You are on page 1of 5

Europa nos seculos XII e XIII- Desenvolvimento e crescimento econmico

Nos sec 12 e 13 verificaram-se progressos tcnicos na agricultura e nos transportes que contriburam par o crescimento do comrcio. Fatores que contriburam para este desenvolvimento: -o clima de paz politica -Abertura da Europa ao comrcio internacional com novas rotas comerciais e a criao de feiras - Melhoria das condies de vida favoreceu o aumento da populao e aumento das cidades, originando a criao e ocupao de novos espaos -Assim, os principais focos de desenvolvimento econmico europeu situam-se no Norte da Itlia, na Flandres, na Hansa e nas feiras de Champanha. -Tambm contribuiu a criao de feiras, da Bolsa de Mercadores, a fundao da companhia das naus, a presena de mercadores portugueses em feiras na Europa.

Crises e revoluo no sec. XIV


Porem o crescimento anteriormente descrito foi interrompido por uma crise no sec 14.Pois este seculo foi marcado por fomes, pestes e guerras que conduziram a crises econmicas, revoltas sociais e recuos demogrficos. Como se fazia sentir a crise econmica? -Falta de alimentos -subida de preos -Desvalorizao da moeda, no correspondia ao valor real Como se fizeram sentir as pestes? -A populao era mal alimentada, por outro lado existiam mas condies de higiene Estes dois fatores conduziram a peste negra, que provocou inmeros mortos, levando a quebra demogrfica.

Como se fizeram sentir as guerras? -Existiram neste perodo vrios conflitos polticos: Guerra dos Cem Anos, entre a Frana e Inglaterra (1337/1453)., as guerras fernandinas e da independncia entre Portugal e Castela. -Crise econmico-social: aumento dos impostos para manuteno das guerras, o que levou a desigualdes sociais, conflitos sociais, revolta dos camponeses contra a nobreza e a burguesia.

E em Portugal, o que se passou neste perodo?


Tambm se verificaram crises econmicas, sociais, e demogrficas, integradas no contexto europeu da poca. Mas houve aspetos especficos de Portugal: -Em 1383-85 a crise da sucesso dinstica do rei Fernando provocou uma revoluo com Castela. O mestre de Avis e os seus apoiantes saram vencedores desta guerra. Esta vitoria reafirmou a independncia nacional e deu inicio dinastia de Avis.

Expansionismo Europeu
Motivos da Expanso Europeia e portuguesa:
A Europa no sec XV tentava libertar-se da crise do sec,xIv . -Motivos socio econmicos. Procura de matrias primas, de cerais (que faltavam em Portuga),de ouro, e at de mo-de-obra e de novos mercados. Isto interessava nobreza porque tinha que se sustentar e precisava de novas terras.e a burguesia mercantil. Para o povo interessava porque este tinha sempre a esperana de uma vida melhor. -Motivos religiosos: a ideia de alargar a f crista atravs do clero. Aliada ideia de cruzada contra os mouros. -Motivos Polticos: Portugal inicia uma nova dinastia com D.Joo I (1385)).E portanto a conquista de mais terras contribua para o aumento do prestgio internacional do rei.

Condies que favoreceram a expanso portuguesa:


-Situao geogrfica de Portugal: tnhamos uma extensa faixa costeira,somos opais mais ocidental da Europa

-Tradio martima dos portugueses: j tnhamos atividades piscatrias, o comercio martimo, eram as duas atividades principais econmicas da populao. Os portos portugueses eram importantes pontos de escala (paragem) entre o Mediterrneo e o mar Bltico, principalmente para os mercadores italianos. -Conhecimentos tcnicos e cientficos: j possuamos a caravela, o uso da vela triangular do leme central ou de cadaste, possibilitaram o domnio da tcnica do bolinar. Tambm j se tinha aperfeioado o quadrante, astrolbio, bussola, cartas de mareara e portulanos. Tudo isto permitia-lhes desenvolver uma navegao astronmica. -A fundao da Bolsa de Mercadores (1293) e da Companhia das Naus (1377) , foram duas iniciativas regias que permitiam apoio atividade martima e construo naval, a juntar a isto o facto de os portugueses j desde o sec. XIII, praticarem comercio com martimo com portos do norte da Europa. -A estabilidade poltica do reino: com a nova dinastia e clima de paz. Condies indispensveis s iniciativas dos portugueses.

A conquista e o fracasso de Ceuta


A expanso portuguesa iniciou-se em 1415,com a conquista de Ceuta. Porque foi importante esta conquista? -Pela sua posio estratgica. Possibilitava o fim do entrave ao comercio cristo entre o mar Mediterrneo e o Atlntico, eliminando assim, focos de piratas Muulmanos no estreito de Gibraltar. Por outro lado a Ceuta chegavam as rotas caravaneiras vindas doSudo que traziam ouro, e escravos.E as rotas domar Vermenlho ,Mediterranio e Norte e de Africa que transportavam especiarias. Ceuta era tambm rica em cereais . Porem esta conquista veio a demonstrar-se um fracasso, do ponto de vista econmico, pois as rotas comercias foram desviadas para outras cidades, e o constante estado de guerra implicava muitas despesas com os militares na praa marroquina e impedia o cultivo de cereais, que escasseavam na Europa.

Descobrimentos no perodo henriquino:


Depois de Ceuta,a expanso tomou novo rumo. E continuou com a re-descoberta das ilhas Atlnticas. Os arquiplagos da Madeira e Aores, j eram conhecidas dos de iberos e italianos no sec XIV. Porem enviados pelo infante D.Henrique, Joo Gonalves Zarco, Tristo Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, descobriram oficialmente a Madeira em 1419-1420. Diogo Silves e Diogo de Teive descobriram, os Aores em 1427-1452. A colonizao da Madeira iniciou-se em 1425 e a dos Aores em 1439 por iniciativa do infante D.Henrique. O povoamento das ilhas foi organizado em capitanias, administradas por capites donatrios. Estes tinham por funo promover o povoamento atravs da concesso de lotes de terra a colonos e ainda a explorao econmica. A explorao econmica das ilhas foi dirigida para a agricultura e pescas. Madeira: madeiras e atividades piscatrias, mais tarde cereais e cana-de-acar e vinhas. Aores: criao de gado, cereais, plantas tintureiras, como o pastel. As ilhas dos Aores e Madeira tambm foram importantes para a escala de navegao portuguesa aquando da explorao da costa ocidental africana.

A explorao da costa ocidental africana:

You might also like