidade constante. Definimos o deslocamento como 2.d, pois estamos considerando a distncia de ida mais a distncia de volta percorrida pela onda sonora. O eco de fundamental importncia para os morcegos. Como so criaturas com grau de visibilidade extremamente limitada, eles conseguem perceber os obstculos sua frente atravs da emisso de ultrassons. Essas ondas, ao baterem nos obstculos, voltam. Pelo intervalo de tempo entre o som emitido e o refletido, os morcegos conseguem perceber a que distncia se encontra dos obstculos.

Bibliografia:

www.infoescola.com www.educacao.uol.com.br www.mundoeducacao.com.br www.brasilescola.com

You might also like