You are on page 1of 9

PALOMA DAS NEVES MATA SIDNEY FRANCISCO DA SILVA

ARTE BIZANTINA

DUQUE DE CAXIAS 2011

PALOMA DAS NEVES MATA SIDNEY FRANCISCO DA SILVA

ARTE BIZANTINA

DUQUE DE CAXIAS 2011

SUMRIO
INTRODUO 1- CARACTERSTICAS E INFLUNCIAS 1.1- ARQUITETURA 1.2- PINTURAS E MOSAICOS 1.3- ESCULTURAS 1.4- CONES 2- OBRA ESCOLHIDA 3- CONCLUSO REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

INTRODUO
A Arte Bizantina consistiu numa expresso artstica, resultado de uma mistura de influncias helnicas, romanas e de povos do Oriente que permitiu por um milnio, preservar e transmitir ainda ideais da cultura grega. A histria da Arte Bizantina se confunde com a trajetria do cristianismo. Seu principal objetivo era expressar o contexto espiritual sobre o material, a autoridade absoluta do
imperador, dadas a forte influncia do clero no cotidiano deste povo, neste perodo. O prprio

regime teocrtico, onde o imperador possua poderes administrativos e espirituais, vai determinar a manipulao dos artistas para que suas obras se tornem fonte de instruo e guia espiritual dos fiis. O Imprio Romano Bizantino ou do Oriente, surgiu de uma diviso feita pelo imperador Teodsio que dividiu em duas partes o imenso territrio que dominava: O Imprio Romano do Ocidente e o Imprio Romano do Oriente, em 395. A sede deste Imprio localizava-se em Bizncio e aps sua fundao, o imperador Constantino percebeu as grandes oportunidades que ela oferecia em termos de segurana e por possuir uma posio comercial estratgica, remodelou a cidade que foi reinaugurada sob o nome de Nova Roma. O povo, porm passou a cham-la de Constantinopla. Assim permaneceu at o sculo VII, quando voltou a ser chamada de Bizncio. Foi tomada pelos turcos otomanos em 1453 e recebeu o nome de Istambul, que permanece at hoje. O termo bizantino, derivado de Bizncio, passou a ser usado para nomear as criaes culturais de todo imprio do oriente e no s daquela cidade. A base do Imprio eram trs: a poltica, a economia e a religio. Para manter a unidade dos povos, Constantino oficializou o cristianismo. Em muitas pinturas e mosaicos da poca torna-se bastante evidente este forte vnculo entre a Igreja e o Estado. Era muito comum aparecer imagem de Cristo vestido ricamente como um rei em seu trono e Maria, como uma rainha, com expresses de serem inatingveis. Os apstolos e santos se apresentavam como figuras solenes e os anjos assemelham-se claramente aos clrigos.

CARACTERSTICAS E INFLUNCIAS
A juno das tradies clssicas e oriental ,assim como a estreita vinculao da arte com as classes dominantes,deu lugar a um estilo e a uma esttica em que os convencionalismos e o simbolismo das imagens prevalecem sobre a liberdade das formas sobre o naturalismo e o realismo. As composies so de carter religioso, hierrquicos e frontais. As cores so planas, vivas, brilhantes, e o uso do dourado para o fundo est muito presente. Na arte profana, exalta-se a figura do Imperador, nas representaes religiosas exibe-se uma imagem sagrada de seus principais protagonistas tais como: Cristo e a virgem Maria. A partir do sculo XI, observa-se maior naturalismo, humanismo e movimento no tratamento das figuras. Esta mistura refletiu-se numa mescla de elementos, gostos e inspiraes artsticas e culturais. Os bizantinos souberam combinar o luxo e o exotismo oriental com o equilbrio e a leveza da arte clssica greco-romana, alm de refletir essencialmente a religiosidade da poca. ARQUITETURA Na arquitetura Bizantina como nas artes plsticas, duas tradies bsicas conjugam-se: a clssica e a oriental. Essa expresso artstica teve forte influncia sobre a arquitetura das igrejas, tendo em vista o carter Teocrtico do Imprio Bizantino. Os primeiros edifcios religiosos tomam como modelo a baslica, que aos poucos substituda pela planta centralizada As construes eram gigantescas, muito espaosas e abundantemente decoradas. Possuam grandes cpulas sustentadas por colunas ricamente trabalhadas, principalmente com ouro. A Catedral de Santa Sofia um dos grandes marcos desta tcnica arquitetnica. Ela foi projetada por Antmio de Tralles e Isidoro de Mileto. Possui uma cpula de 55 metros apoiada em 4 arcos plenos. Esta tcnica permitiu a construo de uma cpula extremamente elevada. Sua parte externa simples, porm seu interior suntuoso, ricamente decorado. Apresenta muitas pinturas em suas paredes, colunas decoradas com muitos mosaicos e o cho todo de mrmore polido. Grande parte de sua decorao interior foi feita em ouro e prata.

Baslica de Santa Sofia, em Istambul

PINTURAS E MOSAICOS O mosaico foi o preferido dos imperadores para ornamentar as paredes das igrejas e dos palcios. Seu momento culminante ocorreu no sculo VI. Os mosaicos foram expresso mxima da Arte Bizantina. Consistiam na formao de uma figura com pequenos pedaos de pedras colocadas sobre cimento fresco de uma parede. Possua tambm uma funo de instruo e guia para os fiis, pois atravs deles eram mostradas cenas da vida de Cristo, dos profetas e serviam tambm para retratar o Imperador e a Imperatriz. Os mosaicos bizantinos no se assemelham aos mosaicos romanos, eram confeccionados com tcnicas e convenes diferentes. Por exemplo, as pessoas foram representadas de frente e verticalizadas, para criar certa espiritualidade, o volume e a perspectiva no so levados em conta, h um abuso do dourado nas obras. As pinturas eram consideradas arte mais humilde e, portanto afastada da influencia da corte. Isso conferiu aos artistas maior liberdade formal. Nos ltimos tempos ela chegou a recuperar seu prestigio, substituindo s vezes o mosaico na decorao das igrejas. Encontramos apenas alguns elementos: cones, painis portteis com imagens da Virgem Maria, de Cristo e de alguns Santos, miniaturas de pinturas que ilustravam livros, e alguns afrescos, tcnica de pinturas em murais nos revestimentos das paredes.

Mosaico da Igreja de Santo Apolinrio Novo, Ravena (500-526).

Mosaico de Conmbriga

ESCULTURAS Devido a certa averso do cristianismo pelas imagens em esculturas, ela se destacou na produo de relevos tanto de pedra com de marfim, em que so representadas as principais faanhas e vitorias dos imperadores e seus oficiais. Este perodo denominado como iconoclasta, elas pouco se destacaram.

"Teodora"

CONES O mundo bizantino mostrou profundo gosto pelo culto das imagens, dando lugar aos cones, com representaes de Cristo, Maria ou dos santos e que tem origem nos retratos fnebres egpcios. Essas imagens, estilizadas e com frontalidade marcante, eram geralmente realizadas sobre madeiras. A palavra cone vem do grego eikon, que significa imagem. Em histria da arte ocidental o termo usado mais comumente para nos referirmos a uma nica imagem criada como foco de venerao religiosa ou apoio para orao. . Em geral, so bastante luxuosos, pois a superfcie onde desenvolvida a pintura, recoberta com uma camada dourada.

OBRA ESCOLHIDA:

O cone acima est representado junto com Jesus menino, que tem em suas mos um pergaminho ou o Livro da Lei. Podemos identificar certas caractersticas tais como o manto da virgem que significam transcendncia, as estrelas no manto significam pureza smbolo da virgindade, o vermelho a cor simboliza o sangue do sacrifcio, assim como tambm o amor, pois o amor a causa principal do sacrifcio. Ao contrrio do branco, que significa o intangvel, do humano, a prpria luz. a cor da "Nova Vida. O fundo dourado transmite a idia de sagrado, representa a luz de Deus e, por isso, qualquer figura representada dessa forma, est repleta da luz divina. presente nos mantos e tnicas, nas representaes de Jesus, Maria, e, tambm, as vestes de alguns arcanjos e santos, elaboradas em cor dourada para indicar a proximidade dos personagens em relao a Deus.

CONCLUSO: A Arte Bizantina pode-se dizer que foi a primeira manifestao artstica do cristianismo. Refletia a forte influncia do clero sobre as artes. O centro deste movimento artstico foi Constantinopla, que por sua localizao, permitiu a influncia de elementos culturais de Roma, Grcia e do Oriente o que gerou um estilo rico em tcnicas e cores. Os mosaicos foram a expresso mxima deste movimento, assim como a ateno dada arquitetura das Igrejas. Ao analisarmos arte bizantina podemos concluir que ela algo que de certa maneira transmite beleza traduzindo-se em significados ao longo dos sculos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: Atlas bsica de histria da arte - Bargall, Eva, 1960. Ed. Escala Educacional, 2008. Graa Proena Histria da arte- Editora tica, 16 edio, 8 impresso. JANSON, H. W. Histria da Arte, Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1992, ISBN 972-310498-9 www.beatrix.pro.br/arte/bizantino.htm www.starnews2001.com.br/twilight.html www.pt.photaki.com www.portalsaofrancisco.com.br

You might also like