You are on page 1of 44

Cartilha de orientaes

SADE

Cartilha de orientaes

SADE

PREFEITO DE GOINIA Iris Rezende Machado SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE Paulo Rassi DEPARTAMENTO DE REDE BSICA Maria Claudia Honorato Silva Souza DIVISO DE DOENAS CRNICO-DEGENERATIVAS Katia Regina Borges ELABORAO EQUIPE TCNICA Alessandra Rocha Gonalves Angelita Evaristo Barbosa Pontes Adacy Macedo Rocha Adriane Codevilla Mata de Sousa Ariadne Marolina Di Rocha Daniela Putrini Pereira Oliveira Douraci Pires Nogueira Fernanda Bitencourt Santana Filomena Guterres Costa Heicilainy Del Carlos Gondim Isabela Moura de Paula Katia Regina Borges Lusmaia Damaceno Camargo Costa Mariana Policena Rosa Marlon Pontes Rossi Rafaella de Carvalho Caetano Rosilene Marques de Souza Barcellos Snia Aparecida de Sousa Sandro Rogrio Rodrigues Batista EQUIPE ADMINISTRATIVA Letcia Christine Monteiro Mendona Castro Lucas Fernandes Novais Sebastiana Bento de Souza DIAGRAMAO ELETRNICA: Contato Publicidades Dezembro/2008

NDICE

APRESENTAO ............................................................................................................................................... 7 ATENO SADE DA PESSOA IDOSA .......................................................................................................... 9 ATENO AO DIABETES MELLITUS................................................................................................................ 15 ATENO HIPERTENSO ARTERIAL .......................................................................................................... 21 PROGRAMA DE CONTROLE DA ASMA DE GOINIA .................................................................................. 25 ATENO OBESIDADE ............................................................................................................................... 30 PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO ......................................................................... 34 ESCOLHAS SAUDVEIS: ALIMENTAO SAUDVEL E ATIVIDADE FSICA ............................................. 38 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................................................... 41

APRESENTAO
No despertar do sculo XXI, mais evidente e intenso tem se mostrado o processo de transio demogrfica e a polarizao epidemiolgica na maioria dos paises das Amricas, no Brasil e consequentemente em nosso municpio. A importncia das Doenas Crnicas No Transmissveis (DCNT) no perfil atual de sade da populao humana indiscutvel tanto para a populao mundial quanto para a populao brasileira. Estimativas da Organizao Mundial de Sade (OMS) apontam que as DCNTs j so responsveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doenas. No Brasil, em 2004, as DCNT responderam por 62,8% do total de mortes por causa conhecida (VIGITEL 2006). Diante deste cenrio a abordagem e as estratgias de preveno e controle das doenas no transmissveis vem exigindo, de instituies e profissionais do setor, um esforo criativo na proposio de aes e na busca de iniciativas bem sucedidas, que possam ser integradas ao sistema de sade brasileiro de forma eficaz, respeitando ainda as peculiaridades das diversas regies do pas e a capacidade de gasto do Estado. Neste contexto o chamado Estilo de Vida Moderno, a que todos esto sujeitos, o grande fator de risco sade. Dentre esses fatores os hbitos alimentares inadequados, o sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, o consumo excessivo de bebida alcolica, a ingesto insuficiente de frutas e hortalias e a inatividade fsica, compem as principais causas para o desenvolvimento das doenas crnicas no transmissveis. Vislumbrando como estratgia de qualificao a Ateno Sade, esta "cartilha" foi elaborada com o objetivo de instrumentalizar os profissionais de Sade, especialmente os Agentes Comunitrios de Sade com informaes importantes sobre as aes de promoo, proteo e recuperao da sade. O Agente Comunitrio de Sade, bem como demais membros da Equipe da Estratgia Sade da famlia (ESF) tem acesso ao domiclio das pessoas em sua rea de abrangncia, o que configura uma rica oportunidade de conhecer melhor a realidade e contribuir mais efetivamente neste processo. Consideramos, portanto fundamental a atuao da ESF com objetivo de produzir impacto positivo na preveno e controle das Doenas Crnicas No Transmissveis em todo pas. Certamente, estas informaes contribuiro para o aperfeioamento das aes em desenvolvimento, bem como, para a identificao de possveis medidas que possam favorecer a preveno e o controle das DCNT em nosso municpio. Contamos com o trabalho valoroso e qualificado destes profissionais nas suas respectivas reas de atuao que resultar em mudanas nos indicadores de sade e consequente melhoria da qualidade de vida de nossa populao.

ATENO A SADE DA PESSOA IDOSA


O envelhecimento pode ser compreendido como um processo natural, de diminuio progressiva da reserva funcional dos indivduos (senescncia) o que, em condies normais, no costuma provocar qualquer problema. No entanto, em condies de sobrecarga como, por exemplo, doenas, acidentes e estresse emocional, pode ocasionar uma condio patolgica que requeira assistncia (senilidade). Cabe ressaltar que certas alteraes decorrentes do processo de senescncia podem ter seus efeitos minimizados pela adoo de um estilo de vida mais saudvel. No Brasil considera-se idosa a pessoa com idade a partir de 60 (sessenta) anos. Atualmente 8,6% da populao brasileira possui 60 anos ou mais de idade e nos prximos 20 anos dever representar quase 15% da populao. O envelhecimento deve ser uma experincia positiva, assim, funo das polticas de sade contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avanadas com o melhor estado de sade possvel. O envelhecimento ativo e saudvel o grande objetivo nesse processo. Envelhecimento ativo o processo de otimizao das oportunidades atravs da participao nas questes sociais, econmicas, culturais, espirituais e civis e no somente a capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da fora de trabalho. Tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa promovendo autonomia e independncia. Portanto, esta Cartilha tambm foi elaborada com a finalidade de oferecer informaes aos profissionais que atuam com esta populao atravs de uma linguagem acessvel usando uma abordagem integral para as pessoas em seu processo de envelhecimento.

POLTICA DO IDOSO
Para cada fase da vida, h direitos especiais que precisam ser garantidos. Para menores de idade, h o Estatuto da Criana e do Adolescente e para quem j completou 60 anos existem garantias legais que definem princpios, diretrizes e responsabilidades que asseguram os direitos dos idosos, que o Estado tem obrigao de fazer cumprir: - Lei n 8.842 de 04/01/1994 Poltica Nacional do Idoso; - Portaria GM/ MS n 1.395 fr 10/12/1999 Poltica Nacional de Sade do Idoso; - Lei n 13.436 de 31/05/1999 Poltica Estadual do Idoso; - Lei n 10.741 de 01/10/2003 Estatuto do Idoso - Portaria GM n 648 de 28/03/2006 Poltica Nacional de Ateno Bsica; - Portaria GM n 2.528 de 19/10/2006 Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa.

DIREITOS DA PESSOA IDOSA


Os idosos j viveram dcadas, tm experincia, sabedoria e merecem respeito, mas isso nem sempre acontece, na famlia, na sociedade. Mas podemos mudar essa situao, orientando os idosos quanto aos seus direitos. A Constituio e a Poltica Nacional do Idoso (Lei 8.842/94) determinam
9

regras e punies para proteger a pessoa idosa. Conhea as principais e exija que elas sejam cumpridas: - Ser atendido com prioridade, respeitando o critrio de risco, nas Unidades de Sade; - Receber orientaes em relao s medidas de preveno e controle das doenas; - Receber medicamentos preconizados pelo SUS; - Ter um acompanhante durante o perodo em que se encontrar internado ou em observao em unidade hospitalar, conforme Portaria GM/ MS n 280 de 07 de abril de 1999.

DIREITO AO RESPEITO
So crimes passveis de punies: - Negligncia, desrespeito, atos de violncia como: puxes, belisces, abusos sexuais, queimaduras, amarrar braos e pernas, obrigar a tomar calmantes e obrigar a assinar documentos; - Ameaas de punio e abandono; - Agresses verbais; - Apropriao dos rendimentos, penso e propriedades sem autorizao; - Recusa em dar alimentao e assistncia mdica; - Impedir a pessoa de sair de casa ou mant-la em local escuro e sem higiene.

SUPORTE FAMILIAR
O suporte familiar considerado essencial para garantir uma vida ativa e saudvel para a pessoa idosa. A funo dos profissionais de sade auxiliar os membros familiares a renegociarem seus papis e funes de maneira a construrem uma relao familiar mais harmoniosa e funcional. Todos os membros da famlia desempenham tarefas e assumem papis para que o sistema familiar funcione, como o papel de prover, que est ligado ao sustento, e o do cuidar ligado afetividade, alimentao, ateno e vigilncia constante. Lembrando que como um sistema, as partes envolvidas devem se organizar em busca de uma rotina equilibrada.

PREVENO DE QUEDAS
Conforme vamos envelhecendo, nossa coordenao motora e agilidade vo sofrendo algumas alteraes. Com isso, em muitos casos, comum que quedas aconteam. Mas antes de encarar as quedas como simples acontecimento, sem maior importncia, saiba que elas podem ser uma indicao de que o corpo precisa de cuidados. Uma queda pode sinalizar o incio de fragilidade ou anunciar uma doena mais sria, como a osteoporose, comum em mulheres com mais de 50 anos. Quando devidamente tratados esses problemas podem ser contornados, do contrrio, podem se agravar e causar srios transtornos. Uma queda, mesmo que pequena, em diversos casos a principal causa de incapacidade entre pessoas mais velhas. As quedas podem causar desde leses leves, como contuses e tores, ou mais graves, como fraturas. Preveno sempre o melhor caminho. Alm de manter os cuidados com a sade, a pessoa idosa deve ser orientada a observar dicas simples, mas que realmente ajudam a evitar quedas no dia-a-dia: - Usar sapatos fechados, de preferncia com solado de
10 Cartilha de Orientaes Sade

borracha, que aderem melhor ao cho; - Colocar tapetes de borracha no banheiro, no chuveiro, em frente pia da cozinha e em outras reas de circulao; - Evitar andar em reas com piso irregular, liso ou mido; - Evitar colocar obstculos no cho, como mveis e objetos espalhados pela casa; - Deixar sempre uma luz acesa ou um abajur no criado durante a noite, para facilitar sua locomoo; - Colocar o telefone num lugar acessvel, para ser mais fcil pedir ajuda quando necessrio; - Exigir que o nibus pare completamente para que a pessoa idosa possa subir ou descer. Caso no seja atendido, denunciar empresa ou prefeitura; - Quando necessrio, dever utilizar instrumentos de apoio como bengalas, muletas e andadores com base de borracha ou cadeira de rodas, conforme orientao mdica. Orientar a pessoa idosa a no se sentir envergonhada, pois o mais importante a segurana dela; - Evitar tapetes, principalmente soltos e desfiados que podem escorregar ou causar tropees. No caso de uso fix-los bem (tapetes com fundo emborrachado). - As escadas e corredores devem ter corrimo dos dois lados; Este deve continuar at os ltimos degraus, que devem ser revestidos com piso antiderrapante e faixas amarelas no primeiro e ltimo degrau. - Em casos de quedas com dores fortes, procurar assistncia mdica imediatamente.

DEPRESSO
Ao contrrio do que se pensa a depresso uma doena comum entre os idosos; sendo mais frequente nos anos que precedem a aposentadoria, diminuindo na dcada seguinte, com prevalncia aumentada aps os 75 anos. A depresso no apenas tristeza e nem inerente ao processo de envelhecimento, uma doena com apresentao clnica inespecfica e atpica que deve ser tratada adequadamente. O entendimento das interrelaes entre os sinais e sintomas, um grande desafio para os profissionais da ateno bsica, no devendo ser confundida com outros distrbios psiquitricos. A depresso no provocada por um s fator, existem vrios fatores que se interrelacionam, como os: Psicolgicos, Biolgicos, Sociais, Culturais, Econmicos, Familiares, entre outros, que fazem com que a depresso se manifeste em determinada pessoa. De forma geral, existem recursos teraputicos, tais como: o atendimento individual (orientao e acompanhamento, psicoterapia e farmacoterapia), o atendimento em grupo, as atividades comunitrias e o atendimento famlia. O diagnstico e o tratamento adequado so fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, alm de otimizar o uso de servios de sade, evitar outras condies clnicas e prevenir bitos prematuros. Em algumas situaes, ser necessrio o encaminhamento equipe ou profissional de sade mental.

11

DICAS DE SADE...
PREVENO AO CNCER
Uma das grandes causas de morte entre os homens o cncer de prstata. Aps os 50 anos, importante passar por uma avaliao mdica anualmente. Procure atravs do dilogo desmistificar a questo da vergonha e do preconceito. As mulheres a partir dos 60 anos devem continuar procurando o Servio de Sade para fazer a avaliao das mamas, assim como o exame preventivo de cncer (Papanicolau), visando preveno do cncer de mama e de colo de tero. Lembrar a pessoa idosa que ao expor-se ao sol, dever usar um bom filtro solar.

HIGIENE PESSOAL
Os hbitos higinicos esto entre os principais requisitos para uma vida saudvel, permitindo uma sensao de bem-estar e conforto. Orientar os idosos quanto necessidade de uma correta higienizao corporal, como: - Lavar sempre as mos com sabo, aps usar o banheiro e antes das refeies; - Manter unhas e cabelos sempre limpos e tratados.

SADE BUCAL
A sade bucal precria, devido s cries, perda de dentes e cncer de boca, esto associadas desnutrio e outras doenas, alm disso, diminui a auto-confiana e a qualidade de vida. Ento, oriente, quanto correta escovao dos dentes, ou prteses, aps todas as refeies e se necessrio, aconselhe o idoso procurar tratamento.

USO DE MEDICAMENTOS Orientar o Idoso a:


- Nunca tomar remdios por conta prpria, nem seguir conselhos de amigos ou balconistas de farmcias; eles podem at piorar seu estado de sade; - S o mdico pode receitar remdios, doses, horrios e tempo de tratamento; - Sempre levar os medicamentos nas consultas mdicas; - No parar de tomar o remdio por conta prpria. Caso ele provoque alguma reao inesperada ou mal-estar, procurar logo o mdico; - Procurar as unidades de sade e verificar se o medicamento prescrito est contemplado na lista dos fornecidos pelo SUS.
12 Cartilha de Orientaes Sade

ORIENTAES PREVENTIVAS
Estimule a pessoa idosa a: - Ter uma alimentao mais saudvel, priorizando a ingesto de frutas e vegetais; - Praticar atividade fsica como: caminhadas, dana, terapias corporais ioga, tai chi chuan e outras que goste conforme orientao profissional. - No fumar; - No se isolar, mantendo o convvio familiar e as relaes sociais; - Exercitar o crebro, com leituras e palavras cruzadas e se atualizar com informaes de jornais e informtica.

VACINAS
muito importante manter o calendrio vacinal atualizado. As vacinas preconizadas para a pessoa idosa, pelo Ministrio da Sade e que so importantes, so as seguintes: Vacina contra a Gripe (Influenza); Vacina contra Difteria e Ttano; Vacina contra Pneumonia, Febre Amarela. Obs.: Todas so encontradas nas Unidades de Sade.

CADERNETA DE SADE DA PESSOA IDOSA


A implantao da Caderneta de Sade da Pessoa Idosa representa uma grande conquista, este documento faz parte de uma estratgia para o acompanhamento da nossa populao idosa. Nesta Caderneta sero registradas informaes importantes sobre a sade da pessoa idosa, auxiliando os profissionais de sade sobre quais as aes necessrias para um envelhecimento ativo e saudvel. O profissional dever participar ativamente do processo de implantao da Caderneta em sua rea de abrangncia, sendo responsvel pela viabilizao e o sucesso dessa estratgia. O ideal que a pessoa idosa seja estimulada a portar sempre a Caderneta de Sade na (o) bolsa (o).

SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
A idia de que as pessoas perdem suas habilidades sexuais medida que envelhecem no passa de um erro. O fato de haver uma diminuio na frequncia das atividades sexuais, no significa o fim da expresso ou do desejo sexual. A sexualidade uma poderosa mistura de impulsos emocionais e fsicos, nela tanto a mente como o corpo exercem influncia sobre a pessoa. Algumas mulheres, aps parar a menstruao, podem apresentar perda do interesse sexual, diminuio da lubrificao da vagina e ardncia durante a relao sexual, neste caso, usar o gel lubrificante uma boa opo. Pode ocorrer ainda, infeces vaginais, neste caso deve-se procurar orientao mdica. A idade no d imunidade s pessoas contra as doenas, seja qual for a sua origem, e no tira a capacidade de relacionar-se sexualmente com quem desejar, mas preciso se cuidar.
13

Hoje, comprovada a existncia do aumento do nmero de casos de Doenas Sexualmente Transmissveis (DSTs/HIV/AIDS) em pessoas acima de 60 anos. A crena de que os idosos estavam livres de contrarem essas doenas, atualmente cai por terra. Percebe-se que so, na maioria, sexualmente ativos, abertos para os prazeres da vida e que tambm necessitam de ateno. Preveno contra estas doenas um ato de responsabilidade, amor e cuidado por si e pelo companheiro. A melhor forma de prevenir a transmisso das DST's e do HIV/AIDS usar sempre e corretamente a camisinha, em todas as relaes sexuais.

AVALIAO FUNCIONAL
A avaliao funcional fundamental e determinar no s o comprometimento funcional da pessoa idosa, mas sua necessidade de auxlio. Representa uma maneira de medir se uma pessoa ou no capaz de desempenhar as atividades necessrias para cuidar de si mesma. Caso no seja capaz, verificar se essa necessidade de ajuda parcial, em maior ou menor grau, ou total. Usualmente, utilizase as avaliaes no desempenho das atividades cotidianas ou Atividades de Vida Diria (AVD) relacionada ao auto cuidado e independncia e Atividades Instrumentais de Vida Diria (AIVD) relacionadas a participao do idoso em seu entorno social e autonomia.

Hierarquia das Atividades Dirias


Uma pessoa est envelhecendo mal, quando ela no consegue mais sozinha...
Fazer compras

Pegar transporte

AUTONOMIA
Pagar contas em bancos Tomar medicamentos

Ter controle urinrio e esfincteriano

INDEPENDNCIA
Andar Vestir-se Tomar banho Alimentar-se Cuidar da aparncia Ir ao banheiro Sair da cama

LEMBRE-SE... Envelhecer no significa adoecer.


O indivduo pode envelhecer de forma natural convivendo bem com as limitaes impostas pelo passar dos anos, mantendo-se ativo at as fases mais tardias da vida. H que se ter uma viso global do envelhecimento como processo e dos idosos como indivduos. O idoso deve sempre ser lembrado dos benefcios do envelhecimento ativo e bem sucedido, com hbitos saudveis de vida, manuteno de uma atividade social e sexual ativa, sempre que possvel, tendo como parceiros deste envelhecimento bem sucedido, os profissionais de sade. Desta forma, o papel dos agentes comunitrios de sade o de agente facilitador e multiplicador das informaes contidas nesta cartilha, oferecendo a pessoa idosa orientaes quanto ao processo de envelhecimento ativo e saudvel. Ressalta-se ainda, a grande importncia deste profissional na manuteno da autonomia e independncia dos idosos, atuando como elo de ligao entre a pessoa idosa e os demais membros da estratgia sade da famlia, contribuindo no alcance dos objetivos propostos por toda a equipe.
14 Cartilha de Orientaes Sade

ATENO AO DIABETES MELLITUS (DM)


Diabetes um grupo de doenas metablicas caracterizadas por hiperglicemia (aumento da glicemia = acar no sangue). Quando se tem diabetes, o corpo no produz insulina, ou no produz o suficiente, ou ainda a insulina produzida no funciona adequadamente. A insulina um hormnio produzido no pncreas que promove a entrada da glicose nas clulas para gerar energia.
Ilhotas de Langerhans

ESTMAGO

FGADO

RIM

RIM
PNCREAS

Os tipos de diabetes mais frequentes so: tipo 1 e tipo 2. O diabetes tipo 1, presente em 5 a 10% dos casos, caracterizado por falta total de produo de insulina e ocorre principalmente em crianas e adolescentes. O tratamento a utilizao de insulina, associada dieta e atividade fsica.

O Papel da Insulina
Insulina

Receptor

Hemceas

Glicose O diabetes tipo 2, presente em 90 a 95% dos casos, caracterizado por diminuio da funo da insulina, neste caso, o FLUXO SANGUNEO corpo produz insulina, mas ela no funciona adequadamente. Ocorre com maior frequncia em adultos e em pessoas com excesso de peso. O tratamento feito com medicamentos orais e/ou insulina, associados dieta, atividade fsica e controle do peso.

A incidncia do diabetes tem aumentado no mundo todo, principalmente em consequncia das mudanas de hbitos alimentares e ao sedentarismo, ocasionando aumento do nmero de pessoas com excesso de peso. Na populao adulta, sua prevalncia de 7,6%. O diabetes apresenta alta morbimortalidade, com perda de qualidade de vida, sendo sua preveno, bem como, de suas complicaes, uma prioridade na sade pblica. O DIAGNSTICO DO DIABETES BASEADO NAS GLICEMIAS SANGUNEAS:
VALORES DE GLICOSE PLASMTICA (mg/dl) PARA DIAGNSTICO DE DM E SEUS ESTGIOS PR-CLNICOS.

Categoria Glicemia normal

Jejum* < 100

2h Aps 75g Glicose < 140 (se realizada) < 140 e < 200 < 200

Casual **

Tolerncia glicose < 100 A < 126 diminuda DM < 126

< 200

*O jejum definido como a falta de ingesto calrica de no mnimo 8 horas. **Glicemia piasmtica casual definida como aquela realizada a qualquer hora do dia, sem observar o intervalo da ltima refeio. - Glicemia ps prandial: glicemia realizada aps as refeies. - Glicemia capilar: exame de ponta de dedo.
15

SINAIS E SINTOMAS Os principais sintomas de diabetes so: - Machucados que demoram a cicatrizar; - Urinar a todo momento (poliria); - Muita sede (polidipsia); - Fome exagerada (hiperfagia); - Viso embaada; - Nuseas e vmitos; - Infeces vaginais; - Problemas sexuais; - Perda de peso; - Formigamento nos ps; - Urinar na cama (crianas); - Fraqueza e cansao; - Infeces de pele e coceira; - Pode ser ASSINTOMTICO (grande parte dos casos). TRATAMENTO O tratamento do diabetes feito com insulina (tipo 1 e tipo 2) ou com medicaes orais (tipo2), monitorizao da glicemia capilar, alm de dieta e atividade fsica. Os objetivos so controle da glicemia para evitar complicaes a curto prazo (hipoglicemia e hiperglicemia) e a longo prazo (cegueira, infarto do miocrdio, derrame cerebral, gangrena, doena renal e impotncia sexual). As medicaes devem ser administradas conforme orientao mdica, continuamente e em horrios fixos. Alm disso, os pacientes (em especial as crianas junto com seus responsveis) devem realizar automonitorizao antes e aps as refeies ou sempre que for indicado. A alimentao para o paciente diabtico deve ser equilibrada, contendo todos os nutrientes: carboidratos, protenas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras e gua. O exerccio fsico proporciona melhora do controle do diabetes, da hipertenso e do colesterol no sangue, diminuindo o risco de infarto e derrame, controle de peso, melhora do bem estar e auto estima e controle do estresse. O ideal acumular no mnimo 30 minutos dirios de atividade fsica.

Muita Sede Cansao fcil Aumento de Apetite Emagrecimento Urina Aumentada

AS METAS DO CONTROLE DO DIABETES SO:


Hemoglobina glicada A1C < 7% Glicemia de jejum Glicemia ps-prandial Presso Arterial
16

90 - 110 mg/dl
< 140 mg/dl < 130/80 mmHg

Cartilha de Orientaes Sade

COMO E ONDE APLICAR A INSULINA?

Aplicao de Insulina
Tcnicas
1. Guardar a insulina dentro da geladeira, de preferncia na gaveta de verduras e legumes. Sempre longe do congelador.

3. Juntar o material (algodo, lcool,seringa, agulha e insulina).

6. Introduzir ar na seringa de acordo com a dosagem prescrita e injetar no frasco de insulina. Cuidado para no contaminar a seringa e a agulha.

9. Injetar a insulina, pressionar o local com algodo e retirar a agulha, fazendo uma suave presso no local sem fazer massagem.

4. Agitar suavemente ou rolar o frasco de insulina entre as mos.

7. Virar o frasco e aspirar a insulina desejada. Bater suavemente com os dedos na seringa para retirar as bolhas de ar e acertar a dosagem.

10. Locais de aplicao:

2. Lavar as mos.

5. Limpar a tampa de borracha 8. Limpar o local onde ser aplicada a insulina com algodo embebido em do frasco com algodo lcool. Fazendo uma prega na pele e embebido em lcool. introduzir a agulha em ngulo de 90.

muito importante o rodzio do local de aplicao da insulina.

COMO MISTURAR AS INSULINAS N (NPH) + R (RPIDA) 1. 2. 3.

Agite suavemente o frasco de insulina de ao intermediria (lquido de aspecto leitoso)

Introduza uma quantidade de ar na seringa que corresponda dose de insulina prescrita pelo seu mdico.

Injete ar dentro do frasco que contm insulina intermediria (lquido de aspecto leitoso) Sem extrair a insulina. Retire a agulha.

4.

5.

6.

Com a mesma seringa, injete a quantidade de ar correspondente dose de Insulina regular prescrita.

Injete o ar dentro do frasco que contm insulina regular.

Aspire a quantidade desejada de insulina com o frasco de cabea para baixo.

7.

8.
Introduza a agulha novamente no frasco de insulina intermediria, aspirando com o frasco de cabea para baixo, at a marca correspondente a soma das duas insulinas.

9.

Retire a agulha do frasco.

Retire a agulha do frasco e prossiga seguindo as mesmas recomendaes citadas na tcnica de aplicao de insulina.

17

COMPLICAES - COMPLICAES AGUDAS 1) HIPERGLICEMIA - glicose no sangue alta (glicemia capilar > 250mg/dl); - ocorre quando: dose insuficiente de insulina, perda do efeito do antidiabtico oral, abuso alimentar, estresse emocional, infeco e ao diagnstico do diabetes tipo 1 (cetoacidose diabtica); - sintomas: aumento da sede, necessidade frequente de urinar, nuseas, vmitos, desidratao, cansao, dor abdominal, alterao de conscincia, viso turva; - paciente deve verificar glicemia capilar e/ou procurar servio de sade imediatamente. 2) HIPOGLICEMIA - glicose muito baixa no sangue (HGT<60mg/dl); - ocorre quando: atraso ou omisso de refeies, exerccio vigoroso, erro na dosagem de insulina (para mais) ou aumento da dose das medicaes mais do que o recomendado pelo mdico; - sintomas: fraqueza sbita, fome excessiva, tremores, suor frio, tonturas, palpitaes, dor de cabea, confuso mental, desmaio, convulses; - se o paciente estiver consciente: ingerir carboidrato, exemplo: 1 copo de refrigerante ou suco de fruta; ou 2 colheres de ch de acar; ou 2 balas repetir em 15 minutos se necessrio; - se o paciente no conseguir engolir: colocar acar ou mel embaixo da lngua ou entre a gengiva e a bochecha e levar o paciente para o Pronto Socorro imediatamente. COMPLICAES CRNICAS 1) MACROANGIOPATIAS - Acometimento de grandes artrias pela aterosclerose (Coronrias, Cerebrais, Membros Inferiores): - Infarto do miocrdio; - Acidente Vascular Cerebral; - Ocluso Arterial. 2) MICROANGIOPATIAS - Acometimento de pequenos vasos: - Retinopatia Diabtica (perda da viso, cegueira); - Nefropatia Diabtica (acometimento renal); - Neuropatia Diabtica (Comprometimento dos nervos perifricos); - P Diabtico (Deformidades, ulceraes, risco de amputao).

lcera com Celulite e exsudao.

Osteomielite

Amputao do Segundo Pododctilo

CUIDADOS COM OS PS Orientar a examinar os ps diariamente, no ficar descalo, lavar e hidratar os ps, cortar as unhas, calar sapatos macios e com meias.
18 Cartilha de Orientaes Sade

19

ATENO!
QUANDO O DIABETES NO BEM CONTROLADO, APS ALGUNS ANOS PODERO SURGIR PROBLEMAS NOS OLHOS, RINS, NERVOS E VASOS PREJUDICANDO A VISO, A FUNO RENAL, COM RISCO DE AMPUTAO DE MEMBROS, INFARTO E DERRAME. O BOM CONTROLE DO DIABETES FUNDAMENTAL PARA EVITAR TAIS COMPLICAES.
ATRIBUIES DO AGENTE COMUNITRIO DE SADE - CONFORME ORIENTAO DO MINISTRIO DA SADE: 1) Esclarecer a populao sobre fatores de risco para diabetes, orientando sobre a preveno; 2) Orientar sobre a importncia de mudana no estilo de vida, alimentao e atividade fsica rotineira; 3) Identificar as pessoas na comunidade com maior risco para diabetes ou com sintomas a procurar unidade de sade para orientao e diagnstico; 4) Registrar, em sua ficha de acompanhamento, o diagnstico de diabetes de cada membro da famlia; 5) Encorajar uma relao paciente-equipe colaborativa; 6) Estimular que pacientes se organizem em grupos de ajuda mtua, tais como de caminhada, receitas de culinria etc.; 7) Questionar a presena de sintomas de elevao e/ou queda do acar no sangue aos pacientes com diabetes e encaminh-los para consulta mdica; 8) Verificar o comparecimento dos pacientes com diabetes s consultas agendadas na unidade de sade (busca ativa dos faltosos).

LEMBRE-SE, O DIABETES NO TEM CURA, MAS PODE SER CONTROLADO COM UMA ALIMENTAO BALANCEADA, COM PRTICA DE ATIVIDADE FSICA E SE NECESSRIO, COM MEDICAMENTOS. O PACIENTE DIABTICO COM GLICEMIA CONTROLADA, TER UMA VIDA SAUDVEL .

20

Cartilha de Orientaes Sade

ATENO A HIPERTENSO ARTERIAL SISTMICA- HAS


FIQUE ALERTA! O que Presso Alta ou Hipertenso Arterial? o aumento da presso arterial, ou seja, quando a presso na parede das artrias muito forte ficando acima dos limites considerados normais. Para classificar um paciente como Hipertenso, deve-se medir a presso arterial no mnimo 2 vezes (em 2 ocasies diferentes ou pelo menos em intervalos de 30 em 30 minutos). O QUE UMA PRESSO NORMAL?

Toda Presso ABAIXO de 140 X 90 mmHg

14x9

PE

RIG

O!

VOC SABIA QUE: 1- Cerca de 22 a 44% da populao adulta urbana tem presso alta e podem morrer em consequncia da HAS. No Brasil as doenas circulatrias so responsveis por 32% da mortes/ano, cerca de 300.000. 2- Metade das pessoas que tem presso alta, ou seja, 50% desconhece o diagnstico. 3- A Hipertenso (presso alta) nem sempre apresenta sintomas no incio. 4- A Presso Alta pode ocorrer em qualquer idade, principalmente em pessoas que j tiveram casos na famlia. 5- A nica maneira de descobrir a HAS aferindo a presso regularmente. AFERIO DE PRESSO... ... muito simples, rpida, no di e pode ser feita em qualquer Unidade de Sade. Considera-se Presso Alta quando os VALORES SO IGUAIS OU SUPERIORES A 140 mmHg (MXIMA) / 90 mmHg (MNINA) OU 14X 9. QUANTO MAIS ALTA A PRESSO, MAIORES SO OS RISCOS DE COMPLICAES. ...Quando foi a ltima vez que voc mediu sua presso arterial? POR QUE A PRESSO SOBE? A presso sobe por vrios fatores: - Por causa de doenas nos rins, diabetes, doenas nas glndulas, etc. - Stress e/ou ficar constantemente nervoso. - Uso abusivo e/ou demasiado de bebida alcolica. - Hereditariedade. - Comer muito sal. - Peso acima do ideal. - Falta de atividade fsica. - Fumo. A presso alta, caso no seja tratada, pode causar: - Derrame cerebral. - Doenas no corao (infarto). - Doenas nos rins e outros. O QUE VOC PODE FAZER PARA PREVENIR E CONTROLAR A HIPERTENSO? Decida parar de Fumar O cigarro alm de responsvel por muitas outras doenas, aumenta os riscos de problemas do corao. Se voc tem presso alta, esses riscos so ainda maiores. Se voc fuma; decida parar de fumar.
21

Diminua o Sal Consumir sal em excesso (mais de uma colher de ch ao dia) facilita o aumento da presso arterial. Procure substitu-lo por outros temperos que tambm do sabor aos alimentos, mas so naturais; como organo, louro, alho, cebola, etc. Evite os enlatados porque contm muito sal. Coma mais frutas frescas, legumes e vegetais. Controle do Peso O excesso de peso faz o corao trabalhar mais, o que causa o aumento da presso. Inclua frutas e verduras no seu dia-a-dia e evite alimentos gordurosos. Se voc precisa emagrecer, busque orientao profissional. Diminua o Consumo de Gordura Alimentos gordurosos so as principais fontes de triglicrides e colesterol. Ter o nvel de colesterol alto favorece o acmulo de gorduras nas artrias que levam sangue ao corao, aumentando os riscos de infarto. Limite o Consumo de lcool O lcool por si s pode aumentar o tamanho do seu corao e produzir danos cardacos. Diminua o Estresse Manter o Peso Ideal, fazer atividade fsica regularmente e Procurar Relaxar... ... Contribui para diminuir o estresse Mesmo que voc no fume, no beba, no seja diabtico e tenha uma vida saudvel, o estresse pode elevar a presso. Procure no se irritar a toa. Diverso importante; reserve sempre um tempo para fazer o que voc gosta ou estar com os amigos e/ou com as pessoas que voc ama e se sente bem. Alm de ficar mais feliz, voc estar cuidando do seu corao. Beba gua Ela essencial para vrias funes do nosso corpo (6 a 8 copos por dia). DICA IMPORTANTE: A ATIVIDADE FSICA... sua grande Aliada...! Voc sabia que trinta minutos de caminhada e/ou atividade fsica regular ajudam a:
22

Controlar a presso arterial Prevenir problemas do corao Fortalecer o corao Controlar o peso ou emagrecer Reduzir os nveis do colesterol Tonificar os msculos e fortalecer os ossos Regularizar as funes intestinais Auxiliar no controle dos nveis de acar no sangue Melhorar a disposio para o trabalho Diminuir o estresse Melhorar o sono aumentando o seu bem estar fsico e mental Melhorar sua auto-estima...
Cartilha de Orientaes Sade

ATENO! ATIVIDADE FSICA FAZ VOC FICAR MAIS ATIVO E SAUDVEL! Pergunte ao educador fsico e ao mdico sobre a intensidade das atividades fsicas que voc deve fazer, e mos obra. Escolha seu exerccio preferido...

NO SE ESQUEA: HBITO ALIMENTAR SAUDVEL + ATIVIDADE FSICA REGULAR + PESO ADEQUADO... ...AJUDAM A CONTROLAR SUA PRESSO E REDUZIR OS RISCO DAS COMPLICAES.
LEMBRETE: O CONTROLE de sua presso DEPENDE muito DE VOC. Saiba qual o nvel de sua Presso e procure control-la. COMO TRATAR? A hipertenso ainda no tem cura, mas tem tratamento e controle; O tratamento pode ser feito com ou sem medicamento, isso depender da avaliao mdica, portanto IMPORTANTE consultar um profissional da sade e NO INTERROMPER O TRATAMENTO aps a normalizao da presso arterial. ATENO: Faa seu tratamento corretamente seguindo as orientaes da equipe de sade; S tome medicamentos receitados pelo seu mdico; Evite a automedicaco; No pare de tomar os remdios sem consultar um profissional de sade; Comparea a Consulta de Enfermagem agendada; Procurar regularmente o servio de sade para aferir (medir) sua Presso Arterial e avaliar os medicamentos em uso e o tratamento; Faa seu cadastro no HIPERDIA em uma Unidade de Sade. DICAS IMPORTANTES: Reduza a utilizao de sal no preparo dos alimentos. O mximo permitido 5g/dia (1 colher rasa de ch por pessoa). Evite molhos e temperos industrializados, pois so ricos em sal (mostarda, maionese, ketchup, etc). Procure no utilizar alimentos que contm muito sal: presunto, carne de sol, salsicha, linguia, enlatados em geral (azeitona, picles, etc). Tenha cuidado tambm com: frituras, banha de porco, gordura em geral. Evite ou reduza o consumo de bebida alcolica. No utilize o saleiro mesa para tempero de alimentos j preparados. O sal diettico pode ser utilizado, mas desnecessrio ao tratamento, pois em pouco tempo o paladar se adapta reduo do sal de cozinha. VOC SABE O QUE HIPERDIA? HIPERDIA: um Sistema Nacional de Informao, alimentado pelo cadastramento dos portadores de Hipertenso e Diabetes, realizado nas Unidades de Sade atravs do preenchimento de uma ficha do Ministrio da Sade, visando o conhecimento e o controle destes casos.
23

DICAS SOBRE O HIPERDIA... Se voc j foi diagnosticado como Hipertenso ou Diabtico voc dever Procurar uma Unidade de Sade da Secretaria Municipal de Sade mais prxima a sua casa e fazer seu... CADASTRO no HIPERDIA... Se voc j cadastrado no Hiperdia; Participe dos Grupos de Hipertenso e Diabetes existentes na Unidade de Sade, siga corretamente as orientaes dos Profissionais de Sade. VOC QUE HIPERTENSO... ....PODE TER UMA VIDA NORMAL SE... ... APRENDER A CONTROLAR SUA PRESSO ARTERIAL. ATRIBUIES E COMPETNCIAS DOS AGENTES COMUNITRIOS DE SADE Esclarecer a comunidade sobre os fatores de risco para as doenas cardiovasculares, orientando-a sobre as medidas de preveno. Rastrear a Hipertenso Arterial em indivduos com mais de 20 anos, pelo menos, uma vez ao ano, mesmo naqueles sem queixa. Encaminhar consulta de enfermagem os indivduos rastreados como suspeitos de serem portadores de Hipertenso. Verificar o comparecimento dos pacientes Hipertensos s consultas agendadas na Unidade de Sade. Verificar a presena de sintomas de doena cardiovascular, crebrovascular ou outras complicaes de Hipertenso Arterial, encaminhar para consulta extra. Perguntar, sempre, ao paciente Hipertenso se o mesmo est tomando, com regularidade, os medicamentos e se est cumprindo as orientaes de dieta, atividades fsicas, controle de peso, cessao do hbito de fumar e da ingesto de bebidas alcolicas. Registrar, em sua ficha de acompanhamento, o diagnstico de Hipertenso e risco cardiovascular global estimado de cada membro da famlia.

APRENDA
24

FIQUE ALERTA!

COMO PREVENIR E CONTROLAR A HIPERTENSO ARTERIAL


Cartilha de Orientaes Sade

PROGRAMA DE CONTROLE DA ASMA


O QUE ASMA?
A asma uma doena crnica, com componente hereditrio, que acomete cerca de 10 a 20% da populao. Caracteriza-se por inflamao e obstruo dos brnquios como resposta a uma variedade de estmulos, podendo ser revertida com o uso de medicao broncodilatadora e adoo de hbitos de higiene ambiental essenciais ao controle da doena. Devemos pensar que o paciente tem asma quando apresenta: Uma ou mais crises recorrentes de chiado. Tosse seca noturna. Tosse ou chiado aps exerccio. Tosse, falta de ar, chiado, aperto no peito ou desconforto respiratrio aps exposio a poeira, mofo, fumaa, cheiros fortes. O que explicar na abordagem educacional do portador de asma: Bronquite muitas vezes o nome popular de asma. Asma no cura, mas tem controle. Asma leve pode se tornar grave se no for corretamente tratada. Uso correto dos medicamentos em spray com os espaadores. Controle ambiental. Papel do agente comunitrio no atendimento ao portador de asma na ateno bsica: Detectar casos suspeitos de asma. Encaminhar estes pacientes para consulta mdica (mdico do ESF, clnico ou pediatra das UABS). Orientar uso correto da medicao com espaador. Auxiliar o paciente na confeco do espaador. Orientar sobre a higiene ambiental. Onde encontrar os medicamentos para a asma: Medicamentos para tratamento da crise: Nas unidades de Urgncia e nas unidades de Referncia Medicamentos para intercrise: Nas unidades de Referncia Unidades de Referncia para o Programa Catavento: Cais Chcara do Governador; Cais Novo Mundo; Ciams Novo Horizonte; Ciams Pedro Ludovico; Ciams Jardim Amrica. Como fazer um espaador para adultos e crianas maiores: Pegue uma garrafa de refrigerante de 1 ou 2 litros de paredes finas. Corte ao meio. Aquea o bico da garrafa durante 6 segundos em gua quente. Adapte imediatamente o bocal do spray e deixe esfriar.

FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO
PACIENTE PORTADOR DE ASMA

EMERGNCIA

AMBULATRIO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ASMA


INTERNAES

PNEUMOLOGISTA REFERNCIA SECUNDRIA

PNEUMOLOGISTA REFERNCIA TERCIRIA

25

Como fazer um espaador para crianas menores de 5 anos: Pegue duas garrafinhas de gua de 350 a 500 ml de parede lisas. Corte ao meio com uma tesourinha. Aquea o bico de uma das partes durante 6 segundos em gua quente. Adapte imediatamente o bocal do spray. Deixe esfriar. Aquea a parte cortada de uma das garrafinhas durante 3 segundos e adapte imediatamente dentro da outra garrafinha fria e deixe esfriar. Adapte a mscara no bocal redondo e o spray no bocal que foi modelado. Est pronto! Demonstrar para o paciente ou responsvel como fazer o espaador. Em caso de dvidas a tcnica de enfermagem deve se propor a faz-lo para o paciente. Orientando o uso correto do espaador para: - Adultos e crianas maiores de 4 anos 1. 2. 3. 4. 5. Agitar o medicamento; Adaptar ao espaador; Soltar o ar do pulmo; Adaptar o spray; Acomodar o espaados na face do adulto ou o bico diretamente na boca da criana; 6. Acionar a medicao uma vez; 7. Respirar, inspirando profundamente; 8. Contar at 10 e soltar; 9. Repetir conforme orientao mdica; 10. Enxaguar a boca aps o trmino.

- Crianas menores de 4 anos 1. Agitar o medicamento; 2. Adaptar o medicamento ao espaador com mscara; 3. Adaptar a mscara na face da criana pequena; 4. Acionar a medicao uma vez; 5. Esperar a criana respirar algumas vezes.

Observaes: 1. Se criana menor de 5 anos deix-la respirar na mscara enquanto a me conta 15 segundos lentamente. 2. Se criana maior de 5 anos proceder como no adulto. 3. Repetir conforme prescrio mdica. * As mscaras esto disponveis nas farmcias das Unidades de Referncia.
26 Cartilha de Orientaes Sade

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE TERAPIA INALATRIA:


1. Por que hoje a via de administrao da medicao deve ser preferencialmente via inalatria? O efeito imediato, age exatamente no local onde desejamos e diminui os efeitos colaterais, pois necessrio quantidade menor de medicamento. 2. E a bombinha (spray) no perigosa? Primeiro, devemos evitar o velho nome bombinhas pois pejorativo e s ajuda a disseminar o preconceito contra uma forma moderna e segura de tratar as doenas pulmonares hoje. A medicao em forma de spray mais segura, pois possibilita o uso de doses at 40 vezes menores que comprimidos e xaropes. 3. E o velho conceito de que bombinha faz mal ao corao? No faz. Os broncodilatadores inalatrios so do grupo da adrenalina e assim como uma corrida, um susto ou fazer um esporte, podem acelerar o corao, mas se usados conforme a orientao mdica so absolutamente seguros. 4. Quais os efeitos desagradveis da medicao inalatria? Pode ocorrer aumento da freqncia do corao, tremores, rouquido e o sapinho na boca. So apenas desagradveis, no so perigosos e podem ser minimizados. 5. Como minimizar estes efeitos desagradveis da medicao inalatria em spray? Usando os espaadores. 6. Ento os espaadores s servem para diminuir os efeitos desagradveis? No. Servem tambm para aumentar a quantidade de medicao dentro dos pulmes e fazer um efeito melhor. Quase nada fica na boca a maior parte vai para os pulmes. 7. Como funciona um espaador? A medicao precisa de tempo para evaporar e ficar do tamanho certo dos brnquios pequenos e chegar l no fundo dos pulmes. As partculas grandes ficaro depositadas nas paredes do espaador e as pequenas, j evaporadas, iro diretamente para o local em que devem agir. 8. Todos os espaadores so iguais? Funcionam do mesmo jeito? Sim, os espaadores artesanais so eficazes desde que tenham o tamanho certo para as crianas (300ml) e para os adultos (500ml). Temos tambm espaadores sofisticados com vlvulas, mas isto no fundamental. 9. E a limpeza? muito simples. Se for de uso individual s lavar semanalmente com detergente neutro, aps a limpeza, deixar de molho por 15 minutos em 1 litro de gua com 5 gotas de detergente neutro, no enxaguar e deixar secar livremente sem friccionar com pano, pois isto atrai as partculas para as paredes e diminui a eficcia do espaador 10. E os aparehos de aerosol, no so melhores? No. Eles so mais caros, exigem energia eltrica, mtodos mais sofisticados de desinfeco, depositam mais remdio na boca, menos nos pulmes e so demorados. preciso 30 minutos para fazer uma inalao com inalador (aparelho de aerosol) e somente 3 minutos com a medicao em spray com espaador. Eles j tiveram sua utilidade, mas a medicao em spray representa um grande avano no tratamento das doenas respiratrias.
27

CONTROLE AMBIENTAL: As figuras seguintes serviro para orientar quanto ao ambiente saudvel.

As crises de asma podem ser desencadeadas pelo contato com:


Tapetes, carpetes e cortinas de tecidos nos quartos. Colcho sem capa impermevel.

NO

NO

Sofs de tecidos.

Vassouras e espanadores de p.

NO

NO
Talcos, perfumes, tintas, solventes, produtos de limpeza e inseticidas.

Camas perto da parede.

NO

NO

Mofo nas paredes.

Baratas.

NO

NO

Animais de pelcia e almofadas.

Animais de plo dentro de casa.

NO

NO

Estantes de livro abertas no quarto.

NO
Travesseiros de paina, penas e ervas.

NO

Roupas guardadas com cheiro de mofo.

Cigarro.

NO
28

NO

Cartilha de Orientaes Sade

Podemos ajudar a prevenir as crises de asma com hbitos simples como:


Piso lavvel e cortinas tipo persianas que podem ser limpas com pano mido. SIM Colcho com capa impermevel limpa com pano mido.

SIM

SIM

Sof de material impermevel limpo com pano mido.

SIM

Casa limpa com pano mido.

SIM

Camas no meio do quarto para facilitar a limpeza.

SIM

Casa limpa s com gua e sabo.

Paredes limpas, sem mofo.

Casa limpa sem lixos.

SIM
Prefira como animais domsticos, peixes e tartarugas.

SIM

Quarto limpo.

SIM

SIM
Lavar as roupas antes de usar para tirar o cheiro de mofo.

Quarto limpo sem estante aberta.

SIM

SIM

A ASMA NO TEM CURA MAS TEM CONTROLE


Travesseiros de espuma revestidos com plstico.

SIM

29

ATENO A OBESIDADE
Obesidade uma doena crnica caracterizada pelo excesso de gordura corporal armazenada em funo do desequilbrio entre a ingesto de alimentos (o que comemos) e o gasto energtico (o que gastamos). PREVALNCIA DA OBESIDADE A prevalncia da obesidade no mundo crescente, confirmandose como um problema de sade pblica, associado com o aumento das taxas de morbi-mortalidade pela presena de outros fatores de risco como: Dislipidemia, Diabetes, Hipertenso e Doenas Cardiovasculares. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), o consumo insuficiente de frutas e hortalias (menor que 400g/dia ou 5 pores) responsvel por 2,7 milhes de mortes, 31% das Inglaterra doenas isqumicas do corao, 11% doenas Mauritnia 50 c reb ro - va s c u l a re s e 1 9 % c n c e re s Austrlia gastrointestinais no mundo. 40 A pesquisa do Ministrio da Sade/ VIGITEL 30 Brasil 2007 mostrou que em Goinia apenas 22,5% dos 20 homens e 38,4% das mulheres relataram 10 consumo regular de frutas e hortalias. 2030 2020 Alarmante ainda a frequncia alta do consumo 0 2010 de carnes gordurosas, referida por mais da 2000 Porcentagem da 1990 metade dos homens (52,5%) e 30% das mulheres. populao com 1980 Essa pesquisa confirmou ainda alta prevalncia IMC > 30kg/M 1970 de obesidade e excesso de peso no Brasil. Em 1960 Goinia 57,4% dos homens e 43,3% das mulheres International Obesity Task Force - IOTF/2008 apresentam excesso de peso ou obesidade. Essa freqncia de excesso de peso aumenta aps 24 anos de idade at os 64 anos quando comea a reduzir. Quanto atividade fsica apenas uma minoria de pessoas relatou prtica regular (20,6% dos homens e 15% das mulheres).
EUA
PROJEO DA OBESIDADE NO MUNDO

Avaliao do peso pelo ndice de Massa Corporal (IMC) IMC= Peso (Kg) / Altura (m)
Obeso Grau III

Magro
< 18,5

Normal
18,5 a 24,9

Sobrepeso

Obeso Grau I

Obeso Grau II

25 a 29,9 Kg/m

30 a 34,9

35 a 39,9

> 40

30

Cartilha de Orientaes Sade

CLASSIFICAO DA OBESIDADE
CIRCUNFERNCIA DA CINTURA

Obesidade Ginecide

Obesidade Andride

Mulheres 88cm

Homens 102cm

RISCO MUITO AUMENTADO PARA DOENAS CARDIOVASCULARES

EQUAES DO PESO
PORQUE UMA PESSOA FICA OBESA? COMO MANTER O PESO? COMO EMAGRECER?

+ =
Emagrece

=
Aumenta Peso Mantm Peso

31

CONSEQUNCIAS DA OBESIDADE (COMORBIDADES)


Apnia do sono (ronco) Clculo Biliar Derrame Cerebral Dislipidemia (aumento das gorduras no sangue)

Diabetes

Hipertenso Arterial

Infarto do Corao Artroses

Gota

Varizes

Quanto mais cedo for tratada a obesidade, maior a chance de evitar o aparecimento dessas doenas.

COMO TRATAR AS PESSOAS COM OBESIDADE?


RELAXAR Procure em meio aos conflitos criar um ambiente amenizador: O bom humor, o sono sereno, a paz elevam a auto-estima despertando sua capacidade de mudana. REEDUCAO ALIMENTAR Use no dia a dia uma alimentao equilibrada: Comer um pouco de tudo e de tudo um pouco, no fuja do habitual. Se ligue nas dicas da equipe de sade. AUMENTAR A ATIVIDADE FSICA No fique parado, mexa-se! O exerccio fsico dirio ajuda voc a controlar seu peso. MEDICAMENTO Em alguns casos ajudar na perda de peso, porm s seu mdico poder indic-lo. CIRURGIA Este o ltimo recurso e requer muito critrio para indicao. Necessrio acompanhamento contnuo de equipe multiprofissional.

32

Cartilha de Orientaes Sade

COMO PREVENIR AS COMPLICAES DA OBESIDADE?


Manter o acar no sangue em jejum menor que 100mg/dl Controlar a presso arterial menor que 140x90 mmHg

Manter o colesterol no sangue menor que 200mg/dl

No abusar do sal de cozinha

Controlar o peso corporal

Podemos comer em mdia 01 colher de ch rasa de sal por dia (5gr)

DICAS BSICAS PARA CONTROLE DO PESO


Participe de um grupo educativo em Unidade de Ateno Bsica Sade . Tente reduzir as preocupaes, administre melhor seu tempo. Programe suas compras: escolha os alimentos que esto em seu plano alimentar. Fique de olho nas tcnicas de preparo dos alimentos: prefira preparaes cozidas, assadas, grelhadas, no abuse de frituras. Desperte seu paladar: saboreie os alimentos, mastigue bem e coma calmamente. No pule uma refeio para sobrecarregar a seguinte. Evite excesso de qualquer alimento.
33

PROPONHA-SE MUDANAS DE ATITUDE... MELHORE SEUS HBITOS!

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO (PMCT)


FUMO E SADE NO ANDAM JUNTOS.
O Tabagismo uma doena causada pela O cigarro aumenta o estresse da vida dependncia psicolgica e qumica droga nicotina. O cotidiana. No fumar faz parte da busca cigarro provoca diversos malefcios sade, sendo a de uma melhor qualidade de vida. maior causa isolada e evitvel de morte em todo o mundo. Considerado doena crnica, deve ser abordado por todo profissional de sade. A dependncia da nicotina tira dinheiro da alimentao, sade e educao de quem mais precisa. Benefcios para quem deixa de fumar: Fortalecimento da auto-estima; melhora do hlito e do cheiro; melhora da colorao dos dentes e da vitalidade da pele; melhora da respirao e da circulao do sangue; diminuio dos riscos de doenas; exemplo positivo para as crianas; melhora do desempenho nas atividades fsicas; contribui para a reduo dos danos ao meio ambiente. O fumante perde na qualidade dos anos de vida. Estatsticas revelam que os fumantes, comparados aos no fumantes, apresentam um risco: 10 vezes maior de adoecer de cncer de pulmo; 5 vezes maior de sofrer Parar de fumar a coisa mais infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crnica e enfisema importante que se pode pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. fazer pela sade! Sndrome de Abstinncia: Ao parar de fumar voc pode sentir-se irritado, ter dores de cabea, dificuldade de concentrao, tonturas, formigamentos, que so sintomas ocasionados pela dependncia qumica da nicotina. Fique tranquilo, estes sintomas duram no mximo 1 a 3 semanas, e nem todos os fumantes os apresentam.

PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO


O desenvolvimento de servios de apoio ao fumante importante, prestando assistncia integral populao. O Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT) o programa de preveno e controle do tabagismo no Municpio de Goinia, preconizado de acordo com as diretrizes do INCA/MS e que est fundamentado nas aes: 1) Ambiente Livre do Tabaco; 2) Atividades Educativas de Sensibilizao e Conscientizao; 3) Abordagem Mnima ao Fumante; 4) Abordagem Intensiva ao Fumante. 1) AMBIENTE LIVRE DO TABACO Objetivo Geral: - Eliminar a poluio tabagstica dos ambientes fechados e coletivos; - Cumprimento da Lei Federal n 9.294/96, da Portaria da SMS n 480/03 e do Decreto n 2340/03. Estas aes tm como objetivo apoiar o fumante no processo de cessao de fumar, preservando a sua sade, atuando tambm na proteo da sade da populao em geral.
34 Cartilha de Orientaes Sade

2) ATIVIDADES EDUCATIVAS DE SENSIBILIZAO E CONSCIENTIZAO Envolve aes de mobilizao social como campanhas de conscientizao na mdia e comemorao de datas pontuais: Dia Mundial Sem Tabaco (31/05); Dia Nacional de Controle do Tabagismo (29/08). 3) ABORDAGEM MNIMA AO FUMANTE Refere-se s aes de abordagem individual aos fumantes realizadas pelos profissionais de sade durante as consultas e visitas de rotina, objetivando estimular o fumante ao abandono do Tabagismo e tornando-o agente de mudana de seu prprio comportamento. Portanto, os profissionais de sade devem ser estimulados a aconselhar seus pacientes a deixarem de fumar, independente do nmero de tentativas e insucessos que os pacientes relatam. Sendo a motivao fator fundamental para uma mudana de comportamento to importante como a de parar de fumar, a tarefa dos profissionais de sade , principalmente, de auxiliar os fumantes a se tornarem altamente motivados para a etapa da ao e, depois, ajud-los a se manterem abstmios. Para isto, os profissionais de sade necessitam desenvolver a habilidade de saber ouvir e oferecer a ajuda adequada ao fumante. Pergunte: - A todo paciente se ele fuma; - Colha a histria tabagstica; - Avalie o grau de motivao e dependncia.

Descobrir hbitos do cotidiano que levam o indivduo a fumar pode ajudar a mud-los.

PERGUNTAS: 1) Voc fuma? H quanto tempo? 2) Quantos cigarros fuma por dia? 3) Quanto tempo aps acordar voc acende o primeiro cigarro? 4) O que voc acha de marcar uma data para deixar de fumar? Caso afirmativo: Quando? 5) Voc j tentou parar de fumar antes? 6) O que aconteceu? Objetivos das perguntas: - Identificar os fumantes e conhecer o tempo de exposio ao tabaco; - Avaliar o grau de dependncia nicotina: quanto fuma por dia / se o fumante acende o primeiro cigarro do dia nos primeiros 30 minutos aps acordar; - Avaliar o grau de motivao para deixar de fumar e o interesse em parar de fumar (indica que ser mais receptivo abordagem); - Identificar o que ajudou/atrapalhou a deixar de fumar e as barreiras que devem ser trabalhadas na prxima tentativa. Orientaes para o usurio que no pensa em parar de fumar: - Estimule-o a pensar sobre o assunto; - Fornea materiais sobre tabagismo; - Relate os riscos para a prpria sade e para a sade dos que convivem com ele; - Relate os benefcios ao parar de fumar; - Mantenha sua confiana; - Toque sempre no assunto nas consultas de retorno.

Parar de fumar um compromisso e no uma casualidade.


35

Orientaes para o usurio que pensa em parar de fumar: - Estimule-o a marcar a data de parada nos prximos 30 dias; - Analise junto os motivos que o levam a fumar; - Certifique-se de que ele est bem informado; - Relate os riscos para a prpria sade e para a sade dos que convivem com ele; - Relate os benefcios ao parar de fumar; - Oferea material de auto-ajuda; - Volte a tocar no assunto nas prximas visitas/consultas at que o fumante esteja pronto a parar; - Oferea apoio e acompanhamento. IMPORTANTE: - Abordar o fumante com firmeza, porm sem agressividade ou preconceito; - Ter uma postura acolhedora; - Dirigir sua interveno aos fatores que tornam a cessao de fumar relevante para o paciente. Orientaes para o usurio que est pronto para parar de fumar: - Marque uma data imediatamente; - Auxilie a realizar um plano de ao; - Oferea material de auto-ajuda; - Estimule-o a adotar hbitos saudveis e abandonar hbitos nocivos; - Oferea apoio e acompanhamento.

Sugestes de Mtodos de Parada: Parada Imediata (abrupta):


Parar de fumar de uma s vez. Esta deve ser a primeira opo!

Parada Gradual: h 2 formas


1- Reduo: Reduz o nmero de cigarros, passando a fumar um nmero menor a cada dia (zerar em 2 semanas); 2- Adiamento: Vai adiando a hora de fumar o primeiro cigarro do dia at parar de fumar completamente.

Acompanhamento do fumante: - Acompanhe o fumante a partir da data do abandono do fumo; - Parabenize sempre, mantendo-o motivado; - Ressalte os benefcios obtidos; - Enfatize que dever evitar sempre dar uma tragada e colocar cigarro na boca; - Identifique situaes de risco e oferea alternativas para super-las; - Continue com as visitas/consultas de retorno, oferecendo alternativas e alertando sobre as recadas. 4) ABORDAGEM INTENSIVA AO FUMANTE Abordagem em grupo aos fumantes, realizada por profissionais de sade capacitados no curso especfico da Abordagem Intensiva ao Fumante do Programa Municipal de Controle do Tabagismo. Caractersticas do Tratamento em Grupo e Calendrio do Atendimento: - Tempo de existncia do grupo pr-estabelecida (mdia de 6 meses); - Realizao de uma mdia de 14 reunies/encontros que estaro divididos em reunies semanais, quinzenais e mensais; - Conduzido, de preferncia, por 2 ou 3 profissionais da rea de sade capacitados na metodologia do INCA/MS; - N de pessoas participantes nos grupos teraputicos: 15 a 20 (no mximo).
36 Cartilha de Orientaes Sade

Inscrio/ Triagem e Entrevista: Todos os fumantes que procurarem a UABS/UABSF para receber qualquer tipo de atendimento devem ser orientados e podem ser inscritos na Abordagem Intensiva ao Fumante / PMCT. Para isto necessrio: 1) Ligar no Distrito Sanitrio e/ou na UABS/UABSF da rea de abrangncia da residncia do usurio para fazer a inscrio para participar do Grupo Teraputico da Abordagem Intensiva ao Fumante; 2) O usurio, no ato da inscrio, dever fornecer informaes / dados pessoais (nome, endereo, bairro, telefone); 3) Aguardar o contato telefnico da UABS/UABSF (referente rea de abrangncia do usurio) com informaes sobre o dia, local e horrio do funcionamento do Grupo Teraputico da Abordagem Intensiva ao Fumante no qual ele ser includo; 4) Iniciar a participao no Grupo Teraputico da Abordagem Intensiva ao Fumante.

Critrio para inscrio:


VONTADE, INTERESSE e DECISO do usurio do SUS em parar de fumar (pronto para a ao).

E tem gente que diz que o cigarro no droga.


Contm plvora explosivo que provoca tosse, falta de ar e at cncer

QUE TAL PENSAR UM POUCO SOBRE A DECISO DE PARAR DE FUMAR? Isto significa rever hbitos e fazer algumas mudanas no comportamento e no estilo de vida. Vale a pena!!
37

A adoo de um estilo de vida mais saudvel e o abandono de hbitos nocivos proporcionaro uma melhor qualidade de vida. Portanto a atividade fsica regular e alimentao saudvel so essenciais para promoo, proteo e recuperao da sade.

ALIMENTAO SAUDVEL
Alimentao Saudvel deve ser baseada em prticas alimentares com significao social e cultural dos alimentos visando a promoo da sade e a preveno de doenas .

SIGA OS 10 PASSOS PARA A ALIMENTAO SAUDVEL:


1- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentao. 2- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sdio) como hambrguer, charque, salsicha, linguia, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. 3- Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de gua por dia. D preferncia ao consumo de gua nos intervalos das refeies. 4- Torne sua vida mais saudvel. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fsica todos os dias e evite as bebidas alcolicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudveis. 5- Faa pelo menos 3 refeies (caf da manh, almoo e jantar) e 2 lanches saudveis por dia. No pule as refeies. 6- Inclua diariamente 6 pores do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pes e massas), tubrculos como as batatas e razes como a mandioca/ macaxeira/ aipim nas refeies. D preferncia aos gros integrais e aos alimentos naturais. 7- Coma diariamente pelo menos 3 pores de legumes e verduras como parte das refeies e 3 pores ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. 8- Coma feijo com arroz todos os dias ou pelo menos 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro uma combinao completa de protenas e bom para a sade. 9- Consuma diariamente 3 pores de leite e derivados e 1 poro de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparao torna esses alimentos mais saudveis! 10 -Consuma, no mximo, 1 poro por dia de leos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rtulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
38 Cartilha de Orientaes Sade

Uma alimentao saudvel deve conter todos os grupos de alimentos, fornecendo: gua, carboidratos, protenas, lipdios, vitaminas, fibras e minerais, os quais so insubstituveis e indispensveis ao bom funcionamento do organismo.

DICAS PARA UTILIZAR OS 10 PASSOS COM AS FAMLIAS E A COMUNIDADE


- No necessrio abordar todos os passos de uma vez. Escolha um ou dois passos de cada vez, de acordo com a necessidade da famlia. - A mudana de hbito um processo gradativo, que pode ser adotado aps vrias tentativas. importante valorizar os pequenos avanos. - Estimule o consumo de refeies variadas, ricas em alimentos regionais saudveis e disponveis na sua comunidade. - Para o melhor aproveitamento dos nutrientes, oriente a famlia a cozinhar legumes e verduras no menor tempo possvel, com pequena quantidade de gua fervente em panela tampada. - Oriente a pessoa a montar o seu prato com pelo menos dois teros de alimentos de origem vegetal. - Oriente as normas bsicas de higiene na hora da compra, do preparo, da conservao e do consumo de alimentos. A higiene essencial para a reduo dos riscos de doenas transmitidas pelos alimentos e pela gua. - Para compreender melhor os 10 passos para uma alimentao saudvel, consulte tambm o "Guia Alimentar Para a Populao Brasileira", disponvel em sua Unidade de Sade.

CUIDE DA ALIMENTAO... ESCOLHA ALIMENTOS SAUDVEIS!

ATIVIDADE FSICA
"Atividade Fsica todo movimento corporal voluntrio humano, que resulta num gasto energtico acima dos nveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exerccios fsicos. Tratase de comportamento inerente ao ser humano com caractersticas biolgicas e scio-culturais". SEJA MAIS ATIVO!! O carro pode ser deixado em casa e substitudo por uma bicicleta ou mesmo uma caminhada; Levar o cachorro para passear todos os dias faz bem tanto para ele quanto para voc! Lavar o prprio carro mais econmico, saudvel e gasta mais calorias do que levar em um lava-jato. Aproveitar o dia, sair de frente da TV e passear pelos parques e praas da cidade faz muito bem a sade e traz bem estar ao indivduo. Brincar com as crianas de: jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta, pular amarelinha e outros. O QUE EXERCCIO FSICO... O exerccio fsico a ao ou sries de aes corporais prescritas e sistematizadas a fim de desenvolver a aptido fsica, portanto deve ter a orientao e acompanhamento do profissional de Educao Fsica.
39

DICAS IMPORTANTES PARA A PRTICA DE EXERCCIO FSICO: Usar roupas e calados adequados. Ingerir lquidos, antes, durante e depois do exerccio. Praticar exerccios apenas quando estiver se sentindo bem. Iniciar as atividades lenta e gradualmente. Evitar medicamentos para dormir. No fumar. Alimentar-se at duas horas antes do exerccio. Respeitar seus limites pessoais. Informar quaisquer sintomas ou alteraes fsicas ao profissional que o acompanha. Nunca esquecer de fazer o alongamento antes e depois da atividade fsica, pois o alongamento previne leses musculares e tendinosas, evitam dores musculares e aumentam a amplitude dos movimentos articulares. O aquecimento tambm de grande importncia antes do exerccio fsico; ele aumenta a temperatura corporal aumentando assim a fora de contrao muscular, alm de prevenir a ocorrncia de leses musculares. ATIVIDADE FSICA REGULAR MELHORA SUA SADE E REDUZ OS RISCOS DE MORTE PREMATURA DAS SEGUINTES FORMAS: Reduz o risco de desenvolver doena cardaca coronria. Reduz o risco de infarto. Reduz o risco de ter um segundo ataque cardaco. Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerdeos, e eleva o bom colesterol HDL. Diminui o risco de desenvolver presso alta (Hipertenso). Ajuda a reduzir a presso arterial em pessoas hipertensas. Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Reduz o risco de cncer de clon. Ajuda a manter o peso ideal. Reduz os sentimentos de depresso e ansiedade. Promove o bem-estar psicolgico e reduz sentimentos de estresse. Ajuda a construir e manter articulaes, msculos e ossos saudveis. Ajuda as pessoas idosas a se fortalecerem melhorando a mobilidade e evitando o cansao excessivo.

IMPORTANTE LEMBRAR: Preferncia pessoal: Os benefcios da atividade fsica somente sero conseguidos com a prtica regular e a continuidade depende do prazer em realiz-la. Assim, no adianta indicar uma atividade que a pessoa no goste de fazer.

PORTANTO...ESCOLHA SUA ATIVIDADE FSICA PREFERIDA E SIGA EM FRENTE!


40 Cartilha de Orientaes Sade

Referncias Bibliogrficas
1. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Instituto Nacional de Cncer, Coordenao Nacional de Controle do Tabagismo e Preveno Primria de Cncer. Ajudando seu Paciente a Deixar de Fumar, Rio de Janeiro, 1997. 2. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Instituto Nacional de Cncer, Coordenao Nacional de Controle do Tabagismo e Preveno Primria de Cncer. Falando Sobre o Cncer e seus Fatores de Risco, 2 ed., Rio de Janeiro, 1998. 3. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Instituto Nacional de Cncer, Coordenao Nacional de Controle do Tabagismo e Preveno Primria de Cncer. Falando Sobre Tabagismo, 2 ed., Rio de Janeiro, 1998. 4. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Guia de Orientaes: Viver Mais e Melhor. [S.I.:s.n], 1999. 5. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Instituto Nacional de Cncer, Coordenao de Preveno e Vigilncia. Consenso sobre Abordagem e Tratamento do Fumante, Rio de Janeiro, 2000. 6. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Guia Operacional e Portarias Relacionadas. [S.I.: s.n], 2002. 7. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. ASMA E RINITE. Linhas de Conduta em Ateno Bsica, 2004. 8. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Manual de Diabetes, ARUAL Augusto Costa e Joo Sergio de Almeida Neto, Editora Sarvier. 2004. 9. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Caderno de Ateno Bsica Diabetes Mellitus, n 16, Braslia, 2006. 10. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Caderno de Ateno Bsica Envelhecimento e Sade da Pessoa Idosa, n 19, Braslia, 2006. 11. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Caderno de Ateno Bsica Hipertenso Arterial Sistmica, n 15, Braslia, 2006. 12. BRASIL, MINISTRIO DA SADE, Caderno de Ateno Bsica Obesidade, n 12, Braslia, 2006. 13. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. VIGITEL BRASIL. Vigilncia De Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico, 2006. 14. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Caderneta de Sade da Pessoa Idosa, Secretria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas e Estratgicas. - Braslia: Editora do Ministrio da Sade, 2006. 15. BRASIL. MINISTRIO DA SADE. VIGITEL. Vigilncia De Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico. 2007. www.saude.gov.br. Acesso em nov. e dez. 2008. 16. BRASIL, MINISTRIO DA SADE. Secretaria de ateno sade. Guia Alimentar para a Populao Brasileira: Promovendo a alimentao saudvel - Braslia, 2008. www.saude.gov.br. Acesso jan. /09. 17. BRASIL, Lei Federal n. 10.741, de 1 de outubro de 2003 Dispe sobre o Estatuto do Idoso.
41

18. Governo do Estado de Santa Catarina.Secretaria de Estado de Sade. Cartilha de Sade do Idoso. 19. Manual de Diabetes. Arual Augusto Costa e Joo Srgio de Almeida Neto, Editora Sarvier, 2004. 20. SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DA BAHIA- SESAB, SURAPS, CEDEBA, folder Obesidade: para cuidar preciso informar-se! 21. Tcnicas de aplicao de insulina. Folder. Hospital Universitrio da Universidade de So Paulo, Grupo de Doenas Metablicas. 22. Consenso Internacional sobre P Diabtico - Livro da Secretaria de Estado de Sade do Distrito Federal 2001. 23. Aplicao de insulina: <www.geocites.com>. Acessos em Nov. e Dez de 2008, Jan de 2009. 24. Copacabana Runners, em < http://www.copacabanarunners.net > Acesso em nov. e dez. 2008. 25. Diabetes Care 32: S6-S12, 2009, DOI: 10-2337/dc09-s006. 2009 Bye The American Diabetes Association. www.diabetes.org.br e http: //creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0. Acesso em nov. e dez. 2008 e jan. e fev. 2009. 26. Equipe Editorial Bibliomed, Boa Sade, 2000-2009 Bibliomed, Inc, em < http://boasaude.uol.com.br > Acesso em nov. e dez. 2008. 27. GOOGLE IMAGENS, em < http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi > Acesso em nov. e dez. 2008. 28. Sociedade Brasileira de Diabetes, em < http://www.diabetes.org.br/ > Acessos em nov. e dez. 2008, jan. e fev. 2009. 29. Wikipedia, GNU Free Documentation License, em: < http://pt.wikipedia.gor > Acesso em dez. 2009.

42

Cartilha de Orientaes Sade

PREFEITURA DE GOINIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DE GOINIA

Departamento de Rede Bsica Diviso de Doenas Crnico-Degenerativas

APOIO:

Deus Fiel Sempre!

You might also like