You are on page 1of 14

como se segue: ouro, prata, cobre, hidrognio, nquel, ferro, zinco e mangans, analise as afirmativas abaixo.

Exerccios de Qumica Eletroqumica


1 (Vunesp) A imerso de um fio de cobre num recipiente contendo soluo aquosa de cloreto de mercrio II provoca, depois de algum tempo, o aparecimento de gotculas de um lquido de brilho metlico no fundo do recipiente, e a soluo que era inicialmente incolor adquire colorao azul. explique o que aconteceu do ponto de vista qumico.Escreva a reao do processo, identificando os produtos formados. 2 - (Fuvest) Deixando funcionar uma pilha formada por uma barra de chumbo imersa em uma soluo de Pb(NO3)2 e uma barra de zinco imersa em uma soluo de Zn(NO3)2 separadas por uma parede porosa, aps algum tempo a barra de zinco vai se desgastando e a de chumbo ficando mais espessa, em consequncia da deposio de tomos neutros no incio do de chumbo do experimento, as duas barras apresentavam as mesmas dimenses e o espessamento da barra de chumbo. Qual o sentido do fluxo de eltrons no fio metlico. 3 - Com o passar do tempo, objetos de prata geralmente adquirem manchas escuras que so pelculas de sulfeto de prata (Ag2S) formadas na reao da prata com compostos que contm enxofre encontrados em vrios alimentos. Um dos processos para limpar o objeto escurecido consiste em coloc-lo em um recipiente de alumnio contendo gua e detergente e aquecer at a fervura. O detergente retira a gordura do objeto facilitando a reao do alumnio da panela com o sulfeto de prata, regenerando a prata com seu brilho caracterstico. 2 Al + 3 Ag2S Al2S3 + 6 Ag Sobre o assunto relativo ao texto acima, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas. ( ) A prata ao adquirir manchas escuras sofre oxidao. ( ) Na reao entre alumnio e o sulfeto de prata, o alumnio o nodo do processo. ( ) A prata possui maior potencial de oxidao do que o alumnio. ( ) A presena do detergente na gua diminui o potencial de oxidao do alumnio. ( ) O alumnio menos reativo do que a prata. 4. Pilhas so dispositivos nos quais energia qumica convertida em energia eltrica, atravs de reaes de oxi-reduo. Sendo dada a srie eletroqumica em ordem crescente de reatividade

I. espcies qumicas situadas antes do hidrognio tm carter andico em relao as que os seguem; II. a maior diferena de potencial (ddp) na srie dos elementos zinco e mangans; III. a energia qumica da pilha Zn-Ni maior do que da pilha Zn-Fe. Dentre as afirmativas acima marque a opo correta: a) apenas I verdadeira; b) apenas II verdadeira; c) I e II so verdadeiras; d) II e III so verdadeiras; e) apenas III.

5. (FUVEST) I e II so equaes de reaes que ocorrem em gua, espontaneamente, no sentido indicado, em condies padro. I. Fe + Pb2+ Fe+2 + Pb II. Zn + Fe2+ Zn2+ + Fe Analisando tais reaes, isoladamente ou em conjunto, pode-se afirmar que, em condies padro, a) eltrons so transferidos do Pb2+ para o Fe. b) reao espontnea deve ocorrer entre Pb e Zn2+. c) Zn2+ deve ser melhor oxidante do que Fe2+. d) Zn deve reduzir espontaneamente Pb2+ a Pb. e) Zn2+ deve ser melhor oxidante do que Pb2+.

6. Uma clula eletroltica foi construda utilizando-se 200 mL de uma soluo aquosa 1,0 mol/L em NaCl com pH igual a 7 a 25 C, duas chapas de platina de mesmas dimenses e uma fonte estabilizada de corrente eltrica. Antes de iniciar a eletrlise, a temperatura da soluo foi aumentada e mantida num valor constante igual a 60 C. Nesta temperatura, foi permitido que corrente eltrica flusse pelo circuito eltrico num certo intervalo de tempo. Decorrido esse intervalo de tempo, o pH da soluo, ainda a 60 C, foi medido novamente e um valor igual a 7 foi encontrado. Levando em considerao os fatos mencionados neste enunciado e sabendo que o valor numrico da constante de dissociao da gua (Kw) para a temperatura de 60 C igual a 9,6 x 1014, correto afirmar que: a) o carter cido-base da soluo eletroltica aps a eletrlise neutro.

1|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

b) o carter cido-base da soluo eletroltica aps a eletrlise alcalino. c) a reao andica predominante aquela representada pela meia-equao: 4OH (aq) 2H2O(l) + O2(g) + 4e (CM).

que o potencial padro de reduo para o alumnio (Al3+ para Al0) de 1,66 V e, para o cobre (Cu2+ para Cu0), de + 0,34 V, julgue os itens a seguir. ( ) A gua contendo sais de cobre acarretar a corroso da tubulao de alumnio do trocador de calor. ( ) Na pilha eletroqumica formada, o cobre o agente redutor.

d) a reao catdica, durante a eletrlise, aquela representada pela meia-equao: Cl2(g) + 2e (CM) 2Cl (aq). e) a reao andica, durante a eletrlise, aquela representada pela meia-equao: H2(g) + 2OH(aq) 2H2O(l) + 2e(CM).

( ) Se a tubulao do trocador fosse feita de cobre, e a gua de refrigerao contivesse sais de alumnio, no haveria formao de pilha eletroqumica entre essas espcies metlicas. ( ) O valor, em mdulo, do potencial padro para a pilha eletroqumica formada igual a 1,32 V.

7. A partir dos dados a seguir, assinale o que for correto: I. I2(aq) colorido; I (aq) incolor II. Zn2+ (aq) + 2e Zn(s) Eo = 0,76 V III. I2(aq) + 2e 2I (aq) Eo = + 0,54 V IV. Ni2+(aq) + 2e Ni(s) Eo = 0,20 V V. ClO + H2O + 2e Cl (aq) + OH (aq) Eo = + 0,84 V VI. Ag+(aq) + e Ag(s) Eo = + 0,80 V VII. 2H+ (aq) + 2e H2(g) Eo = 0,00 V 01. A colorao de uma soluo de iodo desaparece com a adio de Zn metlico a essa soluo. 02. Quando se adiciona Ag metlica a uma soluo de iodo, a colorao da soluo no desaparece. 04. Quando se adiciona Ni metlico a uma soluo de iodeto, a soluo permanece incolor. 08. Quando se adiciona Ag metlica a uma soluo de iodeto, a soluo fica colorida. 16. Quando se adiciona Ni metlico a uma soluo de iodo, a colorao no desaparece. 32. Ao ser adicionada, uma soluo de iodeto, uma soluo de alvejante domstico soluo de Hipoclorito (ClO) , a soluo resultante colorida. D, como resposta, a soma das afirmativas corretas. 08. Alguns trocadores de calor utilizam tubos de alumnio por meio dos quais passa a gua utilizada para a refrigerao. Em algumas indstrias, essa gua pode conter sais de cobre. Sabendo

09. Uma das grandes preocupaes das entidades esportivas diz respeito ao estado de deteriorao dos estdios, provocado pelo fenmeno espontneo da corroso. Sabendo-se que entre os fatores que favorecem a velocidade de desgaste dos materiais, como o concreto e os ferros de suas armaduras, podem ser citadas a temperatura, a umidade relativa do ar, o grau de insolao e o teor de cloreto. Analise as afirmativas abaixo e marque a opo correta. a) num processo espontneo, a variao de entropia menor do que zero; b) quanto maior a temperatura, maior a corroso, por ser maior a energia de ativao; c) uma alta umidade relativa do ar favorece a formao de eletrlito de uma clula eletroqumica; d) a clula eletroqumica espontnea da corroso da armadura do concreto de natureza eletroltica; e) quanto maior a concentrao de cloreto, maior a velocidade de reduo do ferro.

10. Considere o sistema eletroltico composto por uma soluo aquosa de Cu(NO3)2 (0,10 mol L1) e por dois eletrodos que no sofrem modificaes ao longo da eletrlise. Suponha que uma corrente i passa por este sistema em um intervalo de tempo igual a t, provocando a eletrodeposio de x mols de cobre metlico em um dos eletrodos. Considere ainda que este sistema obedece lei de Faraday (Q = n . Z . F) e que Q= i . t, onde: Q = carga eltrica total utilizada na eletrlise; n = quantidade de matria do produto (expressa em mol) que gerado na eletrlise; Z = nmero de eltrons transferidos por mol de produto obtido na eletrlise;

2|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

F = constante de Faraday. Com base nas informaes acima e supondo-se que a lei de Faraday seja obedecida em sistemas anlogos, correto afirmar: ( ) Se o intervalo de tempo t fosse dobrado e a corrente i fosse diminuda pela metade, a quantidade de cobre depositada cairia pela metade. ( ) Se a soluo aquosa de Cu(NO3)2 fosse substituda por uma soluo aquosa de AgNO3, de igual concentrao, mantendo-se a corrente i e o intervalo de tempo t inalterados, haveria a deposio de 2x mol de prata metlica. ( ) Se a corrente i e o intervalo de tempo t fossem dobrados, a massa de cobre eletrodepositado tambm seria aumentada em duas vezes. ( ) O cobre metlico seria depositado sobre o ctodo, onde ocorre um processo de reduo. ( ) Se a soluo de Cu(NO3)2 fosse substituda por uma soluo aquosa de Cr(NO3)3, de igual concentrao, mantendo-se a corrente i e o intervalo de tempo t inalterados, haveria a deposio de 1,5x mol de cromo metlico. ( ) A constante de Faraday igual a carga de um mol de eltrons. ( ) O processo de eletrlise ocorre espontaneamente. 11. (UnB) Representa-se a obteno de ferro gusa pela equao abaixo. Identificando o estado de oxidao das substncias envolvidas nessa reao, julgue os itens que se seguem. 2Fe2O3(S) + 6C(S) + 3O2(g) + 4Fe(S) + 6CO2(g) a) Os tomos de Fe do Fe2O3 sofreram reduo. b) Na reao, o gs oxignio (O2) atua como redutor. c) O estado de oxidao +4 do tomo de carbono no CO2 indica que tal substncia inica. d) Nessa reao, o nmero total de eltrons dos reagentes igual ao nmero total de eltrons dos produtos. 12. (UFMG) Considere o seguinte quadro, que mostra o resultado de reaes entre metais e solues aquosas de ons metlicos. O sinal + indica que a reao ocorreu, e o sinal indica que no se observou reao. Metal Pb Soluo Pb2+ Cu
2+

Zn2+ Ag+

Da anlise do quadro, conclui-se que a afirmativa errada : a) Dentre os metais, o zinco o que se oxida mais facilmente. b) Dentre os ons, Ag+ o que se reduz mais facilmente. c) Os ons metlicos no so capazes de oxidar a prata. d) O chumbo um redutor mais forte que o cobre. e) O on Cu2+ e um oxidante mais fraco que Zn2+. 13. Quem no ouviu o slogan da propaganda de uma marca de pilhas: Ray-o-vac, as amarelinhas. Uma pilha um dispositivo no qual ocorre uma reao qumica do tipo oxireduo, ou seja, uma reao que ocorre de maneira espontnea e com variao de nox. Sobre as reaes de oxireduo e a variao de nox dos elementos qumicos, julgue os itens. a) O nox uma entidade imaginria associada ao nmero de eltrons recebidos ou perdidos por um tomo, quando todas as ligaes qumicas da espcie qumica da qual ele participa so rompidas. b) Em uma pilha Ray-o-vac, na reao de oxireduo, o oxidante fornece eltrons ao redutor. c) A reao: 2NH3 3H2 + N2 uma reao de oxi-reduo na qual o NH3 o agente oxidante e redutor ao mesmo tempo. d) Mn2+(aq) + 2e- Mn(s) representa uma semireao de reduo. 14. (UFG) Muitos dos termos que os qumicos utilizam, tais como nion, ction, eletrodo e eletrlito, foram introduzidos por M. Faraday, um pesquisador bastante influente na histria da Qumica. Sobre estes termos correto afirmar: (01)nions so ons negativo e ctions so ons positivos; (02)ctions e nions ligam-se por ligaes covalentes; (04)eletrlitos so substncias que em soluo aquosa conduzem corrente eltrica; (08)solues eletrolticas so obtidas pela dissoluo de compostos moleculares; (16)nodo o eletrodo, de uma clula eletroqumica, onde ocorre a oxidao; (32)potencial padro de eletrodo o potencial, em volts,

Cu

Zn

Ag

+ +

3|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

correspondente semi-reao de reduo.

base de ferro metlico porque inibe acentuadamente a corroso do Fe. d) Gases dissolvidos como H2S diminuem a taxa de corroso do Fe porque aumentam a concentrao de H+ do meio. e) Eletrlitos do tipo NaCl aceleram o processo corrosivo porque aumentam a condutividade eltrica da soluo, que fundamental ao mecanismo eletroqumico de corroso: Fe(s) Fe2+(aq) + 2e1/2O2(g) + H2O + 2e- 2OH17. (UnB) Por meio de um teste simples, constatou-se que uma amostra de um certo material estava com sal de mercrio (II) (Hg2+). O teste foi realizado da seguinte maneira: misturou-se um fio de cobre polido, que ficou revestido por uma camada muito fina de mercrio metlico (Hg). Julgue os itens. a) O teste no envolve fundamentos de eletroqumica. b) A reao qumica que ocorreu pode ser representada pela equao: Hg2+(aq) + Cu
(s)

15. (Unip) Objetos de ferro ou ao podem ser protegidos da corroso de vrios modos: I) Cobrindo a superfcie com uma camada protetora. II) Colocando o objeto em contato com um metal mais ativo, como zinco. III) Colocando o objeto em contato com um metal menos ativo, como cobre. So corretos: a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas I e III.

Hg(l) + Cu2+(aq) agente

16. (U.F.Uberlndia) Os materiais metlicos em contato podem sofrer corroso dependendo das vrias substncias (materiais em suspenso, gases ou sais dissolvidos) que podem estar contaminando a mesma. Com respeito ao processo de corroso em meio aquoso, assinale a alternativa correta: Dados: Fe2+(aq) + 2eH+(aq) + eCu2+(aq) + 2e Fe(s) 1/2H2(s) Cu(s) E = -0,44 V E = 0,00 V E = +0,34 V 2OH-(aq) E = 0,40 V

c) ction Hg2+ sofreu reduo e , portanto o oxidante

d) O mercrio metlico um lquido prateado, denso e venenoso.

18. (Fuvest) Panelas de alumnio so muito utilizadas no cozimento de alimentos. Os potenciais de reduo (E) indicam ser possvel a reao deste metal com gua. A no ocorrncia dessa reao atribuda presena de uma camada aderente e protetora de xido de alumnio formada na reao do metal com o oxignio do ar. a) Escreva a equao balanceada formao da camada protetora. que representa a

1/2O2(g) + H2O + 2e- Fe3+(aq) + e

Fe2+(aq)

E = +0,70 V

a) Gases dissolvidos como O2 contribuem para diminuir a taxa de corroso do Fe metlico, ao contrrio do observado para materiais base de alumnio e cromo. b) A presena de eletrlitos do tipo FeCl3 contribui para diminuir a taxa de corroso devido s reaes. Fe(s) Fe3+
(aq)

b) Com os dados de E, explique como foi feita a previso de que o alumnio pode reagir com gua. Dados: Al3+ + 3e- Al 2H2O + 2e- = H2 + 2OHE = -1,66 E = -0,83

Fe2+(aq) + 2e-

+ e- Fe2+(aq)

c) O cobre pode ser usado para revestimento de materiais

19. (Unicamp) Um corpo metlico quando exposto ao ar e umidade pode sofrer um processo de corroso (oxidao), o que pode deix-lo imprprio para a funo a que se destinava.

4|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

a) Uma das formas de se minimizar esse processo a proteo catdica: prende-se um metal de sacrifcio no corpo que se deseja proteger do processo de oxidao. Suponha que voc deseja fazer a proteo catdica de uma tubulao em ferro metlico. Qual das substncias da tabela a seguir voc usaria? Justifique. Potenciais padro de reduo Semi-reao de reduo F2(g) + 2e- = 2F-(g) Br2(g) + 2e- =2Br-(aq) Ag+(aq) + e- = Ag(s) Cu2+ (aq) + 2 e- = Cu(s) Ni2+ (aq) + 2 e- = Ni(s) Fe2+ (aq) + 2 e- = Fe(s) Mg2+(aq) + 2 e- = Mg(s) E / volts + 2,87 + 1,08 + 0,80 + 0,34 - 0,25 - 0,44 -2,37 4) Prego limpo e polido envolvido em uma tira de estanho e imerso em gua aerada. 3) Prego limpo e polido envolvido por uma tira de magnsio e imerso em gua aerada. 2) Prego limpo e polido recoberto com graxa imerso em gua aerada.

(formao de um filme fino de uma substncia slida com colorao marrom alaranjada).

No h alterao perceptvel com o passar do tempo.

Com o passar do tempo observa-se a precipitao de grande quantidade de uma substncia branca, mas a superfcie do prego continua aparentemente intacta. Com o passar do tempo surgem sinais de aparecimento de ferrugem ao longo do prego.

a) Escreva as equaes qumicas balanceadas para a(s) reao(es) observada(s) nos experimentos 1, 3 e 4, respectivamente. b) Com base nas observaes feitas, sugira duas maneiras diferentes de evitar a formao de ferrugem sobre o prego. c) Ordene os metais empregados nos experimentos descritos na tabela segundo o seu poder redutor. b) Uma outra forma de evitar a corroso a galvanizao: deposita-se sobre o corpo metlico uma camada de um outro metal que o proteja da oxidao. Das substncias da tabela anterior, qual voc usaria para galvanizar uma tubulao de ferro metlico? Justifique. 20. (ITA) A tabela a seguir mostra as observaes feitas, sob as mesmas condies de presso e temperatura, sobre pregos de ferro limpos e polidos em diferentes meios:

21. (PUC-SP) As pilhas de nquel-cdmio tm sido muito usadas na construo de baterias empregadas como fonte de energia, tanto em pequenos aparelhos (calculadoras, brinquedos, telefones sem fio, etc.) como, at mesmo, em satlites espaciais. Semi-reaes, que possivelmente ocorrem nesse tipo de pilhas alcalinas, esto representadas a seguir:

Corroso do ferro em gua aerada Sistema inicial Observaes durante os experimentos Com o passar do tempo surgem sinais de aparecimento de ferrugem ao longo do prego

Cd + 2OH- Cd(OH)2 + 2e2Ni(OH)3 + 2e- 2Ni(OH)2 + 2OH-

1) Prego limpo e polido imerso em gua aerada.

Assinale a alternativa incorreta. a) O G do processo negativo. Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

5|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

b) O cdmio o plo negativo da pilha. c) O Ni(OH)3 constitui o ctodo da pilha. d) O Cd o agente redutor e seu nmero de oxidao aumenta de 0 para +2 no processo direto. e) Os eltrons fluem do eletrodo de Ni(OH)3 para o eletrodo de cdmio.

25. (Unicamp) Uma alternativa promissora para os motores de combusto so as celas de combustvel que permitem, entre outras coisas, rendimentos de at 50% e operao em silncio. Uma das promissoras celas de combustvel a de hidrognio, mostrada no esquema a seguir:

22. (Fuvest) Numa pilha do tipo comumente encontrado nos supermercados, o plo negativo constitudo pelo revestimento externo de zinco. A semi-reao que permite ao zinco funcionar como plo negativo : a) Zn+ + e- Zn b) Zn2+ + 2e- Zn c) Zn Zn+ + ed) Zn Zn2+ + 2ee) Zn
2+

Nessa cela, um dos compartimentos alimentado por hidrognio gasoso e o outro, por oxignio gasoso. As semireaes que ocorrem nos eletrodos so dadas pelas equaes: nodo: H2(g) = 2H+ + 2e+

+ Zn 2Zn

Ctodo: O2(g) + 4H+ + 4e- = 2 H2O a) Por que se pode afirmar, do ponto de vista qumico, que essa cela de combustvel no-poluente? b) Qual dos gases deve alimentar o compartimento X? Justifique. c) Que proporo de massa entre os gases voc usaria para alimentar a cela de combustvel? Justifique.

23. (Fuvest) Considere os seguintes potenciais padres de reduo: Semi-reao Ce4+ + 1e- Ce3+ Sn4+ + 2e- Sn2+ Potencial(volt) +1,61 +0,15

a) Representar a reao que ocorre numa soluo aquosa que contenha essas espcies qumicas, no estado padro. b) Na reao representada, indicar a espcie que age como oxidante e a que age como redutora.

26. (UFMG) Solues de mesma concentrao em mol/L de cido actico e cido perclrico foram eletrolisadas durante o mesmo tempo pela bateria. Nos circuitos estavam intercaladas lmpadas iguais, como mostrado nas figuras.

24. (Fuvest) Considerando os seguintes dados: Semi-equao do eletrodo Cl2(g) + e- Cl-(aq) H+(aq) + e- H2(g) E reduo (volt) + 1,36 zero

Descreva a equao qumica completa do processo de descarga que se efetua na pilha constituda por esses dois eletrodos, no estado padro.

6|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

Com relao a esses sistemas, todas as afirmativas esto corretas, exceto: a) A massa de oxignio produzida em I menor do que a produzida em II. b) A reao qumica que ocorre em I e II de oxi-reduo. c) O brilho da lmpada mais intenso em II do que em I. d) O gs hidrognio produzido no ctodo de I e II. e) O nmero de ons presentes na soluo A o mesmo que na soluo B. a) Os plos da bateria foram indicados na figura pelos nmeros 1 e 2. Qual deles o +, e qual o ? Justifique. b) Por que a soluo da bateria adquire colorao azul? c) Qual o gs liberado em um dos fios do cobre? Equacione a reao na qual ele se forma.

29. (ITA) Considere uma clula eletroltica, contendo uma soluo aquosa 0,10 molar1 de NaCL, ligada a uma fonte externa, conforme o esquema a seguir.

27. (Unicamp) Um processo de purificao de cobre metlico consiste em se passar uma corrente eltrica por uma soluo aquosa de sulfato de cobre II, de cor azul, durante um determinado intervalo de tempo. Nessa soluo so mergulhados dois eletrodos de cobre metlico, sendo um de cobre impuro. No transcorrer do processo o cobre metlico vai se depositando sobre um dos eletrodos, ficando livre das impurezas. O desenho a seguir mostra esquematicamente a situao no incio do processo. Quais das afirmaes seguintes so corretas? I) No eletrodo de grafite ocorre uma reduo.. II) Uma semi-reao catdica possvel : 2H2O(l) + 2e H2(g) + 2OH(aq). III) A semi-reao Fe(s) Fe2+(aq) + 2e uma das semireaes que podem ocorrer no eletrodo da direita. a) Em qual dos eletrodos, A ou B, se depositar cobre metlico purificado? b) A intensidade da cor azul diretamente proporcional concentrao de Cu2+ na soluo. Com base nesta informao e no processo de purificao acima descrito, responda se ao final do experimento a intensidade da cor azul ter aumentado, permanecido igual ou diminudo em relao cor inicial. Justifique. 28. (Cesgranrio) Para identificar os plos (+) e () de uma bateria de automvel (acumulador de chumbo), um eletricista executa uma teste prtico, baseado em noes de eletroqumica, ilustrado no esquema a seguir: IV) Em virtude da eletrlise, o pH da soluo ir aumentar. V) O eletrodo de grafite ir perder peso e nele haver formao de CO2(g). 30. (ITA) Uma clula eletroqumica foi construda utilizando-se 200 mL de uma soluo aquosa 1,0 mol/L em NaCl com pH igual a 7 a 25C, duas chapas de platina de mesmas dimenses e uma fonte estabilizada de corrente eltrica. Antes de iniciar a eletrlise, a temperatura da soluo foi aumentada e mantida num valor constante igual a 60C. Nesta temperatura, foi permitido que a corrente eltrica flusse pelo circuito eltrico num certo intervalo de Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

7|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

tempo. Decorrido esse intervalo de tempo, o pH da soluo, anda a 60C, foi medido novamente e um valor igual a 7 foi encontrado. Levando em considerao os fatos mencionados neste enunciado e sabendo que o valor numrico da constante de dissociao da gua (Kw) para a temperatura de 60C igual a 9,6 . 10-14 igual a, correto afirmar que: a) o carter cido-base da soluo eletroltica aps a eletrlise neutro. b)o carter cido-base da soluo eletroltica aps a eletrlise alcalino. c) a reao andica predominante aquela representada pela meia-equao: 4OH-(aq) 2H2O(l) + O2(g) + 4ed) a reao catdica, durante a eletrlise, aquela representada pela meia-equao: Cl2(g) + 2e- 2Cl-(aq) e) a reao andica, durante a eletrlise, aquela representada pela meia-equao: H2(g) + 2OH-(aq) 2H2O(l) + 2eConsidere as seguintes informaes, todas corretas, referentes a procedimentos experimentais (I, II, III e IV), que podem ser empregados para obteno de cobre puro, o mais rapidamente possvel, a partir de placas de circuito impresso. I. Ao mergulhar uma mistura de cobre e polmero em cido ntrico, o cobre reage formando uma soluo aquosa de nitrato cprico. O polmero se mantm intacto. II. Limpando-se a placa e depois a quebrando em pequenos fragmentos, obtm-se um material com maior superfcie de contato e que, portanto, reage mais rapidamente. III. Submetendo-se uma soluo de nitrato cprico eletrlise, forma-se cobre metlico puro. IV. Filtrando-se uma mistura de polmero e soluo de nitrato cprico, a soluo passa pelo filtro, mas o polmero fica retido. Com base nessas informaes, pode-se concluir que, para se obter cobre puro a partir de placas de circuito impresso usadas, devem-se realizar esses procedimentos na seguinte ordem: A) II I IV III. B) III II IV I. C) I III II IV. D) III IV II I. E) II IV I III.

31. Baterias de nquel-hidreto metlico, MH, so empregadas em aparelhos eletrnicos como telefones, mquinas fotogrficas etc. Considere que a reao global desse tipo de bateria seja MH + NiO(OH) = M + Ni(OH)2 com uma diferena de potencial de sada de 1,35V. Teoricamente, a tenso mnima, em volts, que se deve aplicar para recarregar essa bateria de A) -0,5 B) -1,0 C) +0,5 D) +1,0 E) +1,5

33. Um estudante resolveu folhear sua chave com prata, utilizando a seguinte montagem:

32. Praticamente todos os aparelhos eletrnicos contm uma ou mais placas de circuito impresso, nas quais so soldados os componentes. As trilhas metlicas dessas placas so de cobre, como mostra a figura a seguir.

Nessa clula, a chave corresponde ao:

8|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

A) anodo, que o plo positivo. B) anodo, que o plo negativo. C) catodo, que o plo positivo. D) catodo, que o plo negativo. E) ctodo, onde ocorre a oxidao.

reduo do cobre e do hidrognio so respectivamente 0,34 Volts e 0,00 Volts. A) A reao produz corrente eltrica. B) A reao no ocorre espontaneamente. C) A reao ocorre nas pilhas de Daniell. D) O cobre o agente oxidante.

34. A eletrlise gnea do cloreto de sdio resulta em sdio metlico e gs cloro. Nesse processo, cada on A) cloreto recebe um eltron. B) sdio recebe dois eltrons. C) sdio recebe um eltron. D) sdio perde um eltron. E) cloreto perde dois eltrons.

E) O hidrognio sofre oxidao.

37. Com relao aos processos eletrolticos, assinale a alternativa incorreta. A) A eletrlise, ao contrrio das pilhas, sempre um processo no espontneo. B) S se possvel obter gs cloro (Cl2) a partir da eletrlise gnea do NaCl. C) A quantidade dos produtos obtidos pela eletrlise depende do tempo e da corrente eltrica aplicadas no processo. D) Para se reduzir um mol de prata (Ag+) necessrio um mol de eltrons. E) O plo positivo denominado nodo, e o plo negativo o ctodo.

35. Os principais fenmenos estudados pela eletroqumica so a produo de corrente eltrica, atravs de uma reao qumica (pilha), e a ocorrncia de uma reao qumica, pela passagem de corrente eltrica (eletrlise). Com relao a esses fenmenos, analise as proposies abaixo. I. As pilhas comuns so dispositivos que aproveitam a transferncia de eltrons em uma reao de oxirreduo, produzindo uma corrente eltrica, atravs de um condutor. II. Em uma pilha a energia eltrica convertida em energia qumica. III. O fenmeno da eletrlise basicamente contrrio ao da pilha, pois enquanto na pilha o processo qumico espontneo E > 0, o da eletrlise no-espontneo E < 0. Assinale a alternativa correta. (A) Somente a proposio II verdadeira. (B) Somente as proposies I e II so verdadeiras. (C) Somente as proposies I e III so verdadeiras. (D) Somente a proposio I verdadeira. (E) Todas as proposies so verdadeiras.

38. Dados: - o indicador fenolftalena incolor em pH < 8 e rosa em pH acima de 8. - o amido utilizado como indicador da presena de iodo em soluo, adquirindo uma intensa colorao azul devido ao complexo iodo-amido formado.

36. Dada a reao Cu + 2HCl CuCl2 + H2 , assinale a afirmativa correta sabendo-se que os potenciais-padro de

9|Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br


Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

Um experimento consiste em passar corrente eltrica contnua em uma soluo aquosa de iodeto de potssio (KI). O sistema est esquematizado a seguir. Para auxiliar a identificao dos produtos so adicionadas, prximo aos eletrodos, soluo alcolica de fenolftalena e disperso aquosa de amido. Sobre o experimento incorreto afirmar que A) haver formao de gs no eletrodo B. B) a soluo ficar rosa prximo ao eletrodo A. C) no eletrodo B ocorrer o processo de oxidao. D) o eletrodo A o ctodo do sistema eletroltico. E) a soluo ficar azul prximo ao eletrodo B. A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria estabelece normas rgidas que permitem o emprego de hipoclorito de sdio (NaClO) e do cido hipocloroso (HClO) no tratamento de gua. A produo do hipoclorito de sdio feita borbulhando-se gs cloro em uma soluo aquosa de hidrxido de sdio. A reao do processo Cl2(g) + 2NaOH(aq) NaClO(aq) + NaCl(aq) + H2O(l) O cido hipocloroso, cido fraco com constante de dissociao 3 x 10-8 a 20oC, pode ser formado pela reao do cloro e gua: Cl2(g) + H2O(l) HClO(aq) + HCl(aq) Em relao ao processo eletroltico para a produo de cloro e soda, correto afirmar que A) os ons Na+ e as molculas de H2O migram atravs da membrana na direo do anodo. B) forma-se gs hidrognio no catodo e gs cloro no anodo. C) no catodo, formado o gs cloro atravs do recebimento de eltrons. 40. Em 2005, a produo brasileira de cloro (Cl2) e de soda (NaOH) atingiu a ordem de 1,3 milhes de toneladas. Um dos processos mais importantes usados na produo destas substncias baseado na eletrlise da salmoura (soluo saturada de cloreto de sdio), empregando-se uma cuba eletroltica formada por dois compartimentos separados por uma membrana polimrica, semipermevel. Alm do cloro e da soda, forma-se gs hidrognio. Reao global: D) os eltrons migram, atravs de contato eltrico externo, do plo negativo para o plo positivo da clula. E) para cada mol de gs hidrognio formado, necessrio um mol de eltrons.

39. Contra o monoplio do sal, decretado pelo governo britnico, Mahatma Ghandi mobilizou o povo para a Marcha do Sal, em 1930, que durou semanas de caminhada. Ao chegarem ao mar, Ghandi conclamou o povo indiano a no mais respeitar o monoplio do sal e a boicotar as mercadorias inglesas, marcando, assim, o Movimento de Desobedincia Civil (1930-34). O sal mencionado no Texto o cloreto de sdio. Sobre esse sal, CORRETO afirmar que A) bastante solvel em solventes apolares. B) pode produzir NaOH em uma eletrlise gnea. C) possui caractersticas essencialmente moleculares em fase slida. D) possui o on cloreto que, ao ser formado em fase gasosa, libera energia. E) formado a partir da combinao de um metal alcalino e um elemento de transio.

41. (UFSC) Uma notcia circula na Internet, por emails e fruns, sobre como seria possvel enganar o bafmetro ingerindo-se uma mistura de coca-cola e gelo momentos antes de passar pelo teste do assopro. Seria possvel confundir o aparelho com esta ingesto

2NaCl(aq) + 2H2O(l) 2NaOH(aq) + H2(g) 10 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

j que a mistura promove a liberao de hidrognio, confundindo o sistema. Mesmo que voc tenha ingerido uma grande quantidade de bebida alcolica, continua a notcia, o teste vai dar negativo ou abaixo dos 0,02 mg/L. A explicao a seguinte: Isto acontece pelo fato de o hidrognio liberado pelo gelo anular a maior parte da associao do lcool no ar do seu pulmo. Esta dica velha e foi descoberta por estudantes de qumica americanos que tiveram que enfrentar o mesmo tipo de punio nos anos 70 e 80. A coca-cola, para que serve? Poxa, voc no vai querer ser parado com um copo de whisky com gelo. Ento, bota qualquer refrigerante, menos gua, pois demora mais para retirar o hidrognio do gelo. (Disponvel em: http://<www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ ult306u430605.shtml> Acesso em: 07 ago. 2008.) Considerando os textos acima e de acordo com o seu conhecimento qumico, assinale a(s) proposio(es) correta(s): 01. A informao verdadeira porque, ao fundir, o gelo libera o hidrognio presente na molcula de gua. 02. Na eletrlise da gua acidulada, no eletrodo positivo, obtm-se um gs que apresenta como uma de suas propriedades ser combustvel. 04. O hidrognio pode ser obtido quando se passa uma corrente eltrica (eletrlise) na gua acidulada por cido sulfrico, atravs da seguinte equao global: 2H2O(l) 2H2(g) + O2(g). 08. 0,02 mg/L significa que a massa do etanol de 0,02 mg em cada litro de ar expirado. 16. O hidrognio, por ser um comburente, poder causar uma exploso quando a pessoa expirar prximo de uma chama. 32. A informao incorreta, pois impossvel liberar hidrognio nas condies citadas acima.

gs oxignio forma ons xido. Os produtos que se originam nos dois diferentes eletrodos reagem para formar gua. a) Considerando-se as informaes do texto, escreva a equao qumica da semirreao de oxidao que ocorre nessa cela eletroqumica. b) Que massa de gs hidrognio deve ser transformada na cela eletroqumica para que, no funcionamento do nibus, haja uma liberao de 38,0 MJ? Dado: entalpia de formao da gua = 242 kJ mol1.

44. (UFC) Revestimento metlico de zinco sobre ferro obtido pela reduo de ons Zn2+ a partir da eletrlise de uma soluo aquosa contendo estes ons. a) Considerando que ferro e zinco formam um par galvnico, indique, a partir dos valores de potencial padro de eletrodo, fornecidos a seguir, que metal atuar como nodo e que metal atuar como ctodo neste par galvnico. Justifique sua resposta em funo dos valores de potencial padro de eletrodo fornecidos. Dados: Zn2+(aq) + 2e Zn(s) E = 0,76 V Fe2+ (aq) + 2e Fe(s) E = 0,44 V b) Considerando que, em uma clula eletroltica, a intensidade de corrente eltrica para a reduo de ons Zn2+ varia com o tempo, de acordo com o grfico abaixo, determine o nmero de moles de zinco metlico reduzido sobre ferro. Dado: Assuma que um mol de eltrons corresponde a uma carga de 96.500 C.

42. (UFMS) Sabendo-se que, num sistema eletroqumico, a carga Q (Coulombs) obtida pelo produto da corrente i (Ampere) pelo tempo t (segundos), e que a passagem de 1 mol de eltrons numa galvanoplastia produz 1 Faraday de carga (96500 Coulombs), calcule a massa de prata metlica, em gramas, que ser depositada no ctodo, pela passagem de 19,3 A de corrente, durante 1 hora 23 minutos e 20 segundos, numa soluo aquosa contendo ons Ag +. 43. (Unicamp) A Revista no160 traz um comentrio sobre um nibus montado no Brasil que tem como combustvel o gs hidrognio. Resumidamente, explica-se que no nibus existem celas eletroqumicas formadas por um conjunto de placas (eletrodos) e uma membrana polimrica chamada membrana de troca de prtons. Em um tipo de eletrodo, o hidrognio quebrado (aspas nossas) e eltrons so liberados, gerando uma corrente eltrica em direo ao outro tipo de eletrodo, onde o 45. (UFFRJ) A Honda inaugurou, em junho de 2008, uma linha de montagem de carros movidos a hidrognio. O Hidrognio reage com o Oxignio atravs de uma clula combustvel (pilha) que mantm os gases separados por uma membrana semipermevel, evitando reaes violentas. Assim, a reao ocorre espontaneamente de forma controlada, gerando calor. Esse calor convertido em eletricidade, armazenada numa bateria que alimenta o motor do veculo.
Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

11 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r

As clulas combustveis tm a vantagem de ser altamente eficientes, pouco poluentes e portteis. A desvantagem o seu custo. Quando, em 1879, o alemo Karl Benz inventou o motor de combusto interna, as clulas combustveis j tinham sido inventadas por William Grove h 40 anos. Entretanto, somente em 1960 essa tecnologia foi utilizada pela NASA a fim de fornecer energia e gua s misses Apollo e agora passou a ser usada pela Honda.

Com base no diagrama da clula combustvel, podese afirmar que: a) nessa clula, as polaridades do nodo e do ctodo so negativa e positiva, respectivamente; b) o produto da reao a gua, cujas molculas formam ngulos de ligao de 180; c) a reao global dessa clula a soma da oxidao do Hidrognio e da reduo do Oxignio; d) o produto da reao eletroqumica a gua, que formada por ligaes inicas; e) a relao molar entre H2 e O2 na equao equilibrada de um mol de H2 para um mol de O2.

12 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r
Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

A anlise dos potenciais revela que quando o alumnio reage espontaneamente com a gua ele oxida, logo, a reao representada anteriormente espontnea.

GABARITO
1 HgCl2 + Cu = Hg(l) + CuCl2 ou Hg2+(aq) + Cu = Hg(l) + Cu2+ (aq)

19. a) Magnsio, pois possui menor potencial de reduo o que indica maior facilidade de oxidar que o ferro. b) Nquel, cobre e prata, pois possuem maiores potenciais de reduo que o ferro, protegendo-o portanto, da oxidao. 20. a) Experimento 1:

2 Desgaste da barra de zinco: Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2e- (oxidao)

4Fe(s) + 3O2(g)+ 6H2O(l) 2Fe2O3.3H2O Experimento 2: 2Mg(s) + O2(g)+ 2H2O(l) 2Mg(OH)2 Experimento 3: 4Fe(s) + 3O2(g)+ 6H2O(l) 2Fe2O3.3H2O b) Recobrir o prego com uma fina camada de estanho. Evitar o contato do prego com o ar e umidade. c) 21. E 22. D 23. a) Sn2++ 2Ce4+ Sn4+ + 2Ce3+ b) Redutor Sn2+ e oxidante Ce4+ 24. 1/2H2(g) + 1/2 Cl2(g) H+(aq) + Cl-(aq) 25. a) Porque o nico produto a gua. b) O gs H2, porque onde ocorre a oxidao (ou onde o H2 se transforma em H+) e, portanto, onde os eltrons so liberados. c) 1 g de H2 : 8 g de O2, pois a relao estequiomtrica da reao 1 mol de H2 reage com 1/2 mol de O2. 26. E 27. a) No eletrodo A, porque ali o Cu2+ recebe eltrons e se deposita como Cu. b) A intensidade da cor permanecer a mesma, pois o Cu2+ que se deposita como Cu no eletrodo A reposto pela oxidao do cobre metlico no eletrodo B. Mg > Fe > Sn

Espessamento da barra de chumbo: Pb2+(aq) + 2ePb(s) (reduo)

Os eltrons fluem do eletrodo de zinco para o de chumbo. 3VVFFF 4E 5D 6B 7 - 01 + 02 + 04 + 32 = 39 8-CECE 9C 10 - F V F V F V F 11. CEEC 12. E 13. CECC 14. VFVVVV 15. D 16. E 17. ECCC 18. a) 4Al + 3O2 2Al2O3 b) 2Al + 6H2O 2Al(OH)3 + 3H2

13 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r
Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

28. a) O plo positivo est indicado pelo nmero 2, plo onde ocorre a oxidao do cobre; o plo negativo est indicado pelo nmero 1, plo onde ocorre a reduo dos ons H+. b) Devido formao dos ons Cu2+. c) O gs hidrognio e sua equao de formao 2H+(aq) + 2e- H2(g)

29. I, II, III e IV 30. B

31. E 32. A 33. D 34. C 35. C 36. B 37. B 38. A 39. D 40. B
41. 44 42. 108 43.

a) H2 2H+ + 2 e-.
b) massa transformada de

gs hidrognio = 314 g.

44.
a) O Zn e o Fe formaro um par galvnico. Por possuir um potencial padro de eletrodo mais negativo que o ferro, o zinco atuar como nodo e o ferro como ctodo. b) 0,045 mol de zinco.

45. C

14 | P r o j e t o M e d i c i n a w w w . p r o j e t o m e d i c i n a . c o m . b r
Professor Eurico Dias (eurico@gmail.com/ @eurico_dias)

You might also like