You are on page 1of 2

Qualidades em um jovem que agradam a Deus Davi foi um jovem que atraiu a ateno de Deus para si devido s suas

virtudes, razo esta que fez com que o prprio Senhor declarasse que havia achado um homem segundo o SEU corao que executaria toda a SUA vontade (Atos 13:22a). Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: Encontrei Davi, filho de Jess, homem segundo o meu corao; ele far tudo o que for da minha vontade.

Na poca Davi era jovem sujeito s tendncias da sua idade, e ao que parece no possua caractersticas que despertassem o interesse (I Samuel 16a), mas o que verdadeiramente distinguia ele dos demais, era o seu carter sempre disposto agradar e satisfazer o corao de Deus. Vamos observar quais eram as qualidades deste jovem que surpreendeu s expectativas do Senhor.

1. Era bom msico - Davi tocava bem e desempenhava com zelo aquilo que se propunha fazer. Quando no pasto, cuidava das ovelhas de forma que estivessem protegidas e alimentadas. Outro fator importante, que na sua maioria os msicos so sensveis, e podemos ver essa virtude em Davi revelada nos Salmos: sensibilidade para adorar Deus (Salmos 9:1,2) Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu corao; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, Altssimo; e tambm para reconhecer seus erros (Salmos 51:1-12) Tem misericrdia de mim, Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgresses, segundo a multido das tuas misericrdias. Lava-me completamente da minha iniqidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheo as minhas transgresses, e o meu pecado est sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que mal tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniqidade fui formado, e em pecado me concebeu minha me. Eis que amas a verdade no ntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir jbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqidades. Cria em mim, Deus, um corao puro, e renova em mim um esprito reto. No me lances fora da tua presena, e no retires de mim o teu Esprito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvao, e sustm-me com um esprito voluntrio. 2. Era valente - Apesar da desvantagem fsica, Davi no fugia quando se deparava com grandes desafios (I Samuel 17:26, 32-37), mas os via como uma oportunidade de glorificar o Senhor e de crescer na vida. Provrbios 24:10 revela que se nos mostrarmos frouxo do dia da nossa angstia, quo pequenas sero nossas foras. Portanto no fuja, mas encare os desafios!

3. Era animoso - Davi enxergava as coisas com os olhos de Deus. Nele sempre brotava a certeza de que Deus no falharia em cumprir o prometido (Salmos 37:1-40).

4. Era homem de guerra - Davi era aquele homem que se preparava para a batalha, que traava estratgias para vencer a luta e ir at as ltimas consequncias: A Vitria! O perfil de soldado de Davi estava essencialmente ligado ao principal: Seu relacionamento com o Senhor dos exrcitos e capito da nossa salvao! (Salmos 63:1e 88:13). Deus, tu s o meu Deus, de madrugada te

buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde no h gua; Salmos 63:1. Deus meu, faze-os como um tufo, como a aresta diante do vento. Salmos 83:13.

5. Era sisudo em palavras - Davi era sbrio, sensato, moderado, cauteloso no falar. Com respeito a essa caracterstica, temos algumas advertncias na Palavra:

a) Seja o nosso falar sim, sim e no, no (Mateus 5:37). Seja, porm, o vosso falar: Sim, sim; No, no; porque o que passa disto de procedncia maligna. b) No saia da nossa boca nenhuma palavra torpe (Efsios 4:29). No saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas s a que for boa para promover a edificao, para que d graa aos que a ouvem. c) Sejamos prontos para ouvir, e tardios para falar (Tiago 1:19). Portanto, meus amados irmos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. 6.Era gentil de presena - Davi era extremamente amvel, corts e onde chegava agradava. No agia inconvenientemente, mas sua personalidade envolvia a todos com satisfao. Efsios 4:1 nos mostra que devemos andar de modo digno da vocao com que fomos chamados, ou seja, de modo apropriado honrando ao Senhor (Colossenses 3:17). E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graas a Deus Pai. Essa experincia intrnseca de Davi com o seu Criador, o levou a ter xito em sua vida, conferindo-lhe assim o ttulo de: O homem segundo o corao de Deus.

You might also like