You are on page 1of 6

25/10/13

Bancada antiesttica: uma nova verso - Saber Eletrnica Online

HOME

NOTCIAS

ARTIGOS

EDIES
ENTRAR

DOWNLOADS EDUCAO Buscar... Buscar...

SOBRE A SABER CONTATO

Tw eetar

Curtir

29/1 1 /-1 20:53

Bancada antiesttica: uma nova verso


Em edies anteriores, foi apresentado um artigo sugerindo a montagem de uma bancada antiesttica utilizando um rev estimento de frmica especial como material dissipativ o. Aps sua publicao comeamos a receber reclamaes dev ido dificuldade de obteno do material utilizado. Embora seja um produto fabricado localmente, a frmica dissipativ a no fornecida, pelo menos nas quantidades necessrias para uma bancada, pelos distribuidores do fabricante. Dessa forma, resolv emos retomar o assunto agora utilizando materiais mais facilmente encontrados no comrcio. Para a grande maioria das pessoas, a eletricidade esttica no nada mais do que um lev e choque que se ex peri- menta tocando uma maaneta metlica aps andar por uma sala com carpete ou saindo de um carro com estofamento sinttico. Mas o acmulo de cargas estticas um problema que afeta os sistemas eletrnicos de modo direto. O controle dessas cargas fundamental nas reas de integrao e manuteno de computadores, alm de outras como salas de serv idores. O que so cargas estticas? A eletricidade esttica definida como uma carga eltrica causada por um desbalanceamento dos eltrons na superfcie de um material isolante. Essa carga produz um campo eltrico que pode ser medido e que afeta outros objetos, mesmo distncia. Descarga eletrosttica, ou ESD (do ingls ElectroStatic Discharge), definida como a transferncia dessas cargas entre corpos com potenciais eltricos diferentes. Mecanism os de acm ulo de cargas Cargas eletrostticas so criadas pelo contato e separao de dois materiais isolantes. Por ex emplo, uma pessoa andando sobre um piso gera eletricidade esttica conforme a sola do sapato entra em contato e em seguida se separa da superfcie do piso. Da mesma forma um dispositiv o eletrnico deslizando para dentro ou para fora de uma embalagem gera ele tricidade esttica, dev ido aos mltiplos contatos entre seu corpo e terminais e o material da embalagem. A criao de cargas eletrostticas por contato e separao de materiais conhecida como carregamento triboeltrico, que ocorre por transferncia de eltrons entre os materiais. A quantidade de carga acumulada por gerao triboeltrica afetada, principalmente, pela rea de contato, materiais env olv idos, v elocidade da separao e umidade relativ a. A srie triboeltrica (simplificada), mostrada na tabela 1 , utilizada para a determinao da tendncia de um material em acumular cargas positiv as ou negativ as.

www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2360-bancada-antiesttica-uma-nova-verso

1/6

25/10/13

Bancada antiesttica: uma nova verso - Saber Eletrnica Online

Na teoria, quando dois materiais da tabela so postos em contato e separados, o que se encontra em posio mais alta se torna positiv amente carregado. Observ e que quando ocorre atrito entre partes de um mesmo material, polietileno por ex emplo, ele apresentar reas com cargas positiv as e reas com cargas negativ as. Tambm ocorrem comportamentos em crculos, isto , um material A carregado positiv amente por B, B carregado positiv amente por C, mas C carregado positiv amente por A ao inv s de ser carregado negativ amente, como seria de se esperar. Por ex perincia, sabese que o carregamento triboeltrico notriamente errtico. Praticamente todos os materiais, incluindo a gua, podem sofrer carregamento triboeltrico. Os materiais carregados, sempre tero um campo eltrico associado a eles. Objetos condutiv os colocados nas prox imidades desses campos eltricos sero polarizados por induo. Caso esse material polarizado entre em contato com a terra, eltrons iro circular indo ou v indo. Se, nesse instante, o campo for remov ido e a ligao com a terra cortada, o objeto ficar carregado. Esse processo chamado de carregamento por induo.

Materiais no condutores no podem ser carregados por induo. Na tabela 2 v emos as tenses eletrostticas tpicas geradas por algumas ativ idades simples. importante notar que, quanto menor for a espessura do material isolante, mais rapidamente ele acumular carga.

ESD e seus efeitos Os efeitos das ESD sobre os com- ponentes eletrnicos so inv ariav elmente destrutiv os. Aps uma descarga eletrosttica o componente pode apresentar falha total, degradao de desempenho, reduo de ex pectativ a de v ida ou operao errtica. Falhas por ESD so normalmente causadas por um dos trs ev entos: descarga eletrosttica direta para o dispositiv o, descarga direta do dispositiv o e descarga induzida por campos. A destruio de um dispositiv o sensv el a ESD determinada por sua capacidade de dissipar a energia da descarga ou suportar os nv eis de tenso e correntes env olv idas. Essa capacidade conhecida como sensibilidade a ESD de um dispositiv o. Na tabela 3 podemos v er o grau de sensibilidade a ESD de div ersos dispositiv os e tecnologias.

Na figura 1 podemos v er o efeito de uma descarga eletrosttica na pastilha semicondutora de um MOSFET de potncia. Note o buraco criado na superfcie da pastilha de silcio.

www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2360-bancada-antiesttica-uma-nova-verso

2/6

25/10/13

Bancada antiesttica: uma nova verso - Saber Eletrnica Online

Controle das descargaseletrostticas Considerando que impossv el impedir o surgimento de cargas estticas, o controle ser feito atrav s de sua reduo ao mnimo possv el alm da limitao das correntes de descarga. Cada situao pede um modo de controle prprio, como as embalagens antiestticas para placas eletrnicas, pisos especiais para reas sensv eis, pulseiras e calcanheiras antiestticas para controle de cargas acumuladas no corpo humano e bancadas antiestticas com superfcies prprias para trabalhos com componentes e placas eletrnicas. Neste artigo iremos tratar de um ex emplo de bancada antiesttica. Uma bancada antiesttica pode ser construda de v rias maneiras, dependendo dos materiais escolhidos e, claro, do quanto se pretende gastar para faz-la. Mantas emborrachadas antiestticas prprias para essa funo ex istem no mercado e so distribudas por empresas especializadas na rea. Nossa proposta utiliza alguns materiais prprios e outros no to usuais mas que apresentam alta resistncia, durabilidade e facilidade de obteno. A bancada bsica Na figura 2 v emos a composio bsica de uma bancada antiesttica como a indicada em edies anteriores.

A manta de borracha dissipativ a ser utilizada no tampo da mesa. A superfcie da mesa dev e ser de material que permita a descarga segura das cargas contidas nos materiais e pessoas junto a ela. Em nosso caso usaremos a manta modelo NHE320 de duas camadas. Materiais antiestticos dev em apresentar uma resistncia superficial entre 1 05 e 1 01 2 ohms/m2 na camada superior. Alm dessa superfcie a bancada dev e possuir pontos para ligao de pulseiras de aterramento e conex o com o terra da instalao.

www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2360-bancada-antiesttica-uma-nova-verso

3/6

25/10/13

com o terra da instalao. Os requisitos necessrios para a mesa utilizada sero:

Bancada antiesttica: uma nova verso - Saber Eletrnica Online

Resistncia mecnica, isto , a mesa dev e ser estv el e firme para o uso esperado; Altura adequada, isto , a mesa dev e possuir a altura necessria para o modo como ser utilizada, com o tcnico em p ou sentado; Ser de material compatv el com o uso da cola de contato, por ex emplo madeira; Ter espao disponv el para a fix ao dos componentes necessrios, como os pontos de ater- ramento, por ex emplo. Nossa mesa de trabalho ir utilizar cav aletes metlicos como os ps da mesa e uma folha de porta como tampo. O ponto para aterramento da pulseira dissipativ a tambm a conex o da manta com o terra da instalao eltrica. Esse acessrio foi obtido junto com a manta dissipativ a e fix ado atrav s de um ilhs metlico. Os materiais utilizados na preparao da bancada podem ser v istos na figura 3.

Montagem da bancada

Aps escolher a mesa apropriada para o trabalho que ser ex ecutado, ser cortada a manta dissipativ a nas medidas necessrias para o rev estimento do tampo da mesa. recomendv el deix ar uma pequena folga nas dimenses para poder ser feito um ajuste mais preciso aps a colagem. O corte da manta pode ser feito com o aux lio de um estilete afiado.A manta utilizada em nosso ex emplo foi cortada de forma a cobrir uma rea de 2,1 0 x 0,60 m (dimenses da folha de porta utilizada). Aps o corte, dev emos fix ar o ilhs que ser a conex o com o terra. Para isso ex istem, no mercado, alicates especiais. Fique atento na qualidade da ferramenta utilizada. O ilhs dev e ser fix ado em um local de fcil acesso e que no atrapalhe durante a utilizao da bancada. Em nossa montagem foram fix ados trs ilhoses que permitem a alterao do ponto de aterramento. Sobre o tampo foi colada a manta dissipativ a, com o aux lio de cola de contato. Nada impede que se utilize a mesa com a manta solta, mas escolhemos mant-la fix a. Preste ateno para no colar a manta antes de fix ar o ilhs. Com a parte dissipativ a j prepa- rada, dev emos completar o aca- bamento da mesa, eliminando os ex cessos da manta dissipativ a. No uso de colas de contato, importante fazer alguns testes para determinar o tempo necessrio de espera para a colagem entre as peas. Em nosso caso o tempo foi de 1 5 minutos, aprox imadamente. As colas de contato possuem solv entes e no dev em ser utilizadas em ambientes com pouca v entilao e nem nas prox imidades de fontes de calor ou fogo. Cuidados dev em ser tomados e seguir as recomendaes do fabricante fundamental. Este trabalho dev e ser ex ecutado por pessoa com ex perincia e capacitada para trabalhar com esses materiais. A cola aplicada com o aux lio de uma esptula ranhurada e dev e ser totalmente espalhada sobre o tampo da mesa e v erso da manta. Aps o tempo de espera, as peas dev em ser postas em contato e prensadas entre si, de forma a no ficar nenhuma bolha ou rea sem contato entre as peas. Uma observ ao importante que a cola dev e ser bem

www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2360-bancada-antiesttica-uma-nova-verso

4/6

25/10/13

Bancada antiesttica: uma nova verso - Saber Eletrnica Online

agitada antes do uso para garantir sua homogeneidade. Aps o tempo de cura da cola, o que ir v ariar com a temperatura ambiente (seguir as recomendaes do fabricante da cola), podemos fazer uma primeira v erificao com o aux lio de um megmetro. O teste padronizado para superfcies dissipativ as utiliza dois contatos de 2,27 kg (5 libras) cada. Com as peas j coladas e a v erificao do contato eltrico feita, dev em ser feitos os ajustes das dimenses das peas de formipiso, com o aux lio de uma serra e lix a, dando o acabamento nas bordas da mesa. Dev emos fix ar o ponto de aterramento de pulseiras e o ponto de ligao da manta com o terra atrav s do ilhs. Uma v iso geral de nossa bancada final mostrada na figura 4.

Acessrios necessrios Junto com a bancada dev emos prov idenciar as pulseiras antiestticas que sero usadas em conjunto. Essas pulseiras dev em ser da melhor qualidade possv el. Na figura 5 podemos v er a pulseira utilizada.

Caso se utilize material dissipativ o no piso, dev emos acrescentar a calcanheira para permitir a descarga atrav s do sapato. Em salas com piso dissipativ o esse acessrio fundamental, principalmente porque a grande maioria dos calados possuem solado de borracha que isolante. Na figura 6 dado um ex emplo de calcanheira e no detalhe sua utilizao. Materiais utilizados A manta dissipativ a, cabo de ligao com terra e conex o para pulseiras antiestticas foram obtida atrav s

www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2360-bancada-antiesttica-uma-nova-verso

5/6

25/10/13

Bancada antiesttica: uma nova verso - Saber Eletrnica Online

A manta dissipativ a, cabo de ligao com terra e conex o para pulseiras antiestticas foram obtida atrav s da empresa New Horizon Comercial (www.newhorizon.com.br). A cola de contato foi adquirida no mercado especializado e muito fcil de ser encontrada. Os gastos com os principais materiais utilizados na bancada podem ser v istos na tabela 4. Nessa tabela podemos v er que o total gasto com a compra dos materiais foi de R$ 327 ,00. Neste v alor no esto considerados a outros materiais mais comuns como parafusos, por ex emplo, e nem custos de mo-de-obra.

Concluso Ex istem div ersas formas de se preparar uma bancada para utilizao com componentes eletrnicos e placas sensv eis s descargas eletrostticas. Bancadas prontas de fabricantes especializados, mantas dissipativ as mais acessrios podem ser encontradas no mercado com relativ a facilidade. Os materiais utilizados dev em ser av aliados sob v rios aspectos: eficincia, funcionalidade, facilidade de aplicao, durabilidade, facilidade de obteno e, principalmente custo. Os materiais escolhidos apresentam custo, durabilidade e facilidade de aplicao bastante interessantes. A facilidade de aplicao est relacionada com o fato de que qualquer marceneiro que tenha ex perincia na aplicao de rev estimentos com cola de contato estar plenamente capacitado para montar esta bancada, bastando seguir algumas recomendaes adicionais, com relao, principalmente, manta dissipativ a. A durabilidade de rev estimentos de borracha j bem conhecida, assim como sua manuteno. Cuidados dev em ser tomados com materiais de limpeza que podem v ir a danificar a borracha ou formar pelcula sobre ela. Finalmente, um c u sto d e R $ 327 ,00 (sem contar a mo-de-obra), aprox imadamente, para a preparao de uma bancada antiesttica no nada absurdo, lev ando-se em conta a melhora na qualidade dos serv ios prestados. Por ltimo pode ficar como sugesto a fabricao de bancadas e mesas antiestticas, utilizando esse tipo de material, por alguma empresa que queira atender esse mercado potencial.

Copyright 2013 Editora Saber Ltda. Todos os direitos reservados. Rua Jacinto Jos de Arajo, 315 - Tatuap - CEP: 03087-020 - So Paulo - SP - Brasil Tel.: +55 11 2095-5333 - Horrio de Expediente: 08:30 s 17:30 - (segunda sexta-feira)

www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2360-bancada-antiesttica-uma-nova-verso

6/6

You might also like