You are on page 1of 10

Autarquias

Conceito
As autarquias so entidades administrativas autnomas, criadas por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio prprio e atribuies estatais determinadas (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.39).

Criao e extino
As autarquias somente podem ser criadas por meio de lei especfica, consoante o disposto no art. 37, XIX, da Constituio Federal. Na esfera federal, a lei de criao da autarquia de iniciativa privativa do Presidente da Repblica, em face do disposto no art. 61, 1,II, e, da Carta da Repblica. A extino de autarquias deve ser feita, de igual modo, mediante a edio de lei especfica, tambm de iniciativa privativa do Chefe do Poder Executivo (princpio da simetria das formas jurdicas) (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.42).

Natureza jurdica
A autarquia uma entidade administrativa, significa dizer, uma pessoa jurdica, distinta do ente federado que a criou. , portanto, titular de direitos e obrigaes prprios, que no se confundem com os direitos e obrigaes da Pessoa poltica instituidora. Por ser uma pessoa jurdica de direito pblico, ostenta caractersticas inerentes s pessoas pblicas, sujeitando-se a regime jurdico de direito pblico no que respeita a sua criao e extino, bem. Como aos seus poderes, privilgios e restries. (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.42).

Patrimnio
O patrimnio inicial da autarquia formado a partir da transferncia de bens, mveis e imveis, do ente federado que a criou, os quais passam a pertencer nova entidade. Extinguindo-se a autarquia, todo o seu patrimnio reincorporado ao ativo da pessoa poltica a que ela pertencia. Os bens das autarquias so considerados bens pblicos, gozando dos mesmos privilgios atribudos aos. bens pblicos em geral, como a imprescritibilidade (no podem ser adquiridos mediante usucapio) e a impenhorabilidade (no podem ser objeto de penhora, ato processualque implica a constrio de bens do devedor a fim de garantir uma execuo judicial; a execuo judicial contra uma autarquia est sujeita ao regime de precatrios, previsto no art. 100 da Constituio) (ALEXANDRINO; PAULO, p.43).

Atividades desenvolvidas
O Decreto-Lei. 200/1967, ao conceituar as autarquias, disps que so entidades destinadas a executar atividades tpicas da administrao pblica. A inteno do legislador foi a de atribuir s autarquias a prestao de servios pblicos em sentido amplo, a realizao de atividades de interesse social e o desempenho de atividades que envolvam prerrogativas pblicas, a exemplo do exerccio do poder de polcia. A autarquia, portanto, deve ser criada para atuar em servios tpicos do Estado, que exijam especializao, com organizao prpria, administrao mais gil e pessoal especializado. (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.42-43).

Atos e contratos
Os atos praticados pelas autarquias so, em regra, atos administrativos, ostentando as mesmas peculiaridades que revestem aqueles promanados da administrao direta. Sua legitimidade est condicionada ao atendimento de requisitos prprios de validade (competncia, finalidade, forma, motivo e objeto), e gozam dos mesmos atributos (presuno de legitimidade, imperatividade, autoexecutoriedade). Os ajustes celebrados pelas autarquias tambm so, em regra; contratos administrativos, sujeitos ao mesmo regime jurdico de direito pblico aplicvel aos contratos administrativos firmados pela administrao direta. A celebrao de contratos administrativos pelas autarquias deve ser precedida de licitao, salvo exceo estabelecida em lei, nos termos do art. 37, XXI, da Constituio da Repblica (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.4445).

Oramento
Consoante o art. 165, 5, inciso I, da Constituio Federal, integra a lei oramentria anual "o oramento fiscal referente aos: Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico". Portanto, o oramento das autarquias, em sua forma, idntico ao dos rgos da administrao direta; suas receitas e despesas integram o chamado "oramento fiscal", parte da lei oramentria anual (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.45).

Regime de pessoal
No obstante, deve ficar claro que, a partir dessa deciso, e at que seja decidido o mrito da causa, voltou a vigorar a redao original do caput do art. 39 da Constituio, que exige a adoo, por parte de cada ente da Federao, de um s regime jurdico (regime jurdico nico) aplicvel a todos os servidores integrantes de sua administrao direta, autarquias e fundaes pblicas. Dessa forma, atualmente, no mais possvel a contratao, concomitante, de servidores pblicos e de empregados pblicos pela administrao direta, autarquias e fundaes pblicas de nossas pessoas polticas, uma vez que voltou a vigorar a exigncia de adoo de um regime jurdico nico para o pessoal desses rgos e entidades administrativas. Por fim, observe-se que, em qualquer caso, independentemente da poca de admisso e do regime de pessoal adotado, as autarquias so alcanadas pela regra constitucional que exige a realizao de concurso pblico (CF,art. 37, Il), bem como pela vedao de acumulao remunerada de cargos, empregos e funes pblicas (CF, art. 37, XVII) (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.46-47).

Nomeao e exonerao de dirigentes


A forma de investidura dos dirigentes das autarquias ser aquela prevista na lei instituidora. A competncia para a nomeao, nas autarquias federais, privativa do Presidente da Repblica, conforme o art. 84, XXV, da Constituio de 1988 (simetricamente, ser do Governador, nos estados e no Distrito Federal, e do Prefeito, nos municpios). Para a nomeao, poder ser exigida prvia aprovao pelo Senado Federal do nome escolhido pelo Presidente da Repblica (CF, art. 84, XIV). Quanto aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, com base no princpio da simetria, tendo em vista o disposto no art. 52, III, "f', da Constituio Federal, "consolidou-se a jurisprudncia do STF no sentido da validade de normas locais que subordinam a nomeao dos dirigentes de autarquias ou fundaes pblicas prvia aprovao da Assembleia Legislativa"(ADIMC 2.225/SC, rei. Min. Seplveda Pertence, 29.06.2000). Diferentemente, no pode a lei estabelecer hipteses de exigncia de aprovao legislativa prvia para a exonerao de dirigentes de entidades da administrao indireta pelo Chefe do Poder Executivo (no pode, tampouco, a lei prever que a exonerao seja efetuada diretamente pelo Poder Legislativo). A Constituio da Repblica no confere tal competncia ao Poder Legislativo, descabendo, portanto, tambm aos entes federados menores faz-lo, invocando simetria com algum preceito constitucional. (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.46-47).

Capacidade exclusivamente administrativa


As autarquias no criam, de forma inaugural, regras jurdicas de autoorganizao, possuem apenas capacidade de autoadministrao, que significa administrar a si prprias segundo as regras constantes da lei que as instituiu (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.48).

Relao com o ente estatal instituidor


As autarquias - assim como todas as entidades da administrao indireta - no so subordinadas ao ente federado que as criou, dizer, no h hierarquia entre Unio, estados, Distrito Federal e municpios e suas respectivas autarquias. A relao entre uma autarquia e a administrao direta da pessoa poltica instituidora de vinculao administrativa (e no de subordinao) (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.48).

Controle de desempenho
...vinculadas administrativamente, tem como corolrio estarem elas sujeitas apenas a controlefinalstico por parte da pessoa poltica matriz, o qual visa a assegurar, essencialmente, que elas se mantenham no estrito cumprimento dos fins.para os quais foram institudas, previstos nas respectivas leis criadoras (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.49).

Autarquias sob regime especial


Seja como for, o certo que a expresso "autarquia sob regime especial" no reporta a um regime jurdico delimitado, uniforme, preestabelecido, bem definido; qualquer peculiaridade pode ser considerada, pela lei instituidora, motivo suficiente para afirmar que a entidade que est sendo criada uma "autarquia sob regime especial". De um modo geral, as "autarquias sob regime especial" tm previstos nas leis instituidoras (federais, estaduais, distritais ou municipais) determinados instrumentos aptos a conferir-lhes maior autonomia do que as autarquias "comuns", a exemplo da exigncia de aprovao legislativa prvia para a nomeao de seus dirigentes, do estabelecimento de mandato por prazo determinado para seus dirigentes, da previso de que suas decises proferidas em processos administrativos so definitivas na esfera administrativa, no cabendo recurso ao ministrio supervisor (ou rgo equivalente), entre outros (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.51).

Controle judicial
Como ocorre com toda a administrao pblica, a atuao das autarquias est sujeita a irrestrito controle judicial quanto a sua legalidade e legitimidade, corretivo ou preventivo, desde que haja provocao porparte de algum legitimado. Os atos das autarquias, em regra, so atos administrativos, sujeitando-se ao mesmo regime jurdico aplicvel queles promanadosda administrao direta e a controle de legalidade e legitimidade pelo Poder "Judicirio, tanto pelas vias ordinrias (uma ao de indenizao, por exemplo), quanto pelas especiais (ao popular, mandado de segurana, ao civil pblica etc.). Os agentes das autarquias podem praticar "atos de autoridade", passveis de controle judicial de legalidade mediante mandado de segurana.

(ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.51).

Juzo competente
As autarquias federais; nos litgios comuns, sendo autoras, rs, assistentes ou opoentes, tm suas causas processadas e julgadas na Justia Federal (CF,art. 109, I). Os mandados de segurana contra atos coatores praticados por agentes autrquicos federais tambm so processados e julgados na Justia Federal (CF, art. 109, VIII). No caso de autarquias estaduais e municipais, no h regra especfica. Portanto, as causas de que participem so processadas e julgadas na Justia Estadual, assim como o so os mandados de segurana impetrados contra atos coatores de seus agentes pblicos. No que concerne s lides envolvendo pessoal, caso se trate de servidores pblicos estatutrios federais, os litgios funcionais entre os servidores e a autarquia federal sero processados e julgados pela Justia Federal; se forem servidores pblicos estatutrios de autarquia estadual ou municipal, as lides funcionais sero processadas e julgadas na Justia Estadual. Em qualquer hiptese, se os envolvidos forem empregados pblicos

(submetidos a regime trabalhista), os litgios entre o trabalhador e a

autarquia (federal, estadual ou municipal) sero processados e julgados pela Justia do Trabalho (CF, art. 114) (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.52).

Privilgios processuais
As autarquias gozam dos privilgios processuais outorgados Fazenda Pblica, de que so exemplos: a) prazo em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer nos processos em que parte (CPC, art. 188; Lei 9.469/1997, art. 10); b) iseno de custas judiciais, no excluda, entretanto, a obrigao de reembolsar as despesas judiciais feitas pela parte vencedora (Lei 9.289/1996, art. 4, I, e pargrafo nico); c) dispensa de exibio de instrumento de mandato em juzo, pelos procuradores de seu quadro de pessoal, para a prtica de atos processuais (Lei 9.469/1997, art. 9); d) dispensa de depsito prvio, para interposio de recurso (Lei 9.494/1997, art. 1.-A); e) no sujeio a concurso de credores ou habilitao em falncia, liquidao, recuperao judicial, inventrio ou arrolamento, para

cobrana de seus crditos; h somente concurso de preferncia:entre pessoas jurdicas de direito pblico, com prioridade para as federais; seguidas das estaduais e distritais e, por ltimo, as municipais (Lei 6.830/1980 art. 29).

Ainda, a sentena proferida contra autarquia, ou que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica (que inclui a dvida ativa das autarquias - Lei 6.830, art. 2, 1), est sujeita ao duplo grau de jurisdio obrigatrio, no produzindo efeitoseno depois de confirmada pelo tribunal (CPC, art. 47.5, I e lI). No se aplica a regra acima (duplo grau obrigatrio) quando a condenao, ou o direito controvertido, for de valor certo. no excedente a. 60 (sessenta) salrios-mnimos, bem como no caso de procedncia dos embargosdo devedor na execuo de divida ativa do mesmo valor (CPC, art. 475, 2). Tambm no se aplica o duplo grau de jurisdio obrigatrio quando a

sentena estiver fundada em jurisprudncia do Plenrio do Supremo TribunalFederal ou em smula deste Tribunal ou do Tribunal Superior competente (CPC, art. 475, 3) (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.53)

Prescrio quinquenal
As dvidas e direitos em favor de terceiros contra-autarquia prescrevem em cinco anos (Decreto 20.910/1932, art. 1, combinado c/ Decreto-Lei 4.597/1942, art. 2). Significa que aquele que tiver crdito contra autarquia dever promover a cobrana nesse prazo, sob pena de extino do seu direito de ao. O prazo prescricional pode ser suspenso e interrompido nas mesmas situaes aplicveis s aes em geral, previstas no Cdigo de Processo Civil. No entanto, por fora dos arts. 8 e 9 do. Decreto 20.910/1932, a interrupo da prescrio s pode ocorrer uma vez e, cessada a causa da interrupo, o recomeo do prazo est sujeito a regra especial: em vez de a contagem como ocorre nas situaes ordinrias de interrupo da prescrio - reiniciar da "estaca zero", o prazo prescricional contra a autarquia recomea a correr pela metade (dois anos e meio). oportuno consignar que o Supremo Tribunal Federal j decidiu que essa regra especial de reincio da contagem do prazo prescricional interrompido no pode resultar em um prazo total, somados os perodos anterior e posterior interrupo, inferior a cinco anos (Smula 383 do STF) (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.54).

Imunidade tributria
As autarquias gozam da chamada imunidade tributria recproca, que veda a instituio de impostos sobre seu patrimnio, suas rendas e sobre os servios que elas prestem desde que estejam vinculados a suas finalidades essenciais, ou s que destas decorram (CF, art. 150, VI, "a", e 2). Nos termos literais do texto constitucional, a imunidade s protege o patrimnio, a renda e os servios vinculados s finalidades essenciais da autarquia, ou

decorrentes dessas finalidades. O Supremo Tribunal Federal, entretanto, tem decidido que a imunidade tambm alcana a explorao, pela autarquia, de atividades estranhas aos seus fins prprios, desde que a renda decorrente dessa explorao seja integralmente destinada manuteno ou ampliao das finalidades essenciais da entidade (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.54).

Responsabilidade civil

As autarquias respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regressocontra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (CF, art. 37, 6). Essa regraconstitucional sujeita as autarquias a responsabilidade civil (extracontratual) objetiva, na modalidade "risco administrativo". Significa que a autarquia ter que indenizar danos (patrimoniais ou morais) queseus agentes, atuando nesta qualidade, causem a terceiros, independentemente de dolo ou culpa do agente. Poder eximir-se da responsabilidade, se provar culpa exclusiva de quem sofreu o dano, ou que o danodecorreude alguma excludente admitida, como a fora maior. Condenada a indenizar, a autarquia tem ao regressiva contra o agente causador do dano, mas a ao s ser julgada procedente se a, entidade provar que este agiucom dolo ou culpa (a responsabilidade extracontratual do agente subjetiva, na modalidade "culpa comum") (ALEXANDRINO; PAULO, 2011, p.55).

You might also like