You are on page 1of 2

SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS CIRCULAR SUSEP No 474, DE 22 DE AGOSTO DE 2013.

Dispe sobre os procedimentos para o registro contbil dos prmios de resseguro das sociedades seguradoras, entidades abertas de previdncia complementar e resseguradores locais. O SUPERINTENDENTE DA SUPERINTENDNCIA DE SEGUROS PRIVADOS SUSEP, na forma do disposto nas alneas b e c do art. 36 do Decreto-Lei n 73, de 21 de novembro de 1966, e considerando o disposto na Lei Complementar n 126, de 15 de janeiro de 2007, na Resoluo CNSP n 168, de 17 de dezembro de 2007, bem como o que consta do Processo Susep n 15414.000320/2013-06, R E S O L V E: Art. 1 Definir os procedimentos para registro contbil dos prmios de resseguro das sociedades seguradoras, entidades abertas de previdncia complementar e resseguradores locais. Pargrafo nico. Para fins de aplicao da presente Circular consideram-se: a) momento da aceitao do contrato: momento no qual a cedente e o ressegurador, seja de forma direta ou por meio de corretor de resseguro, responsabilizam-se, de maneira formalizada ou no, pela existncia do contrato de resseguro; e b) momento do acordo entre as partes: momento no qual as partes concordam com as bases tcnicas envolvidas. Art. 2 A sociedade seguradora, a entidade aberta de previdncia complementar e o ressegurador local devem reconhecer contabilmente o prmio de resseguro de acordo com as caractersticas de cada tipo de contrato. Art. 3 Os prmios dos contratos automticos no proporcionais e facultativos devem ser reconhecidos no incio de vigncia ou no momento da aceitao do contrato, o que primeiro ocorrer, pelo valor do prmio acordado contratualmente. Pargrafo nico. Os prmios adicionais referentes a ajustes posteriores ao incio do contrato devem ser reconhecidos no momento do acordo entre as partes. Art. 4 As companhias cedentes devem reconhecer os prmios dos contratos proporcionais pelo valor de cada risco a ser repassado, na proporo de sua cesso. Art. 5 Os resseguradores locais devem reconhecer os prmios dos contratos automticos proporcionais pelo valor estimado informado pela cedente. 1 Os resseguradores locais podem aplicar fator de corte nos valores estimados de prmios, de acordo com estudo especfico elaborado pelo ressegurador. 2 O prmio estabelecido no caput deve ser apropriado por todos os meses do perodo de vigncia do contrato.

Circular Susep n 474, de 22 de agosto de 2013.

3 Os resseguradores locais podem utilizar estimativas de sazonalidade para o rateio estabelecido no 2, de acordo com estudo elaborado pelo ressegurador. 4 Os resseguradores locais devem ajustar os prmios estimados j reconhecidos, assim que obtiverem informaes sobre os prmios efetivos. 5 Os estudos mencionados nos pargrafos 1 e 3 devem ser mantidos atualizados e disposio da Susep e dos auditores independentes, em mdia digital e, quando solicitados, ser entregues no prazo mximo de 5 (cinco) dias teis contados da data do recebimento da solicitao. Art. 6 Os prmios de resseguro devem ser alocados entre os ramos ou grupo de ramos abrangidos pelo contrato, de acordo com a exposio de prmios estimada pela cedente. Art. 7 Os prmios de resseguro devem ser diferidos ao longo dos prazos a decorrer do contrato. 1 As cedentes devem diferir os prmios dos contratos automticos e facultativos proporcionais pelo prazo de vigncia do risco. 2 Os prazos a decorrer dos contratos de resseguro podem ser superiores vigncia contratual estabelecida, de acordo com as caractersticas de cada tipo de contrato. Art. 8 As sociedades seguradoras, entidades abertas de previdncia complementar e os resseguradores locais devero obedecer s demais orientaes complementares estabelecidas pela Susep. Art. 9 Esta Circular entra em vigor em 01 de janeiro de 2014.

LUCIANO PORTAL SANTANNA Superintendente

RETIFICAO Na Circular Susep no 474, de 22 de agosto de 2013, publicada no DOU de 26 de agosto de 2013, seo 1, pg.34-35, onde se l: Esta Circular entra em vigor em 01 de janeiro de 2014. , leia-se: Esta Circular entra em vigor em 01 de janeiro de 2015..

Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2013.

You might also like