You are on page 1of 2

Polmeros sintticos

Os polmeros sintticos so macromolculas, produzidas pela juno de vrias molculas pequenas semelhantes, chamadas de monmeros (ou unidades de mero). Podem apresentar diferentes tipos de organizao: em cadeias lineares ou ramificadas, e em redes. Cada modo de organizao propicia propriedades especiais e diferenciadas, que permitem o uso dos polmeros em objetos de uso pessoal, embalagens, vestimentas, materiais eltricos e optoeletrnicos, casa e automveis. A aceitao da existncia de macromolculas permitiu a descoberta de muitas substncias macromoleculares cujo resultado mais visvel so os plsticos, borrachas, tintas e vernizes que fazem parte do nosso dia-a-dia, ou seja, os polmeros sintticos. Hoje, continuam sendo criadas novas e interessantes macromolculas, para se obter novas propriedades mecnicas, ticas e eltricas. Sempre que houver a possibilidade de se juntar molculas, haver a formao de uma macromolcula. Os qumicos usam essa lgica para inventar novas macromolculas, embora muitas tenham sido descobertas por acaso. Molculas insaturadas possuem ligaes duplas, e por isso podem ser transformadas em macromolculas. Estas transformaes produzem cadeias lineares ou ramificadas, que podem ainda ser transformadas em redes por outras reaes. As pequenas molculas se atraem apenas por foras de van der Waals para formar as grandes cadeias. Cadeias de macromolculas lineares se entrelaam fortemente, por isso um slido polimrico tem uma grande resistncia mecnica. J as cadeias tridimensionais possuem propriedades distintas e interessantes, como a resistncia mecnica da borracha ou ento a resistncia trmica de resinas fenlicas. As cadeias lineares ou reticuladas podem ser flexveis, moles ou rgidas e duras. A flexibilidade da cadeia est relacionada capacidade das molculas se alinharem. A presena de grandes e volumosos grupos laterais numa cadeia, alm de duplas ligaes, confere macromolcula maior rigidez. De forma geral, macromolculas so sempre rgidas em baixas temperaturas, e flexveis em altas temperaturas e, alm disso, cada substncia formada por macromolculas tem uma temperatura de transio vtrea, na qual passa de rgida para flexvel, e vice-versa.

Questes

1 - Que propriedade possuem as macromolculas de cadeia linear e a que se deve essa propriedade?

Macromolculas lineares apresentam alta resistncia mecnica devido ao forte entrelaamento das cadeias que formam os polmeros dessa classe. 2 O que garante a maior rigidez dos polmeros?

A rigidez de alguns polmeros est relacionada presena de duplas ligaes e grandes e volumosos grupos laterais na cadeia. 3 Que tipo de molcula pode se transformar em macromolculas e qual o mecanismo desta transformao?

Molculas insaturadas podem transformar-se em macromolculas devido ao da fora de van der Waals que une as pequenas molculas numa cadeia maior.

You might also like