You are on page 1of 3

SecilTEK Beto Cinzento

BETO CINZENTO PRDOSEADO SECO


TC.E.071.4

1. DESCRIO
O SecilTEK Beto Cinzento um beto cinzento pr-doseado seco, formulado a partir de ligantes hidrulicos, cimento cinzento, agregados calcrios e siliciosos de granulometria mxima de 10 mm e adjuvantes que contribuem para uma correcta reologia do beto fresco, facilitando a sua aplicao e proporcionando um excelente desempenho ao nvel da sua durabilidade.

4. APLICAO
Preparao de suportes Antes da aplicao do SecilTEK Beto Cinzento deve garantir-se que o suporte, cofragem ou molde se encontram estanques, limpos.

2. DOMNIO DE UTILIZAO
O SecilTEK Beto Cinzento, especialmente indicado na execuo para trabalhos de construes correntes, enchimentos de pavimento, paredes peas prfabricadas ou betonagens in situ de elementos estruturais, entre outros. um beto seco, bastando adicionar-se gua para a sua utilizao. O SecilTEK Beto Cinzento sobretudo aconselhvel em obra com betonagens pequenas, nas quais no se torna vantajosa a utilizao de uma autobetoneira, em condies de difcil acesso ou de distncias incomportveis central.

Preparao da mistura SecilTEK Beto Cinzento deve ser amassado com o recurso a um misturador tipo betoneira, adicionando a quantidade de gua adequada consistncia pretendida. Caso se pretenda obter uma consistncia fluida, tipo S3 (slump 140 10 mm) adicionar 2,5 litros de gua limpa por cada saco de 30 kg. Caso se pretenda obter uma consistncia muito fluida, tipo S4 (slump 190 10 mm) adicionar 3,0 litros de gua limpa por cada saco de 30 kg. Amassar at obter uma mistura homgenea, pelo menos durante 3 minutos. Deixar repousar cerca de 5 minutos antes de utilizar.

3.CARACTERSTICAS DO PRODUTO
VALOR PRODUTO EM P
SLUMP S3 (140 100)mm SLUMP S4 (190 100)mm

NORMA

Granulometria mxima

10 mm

10 mm

VALOR PRODUTO EM FRESCO


gua de amassadura Razo A/L Massa volmica Perda de trabalhabilidade ao fim de 30 min
SLUMP S3 (140 100)mm SLUMP S4 (190 100)mm

NORMA
3

8,5 0,5 % 0,55 2250 100 kg/m 60 mm


3

9,5 0,5 % 0,62 2250 100 kg/m 60 mm

Aplicao O SecilTEK Beto Cinzento, uma vez misturado deve ser aplicado de imediato, no devendo ser adicionada mais gua aps a amassadura, sob pena de prejudicar seriamente o seu desempenho. A aplicao do SecilTEK Beto Cinzento realizada segundo as tcnicas correntes e obedecendo s boas prticas de colocao de beto. A aplicao do SecilTEK Beto Cinzento dever ter uma cadncia contnua, devendo o perodo

EN 12350-6 EN 12350-2

VALOR PRODUTO ENDURECIDO


Resistncia compresso (28 dias) Aplicvel a classes de exposio ambiental
SLUMP S3 (140 100)mm SLUMP S4 (190 100)mm

NORMA
EN 12390-3
NP EN 206-1 LNEC E 464

C 35/45 XC1, XC2, XC3, XC4, XF1 e XF2

C 30/37 XC1 e XC2

Secil Argamassas
Secil Martingana, S.A. Apoio ao Cliente: Apartado 2 | 2406 909 Maceira LRA Portugal Tel: +351 244 770 220 | Fax: +351 244 777 997 | E-mail: comercial@secilargamassas.pt

1/3 www.secilargamassas.pt

SecilTEK Beto Cinzento


BETO CINZENTO PRDOSEADO SECO
TC.E.071.4

decorrido entre aplicao de camadas, de espessuras inferiores a 50 cm, ser controlado, em funo da reologia do beto, de modo a evitar a formao de juntas de betonagem no previstas. Deve-se evitar a queda do beto de grandes alturas (mx. aconselhvel: 1,5 m). as descargas no podero estar afastadas mais de 4 m, sendo o beto introduzido no molde ao nvel da camada a aplicar, com auxlio de mangas de descarga ou tubo tremi, para evitar a segregao e um deficiente efeito de parede, por fixao de resduos de beto seco junto s paredes do painel de cofragem. A vibrao dever ser efectuada por camadas, com os vibradores continuamente posicionados no interior do beto, de modo a homogeneizar toda a massa por camadas sucessivas. O tempo de vibrao dever ser o suficiente para permitir a sada de bolhas de ar, devendo-se desligar os vibradores (mantendo-se embebidos no beto), assim que o aspecto superficial do beto se apresente vidrado, sem segregao e sem exsudao. Os vibradores devero penetrar alguns centmetros nas camadas imediatamente adjacentes de forma a garantir a correcta homogeneizao das mesmas. No se deve revibrar as camadas colocadas anteriormente, nem deixar os vibradores contactarem a parede dos painis de cofragem e as armaduras, evitando assim, o revibrar das camadas inferiores do beto que j iniciou o processo de presa. Para os demais requisitos associados aplicao do beto, dever ser consultada a NP EN 13670.

Desmoldagem O tempo de descofragem dever ser rigorosamente controlado, em funo da maturidade do beto aplicado. No deve existir nem descofragem antecipada, nem prolongada. No primeiro caso, para evitar problemas de fissurao por retraco ou quebra de arestas e cantos. No segundo caso, para evitar manchas devido alterao do fenol na presena de condensaes. As peas aps descofragem devero ser curadas com gua ou recurso a membranas de cura durante pelo menos 7 dias e de acordo com os requisitos de cura da NP EN 13670.

produto declaradas nesta ficha, podendo comprometer o desempenho final previsto; No deve ser aplicado beto que tenha iniciado o seu processo de presa. No adicionar gua ao beto aps a sua amassadura; No adicionar quaisquer outros produtos argamassa, devendo o SecilTEK Beto Cinzento, ser aplicado tal qual apresentado na sua embalagem de origem.

5. EMBALAGEM E VALIDADE
Embalagem Sacos de papel de 30 kg em paletes plastificadas de 54 sacos.

Proteco superficial O SecilTEK Beto Cinzento poder ser protegido superficialmente com o SecilTEK AD 40. Esta proteco dever apenas ser aplicada aps cura completa perfazendo as peas 28 dias desde a sua execuo.

Validade 12 Meses desde que permaneam inalteradas as condies da embalagem originais e em condies de armazenagem ao abrigo de temperaturas extremas e da humidade.

Restries O SecilTEK Beto Cinzento no deve ser aplicado com temperaturas ambientes e de suporte inferiores a 5 C e superiores a 30C. No deve ser aplicado em superfcies geladas, e devem ser evitados exposio a ventos fortes e exposio do sol intenso.

6. PRODUTOS ASSOCIADOS
SecilTEK AD 40
(Protector de superfcies base de silanos e siloxanos)

Conselhos complementares A gua de amassadura deve ser isenta de quaisquer impurezas (argila, matria orgnica), devendo de preferncia, ser potvel; A utilizao de dosagens de gua superiores s recomendadas alteram as caractersticas do

Secil Argamassas
Secil Martingana, S.A. Apoio ao Cliente: Apartado 2 | 2406 909 Maceira LRA Portugal Tel: +351 244 770 220 | Fax: +351 244 777 997 | E-mail: comercial@secilargamassas.pt

2/3 www.secilargamassas.pt

SecilTEK Beto Cinzento


BETO CINZENTO PRDOSEADO SECO
TC.E.071.4

7. HIGIENE E SEGURANA
(NO DISPENSA A CONSULTA DA FICHA DE SEGURANA DO PRODUTO)

Irritante para os olhos, vias respiratrias e pele; Pode causar sensibilizao em contacto com a pele; No respirar as poeiras; Evitar o contacto com a pele e os olhos; Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente e abundantemente com gua e consultar um especialista; Usar vesturio de proteco e luvas adequadas; Conservar fora do alcance das crianas.

Estando as condies de aplicao dos nossos produtos fora do nosso alcance no nos responsabilizamos pela sua incorrecta utilizao. dever do cliente verificar a idoneidade do produto para o fim previsto. Em qualquer caso a nossa responsabilidade est limitada ao valor da mercadoria por ns fornecida. A informao constante da presente ficha pode ser alterada sem aviso prvio. Em caso de dvida, e se pretender esclarecimentos complementares solicitamos o contacto com os nossos servios tcnicos. Reviso de Agosto de 2013 TC.E.071.4

Secil Argamassas
Secil Martingana, S.A. Apoio ao Cliente: Apartado 2 | 2406 909 Maceira LRA Portugal Tel: +351 244 770 220 | Fax: +351 244 777 997 | E-mail: comercial@secilargamassas.pt

3/3 www.secilargamassas.pt

You might also like