You are on page 1of 59

Alimentao no Ciclo de Vida

Alimentao na pessoa idosa

Coleco E-books APN | N. 31

1 de Outubro de 2013 | Dia Internacional das Pessoas Idosas

Ficha tcnica
Ttulo: Alimentao no Ciclo de Vida: Alimentao na pessoa idosa Coleco E-books APN: N. 31, de 2013 Direco Editorial: Helena vila M.

Concepo: Mariana Barbosa


Corpo redactorial: Mariana Barbosa, Liliana Granja Produo grfica: Mariana Barbosa, Raquel Esteves Propriedade: Associao Portuguesa dos Nutricionistas | APN Redaco: Mariana Barbosa Reviso Cientfica: Cludia Afonso, Ceclia Morais | Faculdade de Cincias da Nutrio e Alimentao da Universidade do Porto; Maria Joo Quintela | Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia
ISBN: 978-989-8631-11-4 Novembro de 2013 APN
Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

ndice
> Prefcio > Contextualizao > Determinantes do estado nutricional da pessoa idosa > Envelhecimento e estado nutricional > Avaliao do estado nutricional > Necessidades nutricionais > Recomendaes alimentares > Conselhos teis > Exemplo de um dia alimentar > Notas finais
> Anexo A. A que equivale uma poro? > Anexo B. Receitas

> Anexo C. Adaptao das receitas


Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Prefcio
O dilogo participativo com mltiplas parcerias, de longa data uma abordagem indispensvel para o reforo da promoo e proteco da sade para um envelhecimento activo e saudvel, baseado no conhecimento cientfico e na participao activa dos cidados de todas as idades, ao longo da vida.

Nesse sentido, esta iniciativa de articulao entre a Associao Portuguesa dos Nutricionistas e a Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, para a elaborao de um E-book sobre nutrio das pessoas idosas, mais uma aco de reforo da aco informativa junto dos cidados mais velhos e de todas as idades no quadro do conceito de Envelhecimento Activo da Organizao Mundial da Sade.
Temos como ponte comum, a nutrio e alimentao, cujas boas regras so vlidas para todas as idades, e um dos principais pilares para um envelhecimento activo e saudvel, participativo, em segurana, para a promoo da sade e qualidade de vida, e ganho de mais anos de vida com independncia.

4/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Prefcio
Queremos que este trabalho seja til e produza resultados positivos na melhoria da conscincia sobre a importncia desta matria, que deveria ser uma preocupao fundamental da famlia, da escola, da educao, formao e desenvolvimento ao longo da vida.

Hoje em dia, sabemos que os aspectos da nutrio e alimentao dos nossos mais velhos, exigem um olhar abrangente sobre a sade oral, preveno do isolamento, da solido, da incerteza e da fragilidade econmica, da depresso e discriminao pela idade, e sobre os aspectos negativos da fase da Reforma e do mau trato social e tantas vezes pelos mais prximos, sem respeito pela dignidade humana.
Queremos que este E-book abra uma janela para novas mentalidades, positivas e proactivas, e contribua para capacitar mais as pessoas de que, em qualquer idade, podem fazer muito pelas suas prprias vidas, e pela dos outros, melhorando a sua alimentao e nutrio e sendo um exemplo de alimentao saudvel para os netos e toda a famlia, amigos, comunidade e sociedade.
Maria Joo Quintela
5/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Contextualizao
> O envelhecimento um processo complexo, irreversvel, progressivo e natural, que se caracteriza por modificaes morfolgicas, psicolgicas, funcionais e bioqumicas que influenciam a nutrio e alimentao das pessoas 1. > O envelhecimento tambm um processo natural e dinmico, acompanhado por um conjunto de alteraes que aumentam o risco de dfices nutricionais 2. > Na pessoa idosa, um estado nutricional inadequado contribui de forma significativa para o aumento da incapacidade fsica, da morbilidade e da mortalidade condicionando a qualidade de vida 2. > A desnutrio da pessoa idosa muitas vezes subdiagnosticada, por ser confundida com sinais de envelhecimento, pelo que o seu reconhecimento precoce fundamental para uma correco adequada e atempada, com benefcios na sade e na economia 2,3.

6/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Contextualizao
> No final do sculo XX, incio do sculo XXI, a nutrio foi reconhecida como um aspecto importante no mbito da sade pblica, em particular nas pessoas idosas. Com base no aumento da esperana mdia de vida, emergiu neste perodo a relao entre nutrio e envelhecimento 2,4,5. > Segundo evidncias epidemiolgicas possvel concluir que o risco de inmeras patologias associadas ao envelhecimento pode ser minimizado por uma interveno adequada ao nvel dos estilos de vida, nomeadamente da alimentao/nutrio e actividade fsica 4,5. > A interveno na rea da nutrio deve realizar-se de forma articulada com diferentes profissionais, nomeadamente nutricionistas, mdicos, enfermeiros, entre outros, bem como cuidadores, famlias, lares e centros de convvio.

7/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Contextualizao
> A Organizao Mundial de Sade (OMS) descreve a qualidade de vida associada ao envelhecimento como um conceito amplo e subjectivo que inclui de forma complexa a sade fsica, o estado psicolgico, o grau de independncia, as relaes sociais, as crenas e convices pessoais e a sua relao com aspectos importantes do meio ambiente 1. > A OMS define ainda Envelhecimento Activo como o processo de optimizao das oportunidades para a sade, participao e segurana, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem 1.

O Envelhecimento Activo baseia-se principalmente em trs pilares 6:


Promoo do estado de sade mental Perfeita integrao na sociedade

Diminuio do risco de doena e/ou incapacidade


8/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Determinantes do estado nutricional da pessoa idosa


A velocidade de progresso do envelhecimento depende de diversos factores:

- factores no modificveis (genticos e bioqumicos);


- factores passveis de modificao (ambientais, psicolgicos, sociais e estilo de vida) 2,3. Da mesma forma, a alimentao e a nutrio, bem como outros factores ambientais, tm um enorme impacto na sade e bem-estar, sendo condicionantes da qualidade de vida das pessoas idosas 6,7. Todos estes factores tm repercusses importantes no estado nutricional das pessoas idosas, na capacidade de se alimentarem e nutrirem adequadamente, cujo impacto maior em situaes de vulnerabilidade social, isolamento e pobreza 2.

9/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Determinantes do estado nutricional da pessoa idosa


A adeso a estilos de vida saudveis pode desempenhar um papel importante no envelhecimento 1,2. Factores que influenciam a qualidade de vida:
Funcionamento fsico, mental e emocional

Doenas e tratamento

Interaces socias

Espiritualidade Religio

Independncia

Actividade fsica

Estado de sade, nutrio e bem-estar

Condies de vida

Indivduo

Cuidador
Famlia

Comunidade

Polticas sociais e sade


Fonte: Adaptado de ADA 7

10/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Determinantes do estado nutricional da pessoa idosa


Os factores que condicionam o estado nutricional das pessoas idosas podem ser organizados em quatro grupos:
a. Factores ambientais

Idade

b. Factores neuropsicolgicos

Estado Nutricional da pessoa idosa Envelhecimento

Factores Genticos

c. Factores fisiolgicos

Estado Fsico/Funcional

Gnero

d. Factores socioeconmicos e culturais


Fonte: Adaptado de Boyle AM. et al 8 e AND
10

11/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Determinantes do estado nutricional da pessoa idosa


a. Factores ambientais:
Habitao inadequada Falta de meios e condies para confeccionar refeies Dificuldade de acesso aquisio/preparao dos gneros alimentcios Falta de apoio de servios comunitrios

b. Factores neuropsicolgicos:
Doenas neurolgicas (Parkinson, Alzheimer, outras demncias) Diminuio das capacidades cognitivas Depresso Alteraes do estado emocional

c. Factores fisiolgicos:
Sade oral Acuidade sensorial Inactividade/imobilidade Perda de massa muscular Aumento da massa gorda Diminuio da densidade ssea Diminuio da funo imunitria Diminuio do ph gstrico

d. Factores socioeconmicos e culturais:


Baixo nvel de educao Marginalizao Baixos rendimentos Pobreza Acesso limitado a cuidados mdicos Falta de conhecimentos alimentares/nutricionais Crenas e mitos Institucionalizao Elevados gastos de sade

Fonte: Adaptado de Boyle AM. et al

12/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Envelhecimento e estado nutricional


Decorrente do envelhecimento natural, outras limitaes podem ocorrer, com consequncias, na ingesto alimentar e no estado nutricional: > Problemas de mastigao: alteraes nas gengivas e dentes e utilizao de prteses dentrias no ajustadas, podem conduzir diminuio ou eliminao da ingesto de certos alimentos; > Problemas de deglutio: podem ser causados pela produo insuficiente de saliva e consequente secura da boca, tremor, ataque cardaco, candidase orofarngea e esofgica, entre outros;

13/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Envelhecimento e estado nutricional


> Perda ou diminuio de capacidades sensoriais: alteraes fisiolgicas ou iatrognicas no paladar, na viso ou no olfacto podem condicionar a ingesto de alimentos; > Patologias: anorexia, infeces crnicas e recorrentes, doenas oncolgicas, hipertiroidismo, hiperparatiroidismo, hipoadrenalismo, gastrite atrfica, doena celaca, intolerncia lactose, depresso e demncia; > Desidratao: pode ocorrer devido diminuio da percepo da sede e consequente ingesto hdrica insuficiente ou por aumento das perdas de lquidos (infeco, demncia; diurticos); > Alteraes gastrointestinais: obstipao (devido diminuio da motilidade intestinal, inadequada ingesto de lquidos e fibras), flatulncia, diarreia, entre outros;

14/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Envelhecimento e estado nutricional


> Patologia mental e psiquitrica: demncia, paranias, manias;
> Tabaco e bebidas alcolicas: o tabagismo pode diminuir o apetite e conduzir a desnutrio. O lcool pode agravar os sintomas de algumas patologias (hipertenso arterial, diabetes e dislipidemia) e provocar prejuzo cognitivo, hepatopatia, insuficincia pancretica e miocardiopatia; > Medicamentos: com o aumento da idade frequente a polimedicao. de extrema importncia ter em ateno as possveis interaces frmaco-frmaco, frmacoalimento, frmaco-estado nutricional. Os medicamentos podem interferir no estado nutricional por vrios mecanismos relacionados com a absoro, metabolismo e excreo de diversos nutrientes 2,3,4,9.

15/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Avaliao do estado nutricional


> A malnutrio pode ser consequncia de um excesso, dfice ou desequilibro de nutrientes e energia que pode agravar o estado nutricional das pessoas idosas 4,9.

> Um estado nutricional inadequado contribui de forma significativa para o aumento da mortalidade, agrava o prognstico das pessoas idosas com doenas agudas e aumenta o recurso hospitalizao e institucionalizao.
> Segundo os dados do European Nutrition for Health Aliance, a prevalncia da malnutrio nas pessoas idosas elevada. Mais de 50% das pessoas idosas hospitalizadas com mais de 60 anos e 77% com mais de 80 anos sofrem de malnutrio, devido a uma ingesto alimentar inadequada e no por falta de alimentos 3,11. A desnutrio pode ser devida a: > diminuio da ingesto alimentar/nutricional;

> aumento das perdas nutricionais;


> a alterao do metabolismo dos nutrientes; > aumento das necessidades nutricionais 11.
16/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Avaliao do estado nutricional


A identificao da desnutrio fundamental para a realizao de um diagnstico precoce de forma a intervir individualizadamente para controlar e reverter a situao3, 11. Para tal, torna-se essencial promover uma avaliao e monitorizao adequada do estado nutricional da pessoa idosa. So objectivos da avaliao do estado nutricional: - determinar a adequao da ingesto alimentar/nutricional s necessidades individuais; - identificar factores de risco de desnutrio; - diagnosticar situaes de desnutrio; - identificar a etiologia dos dfices nutricionais; - elaborar e aplicar estratgias teraputicas; - avaliar a efectividade da estratgia aplicada 4,11.
17/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Avaliao do estado nutricional


A avaliao do estado nutricional pode ser feita em 4 nveis:

Avaliao clnica e funcional

Avaliao da ingesto alimentar

Avaliao
antropomtrica e da composio corporal

Avaliao bioqumica e imunolgica

Fonte: Adaptado de Afonso C. et al

Esta avaliao dever ser efectuada por um profissional especializado e essencial o recurso a equipamentos calibrados e precisos aplicando tcnicas validadas 2,4.

18/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Necessidades nutricionais
> Com o avanar da idade, h uma diminuio dos mecanismos de ingesto, digesto, absoro, transporte e excreo de sustncias, o que se traduz em necessidades nutricionais particulares nesta fase do ciclo de vida 2,9. > Nesta faixa etria as necessidades energticas podero eventualmente diminuir, devido a um eventual decrscimo da actividade fsica e da consequente reduo da massa muscular 6,10. > No entanto, grande parte das necessidades em micronutrientes (vitaminas e minerais) mantm-se inalteradas ou podem mesmo aumentar 4.

19/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Necessidades nutricionais
fundamental a elaborao cuidada e personalizada de um plano alimentar, de forma a assegurar uma ingesto energtica adequada para suprir as necessidades em micronutrientes e manuteno do peso corporal adequado 4,6.

Manuteno do peso corporal adequado e suprir as necessidades em micronutrientes

Ingesto energtica adequada

Elaborao cuidada e personalizada do plano alimentar (identificando e monitorizando necessidades individuais)


20/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Necessidades nutricionais
Com o aumento da idade, as necessidades nutricionais podem estar aumentadas, devido ao comprometimento da absoro e utilizao eficaz de certos nutrientes 4.
Alteraes fisiolgicas do envelhecimento e respectivo impacto nas necessidades energticas
Alterao na composio corporal ou funo fisiolgica Diminuio da massa muscular Diminuio da densidade ssea Diminuio da funo imunitria Aumento do ph gstrico Diminuio da capacidade da pele para produo de colecalciferol Aumento da capacidade para produo de hormona paratiride (Inverno) Diminuio da biodisponibilidade em clcio Diminuio da funo heptica do retinol Aumento do estado de stress oxidativo Aumento dos nveis de homocistena Impacto nas necessidades nutricionais Diminuio das necessidades energticas Aumento das necessidades em clcio e vitamina D Aumento das necessidades em vitamina B6, vitamina E e zinco Aumento das necessidades em vitamina B12, cido flico, clcio, ferro e zinco Aumento das necessidades em vitamina D Aumento das necessidades em vitamina D Aumento das necessidades em clcio e vitamina D Diminuio da necessidade em vitamina A Aumento das necessidades em betacaroteno, vitamina c e vitamina E Aumento das necessidades em folatos, vitamina B6 e vitamina B12
4,13

21/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Necessidades nutricionais
Dfice de nutrientes especficos no envelhecimento e suas consequncias
Vitaminas
Vitamina D*

| Vitaminas 2,3,10,14,15

Consequncia
Desmineralizao e perda da massa ssea; papel fundamental na preveno e no atraso da progresso da osteoporose e outras doenas como o cancro, as cardiovasculares , diabetes e fragilidade do sistema imunitrio. *especialmente em pessoas idosas institucionalizados e com menos exposio o solar Aumento do risco de infeces e de doena coronria.

Principais Fontes Alimentares


leo de fgado de bacalhau, peixes gordos (salmo, arenque, atum, sardinhas) fgado, gema de ovo, leite e derivados ricos em gordura.

Vitamina E

leos de origem vegetal, frutos gordos (avels, nozes e amndoas), cereais e derivados pouco refinados, hortcolas (folha de verde escura), gema de ovo, queijo. Hortcolas (espinafres, brcolos, repolho, cenoura), leos vegetais, leguminosas, batata. Pescado, carnes, fgado, frutos, cereais e derivados pouco refinados, leguminosas, frutos gordos. Vsceras, carnes, marisco, ovos, produtos lcteos (excepto manteiga) Hortcolas de folha verde escura, fgado, frutos gordos, leguminosas (feijo e ervilhas), gema de ovo, cereais e derivados pouco refinados.

Vitamina K Vitamina B6 Vitamina B12 cido Flico

Maior risco de hemorragias. Reduo de linfcitos B. Anemia megoblstica e distrbios neurolgicos, afectando a funo sensorial e motora. Anemia megoblstica, depresso, hiperhomocisteinemia.

22/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Necessidades nutricionais
Dfice de nutrientes especficos no envelhecimento e suas consequncias
Minerais
Clcio

| Minerais 2,3,10,14,15

Consequncia
Desmineralizao e perda da massa ssea, debilidade e dores articulares; papel fundamental na preveno e no atraso da progresso da osteoporose e outras doenas como o cancro, as cardiovasculares , diabetes e fragilidade do sistema imunitrio. alteraes neurolgicas, musculares, esquelticas e hematolgicas; debilidade e dores articulares. Enfraquecimento do sistema imunitrio. Alterao na cicatrizao e funo imunolgica. Arritmias, confuso mental. Anemia.

Principais Fontes Alimentares


Lacticnios, hortcolas de folha verde escura, ovos, pescado, frutos gordos.

Fsforo Selnio Zinco Potssio Ferro

Leite e derivados, pescado, gema de ovo, frutos gordos, leguminosas, cacau. Pescado (crustceos), carne, gema de ovo, hortcolas, (cebola, tomate, brcolo), cereais e derivados pouco refinados. Pescado (crustceos e moluscos), carnes, gema de ovo, leite e derivados, fgado, leguminosas. Fruta (banana, laranja), batata, leguminosas, frutos gordos, pescado, cacau. Carnes, vsceras, gema de ovo, pescado, leguminosas, frutos gordos, hortcolas de folha verde escura. Nota: nos alimentos de origem vegetal o ferro menos absorvido. Cereais e derivados pouco refinados, leguminosas (feijo e gro de bico), castanha, frutos gordos, fruta fresca (banana, figo,).

Magnsio

Tremores, espasmos musculares, alteraes de humor, anorexia, nuseas e vmitos.

23/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos: 28% Hortcolas: 23% Fruta: 20% Lacticnios: 18% Carnes, pescado e ovos:5 % Leguminosas : 4% Gorduras e leos : 2%

De forma a optimizar o estado nutricional das pessoas idosas, sugere-se seguir as recomendaes da Nova Roda dos Alimentos, guia alimentar para a populao Portuguesa.

Como constituda?
A Nova Roda dos Alimentos composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimenses, os quais indicam a proporo com que um deles deve estar presente na alimentao diria 16.

Fonte: Adaptado de Rodrigues SSP et al

16

24/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
> Cereais (arroz, trigo, milho, centeio, aveia e cevada) e seus derivados (farinha, po, massas, cereais de pequeno-almoo); > Batata e outros tubrculos; > Castanha.

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e leos

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem a principal fonte de hidratos de carbono da alimentao;
- Maiores fornecedores de energia para o organismo;

- Constitudos principalmente por hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, minerais e fibras alimentares 17 .

25/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
>Hortalias (nabias, grelos, couve, couve-flor); >Legumes: razes (cenouras, rabanetes, beterraba), bolbos (cebolas, alhos) e frutos (abbora, pepino e tomate).

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e leos

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem fornecedores de fibras alimentares, vitaminas e minerais 17 .

26/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
>Fruta fresca (ma, pra, morangos, ameixa, pssego, laranja, kiwi, manga, papaia, entre outros).

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e leos

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem fornecedores de vitaminas, minerais, fibras alimentares e quantidades variveis de hidratos de carbono;
- Destaca-se a quantidade de gua presente em alguns frutos (melo, melancia, morangos, laranja, entre outros) 17 .

27/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
>Leite, iogurte, leites fermentados, queijos, queijo fresco e requeijo.

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e leos

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem fornecedores de protenas de elevado valor biolgico, clcio, fsforo.
- Apresentam ainda quantidades apreciveis de vitaminas (A, B2 e D) 17 .

28/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
>Carnes vermelhas (vaca, cabrito, cordeiro, porco); >Carnes brancas (aves, coelho); >Pescado (peixe, marisco, crustceos e moluscos); >Ovos.

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem fornecedores de protenas de elevado valor biolgico, vitaminas do complexo B e minerais (ferro, fsforo, iodo, entre outros). - Apresentam quantidades de gordura variveis entre alimentos do mesmo grupo. As carnes brancas apresentam gordura de melhor qualidade (menos cidos gordos saturados). Os peixes gordos (sardinha, salmo, atum, entre outros) so mais ricos em cidos gordos mega 3.

Recomenda-se: - nas refeies principais alternar entre carne, pescado e leos ovo; - diversificar o consumo dos tipos de carne e privilegiar a ingesto de carnes brancas e de peixe; - incluso de peixe gordo pelo menos 2 a 3 vezes por semana 17 . 29/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
>Leguminosas frescas (ervilhas, favas); >Leguminosas secas (gro-de-bico, lentilhas).

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e leos

feijo,

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem fornecedores de hidratos de carbono, protenas, vitaminas (B1, B2), minerais e fibras alimentares 17 .

30/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Cereais e derivados, tubrculos
Neste grupo inserem-se:
>Azeite; >leos alimentares; >Banha de porco; >Natas; >Matrias gordas para barrar (manteiga e cremes vegetais para barrar).

Hortcolas Fruta Lacticnios Carnes, pescado e ovos Leguminosas Gorduras e leos

Os alimentos deste grupo caracterizam-se por:


- Serem fornecedores de gorduras e vitaminas lipossolveis (A,D,E e K); - As gorduras de origem animal apresentam elevado teor de cidos gordos saturados e colesterol; - As de origem vegetal apresentam cidos gordos insaturados (mono e poli) e por isso de melhor qualidade 17 .

31/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
O que nos ensina?
A Nova Roda dos Alimentos transmite as orientaes para uma Alimentao Saudvel:
Completa: comer alimentos de cada grupo e beber gua diariamente;

Equilibrada

Completa
Equilibrada: comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimenso e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimenso;
Variada: comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes pocas do ano16 .

Variada

32/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Como constituda?
A gua, no possuindo um grupo prprio, est tambm representada em todos eles, pois faz parte da constituio de quase todos os alimentos16. A menor percepo da sensao de sede bastante frequente nas pessoas idosas e determina um elevado risco para a desidratao. Este facto verifica-se particularmente em casos de perdas aumentadas de lquidos (diarreias, vmitos, queimaduras, diurticos), pelo que se deve ter em especial ateno a ingesto de gua por este grupo2.

33/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
1-3 pores 3-5 pores 2-3 pores

Como se utiliza?
Diariamente devem incluir-se pores de todos os grupos de alimentos.
O nmero de pores recomendadas depende das necessidades energticas individuais.
As crianas de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante populao incluindo as pessoas idosas devem orientar-se pelos valores intermdios. Os indivduos mais sedentrios devem guiar-se pelos limites mais baixos e os mais activos pelos limites superiores em relao ao ponto mdio16.
34/58

1,5-4,5 pores 1-2 pores

3-5 pores

4-11 pores

Nova Roda dos Alimentos. (A que equivale um poro ? Ver anexo B.)

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Recomendaes alimentares
Adaptao da Roda dos Alimentos populao idosa

Inclui informao adicional, de forma a facilitar transmisso das recomendaes para este grupo etrio, complementares prtica de uma alimentao saudvel, promoo da pratica de actividade fsica e da socializao.
Fonte: Adaptado de Rodrigues et al
16

Fonte: Adaptado de Afonso C. et al

35/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Conselhos teis
Alm das recomendaes da Roda dos Alimentos: 1. No omitir refeies, evitando estar mais de 3h30 sem comer;

2. As refeies devem ser pouco volumosas e facilmente digerveis;


3. Preferir alimentos nutricionalmente densos como frutos e hortcolas; 4. Adaptar a consistncia dos cozinhados quando existirem dificuldades ao mastigar e engolir ou flatulncia; 5. Preparar as refeies com diferentes cores, sabores, formas, texturas e aromas. Ter em ateno a apresentao das refeies; 6. Fazer as refeies com companhia, sempre que possvel, e num ambiente calmo e agradvel;
Fonte: Adaptado de Afonso C. et al
4

36/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Conselhos teis
Alm das recomendaes da Roda dos Alimentos: 7. Experimentar novos alimentos e novas receitas evitando consumir enlatados e prconfeccionados por sistema; 8. Utilizar ervas aromticas, condimentos e sumo de limo para temperar os cozinhados (evitando o excesso de sal), de forma a melhorar o sabor dos alimentos, minimizado assim as consequncias da diminuio do paladar; 9. Beber gua regularmente, mesmo no sentindo sede; 10. Moderar o consumo de acar, sal, gorduras e bebidas alcolicas;

11. Preparar mais quantidade das refeies e congelar as pores em recipientes individuais para outras ocasies;

Fonte: Adaptado de Afonso C. et al

37/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Conselhos teis
Alm das recomendaes da Roda dos Alimentos: 12. Aps a compra de alimentos, fraccion-los em quantidades ajustadas s suas necessidades;

13. Comprar pouca quantidade de alimentos de cada vez. Por exemplo, na compra de fruta comprar uma pea madura, uma mdia e uma verde;
14. Confeccionar bem os alimentos (ovos, carnes, peixe e marisco), para evitar toxiinfeces alimentares; 15. Lavar correctamente e desinfectar frutos e hortcolas antes do seu consumo; 16. Dar uma caminhada antes das refeies para estimular o apetite e estar atento s alteraes do mesmo;

Fonte: Adaptado de Afonso C. et al

38/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Conselhos teis
Alm das recomendaes da Roda dos Alimentos: 17. Incentivar o consumo de pratos tradicionais Portugueses adequados do ponto e vista nutricional que incluam leguminosas e hortcolas;

18. Estar atento s modificaes involuntrias do apetite ou de peso;


19. Medir e registar o peso semanalmente; 20. Ser fisicamente activo, de acordo com as capacidades individuais.

Fonte: Adaptado de Afonso C. et al

39/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Conselhos teis
Cuidados especiais em patologias e condicionantes do estado nutricional: > Dificuldades de mastigao e digestibilidade: Este problema bastante comum nesta faixa etria, pelo que aconselhado adaptar a textura e consistncia dos alimentos 2,4. Recomendaes de textura e consistncia dos alimentos:
Cereais, derivados e tubrculos:
Cozinhar bem os alimentos e misturar com lquidos (leite; ch; sopa; caldos), de forma a facilitar a sua mastigao e ingesto.

Hortcolas:
Integrar os hortcolas (mais fibrosos e duros ) na sopa, ensopados, jardineiras e deixar cozer bem.

Fruta:
Optar por fruta mais madura, cozida ou assada; Substituir a pea de fruta por sumos naturais ou batidos.
40/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Conselhos teis
Recomendaes de textura e consistncia dos alimentos (continuao):
Lacticnios:
Preferir produtos lcteos menos gordos.

Carne, Pescado e Ovos:


Alternar a fonte proteica (carne, pescado ou ovos); variar os mtodos de confeco (para carnes mais duras preferir cozidos, estufados, picados e desfiados).

Leguminosas:
Demolhar antes de confeccionar e depois triturar com a varinha para serem melhor digeridas.

leos e Gorduras:
Procurar moderar a adio de gordura na confeco e preparao dos alimentos.

gua:
Beber 1,5-3L por dia; se preferir adicione agua pedaos de fruta ou ervas aromticas para lhe dar sabor (limo; pepino; canela; hortel). O consumo de chs ou infuses sem acar, sumos de fruta, caldos e sopas podem contribuir para a satisfao das necessidades hdricas.
Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

41/58

Exemplo de um dia alimentar


Pequeno - almoo: 7h30

Merenda da manh: 10h30

Almoo: 13h00

1 chvena de leite meio gordo com cevada (250ml); 1 po de mistura (50g) com 1 colher de sobremesa de manteiga/creme vegetal para barrar (15g); 1 kiwi (80g).

1 iogurte slido magro de aromas (125g); 3 bolachas tipo Maria; 1 banana (160g).

1 prato de sopa de hortcolas (250ml); Prato:* 1 bife de frango (50g) recheado com beringela e espinafres*; Arroz de cenoura e ervilhas (8
colheres de sopa rasas); 1 laranja (160g).
* Ver receita no anexo B.

Nota: A planificao do dia alimentar apresentado destina-se a indivduos saudveis. Para casos ou situaes especficas dever consultar um nutricionista. Plano alimentar calculado para 2000Kcal.

42/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Exemplo de um dia alimentar


Merenda da tarde: 16h30

Jantar: 20h00

Ceia: 22h30

1 copo de leite meio gordo com cevada (125ml); 1 po de mistura (50g) com de queijo fresco (15g); 1 pra (160g).

1 prato de sopa de hortcolas (350ml); Prato:* 1 medalho de pescada (50g) cozido; 3 batatas pequenas cozidas (125g); Brcolos e cenouras cozidos a vapor; 1 ma pequena (80g).
* Ver receita no anexo B.

1 chvena de ch de camomila; 3 bolachas de gua e sal.

Nota: A planificao do dia alimentar apresentado destina-se a indivduos saudveis. Para casos ou situaes especficas dever consultar um nutricionista. Plano alimentar calculado para 2000Kcal.

43/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Exemplo de um dia alimentar

No esquecer: Beber gua ao longo do dia (8 copos).

44/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Exemplo de um dia alimentar


Para pessoas idosas com problemas de mastigao e deglutio sugere-se uma adaptao do dia alimentar, que exemplificamos em seguida, em termos de textura e consistncia dos alimentos, garantindo que a refeio seja igualmente apelativa 2 . No entanto salienta-se a importncia da mastigao de alimentos de consistncia dura, na actividade estimulante do hipocampo cerebral, na manuteno das funes de memria e aprendizagem 4. Assim, recomenda-se que a alimentao dever privilegiar a mastigao de alimentos slidos. A adaptao da consistncia e textura das refeies dever ser aconselhada por um profissional especializado, de acordo com as especificidades individuais da pessoa idosa.

45/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Exemplo de um dia alimentar


Adaptao do dia alimentar, para pessoas idosas com problemas de mastigao/deglutio:
Pequeno - almoo Merenda da manh

Almoo

1 chvena de leite meio gordo com cevada (250ml); 1 po de mistura (50g) com 1 colher de sobremesa de manteiga/creme vegetal para barrar (15g);
(amolecer o po no leite) 1 kiwi (80g) (optar pelos mais maduros e triturar).

1 iogurte slido magro de aromas (125g); 3 bolachas tipo Maria; 1 banana (160g).
(Misturar todos os ingredientes no liquidificador)

1 prato de sopa de hortcolas (250ml); Prato: * 1 bife de frango (50g) recheado com beringela e espinafres*; Arroz de cenoura e ervilhas (8 colheres
de sopa rasas); 1 laranja (160g) (descascar e triturar a polpa).
* Ver receita no anexo C.

Nota: A planificao do dia alimentar apresentado destina-se a indivduos saudveis. Para casos ou situaes especficas dever consultar um nutricionista. Plano alimentar calculado para 2000Kcal.

46/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Exemplo de um dia alimentar


Adaptao do dia alimentar, para pessoas idosas com problemas de mastigao/deglutio: Ceia Jantar Merenda da tarde

1 copo de leite meio gordo com cevada (125ml); 1 po de mistura (50g) (amolecer o po no leite) com de queijo fresco (15g) (comer o queijo fresco com colher); 1 pra (160g) (cozer).

1 prato de sopa de hortcolas (250ml); Prato: * 1 medalho de pescada (90g) cozido; 3 batatas pequenas cozidas (125g); Brcolos e cenouras cozidos a vapor; 1 ma pequena (80g) (cozer e/ou fazer pur).
* Ver receita no anexo C.

1 chvena de ch de camomila; 3 bolachas de gua e sal redondas


(35g) (amolecer as bolachas no ch) .

Nota: A planificao do dia alimentar apresentado destina-se a indivduos saudveis. Para casos ou situaes especficas dever consultar um nutricionista. Plano alimentar calculado para 2000Kcal.

47/58

Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Notas finais
O envelhecimento no dever ser entendido como um problema, mas uma parte natural do ciclo de vida, sendo desejvel que constitua uma oportunidade para viver de forma saudvel e autnoma o maior tempo possvel. Os servios de sade, os profissionais, os cuidadores, os familiares e a comunidade, em parceria com as redes sociais, devem proporcionar a adopo de comportamentos saudveis, de forma a preservar ao mximo a integrao deste grupo na sociedade, bem como acompanhar o envelhecimento individual, as suas fragilidades e as alteraes demogrficas. Envelhecer com sade, autonomia e independncia deve ser um objectivo individual de vida e, em simultneo, uma responsabilidade colectiva para com as pessoas idosas 7,9,10,18.

48/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo A.

Anexo A. A que equivale uma poro?

49/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo A.
A que equivale uma poro?
Grupo de alimentos Cereais, derivados e tubrculos Pores recomendadas 4-11 pores Uma poro
- 1 po (50g) - 1 fatia fina de broa (70g) - 1 e batata - tamanho mdio (125g) - 5 colheres de sopa de cereais de pequeno-almoo (35g) - 6 bolachas - tipo Maria / gua e sal (35g) - 2 colheres de sopa de arroz / massa crus (35g) - 4 colheres de sopa de arroz / massa cozinhados (110g) - 2 chvenas almoadeiras de hortcolas crus (180g) - 1 chvena almoadeira de hortcolas cozinhados (140g) - 1 pea de fruta - tamanho mdio (160g) - 1 chvena almoadeira de leite (250ml) - 1 iogurte lquido ou 1 e 1/2 iogurte slido (200g) - 2 fatias finas de queijo (40g) - 1/4 de queijo fresco - tamanho mdio (50g) - 1/2 requeijo - tamanho mdio (100g)

Hortcolas Fruta Lacticnios

3-5 pores 3-5 pores 2-3 pores

50/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo A.
A que equivale uma poro?
Grupo de alimentos
Carne, peixe e ovos

Pores recomendadas
1,5-4,5 pores

Uma poro
- Carnes / pescado crus (30g) - Carnes / pescado cozinhados (25g) - 1 ovo - tamanho mdio (55g) - 1 colher de sopa de leguminosas secas cruas (ex: gro de bico, feijo, lentilhas) (25g) - 3 colheres de sopa de leguminosas frescas cruas (ex: ervilhas, favas) (80g) - 3 colheres de sopa de leguminosas secas / frescas cozinhadas (80g) - 1 colher de sopa de azeite / leo (10g) - 1 colher de ch de banha (10g) - 4 colheres de sopa de nata (30ml) - 1 colher de sobremesa de manteiga / margarina (15g) - 8 copos

Leguminosas

1-2 pores

Gorduras

1-2 pores

gua

1,5 a 3 L

51/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo B.

Anexo B. Receitas

52/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo B.
Receitas |
Bife de frango recheado com beringela e espinafres:
Ingredientes (para 4 doses): * 200g de bifes de frango; * beringela cortada em rodelas finas; * 2 folhas de manjerico; * salsa q.b.; * orgos q.b.; * sal q.b.; * 1,5 colheres de sopa de polpa de tomate; * 1 e chv. almoadeira de espinafres; * 1 limo; * 2 colheres de sobremesa de azeite. Preparao/confeco: * Temperar os bifes de frango com os orgos, uma pitada de sal e sumo de limo; * Grelhar a beringela num fio de azeite e temperar com o manjerico e a salsa; * Transferir a mistura para uma picadora e triturar bem; * Transferir novamente para uma frigideira anti-aderente, juntar o molho de tomate e os espinafres triturados e envolver bem; * Colocar o recheio dentro dos bifes de frango e enrolar; * Dispor os bifes num tabuleiro e regar com um fio de azeite; * Levar ao forno pr-aquecido a 200 durante trinta minutos.

Arroz de cenoura e ervilhas:


Ingredientes (para 4 doses): * 1 e chv. almoadeira de arroz agulha; * 3 chv. almoadeiras de gua; * 1 dente de alho; * sal q.b.; * 1 colheres de sobremesa de azeite; * 2 chv. almoadeiras de cenoura crua aos quadradinhos; * 12 colheres de sopa de ervilhas. Preparao/confeco: * Num tacho aquea um fio de azeite e junte-lhe o dente de alho, as ervilhas e a cenoura descascada e cortada em quadradinhos; * Acrescente o arroz e envolva-o bem; *Adicione a gua a ferver e tempere com sal; * Deixe cozinhar at a gua evaporar na totalidade.

53/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo B.
Receitas |
Medalho de pescada cozido:
Ingredientes (para 4 doses): * 4 medalhes de pescada (200g); * 1 cebola mdia; * 2 dentes de alho; * 1 ramo pequeno de salsa * Folha de aipo: q.b. * sal q.b.; * 2 colheres de ch de azeite; * 1 folha de louro. Preparao/confeco: * Coloque gua num tacho. Junte sal, a cebola cortada grosseiramente, os dentes de alho esmagados sem a casca,, a salsa, o aipo, a folha de louro e um fio de azeite; * Leve ao lume brando; * Quando ferver, adicione as postas de pescada uma a uma, e depois deixe cozer (10 a 15 min.); * Temperar com 1 colheres de sobremesa de azeite.

Batatas cozidas com brcolos e cenouras cozidos a vapor:


Ingredientes (para 4 doses): * 12 batatas pequenas; * 180g de cenoura; * 180g brcolo; * sal q.b.. Preparao/confeco: * Coloque gua num tacho com sal: * Leve ao lume mdio; * Descasque as batatas e a cenoura; * Quando ferver, adicione as batatas, as cenouras, o brcolo e deixe cozer.

54/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo C.

Anexo C. Adaptao das Receitas

55/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo C.
Receitas |
Bife de frango recheado com beringela e espinafres:
Preparao/confeco: Aps a preparao e confeco descritas no Anexo B.:

* Colocar o bife de frango numa frigideira anti-aderente e grelhar; * Num copo alto, partir o bife em pedaos pequenos e triturar com a varinha, adicionando a gua fervida at consistncia desejada; * Num copo alto, colocar a mistura de beringela, espinafres e o molho de tomate e triturar com a varinha, adicionando o molho de tomate at consistncia desejada.

Arroz de cenoura e ervilhas:


Preparao/Confeco: Aps a preparao e confeco descritas no Anexo B.: * Deixe cozinhar sem deixar evaporar totalmente a gua; * Num copo alto, colocar o arroz, ainda com a gua da fervura e triturar com a varinha, at consistncia desejada.

56/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Anexo C.
Receitas |
Medalho de pescada cozido:
Preparao/confeco: Aps a preparao e confeco descritas no Anexo B.;

* Num copo alto, colocar o medalho de pescada em pedaos pequenos e triturar com a varinha, adicionando a gua da cozedura do peixe at consistncia desejada.

Batatas cozidas com brcolos e cenouras cozidos a vapor;


Preparao/confeco: Aps a preparao e confeco descritas no Anexo B.;

* Num copo alto, colocar individualmente as batatas em pedaos pequenos, os brcolos e as cenouras e triturar com a varinha, adicionando a gua da cozedura at consistncia desejada.

57/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

Referncias
1. World Health Organization (WHO). Active Ageing, A Policy Framework. A contribution of the WHO to the Second United Nations World Assembly on Ageing, Madrid, Spain, April, 2002 2. Ferry M, Alix E. A nutrio na pessoa idosa Aspectos fundamentais, clnicos e psicossociais. 2 Edio. Lusocincia, Loures, 2002 3. Bento A, Martins A, Cordeiro T. Interveno Farmacutica no Idoso Guia Prtico Volume II Nutrio e o Idoso. 1Edio. Associao Nacional das Farmcias. 2009:5-18 4. Afonso C, Morais C, de Almeida MDV. Alimentao e Nutrio in Manual de Gerontologia Aspectos biocomportamentais, psicolgicos e sociais do envelhecimento. Lidel, 2012 5. Kravchenco JS. Nutrition and the Ederly. In B Caballero, L Allen, A Prentice. Encyclopedia of Human Nutrition. Elsevier. 2008; 578-587 6. Bates CJ, Benton D, Biesalski HK, el al. Nutrition and aging: a consensus statement. The Journal of Nutrition Health and Aging. 2002; 6:103-116 7. American Dietetic Association (ADA). Position of the American Dietetic Association: nutrition aging and the continuum of care. Journal of the American Dietetic Association. 2005; 105: 616-633 8. Boyle AM, Morris DH. Co mmunity Nutrition in Action: an entrepreneurial approach. 2 Edition. Wadsworth. 1999 9. American Dietetic Association (ADA). Position of the American Dietetic Association: food and nutrition programs for community residing older adults. Journal of the American Dietetic Association. 2010; 110: 463-472 10. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Food and Nutrition for Older Adults: Promoting Health and Wellness. 2012. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics Vol. 112, Issue 8, Pages 1255-1277 11. Enzi G, Sergi G, Coin A, Inelmen EM, Busetto L, Pisent C, Peruzza S. Clinical aspects od malnutrition. The Journal of Nutrition Health and Aging. 2001. 5(4):284-287 12. Wilson MMG, Morley JE. Nutritional assesment and suport in chronic disease management. Handbook of Clinical Nutrition and Ageing. Human Press. 2004 13. Blumberg J. Nutritional nedds of seniors. Journal American College of Nutrition. 1997; 16(6):517-523 14. Mahan L, Escott-Stump S. Krause Alimentos, Nutrio e Dietoterapia. 12 edio. Saunders Elsevier. 2010 15. Instituto do Consumidor, Faculdade de Cincias da Nutrio e Alimentao. Guia: Nutrientes, Aditivos e Alimentos. Instituto do Consumidor. 2004 16. Rodrigues SSP, Franchini B, Graa P, de Almeida MDV. A new food guide for the portuguese population: development and yechinal considerations. Journal of Nutrition Education and Behavior. 2006 17. Instituto do Consumidor, Faculdade de Cincias da Nutrio e Alimentao. Guia: Os Alimentos na Roda. Instituto do Consumidor. 2003 18. Direco Geral da Sade (DGS). Programa Nacional para a Sade das Pessoas Idosas. Direco Geral da Sade. 2004

58/58 Associao Portuguesa dos Nutricionistas | www.apn.org.pt | geral@apn.org.pt

A SS OCIA O P OR TU GUE SA D OS NUT RICI ONIS TAS

Rua Joo das Regras, n. 284 - R/C 3 | 4000-291 Porto Telf. 22 2085981 | Fax: 22 2085145 geral@apn.org.pt | www.apn.org.pt | facebook.com/associacaoportuguesanutricionistas

Av. Miguel Bombarda, n61 R/C Esq | 1050-161 Lisboa Telf:213 584 380 |Fax:213 584 389 geral@spgg.com.pt | http://www.spgg.com.pt

You might also like