You are on page 1of 7

SEO JUDICIRIA DO ESPRITO SANTO

Manual de PDF SAM


Adequao peas para envio eletrnico.

SISTEMA DE CONTROLE PROCESSUAL

APOLO
FABIO ROBERTO DE ANDRADE SANTOS

Seo de Atendimento e Suporte ao Usurio SESAU Ncleo de Tecnologia e Informao - NTI

2 ACESSANDO O MDULO DE MANDADOS


Pgina 1

1 CONTEDO
2 Apresentao .............................................................................................................3

PDF SAM....................................................................................................................4

Pgina 2

2 - Apresentao

Para o peticionamento eletrnico na SJES so necessrios alguns requisitos que devero ser observados pelo usurio quando da anexao dos arquivos para envio pela WEB. Tendo em vista que o sistema de envio de petio eletrnica pela WEB no aceita arquivos maiores que 2,0 MB, caso excedam o tamanho ser necessria a diviso destes em arquivos menores. Atualmente, o software gratuito recomendado pela SJES como ferramenta para diviso de arquivos o PDF Split and Merge, ou PDF-SAM. Ressalte-se que sua utilizao no obrigatria, podendo o usurio valer-se de qualquer outra ferramenta que esteja a sua disposio para diviso de arquivos.

Pgina 3

3 - PDF SAM

Aps o download e instalao do programa, que pode ser efetuado a partir do site da SJES, passemos ao procedimento de diviso atravs do PDF Split and Merge.

Execute o PDF SAM e, no menu esquerda, em Plugins, selecione a opo Dividir. Aps, clique em adicionar, do lado direito, e selecione o arquivo que se pretende dividir.

Pgina 4

Aps selecionar o arquivo a ser dividido, deve-se especificar o tamanho dos arquivos de sada, que, de acordo com cada caso, sugerimos que fique em torno de 1.8 Mb. Para tanto, em Opes de Diviso, selecione o box Dividir a esse tamanho, e, aps, informe o tamanho desejado. IMPORTANTE destacar que essa medida deve ser escrita utilizando um ponto como divisor numrico (.) e ao final a unidade deve ser informada em MB (MegaBytes).

Pgina 5

Em Pasta de Destino poder ser marcada a opo Idntica origem caso se deseje que os arquivos divididos sejam gravados no mesmo local em que o de origem. Caso contrrio, dever ser marcado Escolha uma pasta, para informar a pasta de destino.

Desmarque a opo Comprimir ficheiro(s) de sada e, aps, selecione a verso de sada do arquivo PDF como Verso 1.4 (Acrobat 5) .

Pgina 6

Efetuadas todas essas configuraes, clique em executar, e os arquivos sero divididos. A nomenclatura dos arquivos resultantes gerada em funo do campo Opes de Sada. Na figura abaixo, o prefixo padro do PDF SAM que j vem lanado nesse campo resultar em diversos arquivos com o seguinte perfil: (n pgina inicial do arquivo)_pdfsam_(nome do arquivo original)

Como exemplo, com essa configurao, um arquivo 3 MB de tamanho geraria dois arquivos repartidos: 1_pdfsam_Teste PDFSAM Original e 71_pdfsam_Teste PDFSAM Original (numerao de folhas fictcia). O usurio, portanto, poder alterar o prefixo, de modo a obter uma ordenao mais adequada ao seu sistema de trabalho. Aps esse procedimento, os arquivo estaro na verso e tamanhos adequados para envio atravs da WEB, bastando ao usurio seguir os passos previstos no Manual de Utilizao do Processo Eletrnico, da SJES.

Pgina 7

You might also like