You are on page 1of 6

INTENSIVO COMPLEMENTAR Disciplina: Direitos Difusos e Coletivos Prof. Fernando Gajardoni Data 02.05.

2012

INTENSIVO IiI
LIQUIDAO E EXECUO DA SENTENA COLETIVA
8. LIQUIDAO E EXECUO DA SENTENA COLETIVA

8.1. Liquidao e Execuo dos Direitos Difusos e Coletivos (Stricto Sensu) - H 2 modelos de execuo e liquidao da sentena coletiva, quais sejam: (i) 1 modelo: execuo/liquidao da pretenso coletiva - Trata-se do modelo execuo/liquidao da pretenso coletiva, nos termos do art. 15 da LACP. (i.1) Legitimidade - Nesse caso, o legitimado principal o autor da ao coletiva. Se o autor no executar no prazo de 60 dias do trnsito em julgado, os demais legitimados, obrigatoriamente no caso do MP, devero faz-lo. (i.2) Destinatrio

Destinatrio das indenizaes, depende: se for caso de dano ao patrimnio pblico, art. 18, da lei 8429/92, art. 14, 3, 4.717/65. Para os demais bens difusos e coletivos, ver art. 13, da LACP, na realidade so vrios fundos, podendo ser federal ou estadual. O fundo federal ser estudado como paradigma para os demais, lei 9008/95. Esse fundo gerido por um conselho. Os valores deste fundo so provenientes da Justia Federal, para a liberao destes valores necessrio alei oramentria. Tal fundo administrado por pessoas da sociedade civil. Vale dizer: esses recursos sero usados para reparar os danos e realizao de campanhas educativas. O grande problema desse fundo o seguinte: uma vez tendo o recurso ingressado no fundo, somente se poder utiliz-lo aps haver autorizao de lei oramentria.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

O fundo nico, mas h varias contas (consumidor, infncia e adolescente, idoso e etc). Cada estado tem uma lei estadual que regulamenta o seu prprio fundo. H, tambm, o Fundo Federal. Quando houver DANO AO PATRIMNIO PBLICO, o dinheiro ser revertido para a prpria pessoa jurdica lesada, NO sendo destinado aos referidos fundos.

O fundo federal ser estudado como paradigma para os demais, lei 9008/95. Esse fundo gerido por um conselho. Os valores deste fundo so provenientes da Justia Federal, para a liberao destes valores necessrio alei oramentria.

(i.3) Competncia Competncia, desde 2005 a execuo ocorre por meio sincrtico, logo a competncia ser do juzo da condenao, art. 475-P, do CPC. (ii) 2 modelo: execuo/liquidao da pretenso individual decorrente (art. 103, 3 e 104, do CDC). - Trata-se do modelo da execuo/liquidao da pretenso individual decorrente. Nesse sentido, vale relembrar a idia do transporte in utilibus. (ii.1) Legitimidade Nesse caso, os legitimados so as vtimas e seus sucessores previso legal art. 103, 3 e 104, do CDC.

(ii.2) Destinatrio - Os destinatrios so as vtimas e seus sucessores. Para que as vtimas e sucessores recebam o dinheiro, necessria uma prvia liquidao da sentena, que, no caso, envolver tanto o quantum debeatur, quanto a prova do dano e do nexo de causalidade. Eis porque, de acordo com o Dinamarco, no se trata propriamente de liquidao, mas sim de habilitao. - O professor observa que esse tipo de liquidao deve ser denominada de liquidao imprpria. (ii.3) Competncia Existe, nesse caso, uma competncia concorrente, ou seja, haver mais de um juzo igualmente competente para o julgamento do processo, quais sejam: (a) o domiclio da vtima ou sucessores; (b) nos termos do art. 101, art. 98, 2, Inciso I do CDC, o juzo da condenao na sentena coletiva. 8.2. Liquidao e Execuo dos Direitos Individuais Homogneos - Nesse caso, h trs modelos, quais sejam: (i) 1 modelo: execuo/liquidao da pretenso individual - Trata-se do art. 97 do CDC. Nesse caso, aplicam-se todas as regras j vistas para o 2 modelo da execuo/liquidao dos direitos difusos/coletivos. Trata-se das regras da liquidao imprpria.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

O STJ editou a smula 345 do STJ segundo a qual: so devidos honorrios advocatcios pela fazenda pblica nas execues individuais de sentena proferida em aes coletivas, ainda que no embargadas. (ii) 2 modelo: execuo coletiva da pretenso individual - Trata-se do art. 98 do CDC. - A execuo poder ser coletiva, sendo promovida pelos legitimados de que trata o art. 82, abrangendo as vtimas cujas indenizaes j tiverem sido fixadas em sentena de liquidao, sem prejuzo do ajuizamento de outras execues. - A execuo coletiva far-se- com base em certido das sentenas de liquidao, da qual dever constar a ocorrncia ou no do trnsito em julgado. (ii.1) Legitimidade Ativa Os legitimados coletivos, isto , o MP, defensorias, associaes e etc. Nesse caso, trata-se de representao processual (agir em nome alheio, em defesa de direito alheio). (ii.2) Destinatrio As vtimas e seus sucessores que j tiverem liquidado a sentena coletiva. O Marcelo Abelha Rodrigues diz que essa ao uma ao pseudo coletiva. (ii.3) Competncia Juzo da condenao. (iii) 3 modelo: execuo da pretenso coletiva residual - Trata-se do fluidrecovery, nos termos do art. 100 do CDC. Art. 100. Decorrido o prazo de um ano sem habilitao de interessados em nmero compatvel com gravidade do dano, podero os legitimados do art. 82 promover a liquidao e execuo da indenizao devida. Pargrafo nico. O produto da indenizao devida reverter para o fundo criado pela Lei 7.347/85. (iii.1) Legitimidade Os legitimados coletivos (s aps 1 ano do trnsito em julgado). (iii.2) Destinatrio O Fundo do art. 13 da L.A.C.P (iii.3) Competncia Juzo da condenao (iii.4) Critrio para estimativa do valor devido A doutrina tem indicado dois critrios, quais sejam: 1) Gravidade do dano 2) nmero de vtimas que no se habilitaram, ex: Microvilar OBS: Se aparecer o nmero aproximado de vtimas no ser caso de Fluid Recovery.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

- Competencia- art. 98,2, II, do CDC- juzo da condenao -Uma vez encaminhado o dinheiro para o Fundo, pergunta-se: o que seria feito se as vtimas aparecessem e, aps liquidao, efetuassem a execuo? O dinheiro no sairia do fundo, porque se trata de verba pblica contingenciada. Tampouco seria razovel exigir-se do devedor novo pagamento. No h soluo para esse problema. Alguns autores sustentam que uma vez realizada a fluidrecovery, prescreveriam as pretenses das vtimas, de modo que no poderia haver novas execues. 8.3. Preferncia de Pagamento Art. 99 do CDC - Em 1 lugar, pagam-se as pretenses individuais. Em 2 lugar, pagam-se as pretenses coletivas. - Por ltimo, caso ainda restem recursos, pagam-se as pretenses difusas. O pargrafo nico do art. 99 cria um compasso de espera da execuo em favor do fundo, para aguardar a execuo das pretenses individuais. 9. PRESCRIO E DECADNCIA -As pretenses coletivas prescrevem? H que se diferenciarem algumas situaes. - A ao popular, de acordo com art. 21 da Lei 4.717/65, prescreve em 05 anos a partir do conhecimento do fato. - A improbidade administrativa prescreve, nos termos do art. 23 da Lei 8.429/92, no prazo de 05 anos contados do trmino do mandato ou da cessao do cargo em comisso. Para os demais casos, o prazo de 05 anos contados do trmino do processo administrativo disciplinar. - No caso do mandado de segurana coletivo, o prazo decadencial o mesmo das aes individuais, ou seja, 120 dias. - Para o STF (RMS 23.586), o termo inicial para a impetrao do mandado de segurana individual a fim de impugnar critrios de aprovao e de classificao do concurso pblico conta-se do momento em que a clusula do edital causar prejuzo ao candidato. Ver o REsp 995.995/DF. - No caso da ao civil pblica, h 3 posicionamentos: 1) O prazo imprescritvel (posio minoritria). 2) A prescrio da ACP definida pela pretenso de direito material subjacente (entendimento doutrinrio majoritrio). 3) Para o STJ, diante da falta de previso legal, aplica-se o art. 21 da Lei da Ao Popular. Logo, o prazo prescricional seria de 05 anos (REsp. 911.961-SP). De todo modo, o STJ faz uma ressalva, qual seja: em duas situaes a ao civil pblica ser imprescritvel, isto , no caso de patrimnio pblico, a luz do art. 37, 5 da CF, e no caso do meio ambiente (REsp. 1.120.117). AO CIVIL PBLICA 01. PREVISO LEGAL E SUMULAR - A ao civil pblica surgiu no art. 14, 1 da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), podendo ser proposta somente pelo Ministrio Pblico.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

- Em 1985, com a finalidade de regulamentar tal artigo, surgiu a Lei 7.347/85. Vale dizer: desde o seu surgimento, o objeto da ao civil pblica j foi bastante alargado, no mais se limitando apenas matria ambiental. - Em 1988, a ao civil pblica foi incorporada Constituio Federal. - Em 1990, com o CDC, a ao civil pblica foi novamente incentivada. Smula 643 do STF O Ministrio Pblico tem legitimidade para promover ao civil pblica cujo fundamento seja a ilegalidade de reajuste de mensalidades escolares. Smula 329 do STJ O Ministrio Pblico tem legitimidade para promover ao civil pblica em defesa do patrimnio pblico.

02. OBJETO DA AO CIVIL PBLICA * Artigos 1, 3 e 11 da Lei da Ao Civil Pblica. * O objeto da ao civil pblica a tutela preventiva (inibitria ou de remoo do ilcito) [1] ou a tutela ressarcitria[2] dos seguintes bens direitos e direitos: I Meio ambiente [3] II Consumidor III Bens de valor histrico cultural[4] IV Outros direitos metaindividuais[5] V Ordem econmica VI Ordem urbanstica [1] Tal explicao tem por base os ensinamentos de Marinoni. Vale dizer: tutela preventiva gnero do qual a tutela inibitria e a tutela de remoo de ilcito so espcies. A tutela preventiva pretende evitar a ocorrncia do dano. A tutela inibitria aquela que visa evitar a ocorrncia do ilcito. Por conseqncia, no ocorrer o dano. J a tutela da remoo do ilcito aquela em que o ilcito j ocorreu. Nesse sentido, tal tutela objetiva afastar o ato ilegal e/ou danoso, evitando ou diminuindo o dano. [2] A tutela ressarcitria visa reparao do dano. Nesse caso, o dano j aconteceu. A tutela ressarcitria cumulvel com a preventiva. Existem dois tipos de danos, quais sejam: (i) o material e o (ii) moral. Discute-se, atualmente, sobre o dano moral coletivo. H duas posies sobre o dano moral coletivo, quais sejam: (i) o STJ, no julgamento do REsp. 598.281/MG, entendeu que no existe dano moral coletivo. Isso porque, na viso desses julgadores, a coletividade no possui personalidade, logo, por conseqncia, no poder ter a sua honra ou dignidade violada, (ii) de acordo com o entendimento majoritrio da doutrina, h, sim, dano moral coletivo. Isso porque, h previso no art. 1 da Lei da Ao Civil Pblica, bem como

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

em razo da existncia de um consciente coletivo (sentimento geral da coletividade o qual, sempre que afetado, dever ser defendido). [3] De acordo com a doutrina, existem trs tipos de meio ambiente, quais sejam: (i) meio ambiente natural, (ii) meio ambiente artificial e (iii) meio ambiente cultural. * O meio ambiente natural encontra-se definido no art. 3 da Lei 6.938/81, ou seja, aquele construdo sem a interveno humana (fauna, flora, terra, mar, gua e ar). No mbito do meio ambiente natural (responsabilidade civil), de acordo com o art. 14 da Lei 6.938/81 e com o art. 3 da Lei 9.605/98, adota-se a teoria do risco da atividade. Logo, em virtude do risco de dano ao meio ambiente, o agente responde independentemente de culpa. A teoria do risco da atividade uma responsabilidade objetiva agravada. Isso porque, se for responsabilidade civil objetiva simples, haver excluso da responsabilidade se houver caso fortuito ou fora maior. Por outro lado, adotando-se a idia do risco de atividade NO h qualquer excluso de responsabilidade, mesmo que decorrente de caso fortuito ou fora maior. * O meio ambiente artificial aquele construdo por atividade humana. Ex.: ordem urbanstica. * O meio ambiente cultural engloba os valores histrico-culturais. Ex.: Carnaval. [4]O professor destaca a o tema referente aos bens tombados. Nesse sentido, questiona-se: possvel a tutela, com este fundamento, via ACP,de bem no tombado? SIM, possvel. A distino tem a ver com a prova, ou seja, quando o bem tombado no necessria a demonstrao do valor histrico. Por outro lado, se o bem no for tombado, o autor da ao deve provar o valor histrico do bem. Obs. Tombamento um atestado administrativo, uma presuno administrativa de que determinado bem tem valor histrico cultural. [5] Norma de encerramento. Tal expresso acaba por englobar os mais distintos interesses.

Material elaborado por Tatiana Melo


Contato: e-mails: concursoemalta@hotmail.com tatianaconcursos@hotmail.com

You might also like