You are on page 1of 5

Amado lder de clula, obrigado por sua liderana to dedicada.

Seu esforo, entusiasmo e perseverana tem abenoado os membros de sua clula e sero recompensados pelo Senhor. Neste tempo de preparo da reunio, lembre-se de orar bastante pela clula, porque isso faz toda a diferena. Use sua f e creia que o Esprito Santo est dirigindo voc; seja confiante na uno do Esprito Santo. Prepare com capricho cada parte da reunio e envolva sempre outras pessoas nas diversas partes da reunio. Receba a todos com muita alegria e nimo contagiante, como algum cheio de Jesus que voc realmente . Tenha um maravilhoso encontro da clula na presena de Jesus. bom demais ter voc conosco neste ministrio. Introduo: INTRODUO Estamos estudando sobre algumas verdades essenciais do Evangelho. J estudamos sobre a nossa salvao eterna, sobre como Esprito Santo transforma a nossa vida, sobre como ficar cheio do Esprito Santo, sobre a Nova Aliana com Deus e, na semana passada, sobre a igreja. Agora queremos responder pergunta que surge naturalmente:o que Deus espera de ns que fomos salvos, cheios do Esprito Santo e que estamos em aliana com Ele? Claro que esta pergunta muito ampla e envolve inmeras diferentes respostas. Por exemplo, Deus espera que sejamos sempre cheios do Esprito Santo, que sejamos fiis, que cresamos no conhecimento da pessoa, da obra e do ensino de Jesus Cristo, que sejamos semelhantes a Ele, que o louvemos e adoremos com sinceridade, que o sirvamos com nossos dons e talentos, etc. Tudo isso verdade e ainda h muito mais a ser descoberto e experimentado. Hoje, entretanto, vamos considerar, como um ponto fundamental do Cristianismo, o chamado que Jesus fez a todos os que se dizem cristos de verdade. Leitura Bblica: Mateus 28.18-20

Ento, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade no cu e na terra. Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos.

DESENVOLVIMENTO
O texto acima conhecido como A Grande Comisso, dada por Jesus a todo cristo. Estas foram as ltimas palavras de Jesus antes de voltar para o cu, que resumem muito bem o que Ele espera de ns. Jesus delegou a tarefa de testemunhar e fazer discpulos a todos aqueles que j nasceram de novo e que j fizeram dele o Senhor e Salvador de sua vida. Isto certamente

nos inclui. Nossa misso principal trazer novas pessoas para o Reino de Deus, cuidar delas e trein-las para fazer o mesmo com outros. O mandamento bsico que Jesus nos deu no verso 19 fazer discpulos. isto o que Deus espera de todos ns: que faamos discpulos. Perguntas:

1. O que significa a palavra discpulo? 2. Voc pode afirmar que um discpulo de Jesus Cristo? Por qu? H quanto tempo? 3. Neste perodo, voc j fez um novo discpulo para Jesus?
Jesus no nos mandou fazer convertidos, mas sim fazermos discpulos. Fazer um discpulo testemunhar para uma pessoa, ganh-la para Cristo e se responsabilizar de oferecer todos os cuidados necessrios para que ele tambm cresa e se torne um seguidor de Jesus saudvel e maduro na f. Isso no somente um dever sagrado para cada cristo, mas um imenso privilgio. Sabendo que esta no seria uma tarefa fcil ou natural para ns, em Atos 1.8, durante a sua partida e no mesmo contexto do anncio da grande comisso, Jesus prometeu que nos daria o poder para sermos suas testemunhas.

Mas recebero poder quando o Esprito Santo descer sobre vocs, e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra. (Atos 1:8).
Ou seja, a Grande Comisso um mandamento com uma promessa: Ele nos pede algo para o qual j nos concedeu o poder para faz-lo. S falta entender que esta mesmo a vontade de Deus e comearmos a pratic-la em nossa vida. Vamos ver como. Na essncia da palavra, o Evangelho uma boa notcia a ser espalhada. A palavra Evangelhotem sua origem na palavra grega(l-se euangulion), cujo significado boas novas. De acordo com 1 Corntios 15.1-4, a boa notcia que Cristo morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Ou seja, os seres humanos podem ter os seus pecados perdoados atravs da morte e ressurreio de Jesus. Sendo assim, o primeiro apelo do Evangelho que todos reconheam e confessem que so pecadores e que esto desconectados de Deus. Assim, os que creem no Evangelho, que recebem a morte e ressurreio de Cristo pelos seus pecados, so salvos e se tornam verdadeiros cristos e discpulos de Cristo. So estes, os discpulos de Jesus, que so chamados por Ele para espalhar as boas novas e fazer outros discpulos, tornando-se um cristo contagiante. Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristo. Deus planejou que cada um de ns, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo, que mantm a maioria da humanidade cega a respeito da salvao gratuita atravs de Jesus, no quer que faamos discpulos. E uma das suas principais estratgias colocar na cabea dos crentes algumas mentiras e noes erradas. Por exemplo: Ele quer que a gente acredite que a maioria das pessoas alcanada por pregadores profissionais, ou por campanhas evangelsticas, pela TV ou folhetos. Isto uma grande mentira. A maioria das pessoas alcanada por seus prprios amigos e parentes, que so cristos comuns. Eles veem a mudana que Cristo realizou, observam o comportamento e acabam se interessando. Ele tambm quer nos induzir a pensar que evangelizar significa apenas dizer as palavras corretas e fazer uma pregao completa. Mas a realidade que as pessoas so alcanadas para Jesus por meio de relacionamentos significativos, amizade sincera, amor

prtico e, principalmente, quando contamos a eles, de maneira simples e natural, o nosso testemunho, aquilo que Deus fez em nossa vida. Quer tambm que a gente pense que a converso normalmente algo instantneo. Ouviu o testemunho, est convertido! Isso um engano, pois em geral a converso um processo gradativo de aproximao, observao, conhecimento e deciso. O certo estar sempre junto daqueles que queremos alcanar, oferecendo muitas oportunidades para que as pessoas vejam e ouam o Evangelho. E, principalmente, ele quer que a gente acredite que as pessoas no querem Deus. Mas a realidade que milhares de pessoas tm fome de Deus, e que o Esprito Santo est trabalhando incansavelmente na vida das pessoas, preparando-as para a nossa chegada com a mensagem do Evangelho. por isso que a Bblia fala que os campos j esto brancos para a colheita (Joo 4.35). Portanto, h muitas pessoas, entre eles os nossos melhores amigos e parentes, que j esto prontas para ouvir o evangelho e receber a Jesus. Veja novamente o texto de Atos 2.42-47. Podemos observar que os primeiros cristos estavam sempre ocupados com a tarefa de repartir a sua f em Jesus Cristo a outros. E isto teve um grande impacto na cidade toda. A vida crist normal inclui repartir a nossa f com outros, por isso cremos que evangelizar e fazer discpulos um estilo de vida que Deus quer que todo cristo viva. Seu testemunho pessoal uma ferramenta poderosa. Cada pessoa que j teve um encontro pessoal e genuno com Jesus tem uma valiosa e poderosa experincia para contar ao mundo. Sem dvida, Deus usa o nosso testemunho pessoal para alcanar os coraes de outras pessoas. Por isso, muito importante ter o nosso testemunho pessoal bem preparado, estando prontos para contar como ns ramos antes de conhecer a Cristo, como conhecemos a Jesus e o que aconteceu depois que entregamos nossa vida para Jesus. Pergunta:

Como um exemplo de como se faz, algum aqui poderia dar seu testemunho bem sucinto, seguindo esta ordem: como eu era; como conheci Jesus; o que aconteceu depois que entreguei a Ele a minha vida?
No deixe os seus velhos amigos para trs. Infelizmente algumas pessoas abandonam seus velhos amigos depois que se convertem. E depois de algum tempo, j no tem mais nenhuma amizade com no crentes. Veja bem: uma coisa abandonar as prticas pecaminosas que voc e seus amigos faziam antes, e outra coisa abandonar os seus amigos. Se ns nos afastarmos deles, quem os conduzir a Cristo? Uma das maneiras mais eficientes de evangelizar atravs de cultivar bons relacionamentos. Precisamos aprender a influenciar as pessoas com as quais mantemos vnculos de amizade ou parentesco. O segredo de fazer discpulos cultivar amizades sinceras com o propsito de alcan-las para Jesus, e se esforar para sempre fazer novas amizades. Pergunta:

1. Voc tem muitos amigos e parentes? Quantos voc calcula que eles so? 2. J pensou em alcan-los para Jesus? Qual seria a primeira coisa a fazer? A primeira coisa comear a orar pela vida deles, para que o Esprito Santo abra uma porta para voc dar seu testemunho.

CONCLUSO
Deus espera que sejamos suas testemunhas e que, no dia a dia, faamos discpulos para ele. Assim sendo, quando damos o nosso testemunho e compartilhamos as boas novas de salvao, isto significa que somos obedientes ordem de Jesus, somos sensveis maior necessidade do ser humano, tornamos Jesus conhecido e promovemos a glria de Deus. Entretanto, quando no evangelizamos, desprezamos a ordem de Jesus e nos tornamos desobedientes, desprezamos a maior necessidade das pessoas, sendo insensveis e sem amor, escondemos Jesus e, indiferentes, desprezamos a glria de Deus. Por isso, todo cristo deve ser um fazedor de discpulos.

DESAFIO
Por tudo isso, ns que somos a Igreja Batista Central temos um grande alvo evangelstico: que cada participante das nossas clulas e cultos de celebrao conduza uma pessoa a Cristo a cada ano. Queremos que voc assuma este alvo como a sua mais importante meta pessoal. E para fazer isso, sugerimos que comece fazendo um pacto de orao.

O PACTO DE ORAO POR TRS


O pacto de orao por trs um plano estratgico para ganhar pessoas do seu crculo de amizades e parentesco. Pessoas que voc ama e que deseja muito v-las salvas e transformadas como voc mesmo est sendo. Neste pacto, cada pessoa faz com Deus e com a sua clula o pacto de orar todos os dias e de jejuar uma vez por semana durante um ms por trs pessoas ainda no convertidas, mas que voc acredita que estejam abertas para Deus. Devem escrever os nomes num pequeno carto de bolso e comear a orar todos os dias por aquelas pessoas. Durante este perodo, um simples convite para um jantar ou almoo, ou para um passeio pode eliminar barreiras e abrir caminho para Cristo. Depois de um ms voc as convida para a sua clula e para participar de um Encontro com Deus. Fazendo isso, com certeza voc alcanar pelo menos uma pessoa para Jesus e comear a fazer dela um discpulo de Cristo.

*Na ltima pgina desse arquivo tem um modelo de lembrete que voc pode distribuir para os integrantes da sua Clula.

You might also like