You are on page 1of 6

LITERATURA E REPRESENTAO DA IDENTIDADE CULTURAL: Reflexo sobre o ensino de leitura na sociedade da representao

Martanzia Rodrigues Paganini Universidade Federal do Esprito Santo

A proposta desta comunicao refletir sobre o ensino de leitura a partir da identificao da literatura como signo que atravessa o olhar e a interpretao, considerando que tudo que nos ensina alguma coisa emite signos, reiterando a idia de que a leitura envolve aes culturais que devem ser consideradas no espao da escola. Assim, nesse trabalho, a idia pensar a literatura como expresso de cultura, como arte suscitadora do interesse do leitor, em que h o reconhecimento da identidade cultural capaz de dar visibilidade as expresses abordadas pelas obras literrias.

Palavras-chave: Literatura, identidade cultural e ensino

Apresentao

Definir identidade cultural no tarefa das mais fceis. Ento, quando se pretende entrelaar esse conceito com o ensino de leitura, a questo se torna mais ampla e complexa. Contudo, vale a pena arriscar algumas consideraes, trazer baila alguns apontamentos que permitam construir um dilogo com as propostas dos professores reunidos nesse seminrio.

Nesse contexto, o propsito dessa comunicao abrir uma perspectiva para refletir o ensino de literatura aliada questo do ensino-aprendizagem de leitura, mais especificamente ao ensino de leitura como processo discursivo, considerando o aspecto cultural para a aquisio da leitura, num possvel entrelaamento do literrio com o social.

A literatura como arte reflete as representaes da cultura de um povo e a lngua, obviamente, uma das formas de manifestar a cultura. A dissociao entre lngua e cultura uma das problemticas que precisa ser desmistificada. A literatura um dos domnios da lngua. Portanto, seu conhecimento se faz necessrio competncia global da lngua. A lngua como instrumento de comunicao entre os indivduos carrega tambm a representao cultural, no sentido que engloba outros elementos, a expresso literria. Como professora de lngua materna, compartilho o pensamento de que o conhecimento da lngua no suficiente para a leitura se efetivar. Reitero a idia de leitura como um ato interativo de compreenso do mundo. Desse modo, ler um trabalho de construo de significado e atribuio de sentidos, mediante a utilizao de elementos lingsticos, mas tambm de reconhecimento de atividades culturais que englobam, entre outros pontos, a perspectiva de onde se enuncia e a intencionalidade das formas escolhidas.

Nessa perspectiva, o estudo das relaes culturais na literatura leva em conta uma discusso entre texto e contexto. Desse modo, o texto como forma de permanncia cultural , ao mesmo tempo, produtor e produto da cultura. Como tal, expressa as vises de mundo conflitantes, que se encontram e se chocam, num amplo dilogo entre umas e outras. Por isso mesmo, a literatura uma das dimenses culturais capazes de propiciar condies para o desenvolvimento do indivduo. Pode ser instrumento e meio de ensino de muitas reas do conhecimento alm dela prpria. Vale lembrar seu uso no ensino da leitura, da escrita, da histria, da filosofia, da geografia, dentre outras cincias.

No entanto, o ensino de literatura no Brasil permanece muito precrio. H o convvio de pensamentos ultrapassados em relao ao ensino dessa disciplina. Algumas concepes so responsveis por afugentar os leitores, principalmente os jovens, que, no momento atual, convivem com outras formas de leitura e entram cada vez mais em outro jogo, em outras armadilhas que se apiam em outros valores que contribuem para danificar cada vez mais o pensamento das novas geraes de leitores. preciso desmistificar certas teorias que se no contriburam para a formao de novos leitores, acabam por produzir ainda mais as diferenas e a indiferena em relao as formas de apropriao do discurso literrio.

Relacionado ao ensino, h, por um lado, o pressuposto de que a literatura uma grande reserva de cultura, percebida como ideal de formao humana. Por outro, h

o pensamento de literatura como arte divina. Sendo assim, ela um produto idealizado da cultura. E, como tal, encontra-se acabada, seu sentido est pronto. Por isso mesmo persiste, ainda, a idia de que a literatura uma representao simblica, repleta de mistrios e de dificuldades de desvendamento. A literatura tem sido tratada como um universo de signos agradveis que auxiliam o ensino da lngua materna. A ao cultural, o exerccio esttico, desenvolvido no ensino de literatura, ainda muito precrio, chegando, quando muito, a pr-textos para se trabalhar a gramtica na sala de aula. Assim, nessa concepo, a literatura tratada como uma reserva de modelo do tempo; os escritores no intervm seno a ttulo de referncia, como exemplo, sem histria, modelos de bem-dizer e de bem-pensar. Visto dessa forma os textos parecem muito mais uma introduo ao sagrado, pela exaltao do escritor, produto acabado, feito objeto de museu.

Todavia, sabemos que a literatura, como qualquer obra de arte, um produto de teias e efeitos comunicativos, caminhos que se abrem para a configurao de um real sentido estimulado pela experincia. Por isso mesmo, necessita de um destinatrio, um ser concreto, com planos vivenciais, com um olhar produzido por sua prpria situao contextual, alm da sensibilidade provocada por sua cultura, que ir se defrontar com essa obra, abrindo, assim, um caminho de diversidades e dilogo que se manifesta com uma riqueza de ressonncias, de forma hermenutica, como observa Hans Robert Jauss, para quem a obra de arte se constitui na interao autor-texto-leitor.

Advm memria as palavras de Deleuze (2002), A linguagem no se contenta em ir de um primeiro a um segundo, de algum que viu a algum que no viu, mas vai necessariamente de um segundo a um terceiro, no tendo nenhum deles, visto. (p.14). Sendo assim, a literatura, a obra de arte um fenmeno sociocultural e no pode ser percebida fora desse contexto.

A literatura afirma Antnio Candido, (1976, p. 25)

um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores; e s vivem na medida em que estes a vivem, decifrando-a, aceitando-a, deformando-a. [...] a obra de arte s est acabada no momento em que se repercute e atua, porque

sociologicamente, a arte um sistema simblico de comunicao inter-humana. Ora, todo processo de comunicao pressupe um comunicante, no caso o artista; um comunicado, ou seja, a obra; um comunicando, que o pblico a que se dirige; graas a isso define-se o quarto elemento do seu processo, isto , o seu efeito.

V-se, pois que, a comunicao artstica supe trs elementos fundamentais: autor, obra e pblico, indissoluvelmente ligados em seus papis sociais, como nos ensina Antonio Candido. A atividade do artista estimula a diferenciao de grupos; a criao de obras modifica os recursos de comunicao expressiva; as obras delimitam e organizam o pblico. H um jogo permanente de relao entre os trs: o pblico d sentido e realidade obra, o espelho onde o autor verifica a sua imagem refletida, atuando ento como um elo entre autor e obra. Observa-se que a problemtica dessa literatura que ela comea mesmo no ato da leitura, movimento de inscrio em que a palavra manifestao de uma ausncia que ultrapassa autor e leitor. Portanto, no h dvida quanto funo e a importncia do leitor no processo de criao e re-criao da obra literria.

Sendo assim, acreditamos que a formao de cidados-leitores de textos literrios coloca-se como um dos objetivos fundamentais do ensino. O grande desafio do professor proporcionar esse momento, desenvolver no aprendiz o desejo de transcendncia. Para isso, a arte oferece uma grande contribuio. A literatura como obra de arte, propicia a magia, o encantamento, como diria Nietzsche: A palavra encantadora loucura com ela o homem dana com todas as coisas. V-se, pois, que o pensamento de Nietzsche sintetiza a concepo de prazer na recepo do texto literrio. O prazer e o gozo constituem-se como caminhos para formao do leitor, no sentido barthesiano de leitura. Se a condio do prazer o desvendamento do enigma que atravessa a obra de arte, preciso reencantar o ensino, encorajando o aluno ao exerccio do pensamento e da fala atravs da reorganizao e mediao da leitura literria, do texto-livro articulado com sua prpria experincia compartilhada coletivamente. Convm nos referirmos s formas dos signos e,

especialmente, s das imagens, pelas quais as obras de arte representam e se instituem.

Conforme Delleuze (2003, p. 8) No podemos interpretar os signos sem desembocar em mundos que se formou em ns, que se formaram com outras pessoas. Sendo assim, ningum se torna leitor fora de seu contexto cultural, o leitor pr-existe descoberta do significado das palavras escritas. O indivduo tornase leitor no decorrer das experincias de vida, desde as mais elementares e individuais s oriundas do intercmbio de seu mundo pessoal, do seu universo cultural e social circundante.

Dessa forma, a representao da identidade cultural visvel na obra de arte, dessa visibilidade que surge a questo do imaginrio ato de conscincia como modo de perceber o mundo que est ao seu redor, o ambiente de convvio. A literatura traduz peculiaridades locais, expressando os traos do momento histrico e da realidade social. Aprender, afirma Delleuze, diz respeito essencialmente aos signos. [...] Aprender , de incio, considerar uma matria, um objeto, um ser, como se emitissem signos a serem decifrados, interpretados. (Deleuze, 2003, p. 4)

Como professores, sabemos que no basta ensinar a reconhecer as letras para formar um leitor, ensinar a ler desmistificar alguns conceitos, quebrar paradigmas que s contribuem para fragmentar o ensino e, consequentemente, desvincular o indivduo de sua cultura. O predomnio da concepo idealista de literatura contribui para o esvaziamento de seu carter de veiculadora de cultura, universo que constitui um dos mais altos signos do pensamento-linguagem do ser humano.

Vale lembrar que todas as disciplinas do lugar para construo de valores, apropriao de gestos e expresses que remetem ao universo cultural. O dilogo entre o eu e o outro comea a se estabelecer a partir da experincia interdisciplinar. Dessa forma, a literatura, a histria, a geografia e todas as disciplinas devem oportunizar uma cultura de participao, em que os educandos possam interagir como sujeitos de um tempo, de uma sociedade, de uma poltica, interagindo na histria como sujeitos atuantes na medida em que incorporarem experincias de leitura.

Nesse ponto de vista, torna-se imprescindvel considerar o conhecimento e as perspectivas de vida de nossos alunos. Caso contrrio persistir a dificuldade em

relao leitura e, consequentemente, interpretao de textos, de imagens, enfim persistir a dificuldade para interpretao do mundo.

REFERNCIAS

BARTHES, Roland O prazer do texto. 4 ed. So Paulo: Perspectiva, 1996. _________. Aula. Traduo de Leila Perrone Moiss. 7 ed. So Paulo: Cultrix, 1978. CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e histria literria. So Paulo: Nacional, 1976.DELLEUZE, Gilles, GUATTARI, Flix. Mil Plats: capitalismo e esquizofrenia. Traduo de Ana Lcia de Oliveira. So Paulo: Editora 34, 2005. DELLEUZE, Gilles. Proust e os signos. Traduo Antonio Carlos Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. _________. Diferena e repetio. Traduo Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988. JOZEF, Bella. A mscara e o enigma. A modernidade da representao a transgresso. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986.

LIMA, Luis Costa. A literatura e o leitor: textos da esttica da recepo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

LUCAS, Fbio. Literatura e comunicao na era da eletrnica. So Paulo: Cortez, 2001. __________. Mimeses e modernidade: formas da sombra. 2 ed. So Paulo: Graal, 2003. MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

NOVAIS, Adauto. O olhar. 7 ed. So Paulo: Companhia das letras, 1988.

PELEGRINI, Tnia. A imagem e a letra. Aspectos da fico brasileira contempornea. Campinas: Mercado de Letras; So Paulo: FAPESP, 199. SILVA, Ezequiel Teodoro da. Elementos da pedagogia da leitura. So Paulo: Martins Fontes, 1988.

You might also like