You are on page 1of 4

1 Alvenaria de vedao: Aplicao e caractersticas tcnicas?

? Resp: Aplicao: usada nica e exclusivamente para vedao, no servindo assim para nenhum esforo estrutural, mais especificamente servem para compartimentar espaos. Caracterstica tcnica: Resistncia mecnica; Isolamento trmico/ acstico; Resistncia ao fogo; Estanqueidade(impermevel) e por fim Durabilidade. 2 Definies de cada tipo de bloco: Estrutural, Vedao, etc. E suas relaes. Resp: Bloco estrutural: Bloco slico-calcrio; Bloco de concreto e bloco de cermica estrutural. Estes servem para fazer paredes estruturais, assim ajudando a diminuir a dimenso dos pilares e vigas, vezes at eliminando a necessidade da existncia de alguns . Blocos de vedao : Tijolo comum; Tijolo Furado(baiano). 3 Na produo da argamassa de assentamento, por que no se usa cimento CPIII nem CPVI? No pode ser usado tais cimentos por ambos contm escoria de alto forno e material pozolnico, podendo trazer a uma alta retrao se no houver uma adequada hidratao 4 ndice de esbeltez com fixao de cinta no pilarete(detalhar e desenhar) O ndice de esbeltez nada mais que a relao h/t ou L/t, onde h = altura da parede e t = tamanho da espessura da mesma e L = o entre apoios da parede, se em paredes externas essa relao deve ser igual a 30 se em paredes internas 48. No caso dessa relao ser excedida, devemos fazer cintas no pilarete. Processo que consiste em colocar duas barras de ferro saindo da base e topo da parede, fixando-se nas vigas ou pilares.

5 Funes das vergas e contravergas e suas definies: Vergas e contra- vergas tem como objetivo absorver a deformao nos vos como de, portas e janelas, evitando assim aparecimento de trincas indesejadas. Quando em concreto deve-se atentar as medidas, a verga deve ter cerca do tamanho correspondente a 20% do vao e no mnimo 20 cm maior que o vo. Porm ainda h a possibilidade de se fazer uma verga e/ou contra-verga continua de alvenaria. 6 Por que no se usa pr-moldados em janelas e cantos de janelas. Primeiramente por que a verga e contra verga, varia de tamanho conforme o uso, ou seja o prmoldado na atenderia a facilidade de varias medidas . 7 O que amarrao e fixao da alvenaria? D exemplos: Amarrao ou fixao de alvenaria, uma fixao como o prprio nome diz entre alvenaria e pilar, que feita a partir da colagem de uma tela de arame tranado na alvenaria e posteriormente fixada ao pilar com argamassa. Exemplos: com telas galvanizadas e grudadas com fincapinos no pilares, dobrada a 90 graus e cimentada na alvenaria. Esse procedimento se repete a cada duas fiadas. Ou com fixao a partir do ferro-cabelo(amarrao mecnica) Ou ainda com amarrao qumica , que seria feita a partir de uma argamassa de assentamento e junta adesiva. 8 Por que o chapisco aplicado no pilar tem que estar com os cordes posicionados na vertical, e no na horizontal? Os cordes devem ficar na vertical para melhor aderncia a alvenaria. Devido a seu movimento ser de balano lateral e no de compresso no caso de alvenaria de vedao. 9 O que se faz na amarrao com uso de tela, para potencializar sua funo? Se faz o enchimento de um bloco, que pegue a tela, com argamassa, assim concretando ele a tela, como se fizesse liga com a tela galvanizada.

10 O que amarrao qumica e mecnica ? A amarrao qumica consiste no uso de argamassa adesiva, onde com produtos, logicamente, qumicos aumentasse a aderncia do alvenaria com o pilar. E a amarrao mecnica se da por ligao de ferro-cabelo. 11 O que acontece quando a argamassa de fixao fica muito grossa? Devido ao peso prprio e a dilatao trmica, ocorre assim um possvel desprendimento, podendo gerar trincas. 12 Explicar o que o prumo da alvenaria e sua consequncia na fachada; O prumo nada mais que o esquadro com o cho, e de extrema importncia para uma perfeita realizao do revestimento de fachada sem ter que fazer enchimentos. 13 Caractersticas tcnicas da junta de assentamento; Ter trabalhabilidade, capacidade de reteno de gua compatvel com a dos blocos, adquirir rapidamente alguma resistncia, ser durvel e no afetar a durabilidade de outros materiais e por fim, ter resilincia de forma a acomodar as deformaes intrnsecas dos materiais. 14 Qual o dispositivo utilizado na execuo da junta prumo? Bisnaga de assentar. 15 No revestimento da alvenaria, o que preciso verificar antes ? Prumo, Planicidade e espessura das juntas. 16 Descreva as camadas do RCF ( Revestimento Cermico de fachada) Chapisco: Com cordes na horizontal para no propagao de infiltraes Emboo: para aderir a estrutura Argamassa colante: Para fixao das cermicas. 17 Como se faz a produo da argamassa em obra(virada em obra) e da argamassa industrializada; A argamassa virada na obra uma argamassa simples, ou seja, composta de: cimento, areia, cal e agua. No entanto a argamassa industrializada vem com aditivos e adies.

18 Nas argamassas viradas na obra, quais so os insumos? Cimento, Areia, cal, gua. 19 Nas argamassas industrializadas, descreva: Onde so produzidas; Em complexos industriais. Classificao; Secas ou midas Quais os tipos que existem; Ensacadas ; Bags ; Silos Qual sua utilizao; Argamassa adesiva; Chapisco colante ou tradicional; Reboco(massa fina); Emboo(massa grossa); Massa nica; Regularizao de pisos. 20 Pra que serve a cal e quais as suas caractersticas tcnicas? O que pode substituir a cal na mistura da argamassa? Sem cal ou semelhante na massa, o que acontece na fachada? O cal serve para reteno de agua na mistura, evitando assim a retrao e tambm com essa reteno d-se continuidade na hidratao do cimento, aumentando mais a sua resistncia. O substituto pode ser, Escria granulada de alto forno, material pozolnico ou calcrio finamente dividido. O que acontece quase obvio tento que sem a cal ou semelhante a retrao, logo aparecem trincas e despendimento de cermicas em casos mais graves na fachada. 21 O que acontece se usa areia fina no lugar de areia mdia na argamassa? Com areia mais fina aumenta-se o espao entre os gros, logo necessita-se de mais agua, cimento e insumos para fabricao do cimento, logo aumenta o custo do mesmo e no vivel. 22 O que so aditivos e quais os seu tipos ? Aditivos so produtos utilizados para modificar ou potencializar certas propriedades do material fresco ou endurecido. Seus tipos so: Retentores de gua, Resinas adesivas, incorporadores de ar. 23 O que so adies e quais seus tipos ? As adies aumentam a resistncia a trao da argamassa, diminuindo assim os quadros de fissurao, tanto por retrao quanto por movimentao das bases. Seus tipos so, os mais usados: Fibra de vidro lcali-resistente, Fibras de polipropileno, Fibras de nylon.

24 Detalhar todas as subidas e decidas dos balancins na fachada; O controle de recebimento de cada servio dever ser executado por inspees qualitativas e por ensaios tecnolgicos. O planejamento destas inspees deve ser efetuado pelo projetista que acompanhar a execuo das primeiras de cada etapa de servio. O momento e a idade mnima recomendada para a execuo das inspees sobre as bases e os revestimentos so colocados no slide. Estes momentos foram estabelecidos para um edifcio, levando em conta os aproveitamentos dos movimentos pr-estabelecidos dos balancins, assim por exemplo: Na primeira descida do balancim, aps a lavagem, as bases sero inspecionadas, antes da aplicao dos chapiscos. Caso alguma irregularidade ou no conformidade for observado, o chapisco no poder ser aplicado, sendo obrigatrio que as bases sejam refeitas, nos locais no conformes, antes da aplicao do chapisco. Na segunda descida do balancim, quando o chapisco tiver mais de 7 dias, antes da aplicao do emboo, o chapisco ser inspecionado. Caso ocorra alguma irregularidade ou no conformidade, a causa dessa anomalia deve ser determinada com a colaborao do projetista e, no caso do chapisco industrializado, tambm com a colaborao do tcnico representante do fabricante. Da mesma forma que no chapisco, deve o emboo ser inspecionado e ensaiado, antes da aplicao do acabamento final.

Mesmo no sendo executadas as inspees em 100% dos lotes das fachadas, o registro dos lotes inspecionados se torna importante pois na ocorrncia de qualquer anomalia ser importante verificar se este lote sofreu ou no inspeo. Alm das inspees qualitativas, o projetista deve, em conjunto com a obra, estabelecer os locais (lotes da fachada) onde sero executados os ensaios de determinao da resistncia trao. 25 Quais os ensaios qualitativos e quantitativos do chapisco e de emboo. CHAPISCO: os ensaios so feitos aos 7 dias e so eles, prensar uma esptula no sentido perpendicular aos cordes para ver se o mesmo causa danos ao chapisco, sendo verificada a resistncia pode-se ento dar continuidade a obra. EMBOO: Pode e deve ser verificado de duas formas, primeira: Risca o emboo com um prego e veja se o risco foi fundo ou faz-se um # na parede e tente lixar a parede para sumir com o desenho. E o outro ensaio seria a percusso que onde se verificar com cavo deve-se abrir uma caixa de inspeo e consertar o defeito. 26 Como se faz a classificao da argamassa na fachada com painel prottipo?

27 Quais so os tipo de aplicao do emboo? Lanamento por mquinas ou lanamentos manual. 28 Qual a funo da tela de reforo ? A tela de reforo tem a funo de aumentar a resistncia a trao do emboo, evitando assim trincas por retrao.

Os tcnicos das construtoras devem ser treinados, pelo projetista e devem executar e registrar os resultado destas inspees na maior quantidade de locais das fachadas.

29 Como se recebe e avalia a areia quando chega na obra? A avaliao da areia comea com ela ainda no caminho, pelo tato e cheiro, e depois deve ser complementada por um teste que no toma muito tempo para ser feito : Coloca-se em uma proveta metade de areia e de agua, tampar a proveta e agitar no sentido horizontal por um minuto, e logo depois deixar a mistura em repouso por 20 min. Leitura dos resultados: se a mistura aps os 20 minutos se motrar dividida em agua e agua apenas , significa que a areia lavada, logo pode ser usada, mas se a mistura mostrar uma camada intermediaria onde a (altura da areia/altura da intermediaria)<0,75 no pode-se usar, areia de m qualidade, do contrario sem problema. 30 Descreva detalhadamente o tratamento das bases ( concreto e alvenaria) antes de receber a fachada. As bases deves ser lavadas com rigor, para que no fiquem partculas de p na superfcie, pois se isso ocorrer pode haver uma m aderncia nos mesmos, logo, levando a queda do revestimento.( escovao e lavagem) 31 Quais juntas existem e quais suas funes ? Juntas de ASSENTAMENTO: Sua funo a de absorver a dilatao da cermica e harmonizar o assentamento das mesmas Juntas de MOVIMENTAO e dessolidarizao: Essa aconselhvel para se fazer na horizontal de 3 em 3 metros uma da outra ou no mximo a cada p direito na regio de encunhamento, sua funo a de absorver as deformaes dadas pelo peso prprio e peso fixos, como moblia e etc. E as de juntas de movimentao verticais de 6 em 6 metros, essa para absorver deformaes por movimentao de balano.

32 Qual a funo de cada aparelho manual utilizado na obra? Desempenadeira : utilizada para alinhar a superfcie do emboo. Colher de pedreiro : utilizada para lanamento de massa para emboo. Escantilho : Rgua Graduada com a altura de cada fiada e perpendicular ao cho, sendo assim auxiliando no acerto do prumo tambm. Finca-Pinos: Maquina utilizada para prender as telas de amarrao no concreto. FioTraante: Fio impregnado com p colorido, e tem a funo de determinar a linha da fiada, nos ajudando a manter o esquadro das paredes quando bem utilizado. 33 O que tempo em aberto da argamassa colante e como se avalia esse tempo? Tempo em aberto nada mais que o espao de tempo entre a mistura da argamassa e a perda da sua capacidade colante. E isso avaliado da seguinte forma, antes da aplicao da cermica sobre a argamassa deve-se colocar o dedo na mesma de forma a enfiar o dedo ate o emboo, e quando retirar o dedo se ele estives sujo, significa que ainda esta bom para aplicao da cermica, do contrario, se o dedo no se sujar ou se sujar com material seco, significa que seu tempo em aberto venceu e ter de ser retirada toda argamassa colante e ser refeita. 34 Como o processo de aplicao da cermica? A aplicao da cermica comea com a verificao da qualidade do emboo, tendo verificado o mesmo, podemos fazer a aplicao da argamassa, com desempenadeira de 6mm ou 8mm, depende de qual o uso, valendo lembrar que sempre com os cordes na horizontal, para no propagar infiltraes, e aps todos passos anteriores aplicar a cermica sobre a argamassa colante. 35 O que usado para fazer a selagem da fachada? A selagem da fachada feita com juntas de assentamento, mais conhecido como rejunte.

36 Quando se utiliza desempenadeira 6x6 mm e 8x8mm? 6x6 utilizada para peas maiores e consequentemente de peso maior, pois com ela pode-se fazer colagem dupla, que consiste em passa argamassa na parede e nas costas da cermica. 8x8 utilizada para colagem simples, que bem recorrente para materiais leves e pequenos. 37 O que engob e o que ela causa se no for retirado da cermica ? O engob um p advindo da produo da cermica, e se o mesmo no for bem lavado e retirado da cermica pode ser que no haja aderncia da cermica com a argamassa colante, levando ao desprendimento da cermica. 38 Como a execuo da argamassa de proteo mecnica da impermeabilizao em piscinas? 1 - limpar a superfcie onde ser aplicada a argamassa. 2 - Executar a regularizao do piso com argamassa de cimento CP2E32 ou CP2F32, com areia media lavada, trao 1:3 sem cal, com cura mida em pelos menos 3 dias consecutivos. 3 - A argamassa dever ser reforada com um tela de 25x25 mm e fio de 1,24mm(seo), nos locais previstos em projeto. 4 - cortar a tela no tamanhos necessrios indicados 5 - A tela deve ser posicionada a um tero da superfcie 6 - No dever haver sobreposio de telas, elas devem se intercalar e sempre na sua maior dimenso na vertical. 7 Dever haver uma junta de movimentao na ligao parede/ piso da piscina , e essa ligao dever ter o tamanho total do emboo. 8 - Executar juntas de dilatao com largura de 25 mm 9 - A junta de movimentao do revestimento dever ser preenchida com mastique elestomrico a base de poliuretano( impermeabilizante)*** 39 Como evitar eflorescncia ? A eflorescncie deve-se a infiltrao de gua basicamente, logo para evitar se deve fazer uma impermeabilizao bem feita.

40 Qual a funo das juntas de movimentao e de dessolidarizao da piscina? Juntas de movimentao, pode-se localizar em qualquer ponto basicamente, e tem como funo absorver deformaes estruturais entre as cermicas Juntas de dessolidarizao, essa so posicionada nas arestas da piscinas, ou seja, onde se encontram dois plano perpendiculares. E se tambm tem funo de absorver deformaes estruturais, so que em pontos diferentes das de mivomentao. 41 Por que ocorre trinca na borda da piscina(entre a cermica e o revestimento do piso)? Ocorre trinca pois no foram feitas amarraes com tela, e devido as diferentes dilataes, acabam por aparecer trincas mas isso facilmente evitado com a colocao de telas nas ligaes de parade da piscina e piso externo.

You might also like