You are on page 1of 16

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Medidas eltricas em altas frequncias


A grande maioria das medidas eltricas envolve o uso de cabos de ligao entre o ponto de medio e o instrumento de medida. Quando o comprimento de onda do sinal medido aproxima-se do comprimento dos cabos de medio, cuidados especiais devem ser tomados para preservar a integridade das medidas. Em RF (frequncias tipicamente superiores a 10 MHz), efeitos provocados pelas capacitncias e indutncias dos cabos e pontas de provas tornam-se significativos e devem ser analisados com cuidado. Comprimento dos cabos de ligao e casamento de impedncias entre fonte de sinal e medidor devem ser levados em considerao, caso contrrio efeitos como reflexo de sinais e ondas estacionrias iro introduzir erros considerveis nas medidas.

Propagao de uma onda eletromagntica (OEM) num condutor: A velocidade de propagao de uma OEM num cabo condutor inferior velocidade da luz no vcuo e relacionada com a sua permeabilidade magntica () e com a constante dieltrica () do isolante que separa os dois condutores. Estes dois parmetros definem o ndice de refrao do meio de propagao, dado por :

n = c = r r
onde:

=r0 ; 0 = 8,8542 10-12 [F/m]


=r0 ; 0 = 410-7 [H/m]
A velocidade de propagao da OEM por sua vez relacionada com o ndice de refrao do

meio pela seguinte expresso:

r r

c n

onde c a velocidade da luz no vcuo (3.108 m/s).

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Em um cabo coaxial tpico usado em RF, a velocidade de propagao da OEM aproximadamente v2.108 m/s, o que representa um tempo de propagao do sinal da ordem de 5ns para cada metro de cabo. Quando so efetuadas medidas temporais (osciloscpio) de 2 ou mais sinais distintos de alta freqncia em um mesmo circuito, deve-se tomar o cuidado de utilizar cabos de interligao de mesmo comprimento, de modo a manter-se a mesma referncia de tempo. Por exemplo, um sinal de 100MHz acoplado atravs de 2 cabos cujos comprimentos possuam uma diferena de 50cm, ser visualizado no instrumento com uma defasagem de 45. Baseado neste princpio e com o auxlio de um um osciloscpio suficientemente rpido, pode-se determinar o comprimento de um cabo eltrico aplicando-se numa das extremidades um pulso de tenso (ou corrente) e medindo-se o tempo de propagao at o pulso atingir a outra extremidade. Para se ter preciso nessa medida, o pulso aplicado deve ter tempos de subida/descida inferiores ao tempo de propagao da OEM no cabo.

Gerador de pulsos (ns)

l=

O TDR (Time Domain Reflectometer) um instrumento que opera baseado neste princpio e possibilita, alm da medida de comprimento de cabos, a determinao de uma srie de outros parmetros importantes de cabos metlicos e conexes. Uma boa referncia sobre o TDR pode ser encontrada em: http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/5966-4855E.pdf

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Casamento de impedncias Uma fonte de sinal real pode ser representada por uma fonte ideal (tenso ou corrente) associada (em srie ou paralelo) uma impedncia caracterstica ZS, que pode possuir alm da parte real (puramente resistiva) uma parte imaginria (indutiva ou capacitiva). Quando uma carga de impedncia ZL acoplada fonte, a mxima transferncia de potncia ocorre quando ZL o complexo conjugado de ZS :

Rs + jXs = RL - jXL
Fonte Carga

Deste modo a parte reativa (XS e XL) se cancela e a corrente e tenso esto em fase na fonte. Em altas frequncia esta uma condio particularmente importante pois alm da mxima transferncia de potncia, tornam-se significativos os efeitos da reflexo do sinal. Em outras palavras, a parcela do sinal que sai da fonte e no absorvida pela carga refletida de volta fonte, causando sobretenses e/ou sobrecorrentes que podem danificar a fonte e degradar o sinal. O casamento de impedncias entre fonte e carga pode tornar-se complicado em altas frequncias pois a reatncia relativa s capacitncias e indutncias parasitas torna-se equivalente s resistncias de fonte e carga, devendo portanto serem compensadas adequadamente para um correto acoplamento entre fonte e carga. Alm disso, normalmente existe um cabo de ligao entre fonte e carga que apresentar tambm uma impedncia caracterstica, devendo tambm estar casado com a fonte e carga. 3

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Impedncia caracterstica de um cabo A conexo entre a fonte e a carga necessita normalmente de uma cabo de comprimento l , que no caso de RF pode ser da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda do sinal. Nessas condies um cabo no se comporta mais como sendo um simples elemento de conexo do circuito com impedncia de curto-circuito idealmente nula e impedncia de circuito-aberto idealmente infinita. medida que a frequncia aumenta, as componentes capacitiva e indutiva do cabo tornamse significativas e o mesmo deve ser considerado como uma linha de transmisso. Um modelo aproximado de cabo coaxial pode ser construdo a partir de "infinitos" elementos discretos (indutores e capacitores) conectados como na figura :

... ...
Os valores de L e C dependem das caractersticas construtivas do cabo. Este arranjo semelhante a um filtro passa-baixas de n estgios interligados em cascata, com frequncia de corte acima da frequncia de operao nominal do cabo (tipicamente dezenas de GHz). Uma rpida anlise desse circuito leva uma impedncia infinita em DC (capacitores em aberto e indutores em curto). Em AC este circuito apresenta um comportamente que ser analisado posteriormente. A capacitncia de um cabo coaxial por unidade de comprimento (F/m) depende do dieltrico utilizado e do dimetro e distncia dos condutores, podendo ser aproximada pela expresso:

C=

2 b [F/m] ln a

onde:

: constante dieltrica do isolante a: raio do condutor interno b: raio do condutor externo


Um valor tpico para cabos de osciloscpios de 100pF/m. 4

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

A indutncia de um cabo coaxial relativamente pequena se comparada de um condutor nico de mesmo comprimento, pois o fluxo magntico gerado pela corrente no condutor interno tende a anular o fluxo do condutor externo (correntes em sentido contrrio). A sua indutncia por unidade de comprimento (H/m) depende da permeabilidade magntica do meio e do dimetro e distncia dos condutores, podendo ser aproximada pela expresso:

L=
onde:

b ln [H/m] 2 a

: permeabilidade magntica do meio a: raio do condutor interno b: raio do condutor externo


Valores tpicos para os cabos utilizados em pontas de prova so da ordem de 100nH/m. Para anlise da impedncia de um cabo, alm das capacitncia e indutncia deve-se considerar suas resistncia srie e condutncia paralelo por unidade de comprimento. Considerando estes 4 parmetros eltricos de um cabo qualquer, sua impedncia caracterstica complexa Z0 definida por:

R + j L Z0 = G + j C
onde : R = resistncia srie do condutor (em por unidade de comprimento (resistncia DC )) G = a condutncia do dieltrico (em mhos por unidade de comprimento (condutncia DC)) L = indutncia do cabo (em H por unidade de comprimento) C = capacitncia do cabo (em F por unidade de comprimento)

Para os dieltricos utilizados atualmente, o termo G extremamente pequeno e pode ser desprezado. Em baixas frequncias o termo jL pequeno comparado ao R e pode ser desprezado. 5

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Desta forma, para baixas frequncias, a impedncia caracterstica de um cabo dominada pela sua capacitncia e resistncia srie, podendo ser aproximada por:

Z 0 LF

R j C

Este comportamento semelhante ao de um filtro passa baixas: quanto maior a freqncia, menor a impedncia; para DC a impedncia torna-se infinita (circuito aberto). Em altas frequncias, o termo jL passa a ser significativo e a impedncia do cabo passa a ser dominada pelas suas indutncia e capacitncia por unidade de rea, podendo ser aproximada por:

Z 0 HF

jL L = j C C

Observa-se que nessas condies a impedncia do cabo mantm-se constante independente do seu comprimento e da freqncia de utilizao. Isso vlido desde que o dieltrico e o condutor mantenham constantes suas caractersticas em funo da frequncia. Na prtica existem cabos que mantm essas caractersticas para frequncias at dezenas de GHz.

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

10k

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

R = 1 /m R = 1 0 /m R = 1 0 0 /m R = 1 0 0 0 /m
D e m o D e m o D e m o

C=100pF/m L=1H/m

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

|Z0|

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

C = 1 0 0 p F /m L = 1 H /m

1k
O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

100

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

1k

10k

100k

1M

10M

100M

1G

F re q u e n c y (H z )

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

A figura abaixo mostra um grfico do mdulo da impedncia Zo e da sua fase em funo da frequncia para uma cabo padro de 50. Observa-se que para frequncias acima de 10MHz o

Im p e d n c ia c a ra c te rs tic a d e u m c a b o d e 5 0
500 450
-1 0 0

400
Fase [graus]

350

-2 0

M od(Z 0) [ ]

300 250 200 150 100 50 0 0

-3 0

-4 0 0 20M 40M 60M 80M 100M

20M

40M

60M

80M

100M

F re q u n c ia [H z ]

mdulo da impedncia se mantm praticamente constante a 50, no entanto a fase s atinge valores prximos de zero grau para frequncias superiores a 50 MHz. Nestas condies a impedncia do cabo quase puramente resistiva, apesar dos principais elementos serem sua indutncia e capacitncia, pois existe um efeito de cancelamento mtuo da parte imaginria. Valores tpicos de impedncias para cabos coaxiais so 50 (principal padro em telecomunicaes) e 75 (televiso cabo). Pares tranados tm um impedncia da ordem de 100 enquanto que cabos de linhas paralelas (usados em antenas de TV) tm impedncia tpica de 300. "Flat-cables" possuem impedncia tpica entre duas linhas da ordem de 75. Os cabos coaxiais usados em osciloscpios possuem um alto valor de R, de modo que sua impedncia varivel em toda a faixa de freqncias de operao. 7

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

A impedncia caracterstica de um cabo qualquer pode ser medida numa dada frequncia aplicando-se um sinal senoidal numa das extremidades, medindo-se a tenso e a corrente no cabo. Para baixas freqncias (R>>jL), faz-se a medida com a outra extremidade do cabo em aberto, obtendo-se a impedncia pela expresso :

Z 0 LF

r vc = r ic

r r Os valores de vc e ic so complexos, devendo-se levar em considerao na medida tanto sua


amplitude quanto a fase. Para altas freqncias, faz-se necessrio duas medidas efetuadas numa dada frequncia, uma com a extremidade do cabo em aberto (ZOC) e outra com a extremidade em curto circuito (ZSC), obtendo-se a impedncia pela expresso :

Z 0 HF = Z OC .Z SC
Em altas frequncias, para que haja um perfeito casamento de impedncias entre a fonte e a carga, necessrio que a impedncia do cabo Z0 seja idntica ZS e ZL. Pelo grfico mostrado anteriormente evidente que essa condio s atingida a partir de uma determinada frequncia de operao.

vo
ZS Z0

vi

ZL

Nesta condio, a potncia transferida para a carga ZL mxima e igual a:

PL max

1 vi v = = i 2 (Z S + Z L ) 4Z L
8

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

A potncia "dissipada" em ZS idntica PLmax , considerando-se as perdas no cabo desprezveis. Apesar da impedncia do cabo ser idntica ZS e ZL, este no absorve potncia da fonte pois possui apenas componentes reativos. Nessa condio a tenso de sada vo :

vo =

vi 2

ou seja, metade da tenso da fonte vi permanece na sua impedncia equivalente ZS sendo a outra metade transferida efetivamente para a carga. O conceito tradicional do divisor de tenso no se aplica impedncia do cabo Z0. Se a impedncia da carga ZL for puramente resistiva e Z0=ZL, a impedncia total "vista" pela fonte puramente resistiva e igual Z0, ou seja, as componentes reativas (capacitiva e indutiva) presentes no cabo no so "vistas" pela fonte. Quando o comprimento do cabo muito curto comparado ao comprimento de onda do sinal (tipicamente l < /10), a impedncia do cabo passa a ter um efeito desprezvel no circuito e o cabo pode ser considerado como um "curto-circuito", no necessitando ter uma impedncia igual ZS.

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Reflexo de sinais Dado um sistema eltrico composto por fonte de sinal + cabo + carga, caso as impedncias entre os elementos no esteja corretamente casada, ocorre um retorno de parte do sinal emitido pela fonte de volta para a prpria fonte, aps ter atingido a carga. Esse retorno chamado reflexo pois se assemelha reflexo da luz ao atingir uma superfcie que no absorve completamente a radiao. Caso as impedncias estejam casadas, toda a potncia emitida absorvida pela carga, de modo semelhante luz que incide em um corpo negro. Supondo ZS=ZOZL, ao sair da fonte, o sinal se propaga pelo cabo at carga onde sofre uma reflexo e retorna fonte. O tempo decorrido entre a emisso do sinal e o retorno da reflexo fonte (tr) o dobro do tempo de propagao da OEM no cabo :

vi

sinal emitido sinal refletido

tr

2l tr = v

onde l o comprimento do cabo e v a velocidade de propagao da OEM. O sinal refletido tem a mesma forma do sinal original (se a carga for puramente resistiva), sendo que sua amplitude depende do descasamento entre as impedncias. O parmetro utilizado para analisar a reflexo em uma carga definido como coeficiente de reflexo (L) e representa a amplitude do sinal refletido na carga em relao amplitude do sinal original (incidente) :

10

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Uma vez que a impedncia da fonte do sinal est corretamente casada com a impedncia do cabo, o coeficiente de reflexo L pode ser calculado a partir das impedncias complexas do cabo (Z0) e da carga (ZL) pela seguinte expresso :

Z L Z0 L = Z L + Z0
Em alguns casos interessante normalizar ZL em relao Z0, levando expresso :

z 1 L = z +1
onde z a impedncia da carga normalizada.

z=

ZL Z0

L um nmero complexo, podendo ter ou no sua parte imaginria igual zero dependendo
de ZL, uma vez que Z0 uma impedncia real (considerando-se uma frequncia do sinal suficientemente elevada para que a parte imaginria de Z0 possa ser desprezada). O coeficiente de reflexo varia de -1 (ZL= 0 curto circuito ) + 1 (ZL= circuito aberto), sendo igual zero quando as impedncias esto perfeitamente casadas. A figura a seguir mostra a variao do coeficiente de reflexo L em funo da impedncia ZL, para uma impedncia do cabo ZL=50.

11

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

1 ,0
O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o

0 ,5

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

Z 0= 5 0

O r i g i n

D e m o

0 ,0
O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

O r i g i n

D e m o

-0 ,5
O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o O r i g i n D e m o

-1 ,0

200

400

600

800

1000

ZL

Observa-se que o sinal refletido pode apresentar tanto polaridade positiva quanto negativa em relao ao sinal original. Havendo "descasamento" de impedncias, a potncia do sinal refletido retorna fonte e nela dissipada, podendo em alguns casos ser suficiente para danificar seu estgio de sada.

L>0
vi
sinal emitido sinal refletido

L<0
vi
sinal emitido

sinal refletido

tr

tr

O coeficiente de reflexo L tambm chamado de parmetro S11, nomenclatura utilizada pelo analisador de parmetros de redes (Network Analyzer, instrumento de medida dos parmetros "S" de dispositivos), encontrada tambm em catlogos de componentes para altas frequncias. 12

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Alteraes na geometria do cabo (tais como emendas, conexes mal feitas, conectores inadequados, dobras acentuadas) alteram localmente a sua impedncia e provocam consequentemente reflexes adicionais no sinal. Dessa forma importante que sejam utilizados cabos sem emendas e conectores com impedncia caracterstica igual do prprio cabo. Numa medio em alta frequncia, o instrumento (osciloscpio, analisador de espectros, etc) em geral considerado como uma carga. Para minimizao dos erros de medio, importante que a impedncia de entrada do instrumento seja "casada" com o sistema a ser medido. As pontas de prova convencionais em geral no permitem este casamento, sendo portanto desaconselhadas para medidas em altas frequncias. Neste caso so utilizados cabos coaxiais padro (50 ou 75) para conexo e uma carga "puramente" resistiva o mais prximo possvel da entrada do instrumento, de valor idntico impedncia do cabo. Alguns instrumentos j possuem a opo de 50 como impedncia de entrada.

Aps o casamento de impedncias do instrumento com o sistema, a amplitude (tenso) medida fica igual metade da amplitude original da fonte sem carga. Isso no representa um erro pois o sistema j prev uma operarao nestas condies de tenso e impedncia. Em determinadas situaes necessrio a medida do sinal com a entrada do instrumento em alta impedncia. Neste caso pelo menos uma das cargas ligadas s extremidades do cabo deve estar "casada" com o mesmo de modo a evitar reflexes.

13

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Reflexo de sinais - anlise de casos particulares a) Ondas estacionrias em cabos (VSWR) Quando sinais senoidais se propagam em cabos cujo comprimento l igual a um mltiplo inteiro de c/4 (c=comprimento de onda do sinal no cabo), reflexes devidas a um "descasamento" de impedncias podem provocar ondas "estacionrias" no cabo. Analisando a tenso ao longo do cabo (com um voltmetro de RF "virtual"), determinadas regies possuiro uma amplitude mnima (Vmin) e outras uma amplitude mxima (Vmax), com picos de tenso (ou corrente) que podem atingir 2 vezes a tenso (ou corrente) da fonte de sinal vi.

A relao entre os valores mximo e mnimo dessas ondas estacionrias medidas nas extremidades do cabo representada pelo parmetro VSWR (Voltage Standing Wave Ratio) :

Vmax VSWR = Vmin


14

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Esta relao tem ligao direta com o coeficiente de reflexo, podendo ser escrita da seguinte forma :

VSWR =

1 + L 1 L

O VSWR no mnimo 1 para as impedncias perfeitamente "casadas", tendendo infinito medida que o descasamento de impedncias aumenta. Impedncias da carga ZL=0 ou ZL= resultam num VSWR=, pois nestas condies o Vmin zero.

b) Transitrio (funo degrau) cor cargas complexas Uma situao bastante comum na prtica a analise do sinal refletido aps o transitrio de tenso (liga/desliga de um circuito, curto-circuito ou abertura de um disjuntor em linhas de alta tenso, etc). Para cargas puramente resistivas, a anlise transitria relativamente simples pois o sinal refletido tem a mesma forma do sinal incidente, tendo apenas sua aplitude ou polaridade modificadas.

15

UFPR - DELT

Medidas Eltricas em Altas Freqncias

Prof. Marlio Bonfim

Para cargas complexas (RL e RC), a anlise do sinal refletido envolve carga/descarga de capacitores e indutores, o que resulta em formas exponenciais no sinal refletido:

16

You might also like